Translate

domingo, 12 de agosto de 2012

VISUAIS - KEKO E MANUELA QUINTARELLI - 13 DE FEVEREIRO DE 2001



JORNAL A TARDE,  SALVADOR, TERÇA-FEIRA, 13 DE FEVEREIRO DE 2001

                UMA MISTURA INTELIGENTE

Entre tantos recantos, Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, talvez seja um dos mais belos. A maioria de visitantes e nativos atribui esta singularidade à posição geográfica do lugar, aliada à mistura das culturas indígenas, africana, européia e latina tão presentes. Aliados a estes fatores, o talento e a perseverança dos agitadores culturais também são ingredientes estratégicos para esse clima particular. O artista plástico Sérgio Valenzuela Keko, um chileno-brasileiro, é um dos responsáveis.
Desta vez, Keko em parceria com a italiana Manuela Quintarelli, inauguraram o Depósito de Arte, com a proposta de divulgar a arte e estimular o intercâmbio entre todas as classes sociais e etnias. O Depósito é um misto de arte, gastronomia e decoração, com o toque de performances circenses, de dança e outros gêneros para todos.
Reprodução do ambiente que ajuda na integração das várias formas de arte.

                                         MOSTRA DE ARTE EM PAQUETÁ

Tenho recebido, com certa freqüência, correspondências do pintor baiano Licurgo, que está residindo na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro. Agora ele informa que está participando de uma mostra, juntamente com Berenice, Célia Costa, Emelés, Dorinha Durval, Ivan Bispo, Iza, Lars, Lucy Guimarães, M.E. Trinas, Mané do Café, Maré, Meia Sete, Nadyr Marques, Rodrigues, Venina e Xyko, na Casa de Artes de Paquetá, a qual permanecerá aberta até o dia 1º de março.

                                      QUINZE ARTISTAS NO MUSEU NÁUTICO

Está aberta, no Museu Náutico, a exposição coletiva que reúne os 15 artistas plásticos locais que participaram do projeto Mestres da Arte Baiana, ficando aberta ao público até o próximo dia 20.
Estão expostos trabalhos de Bel Borba, Calasans Neto, Chico Mazzoni, Fernando Coelho, Juarez Paraíso, Luís Mário, Maria Adair, Paulo Pereira, Sante Scaldaferri, Sérgio Rabinovitz, Tatti Moreno e Viga Gordilho, dentre outros.
A mostra encerra o projeto Mestres da Arte Baiana, uma série de 15 vídeos produzidos pela Bahia Cinema & Vídeo e veiculados pela TV Bahia. Iniciado em agosto do ano passado, o projeto teve como objetivo difundir as artes plásticas, levando ao conhecimento do grande público, informações sobre técnicas, obras, histórias, enfim, um pouco da vida de 15 artistas plásticos locais atuantes no cenário cultural baiano.

                                           PALESTRAS NO CONJUNTO CULTURAL

O Conjunto Cultural da Caixa Econômica promove, amanhã e quinta-feira próxima, das 19 às 21 horas, o ciclo de palestras O Homem e a Arte. O tema da palestra de amanhã será o Homem e os desafios da Contemporaneidade, ministrada pelo professor de filosofia da UFBA, José Antônio Saja. Já no dia seguinte, o tema a ser abordado pela palestrante Mailie Matsuda, professora de História da Arte da UFBA, é o Homem como Expressão na Arte.
O ciclo de palestras destacará aspectos estéticos associados aos humanísticos, numa visão integrada. A primeira palestra trará uma abordagem filosófica da estética social imposta por distorções, máscaras e esvaziamento de valores, servindo como base para um segundo momento, que será a palestra da professora Mailie Matsuda. O ciclo de palestras é aberto ao público, mas é recomendável que os interessados em participar façam inscrições antecipadas para garantir a vaga. Maiores informações, no Conjunto Cultural da Caixa, na rua Carlos Gomes, 57, centro, ou pelo telefone 3322-0219.



Nenhum comentário:

Postar um comentário