O médico Octávio Torres era um profissional conceituado em Salvador nos idos de 1910,especialista em doenças tropicais, mas tinha uma outra habilidade que era a arte de desenhar. Ele deixou registrado em seus desenhos feitos a carvão de algumas cenas da Cidade do Salvador no início do século XX. Era natural da Vila Santa Izabel do Paraguaçu, hoje município de Mucugê, onde nasceu em 25 de setembro de 1885. Estudou Medicina sendo diplomado em 1909, tornando-se depois professor Catedrático de Patologia Geral, em 1912.
Imagem de Octávio Torres ,na Faculdade de Medicina da UFBA. |
O desenhista Octávio Torres frequentou também o Liceu de Artes e Ofícios, e estudou na Escola de Belas Artes os cursos de pintura, escultura e arquitetura, sendo que este último não chegou a concluir, interrompendo no segundo ano. Ganhou uma bolsa de estudos para os Estados Unidos indo estudar na Universidade de Harvard , Instituto Rockfeller e no laboratório bacteriológico na cidade de Washington. Tem mais de 250 publicações científicas, literárias e biografias. Aposentou-se após 44 anos de serviço, e faleceu em Salvador no dia 31 de maio de 1963.
No livro Vultos da Medicina Brasileira, o autor Carlos Silva Lacaz escreveu sobre Octávio Torres :
"Que os moços saibam enaltecer a obra científica e social do professor Octávio Torres, brasileiro dos mais ilustres, trabalhador infatigável, o grande animador da campanha pró-lázaros em terras da Bahia".
Vemos ai a Praça dos Veteranos ,também em carvão feito pelo médico pintor e desenhista |
Parabéns amigo Reynivaldo Brito
ResponderExcluirSou o Ivo Neto artista que admira seus trabalhos das divulgações nas artes visuais.
ResponderExcluirAinda hoje, a medicina exerce na sociedade um fascínio, uma admiração especial, uma reverência que nem uma outra profissão alcança. Não sei, sequer imaginar, o que era ser médico na Bahia em 1909, as condições de trabalho, os recursos da indústria farmacêutica, aparelhos para exames se é que existiam, era, me parece, o estetoscópio, literatura e boa vontade. Imagine, este senhor com estudos nos Estados Unidos, na Universidade de Harvard , Instituto Rockfeller e no laboratório bactereológico na cidade de Wasghinton, e mais de 250 publicações científicas, literárias e biográficas. Que baiano admirável, no entanto, não conheço uma rua com seu nome, já outros receberam homenagens nos 417 municípios da Bahia, aeroporto, cidade, avenidas, escolas, viadutos, etc. Ele, que também desenhava e pintava, como seria retratar essa Inversão de valores?
ResponderExcluirOla meu nobre , como vai ! acabei de ver essa materia e cheguei aqui no seu comentário e tenho que concordar com voce plenamente .Sou um admirador e entusiasta da vida desse cidadão que muito contribuiu com a sociedade bahiana.Se voce sequer concegue imaginar o que era ser medico na bahia em tempos distintos ,imagine no longincu-o suburbio de Aguas Claras NAS DECADAS DE 30 quando surgio o LEPROSARIO .Toda a historia e contesto desse lugar me leva a imaginar (alem de tudo o que envolve o lugar e personagem )as paisagens que ele desenhou ali provavelmente ,os pavilhõe CARL VILLE , as grandes arvores e a cachoeirinha que hoje existe só em forma de esgoto . O novo hospital COLTO MAIA , aterrou de vez a grande obra do DR OCTAVIO TORRES ,mas eu tenho esperança de um dia ter acesso aos desenhos escondidos do OCtavio.
ExcluirBacana.
ResponderExcluirIvo Neto
ResponderExcluirParabéns amigo Reynivaldo Brito belíssimo trabalho
Grata, bom amigo e excelente profissional Reynivaldo, por apresentar-me o Dr. Octávio Torres, também desenhista! As informações que você passa nesta matéria deixam claro o quanto ele contribuiu, como médico e artista, com a sociedade da época.
ResponderExcluirEduardo Frederico
ResponderExcluirMaravilha
Edna Silva
ResponderExcluirExcelente
Maria Da Graça Coelho
ResponderExcluirParabéns prof Reynivaldo Brito !
Liane Katsuki
ResponderExcluirMuito obrigada por ensinhar -nos tanto!!
Graça Gama
ResponderExcluirAdorei .Mais conhecimentos. Parabén
Domingos Brito
ResponderExcluirPrimo você é um professor retado , só dissemina coisas boas...
Teresinha Nogueira
ResponderExcluirParabéns vc é demais
Ari Donato
ResponderExcluirBoa perspectiva da Praça dos Veteranos, já completamente diferente. Bom resgate professor Reynivaldo Brito
Maria Das Graças Santana
ResponderExcluirParabéns
Guel Silveira
ResponderExcluirParabéns🙏
Lincoln Farias
ResponderExcluirParabéns Sr Reynivaldo, muito interessante esta obra feita com carvão!
Vivendo e aprendendo . Não conhecia o artista Octávio Torres . Que figura admirável . Obrigado Reynivaldo por por mais essa aula.
ResponderExcluirJodevania Alves
ResponderExcluirParabéns, meu querido. Aprendo mais em cada texto.
Lincoln Farias
ResponderExcluirParabéns Sr Reynivaldo, muito interessante esta obra feita com carvão!
Teresinha Nogueira
ResponderExcluirParabéns vc é demais
Ari Donato
ResponderExcluirBoa perspectiva da Praça dos Veteranos, já completamente diferente. Bom resgate professor Reynivaldo Brito
Rita De Cassia Martins
ResponderExcluirEssas informações são relevante,para entender que a Bahia é realmente um celeiro de Artistas!
Lurdes Jacobina
ResponderExcluirParabéns primo!!
Graça Barreto
ResponderExcluirMagnífico trabalho, parabéns
Ola , como vai ? acabei de encontrar o seu blog , justamente porque estava aprocura de mas alguma informação sobre o ilustre DR Octavio Torres . Sou um entusiasta de sua vida e estou a fazer uma pesquisa minuciosa que envolve e muito o Dr Torres .Por favor ,é possivel que existam desenhos de uma antiga FAZENDA e de sua CACHOEIRA no bairro de AGUAS CLARAS . Eu gostaria de saber onde posso encontrar arquivos de artes do DR torres , se alguem aqui poder meajudar , serei eternamente grato .
ResponderExcluir