Translate

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

VISUAIS - O MAR DE JOSÉ BAHIA - 2 DE MAIO DE - 2000.

JORNAL A TARDE, TERÇA-FEIRA, 2 DE MAIO DE 2000.

                                                      O MAR DE JOSÉ BAHIA
Muito já se falou desta exposição de José Bahia em Porto Seguro. Ele anda contente com a repercussão da mostra que recebeu visitas ilustres, como Mário Soares, ex-presidente de Portugal, e de muitas outras autoridades. Porém, o que vou ressaltar é esta paixão do Zé pelo mar. Como estamos numa cidade privilegiada, onde o mar exerce uma influência total sobre nós, fico feliz quando encontro alguém que tem tempo suficiente para enaltecer a beleza, a sua imensidão, remetendo-nos à insignificância e pequenez do ser humano. Quantas vezes ficamos irritados com cobranças, invejas e outros males que tanto afligem o ser humano.
Reprodução de obra recente do artistRa que foi mostrada na exposição de Porto Seguro.
Lendo uma reportagem recente, publicada num jornal do sul do país, a diva do jazz Nina Simone desabafava, dizendo que o “ser humana é ruim”. Há exceções. E quando me deparo com pessoas como Zé Bahia, Calasans Neto, Jenner Augusto, Washington Sales, Leonardo Alencar e muitos outros, fico feliz, porque esta máxima de Nina não é verdadeira. E os artistas, com sua sensibilidade, com sua capacidade de enxergar o futuro e tirar beleza do cotidiano, terminam por me confortar. É o caso explícito da obra de Zé Bahia, com seu azul marinho e o contraste do branco das areias macias de nossas praias. Este olhar nos traz paz e conforto e constatamos que ainda existem pessoas boas, e este lado bom do ser humano precisa ser ressaltado.
              ESCULTURA TEM CURSOS
Serão realizados, de 8 a 11 próximos, pela quarta vez, em Salvador, cursos de escultura, no Caminho das Árvores ( um centro de estudos das artes plásticas), em parceria com o Kislansky Atelier de Escultura. Esta parceria vem dando certo trazendo para a Bahia , cursos rápidos, mas que conseguem transmitir ao público interessado um caminho a seguir.
São três opções: Escultura em Ferro, no qual será abordada a utilização de sucata, ferro limpo e derivado, com montagem através de solda elétrica e acabamentos; Escultura em Madeira, com noções gerais sobre madeira – as ferramentas ,desbaste, talha, acabamento, concepções tridimensionais e a figura humana; e Modelagem do Corpo Humano, com técnicas de modelagem em argila, construção do corpo humano ( cabeça, torso, pés e mãos, pernas e braços), estudo de equilíbrio, torções e movimento e estudo de modelo vivo. Os cursos serão ministrados por Israel Kislansky, Marcello Mello e Maurício Reis, seguindo a linha trabalhada em São Paulo no Kislansky Atelier de Escultura. Maiores informações : Escola Caminho das Árvores – Rua  Alameda das Cajazeiras , 410, Caminho das Árvores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário