segunda-feira, 15 de julho de 2013

JORGE BANDEIRA APRESENTA 44 OBRAS

JORNAL A TARDE, SALVADOR,  14 DE SETEMBRO DE 1974.

Jorge Bandeira  e uma
de suas procissões
O pintor primitivo Jorge Bandeira apresentou recentemente 44 trabalhos  ao público baiano na Galeria Cañizares  depois de uma longa viagem à América do Sul, o artista volta a Salvador com uma pintura emotiva e participante. Também passou algum tempo conviveu com a gente do Nordeste e sentiu a religiosidade e o misticismo que envolve a todos. Sua pintura primitiva é cheia de criatividade e sua técnica é apurada com um desenho rico em detalhes.
A utilização das cores parece composição plástica porque o centro do seu trabalho e realmente a figura humana, representada pelos beatos e madonas. O próprio casario nordestino é apenas mais um elemento dentro desta composição. Seu trabalho traduz horas de pesquisa e principalmente sua sensibilidade de captar os mínimos detalhes da religiosidade.
Jorge Bandeira nasceu em Salvador , em 1952. Em 1969 concluiu o curso de Cartazes do Senac. Foi Coordenador do 1º Salão dos Novos do Nordeste em 1971. Participou de várias exposições no Brasil e no exterior, expondo na Argentina, Paraguai, Equador e Venezuela .

                

                   LIGIA MILTON  NO MUSEU DO ESTADO

A pintora Ligia Milton está expondo cerca de 40 novos quadros a óleo sobre tela com apresentação de Carlos Eduardo da Rocha, na Galeria Museu do Estado. Ligia foi a artista plástica da Bahia que mais de destacou durante o ano passado, sendo quase certo que lhe será atribuído por parte do Conselho de Cultura o Prêmio Odorico Tavares. Várias vezes premiada no Salão Nacional de Belas Artes, é detentora do Prêmio Governo do Estado de São Paulo, na XII Bienal daquele estado; Medalha de Prata no LXXVII Salão Nacional de Belas Artes,m na Guanabara e Isenção no Júri , além dos Paletas de Ouro, no XIII Salão de Petrópolis e o Urbi  et Orbis, no II Salão de Artes Plásticas da Polícia Militar, da Guanabara, todos em 1973. Seus quadros fazem parte, atualmente, de grandes coleções e museus , entre os quais os de Los Angeles, Nova York, Pensilvânia,. Espanha, Suíça.,Alemanha,Inglaterra, Portugal, Argentina, Miami e alguns dos principais museus brasileiros.