Translate

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

VISUAIS - PROCESSO DE CRIAÇÃO DE IÊDA MARIA - 6 DE JUNHO DE - 2000

JORNAL A TARDE TERÇA-FEIRA, 06 DE JUNHO DE 2000

                    PROCESSO DE CRIAÇÃO DE IÊDA MARIA

Iêda Maria é uma das mais criativas artistas da nova geração. Sua visão está voltada para fora. Quer realizar exposições na Europa e nos Estados Unidos. Já promoveu mostras na Alemanha – exatamente em Berlim e Munique – e em Rosário, Argentina. Natural de Santo Antonio de Jesus, já participou de inúmeros salões, saindo premiada de alguns deles. Ela se apropria de elementos do cotidiano, como âncoras, prego ou armações de óculos, para desenvolver seu trabalho, apresentando o mesmo objeto em múltiplas soluções.

Reprodução de uma tela de Iêda Maria onde vemos a obra Óculos de Ferro Para Cabeças Duras. Ao lado uma foto da jovem artista.


                         HOMENAGEM MERECIDA

Não pude comparecer à homenagem feita a Emanoel Araújo, que, natural de Santo Amaro, agora é, também, cidadão de Salvador. Emanoel é uma dessas figuras doces que a Bahia presenteia ao Brasil. Escultor dos mais talentosos deste País, é conhecido, ainda, como excelente executivo. Criou, na Pinacoteca de São Paulo, um espaço vibrante, visitado por milhares de pessoas, com exposições de categoria internacional. Conheço-o há vários anos, entrevistei-o algumas vezes, em sua confortável casa no Desterro, onde, numa ladeira de difícil acesso, montou um espaço agradável para desenvolver sua arte. Mando, daqui, meus melhores votos. De coração.

                          LINHA IMAGINÁRIA

Revelar a carta da produção contemporânea do Brasil é a proposta do projeto Linha Imaginária, que está, pela segunda vez, na Galeria Acbeu, até o dia 28. Nascido de um grupo de artistas jovens de São Paulo que viram na visita a outros estados uma forma de estabelecer um intercâmbio cultural com artistas locais, o Linha Imaginária chega a Salvador com duas mostras coletivas de 15 artistas brasileiros, formadas por trabalhos sintonizados basicamente pelo uso de uma linguagem contemporânea. As exposições, intituladas Te Conforto com Meus Sonhos e Olho D’água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário