CRISTINA SÁ MOSTRA 25 OBRAS NA PAULO DARZÉ GALERIA
Texto Reynivaldo Brito
Fotos Divulgação

Como dizia um ex-presidente "ela tem um pé no Oriente", porque seu avô materno é chinês, portanto, é de certa forma natural que tenha sofrido alguma influência e mesmo uma certa admiração pela arte produzida naqueles países asíaticos. A artista mesmo revela que " a fusão Oriente-Ocidente é um dos eixos do meu trabalho. Tenho fascínio por forças opostas que convivem".

Ela fecha sua mostra com uma enorme instalação confeccionada em papel washi, que é leve e resistente,lembrando um pano branco.Com suas pinceladas o papel ganha as formas que ela desejava e os estende como se fossem largas ondas flutuantes. Para esta mostra trouxe três washis de tamanhos diversos.
A artista

Pintora e desenhista,foi aluna de Maciej Babinski e concluiu o curso de Arquitetura de Interiores e História da Arte pela Escola Panamericana de Artes. A partir de 1984 estudou pintura com Pedro Algaza, frequentou o atelier de Jorge Franco, durante oito anos. Aprendeu a trabalhar com aguadas, carvão e pastel com Philip Hallawell, e atualmente tem seu atelier localizado no bairro Real Parque, na capital paulista.
A artista Cristina Sá trabalhando na instalação site-specific de 600x500x160cm.
A artista Cristina Sá trabalhando na instalação site-specific de 600x500x160cm.
Como podemos perceber é uma artista que está sempre buscando novas técnicas e materiais para apresentar seus trabalhos. Isto revela um ponto muito positivo, porque é esta busca que faz o profissional crescer na medida em que tem diante de si um leque de opções para prosseguir sua estrada em busca de uma produção profícua e diversificada.

É uma pintura leve com as cores suaves,mas as vezes contrasta com o fundo vermelho forte. Este traço oriental está presente nas reproduções das obras que chegaram às minhas mãos. É um trabalho que me agrada e tem além do valor artístico e bom efeito decorativo.
Falando de seu processo criativo Cristina Sá observa que os papéis orientais são muito fibrosos e têm uma característica é que se unem com facilidade entre si ou com o linho da tela dando a idéia de um corpo único. De repente não dá mais para saber onde começa e termina, tudo se funde . Daí esta variedade de composições que consegue neste jogo com os materiais que utiliza, entrando ai também as tintas em cores variadas e o nanquim.
Salvador 28 de agosto de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário