sexta-feira, 12 de julho de 2013

CARMEM CARVALHO E SUA DIVERSIDADE

JORNAL A TARDE, SALVADOR,  SÁBADO 10 DE AGOSTO DE 1974


A  artista Carmem Carvalho com duas obras 

É uma artista que se  caracteriza pela realização de trabalhos abstratos, nos quais emprega óleo e colagem de materiais diversos. Trabalha em padronagem numa indústria têxtil local onde tem oportunidade de aplicar os seus conhecimentos adquiridos na Escola de Belas Artes, da Universidade Federal da Bahia. Aluna de cerâmica do professor Udo Knof e de pintura do mestre Réscala, a artista Carmem Carvalho continua aplicando seus conhecimentos não apenas na produção industrial mais também criando continuamente trabalhos de alto valor.
Já participou de várias exposições coletivas e individuais e é uma das mais festejadas alunas da Escola de Belas Artes.
No contato que mantivemos a artista afirmou que " minha preocupação é a forma e a cor. Antes tinha uma grande preocupação com a textura utilizando alguns materiais. Hoje vejo na colagem maiores possibilidades de variação desta textura. E quando trabalho com óleo sinto uma grande necessidade de dividir os planos. Meus trabalhos trazem sempre algumas cores básicas e outras que são apresentadas com certa sutileza."
Atualmente Carmem Carvalho divide o seu tempo com o trabalho de padronagem na fábrica e com sua arte que cada vez vem amadurecendo e ganhando a atenção daqueles que conhecem o seu trabalho.
Quando trabalha com colagens aplicadas a madeira notamos a perfeição de seu trabalho não somente na escolha das superfícies a colorir, como também pela atualidade.
O professor Carlos Eduardo da Rocha certa vez escreveu sobre o trabalho que Carmem Carvalho apresentara quando da realização da Feira de Arte dos Estudantes de Belas Artes. Disse o professor "Carmem Carvalho surpreendeu a todos que a conhecem quando, na última Feira de Arte dos Estudantes da Escola, compareceu e armou o seu belo painel de pintura e colagens informais e de grande colorido."

LURDES DE LIMA

 A pintora Lurdes de Lima está expondo alguns trabalhos na Galeria Kennedy, no Jardim dos Namorados. Ela usa bem as cores com facilidade e alguns trabalhos apresentados em São Paulo foram bem aceitos pela crítica especializada. Integra também a nova e promissora geração de artistas baianos, que estamos empenhados em promover.

OSCAR CAETANO


Com o patrocínio da Escola de Belas Artes, o artista e professor Oscar Caetano da Silva está na Galeria Canizares mostrando os seus últimos trabalhos. Engenheiro e professor do curso Livre da EBA, Oscar Caetano apresenta aos baianos 40 telas a óleo onde são retratadas paisagens e casarios coloniais.