JORNAL A TARDE SALVADOR,
TERÇA-FEIRA, 14 DE NOVEMBRO DE 2000
PREMIADOS EM PIRACICABA
Dois artistas baianos
participaram do 32º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba, que será
encerrado no próximo dia 26. São eles, Victor Venas, com o vídeo Narcose de
Narciso, que arrebatou o Prêmio Aquisitivo Prefeitura de Piracicaba, e
Adalberto Alves, com Homosapiens (III), gravura / monotipia com o Prêmio Câmara
Municipal.
Os demais premiados foram Maximiliano
Gutiez, com Avenida dos Bandeirantes (pintura), Prêmio Aquisitivo Prefeitura de
Piracicaba, e os quatro outros foram agraciados com os prêmios Referencial
Especial do Júri, sendo que cada jurado escolheu uma obra para premiar. Sônia
Borges, com a fotografia Glicê, um múltiplo; Alexandra Pescuma, também com uma
fotografia intitulada Auto-retrato; Rosana C. Real Pagura, com a pintura Momentos;
Melissa e João Muller, com Catedral, técnica mista sobre papel. Sempre defendi
a existência dos salões, porque eles ajudam os artistas iniciantes a entrarem
no circuito das artes e também os críticos a conhecerem o que está surgindo de
novo no mercado. As galerias também dão a sua contribuição, porém, quase sempre
estão calcadas nos artistas que têm um publico estabelecido, porque o objetivo
principal é a comercialização.
Reprodução da monotipia de Abalberto Alves, que foi premiada no Salão de Piracicaba.
MÔNICA SARTORI E AS OBRAS
RECENTES
Até o próximo dia 25 a Galeria Anna Maria
Niemeyer, no Rio de Janeiro, está apresentando a exposição Obras Recente, de
Mônica Sartori. São pinturas, desenhos e panos, com apresentação de Fernando
Cocchiarale, diretor da Funarte e futuro curador do MAM-RJ. Parece que Mônica
está debruçada sobre a janela de uma casa de campo observando o balançar de
tufos de capim ou de arbustos que se elevam em busca de luz. Esta mineira, que
tem formação acadêmica, já recebeu algumas premiações, como o Prêmio Aquisição,
no XX Salão Nacional de Artes, e o Prêmio Concorrência, da Fiat. Estes grafismos
que nos remetem à idéia do despretensioso têm na realidade um conteúdo formal
significativo. O caminho da linha sobre a superfície, quer seja o papel ou a tela,
vai deixando o registro de imagens expressivas do gesto livre de Mônica. Assim,
ela vai construindo o seu espaço pictórico. As linhas tendem a subir, talvez,
devido ao terreno acidentado de sua Minas Gerais, que tem o horizonte sinuoso
marcado pela suavidade de montanhas e morros.
IGREJAS SECULARES ESTÃO NA OPUS
A Galeria Opus e a Fundação
Gregório de Mattos, em comemoração ao Dia da Cultura, estão promovendo a
exposição 500 Anos do Brasil e as Seculares Igrejas de Salvador, com obras de
Almeida, no Museu da Cidade, situado na Rua Gregório de Mattos, no Pelourinho.
Este artista vive retratando nas telas as sacristias, os quartos dos conventos,
os corredores, os salões majestosos que, normalmente, ficam protegidos pelas
grossas paredes dessas construções seculares. Almeida integra a galeria dos
pintores acadêmicos que prestam inestimável serviço à nossa cultura registrando
a grandiosidade desses monumentos. O cuidado com a perspectiva, com a luz que
invade o ambiente através de uma janela, o colorido dos portais, os tetos ricos
em pinturas sacras e o barroco dos entalhes, tudo isto é registrado com
maestria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário