JORNAL A TARDE, SALVADOR, SÁBADO,
28 DE ABRIL DE 1981
Obra da artista argentina Beatriz Rota Rossi |
Constam ainda de seu currículum
ilustração de obras de Plínio Marcos e de Oscar Von Pfhul e atividade no campo
de teatro.Até 1977 desenvolveu técnicas
gráficas, utilizando os cinzas para a figura humana e cores chapadas e
vibrantes para os fundos. Suas cores delimitavam os campos estipulados para que
a figura humana tratada em cinza de forma realista se destacasse do seu fundo
como que não pertencendo a ele.
Assim conseguiu uma relação de
figura e fundo que refletia, em seu entender uma realidade humana especialmente
uma realidade latino-americana. Seu trabalho está assim identificado com a
massa, com os índios, camponeses, pescadores, vendedores ambulantes. É portanto
uma visão de cinzento que envolve a vida desta gente sempre massacrada por
interesses os mais variados. Beatriz mostra então que a multiplicação dos
objetos de consumo super-coloridos contrastam com o desbotamento sempre
crescente do homem onde enxerga paisagem triste e cinzenta das chamadas zonas
febris. Portanto, sua linguagem plástica é atual e completamente integrada com
o nosso viver e ali ele como que documenta e protesta contra isto que acontece
em prejuízo para muitos.
Isto aconteceu até 1977 e segundo
ela " uma transformação ocorreu do ano passado para cá tanto no nível técnico
como no da linguagem plástica. Mas o tema é o mesmo: o ser humano. Ela diz que
está aproveitando o costume do litoral paulista e do Rio e também algumas manifestações populares do
Nordeste com suas festas maiores como o carnaval, natal etc e em cima disto
desenvolve toda uma temática num ambiente humorístico. Aí está o nosso povo
sonhando riso e rindo sonhos. Os valores trocados e por outro lado a velha
pergunta: o que é uma máscara? Quem somos?"
O uso do pastel trouxe uma nova
disciplina no uso do espaço e na distribuição dos campos, assim como na
composição plástica.
Já a Simone-Marie é holandesa e
reside em São Paulo. Também
está preocupada com o homem e aí desenvolve seu trabalho.Ela está focada com a
inversão do processo natural e afirma que vivemos uma vida onde a mente está
separada do corpo. E que a evolução técnica conseguida pelo homem não vem sendo
acompanhada por muitos, que ficam pra trás.
Simone-Marie com uma obra de sua autoria |
Outros estão operando como formigas irracionais. E este quadro que ela mostra apresenta as figuras de
mulheres e de formigas laboriosas, que fazem as coisas automaticamente. Um
trabalho de bico-de-pena razoável, que agrada.
NOVO REGULAMENTO DO SALÃO JÚLIO
KOELER
Com o objetivo de dar maior
importância ao Salão Petropolitano de Artes Plásticas Major Júlio Koeler,
(SPAP) o Secretário de Educação e Cultura Prof. José Ribeiro de Assis designou
uma comissão para estruturar o seu novo Regulamento. Esta comissão foi composta
da diretora do Departamento de Cultura, profª Hebe Machado Brasil, pela
presidente da Câmara das Artes, conselheira Vera Pretz e pelo artista plástico
Petrus Beekhuizen.
O novo Regulamento foi aprovado
pelo prefeito Dr. Jamil Miguel Sabrá e publicado no Diário Oficial, no dia 18
de março.
Trata-se, realmente de oferecer
uma importância maior ao Salão que vem sendo realizado anualmente em novembro,
regulamentado desde 1968, mas que não acompanhou o desenvolvimento acelerado de
outros salões, carecendo, pois, de sua atualização.
O 19º Salão Júlio Koeler vai ser
lançado em agosto de 79, obedecendo já ao seu novo Regulamento.
DOS PRÊMIOS
Serão conferidos os seguintes
prêmios:
1º prêmio- Distinção Honoris
Arte- Salão Petropolitano de Artes Plásticas Major Júlio Koeler.Aquisitivo único, Colar e medalha
(ouro) e 5 salários mínimos vigentes no país.
2º prêmio- Grande Premio
Prefeitura Municipal de Petrópolis - Aquisitivo único: truféu e prêmio de 4
salários mínimos.
3º prêmio- Prêmio de Viagem ao Estrangeiro, representado por 1 passagem classe turista e estada para durante
30 dias, Aquisitivo único.
4º Prêmio- Viagem ao País.
Aquisitivo único. 1passagem de aviai ida e volta a qualquer estado do Brasil
com estada paga por 1 mês.
5º prêmio- Medalha de Ouro Cidade
de Petrópolis, Clube 29 de Junho.
6º prêmio- Medalha de Prata
Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Petrópolis.
7º prêmio- Medalha de Bronze
Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura
Municipal de Petrópolis.
Serão concebidas 4 Menções Honrosas para cada secção ( pintura, escultura, gravura e desenho).
As informações sobre o Salão
Petropolitano de Artes Plásticas poderão ser solicitadas ao Departamento de
Cultura da Secretaria de Educação e Cultura da prefeitura de Petrópolis, Praça
Visconde de Mauá nº 305. Petrópolis-25.600-RJ
CARTAZES E POSTAIS DE MUSEUS
Universidades, entidades
culturais, museus, agências de viagem, locais turísticos, lojas e pontos de
embarque e outros logradouros públicos de todo o Brasil já estão recebendo da
Funarte e da Embratur cartazes a cores de museus brasileiros com fotos de suas
fachadas ou reprodução das principais peças de seu acervo.
E o primeiro resultado do Projeto
Museu, convênio assinado entre a Funarte e a Embratur visando a divulgação no
Brasil e no exterior dos museus brasileiros como ponto de
atração-turístico-cultural. Para esta primeira etapa do projeto foram
selecionados os Museus de Arte Sacra da Bahia, de Arte de São Paulo (Masp),
Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro e Imperial de Petrópolis.
PEÇAS PROMOCIONAIS
Ao mesmo tempo já estão
distribuídos cartões postais seis de cada museu que reproduzem as principais
peças do acervo de cada um. Do MAM-BA, por exemplo, foram reproduzidas obras de
Pancetti; Portinari, Taunay e Almeida Júnior, entre outros.
Do Museu de Arte Sacra da Bahia,
foram reproduzidas peças de arte sacra dos séculos XVII e XVIII; do Museu
Imperial, peças raras, como o trono do Imperador. Já as reproduções do MASP
giram em torno de obras de artistas plásticos consagrados, como Anita Malfatti,
Renoir, Bosch e Raffaelo Senzio.
Este mês ficarão prontas as
outras peças promocionais que compõem o Projeto, como o Guia dos Museus, um
livreto com texto e fotos a cores, com o histórico de cada museu, descrição e
fotos detalhadas das principais peças do acervo, e o Roteiro de Visitação,
folheto contendo a descrição geral de cada museu, inclusive planta baixa para
orientação do visitante; além de informações úteis, como acesso, horários de
visitação e entrada.
Os cartões postais serão vendidos
nos museus e em bancas de jornais ao preço de CR$2,00; e os roteiros serão
distribuídos gratuitamente pelas agências de viagem, escolas e museus, e os
guias serão vendidos nos próprios museus.
MUSEU IMAGINÁRIO
Um convento realizado entre a
Funarte e a Embratur como um desdobramento do Projeto Museu iIaginário da
Funarte, que prevê ainda a edição de livros com obras do acervo dos principais
museus de arte do Brasil. Já estão em gráfica os dois primeiros volumes da
coleção,abrangendo o Museu Nacional de Belas Artes e o Museu de Arte Moderna de
São Paulo, por outro lado já estão prontos os textos e as fotografias do Museu
de Arte Sacra da Bahia e as dos Museu de Imagem do Inconsciente. Entra-se em
fase de elaboração os textos referentes as obras do Museu Goeldi , de Belém do
Pará e já estão relacionadas as peças para fotografias, bem como os textos
referentes a Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Todo este trabalho do Museu
Imaginário e do Projeto Museu , foi elaborado pelos órgãos técnicos dos museus
com supervisão e coordenação da Funarte, através do Instituto Nacional de Artes
Plásticas e da Divisão de Programação Visual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário