domingo, 14 de julho de 2013

TRINTA ARTISTAS NA GALERIA LE DOME

JORNAL A TARDE, SALVADOR, BAHIA, 28 DE SETEMBRO DE 1974

Barcos ao Vento, do artista Herval Moreira
Foram selecionados trinta artistas baianos para a coletiva que a Galeria Le Dome está patrocinando, num total de 160 trabalhos expostos, apresentando técnicas estilos e temáticas variadas de modo e atender a todos os gostos. Estão participando desta mostra: Almir Barros, Almiro Borges, Antoneto, Célia Azevedo, Costa Lima, Edmilson Ribeiro, Edson Cesário, Eronildes Bacelar, Euler Felipe Lopesini, França Melo, Francisco Sampaio, Ginaldo Guedes, Herval Moreira, Jonaldo, José Arthur, José Francisco de Souza, Joselito Duque, Lucillio de Albuquerque, Luís Alberto Manoel Neto, Maria Auxiliadora, Misael Santana; Moisés Ribeiro, Nicomedes Braga, Orlando Oliver, Raimundo Aguiar, Raimundo Nonato, Raimundo Oliveira, Raimundo Valadão, Roberto Mendes, Sidney Roberto, Valdemberg Domiense, Valdomiro Lopes, Virgílio Lira e Yoji Tanaka. A exposição que foi aberta no último dia 16 permanecerá até o próximo 31 de outubro. (Foto).

                  TAPEÇARIAS DE RENOT

O tapeceiro Renot vai apresentar ao público baiano a partir do próximo dia 5 de outubro na Galeria da Pousada do Convento do Carmo os seus mais recentes trabalhos. Embora alguns teimem em não reconhecer o trabalho e abnegação deste artista, não se pode desconhecer que Renot é considerado um dos mais importantes tapeceiros do País. Recentemente expôs com sucesso na Mini Galery, na Guanabara, quando mostrou alguns trabalhos a óleo. A exposição de Renot no Convento do Carmo terá a apresentação de Jayme Maurício um dos mais conceituados críticos de arte do País que considera o trabalho deste artista baiano "como uma excelente contribuição no enfoque das influências baianas." O que talvez seja mais positivo do que outras influências que chegam da tradição de outros povos e da inovação de alguns países. Ao término desta mostra Renot está anunciando uma viagem a Buenos Aires e Tóquio onde também fará exposições.

                      SERIGRAFIAS DE PALOMA PICASSO

O mestre Picasso acompanha Paloma desenhando
Duas serigrafias de Paloma Picasso, figuram entre 32 trabalhos serigráficos que a Galeria New Style ,da Guanabara, inaugurou no último dia 23. As serigrafias da filha de Picasso são numeradas e assinadas, nas dimensões 59x87, editada pela Planura Edizioni, de Milão. Além de Paloma Participam da mostra serigrafias de Lúcio Del Pezzo, Mimmo Rotella ,Mario Schifano, Getíluio Alviani, Roberto Arioli, bem como um trabalho da equipe Suprestúdio dos artistas Adolfo Natalini, Cristiano Toraldo di Francia, Roberto Magris, Piero Frassinelli e Alessandro Magris.

                                                                 ENSAIO REÚNE 12 ARTISTAS 

Segundo a apresentação da nova exposição promovida pela Fundação do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, que reúne 12 artistas. Ensaio,  é um plano de integração artística, que se propõe a promover artistas novos e integrá-los ao grupo dos artistas mais antigos criando assim um grupo homogêneo. Eles pretendem realizar exposições periódicas reunindo de cada vez 12 artistas de diferentes tendências. Esta é a primeira exposição de Ensaio. Nesta mostra estão reunidos desenhos de Ângelo Roberto, Juarez Paraíso, Sônia Rangel e Renato Silveira. Os artistas Edvaldo Gato, Luciana Pereira, Capelotti, Edgard Fonseca Filho e José Cunha apresentam trabalhos a óleo. Rosa Barreto com suas belas fotografias e a Vanda do Nada com suas esculturas gigantes serão mostradas também gravuras de Juarez Paraíso, Sônia Rangel e Edvaldo Gato.