Translate

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

VISUAIS - HISTÓRIA EM QUADRÕES - 23 JULHO DE 2002


JORNAL A TARDE SALVADOR, TERÇA-FEIRA, 23 DE JULHO DE 2002.

                        HISTÓRIA EM QUADRÕES

Depois de passar pela Pinacoteca de São Paulo e pelo Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro, está agora no Conjunto Cultural da Caixa Econômica, de Salvador, através do apoio da CEF, Maurício de Sousa Produções, Embratel e Empresa Itapemirim, a exposição História em Quadrões, uma criação do pai da Turma da Mônica, o desenhista Maurício de Sousa. A mostra fica em cartaz até o dia 28 de agosto, no casarão de número 57 , da Rua Carlos Gomes. A exposição é uma grande brincadeira que o artista faz, reproduzindo pinturas famosas em todo o mundo e uma das esculturas mais conhecidas de todos os tempos - O Pensador, de Auguste Rodin. O detalhe que dá graça a tudo isto é que, em lugar dos retratos originais, estão os personagens da barulhenta Turma da Mônica. Assim, na releitura de Maurício de Sousa, o quadro mais famoso do planeta, a Mona Lisa, de Da Vinci, passa a ser a Mônica Lisa, e Cebolinha vira modelo para a escultura. Vá conferir que vale a pena.
O competente Maurício de Souza brinca com obras famosas.
                                                       OUTROS BICHOS

 A artista Alessandra Menezes está mostrando 50 obras da série Tribos, Tipos & Outros Bichos, na Galeria Nome aos Bois, nº10, Rio Vermelho. São pinturas em acrílico sobre tela que atestam a nova fase do trabalho dela, figuras humanas e animais, em cores fortes e contornos definidos, com inspiração na arte pop e no universo das histórias em quadrinhos. Formada na Escola de Belas Artes da Ufba, em 1990, Alessandra participou de algumas exposições coletivas na cidade e, nos últimos anos, tem dedicado-se à criação de objetos e quadros usando a madeira compensada como suporte. Com um toque lúdico em tudo que faz, a artista cria um universo muito particular, no qual  costuma brincar com a forma, buscando simplificá-la, e, ao mesmo tempo dar as suas figuras  e tipos alegria e vida própria. “Através de figuras e elementos do meu imaginário, busco me expressar de maneira livre e com senso de humor. O resultado é um conjunto de pinturas, acima de tudo, bastante divertido”, diz Alexandra.
Na foto uma obra de Alexandra: simplicidade e expressão.

                                                          ESPAÇO DAS ARTES

 A Galeria Espaço das Artes vem movimentando os artistas com a realização de Cursos de Modelagem com argila, pintura em tecido, óleo e acrílica sobre tela, desenhos artísticos e publicitários, história em quadrinhos e oficinas. O curso é direcionado ao público pretendente aos vestibulares que exigem aprovação no teste de aptidão em Desenho. São ministradas aulas de perspectiva, luz e sombra, observação, proporção e centralização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário