Translate

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

VISUAIS - PORTUGUÊS ALBUQUERQUE - 25 DE ABRIL DE 2000


JORNAL A TARDE , TERÇA-FEIRA, 20 DE ABRIL DE 200





           O PORTUGUÊS ALBUQUERQUE NA NIEMAYER
Neste momento de muita comemoração dos 500 Anos do Descobrimento do Brasil, a Galeria Anna Maria Niemeyer, no Rio de Janeiro, está apresentando uma exposição do artista português Albuquerque Mendes. A obra recente do artista demonstra o aperfeiçoamento do “léxico formal e simbólico que o caracterizou desde o início da década passada e assume, hoje, uma crescente preocupação com os temas que então apenas afloravam: o registro simbólico da referência marcadamente religiosa, a hipótese de reinvenção da pintura tomada enquanto lugar de dramatização da memória coletiva e a reflexão sobre o corpo entendido como portador de um desejo de transfiguração.”

                                FLORIVAL EXPÕE DEZ OBRAS
O artista baiano Florival Oliveira inaugura exposição individual no restaurante Grand Désir Grill, no  shopping Aeroclube Plaza Show, na Boca do Rio, às 20 horas , desta  quinta-feira (27). A mostra , que será aberta ao público a partir do dia 28,ficará em cartaz até 10 de maio próximo, e poderá ser visitada diariamente, das 12 à meia-noite. Nesta exposição, o artista mostra dez trabalhos em têmperas sobre tela abordando temas do cotidiano das pessoas – a bicicleta, a luz, um pássaro -, que, de maneira sutil, confrontam com a realidade. No trabalho de Florival, é visível a relação entre o abstrato, o figurativo e o caligráfico. Natural de Riachão do Jacuípe, interior da Bahia, Florival Oliveira fez a primeira exposição coletiva junto a outros artistas conterrâneos em 1976. Há oito anos, é o coordenador das Oficinas de Arte do Mam-Ba, e, no currículo, constam diversas mostras individuais, coletivas e passagens por salões de arte, com prêmio, inclusive, no V Salão Nacional Universitário, Salvador, em 1980, e é um dos integrantes da Geração 70.

                        CARTUNS ESTÃO NA FACHADA
A criatividade de Flávio Luiz, Hector Salas, Luís Augusto, Rezende, Cedraz e o nosso colega Gentil está alegrando a fachada cinzenta do shopping Iguatemi. Vários cartuns de autoria destes artistas retratando, de uma forma muito peculiar, cenas dos 500 Anos do Descobrimento do Brasil, como a chegada dos portugueses e a miscigenação que gerou este povo tão alegre e bom. A idéia merece aplausos, porque, além de tratar de um tema atual, num momento oportuno, valoriza mais o cartum feito aqui.





Nenhum comentário:

Postar um comentário