JORNAL A TARDE, SALVADOR, SÁBADO, 29 DE
NOVEMBRO DE 1975
Cavalos, óleo sobre tela de Leonardo |
Esta exposição de Leonardo
Alencar em Londres representa o início de uma longa caminhada que o artista
fará em várias galerias européias, localizadas nas cidades de Viena, Hamburgo,
Frankfurt e Roma.
Por outro lado, Leonardo Alencar
está preparando trabalhos para três exposições que fará no Brasil a saber:
Hotel Beira Mar, Galeria Cavalete e na Galeria Alfaia em Porto Alegre.
Além disso, Leonardo trabalha em
três séries de gravuras intituladas: Os Cavalos, Canto do Mar e Lago das
Garças. A fauna e a flora brasileiras exercem uma grande influência no trabalho
de Leonardo Alencar.
Um homem que vive intimamente
ligado a seu trabalho, recolhido em seu atelier, pintando e criando sem parar.
A GRANDE FESTA DO MAM-RIO
O Pintor e Seu Modelo Em Uma Paisagem, obra de Pablo de PicasSo |
Quase todos ligados à Escola de
Paris. A exposição foi organizada pelas Galerias Daniel Malingue, de Paris, e
Davlyn, de Nova Iorque. São trabalhos recolhidos dos acervos destas galerias e
de coleções particulares.
Esta mostra seguirá depois para
São Paulo e não está afastada a hipótese de vir também para Salvador.São 31 trabalhos, sendo 26 óleos,
dois guaches e três aquarelas de porte médio ou grande, de doze artistas que
estão definitivamente entre os mais importantes deste século.
Todas as obras estão no Brasil
pela primeira vez e são as seguintes: De Chagall: O Inverno, Natal, A Farândola
de Verão, O Buquê de Flores dos Amantes, A Vida Na Aldeia, Os Girassóis, Buquê
de Lírios, A Família e O Buquê do Palhaço.
As obras de Utrillo são: Sagrado Coração de Montmartre, Festa de Vaugirard, A Rua dos Peixeiros, Cenas de Rua e A Igreja e Os Correios de Ecouen.
Picasso está representado por
três trabalhos: Copo, Jornal, Pacote de Fumo; O Pintor e Seu Modelo Em Uma Paisagem; e Nu Sentado. Os quadros de Léger são: Baralho de Cartas e A Bailarina.
Os demais são: A Cidade ,de Vieira
da Silva; Obras Dispersas e Tema Livre, de Kandinsk; Nômade e Acima e Abaixo,
de Klee; A Orquestra Vermelha, de Dali; O Percursor e Os Órgãos da Noite, de
Magritte; Composição e O Despertar da Estrela Amor, de Miró; Dois Personagens e
Flores-Conchas, de Max Ernst, e o O Alfabeto do Vento, de Tanguy.
QUARTO SALÃO NA PANORAMA
Foi inaugurado ontem, às 21
horas, o Quarto Salão Novos da Panorama, na Panorama Galeria de Arte, na Barra.
A exposição permanecerá até o próximo dia 3 de dezembro e conta com a
participação de: Aloysio Henrique Lima Petitinga, Ana Tereza Lessa Santos,
Celina Fernandes das Neves, Cláudia Goldentein, Dóris Robatto, Edmmaria Alves
de Souza, Edson Alves de Souza, Edson Batista Ramos, Elza Maria T. Maltez,
Haydée Borges dos Reis Ferreira, Inalda Peixoto de Castro Santos, Janete Costa Fernandes,
Magali Lúcia Athayde Souto, Maria José Rodrigues Moreira, Maria Marta Ferreira
de Moura Bastos, Miriam Elisabeth Malagoni, Noêmia Lamberri Mainart Moura,
Roselia Ferreira de Campos Barbosa, Waldeth Garcez Moura, Maldo Robatto Filho,
Wanda Barros de Oliveira, Zyldete Silva Machado e Eider Barbosa de Pereira
Cardoso.
Como podemos observar são novos e
futuros artistas que começam a palmilhar os caminhos da arte. registro nesta
coluna o nome de cada um, como um estímulo a seu trabalho, na esperança que se
libertem das lições que lhes foram dadas por seus mestres e partam para uma
criação acima de tudo espontânea. É certo que alguns dos trabalhos são meras
cópias e outros não apresentam uma individualidade ou mesmo uma técnica que
permita destacá-los pela qualidade. Mas, devemos compreender que estão
iniciando e que não estão visando uma profissionalização imediata.
RETRATOS DE VALTER VIEIRA DE
ARAÚJO
A máquina fotográfica é a maior
inimiga do artista que se dedica a fazer retratos. Ela é capaz de captar e
levar ao papel brilhante os mínimos detalhes que às vezes são cruéis para as
pessoas mais idosas. Isto porque a máquina fotográfica apresenta uma imagem do
real. Mas ao retratista, os truques e a manipulação do pincel podem transformar
pessoas feias em lindas criaturas, idosas em jovens madames. O artista trabalha
com o objetivo de captar acima de tudo os traços que venham a agradar o
retratado. Assim os retratos saem bonitos devido a capacidade criativa e mesmo
transformadora. Podemos observar o que afirmo nos retratos expostos no saguão
do Clube Baiano de Tênis onde 100 criaturas, homens, mulheres e crianças
aparecem como que iluminados por um ar jovial e a irradiar beleza.
Conheço o Valter há algum tempo e
sei de sua capacidade criativa. Sei que ele é capaz de fazer coisas que a
máquina fotográfica não seria. Muitos Consideram o retrato uma arte menor. Eu
não. Acho que o retrato também tem seu lugar no panorama das artes plásticas e
uma prova é que não podemos deixar de lembrar que os grandes artistas pintaram
retratos. Ainda outros continuam fazendo seus auto-retratos e retratos daquelas
pessoas mais caras, daquelas pessoas inesquecíveis , sejam parentes, amigos ou
amantes.
BAIANO NAS PORTAS DO CARMO
Liberdade, obra de Vivaldo Ramos |
Sua primeira mostra foi no Salão
dos Anônimos, na Galeria Gead, onde obteve o quarto lugar. Daí em diante foram
realizadas sucessivas exposições sempre conseguindo aplausos da crítica.
A tela Nossa Senhora do Rosário |
Vivaldo ramos saiu de Salvador há
alguns anos, mas levou consigo a magia da Bahia. Na tela Nossa Senhora do
Rosário notamos um perfeito entrosamento do homem com uma temática ligada a
terra. A conotação da religiosidade, que é constante nos trabalhos de Vivaldo
mostra, que ele está ligado as suas raízes.
Outra tela que me chamou a
atenção foi Liberdade. Em vez da pombinha frágil com um raminho de oliveira
preso ao bico, Vivaldo aproveita uma pomba forte e de cor amarela. Ela está por
cima das casas e da relva observando do alto tudo que está ocorrendo embaixo.
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