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Foto 1 - Tinna Pimentel e Mili Genestreti. Foto 2- Mili com um díptico de sua autoria. Foto 3- Tinna na exposição de 2016. |
Ao entrar no escritório
onde as artistas Mili Genestreti e Tinna Pimentel estão trabalhando vejo o
famoso livro vermelho do psiquiatra suíço Carl Jung que foi um dos mais
respeitados pensadores do seu tempo. Fundador da psicologia analítica ele acreditava
que o tempo fixo e o espaço não existem em si, mas são produzidos pela
consciência de cada indivíduo. Elas procuram trabalhar com memórias,
imagens e intervenções em locais onde estão gravadas em suas pedras, paredes e
vivências o tempo passado, os ensinamentos e observações de Jung servem como
uma luz no horizonte que indicam um caminho embora elas não saibam onde começa
ou termina. É uma viagem pelo inconsciente da criatividade que se manifesta
inesperadamente indicando alguma solução ou mesmo apresentando perguntas que
nem sempre são respondidas a contento.
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Foto 1- O Homem Choca o Próprio Ovo.Foto 2 - Anlage. Foto 3- Siderado e Aterrado.Foto 4- Entre o Exílio e o Reino. |
Na exposição da Mili Genestreti
em 2007, no Centro Cultural da Caixa Econômica Federal, intitulada Memorabilia,
ela apresentou uma série de objetos que recolheu e trabalhou na fazenda de seus
ancestrais mostrando uma força criativa que ultrapassa os limites do feminino.
Num poema inserido no catálogo diz “Me inquieta o tempo / Que me espera / Os
dias que não conheço / E que me interpelam. /Onde se deu a morada,/ Ninho de uma linhagem,/ Encontrei a convicção instintiva /Da finitude e da impermanência da vida.?Vasculhei memórias,/ Recolhi lembranças,/ Envoltas em tempo e poeira? Para criar objetos depurados,/ Quase biográficos,/E refaço o caminho/ No tempo que se pospõe ao tempo." Ela recolheu lembranças envoltas no tempo e na poeira para
criar esses objetos com ferro, vidro, algodão, veludo e outros materiais de que
lançou mão para se expressar. Acima vemos quatro objetos de Mili feitos em aço inoxidável, madeira, vidro, veludo e ovo de avestruz, integrantes a exposição Outopos que realizou em 2022, em Igatu , na Galeria Arte Memória de Marcos Zacarias.
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Quatro fotos feitas em Angola com mulheres em seus afazeres. |
Já Tinna
Pimentel em sua exposição Eikon, na Galeria do ICBA, em 2008, também em
Salvador, expôs uma série de fotografias de qualidade e deu este título a uma
cidade imaginária. Ela faz uma relação entre as cidades de Luanda,
em Angola, e Salvador, na Bahia. Os fazeres e a presença maciça das mulheres
nos mercados populares e na vendagem de mercadorias em barracas improvisadas,
as marisqueiras do nosso Recôncavo e as de lá mostram esta ligação umbilical da
nossa gente com os africanos que hoje compõem o povo baiano e brasileiro graças
a miscigenação que ocorre espontaneamente e cada vez mais presente. Dizem que
Salvador é a cidade mais negra do país e nós baianos nos orgulhamos disto.
Tinna escreveu “Era outono quando “vi” essa cidade pela primeira vez, estava
envolta em uma cor acinzentada. Não vi pôr do sol mais belo, o seu reflexo
fazia com que a luz surgida no céu, parecesse mais dourada”. E continua a sua
visão poética dizendo: “Ao caminhar pelas ruas não se sabe, ao certo, onde
está. Há a cidade-matéria, feita de edifícios, avenidas, pessoas, carros,
engarrafamentos, antenas, palácios, igrejas e lixo. A outra é a cidade-imagem,
feita de símbolos e signos, risos, cheiros, também feita de medo e fome”.Antes elas participaram durante
uns seis anos de um grupo que se reunia no atelier da artista Viga Gordilho, no
Corredor da Vitória. Os participantes deste grupo eram: Viga Gordilho, Luiz
Mário, Terezinha Dumet, Tinna Pimentel, Mili Genestreti, Nanci Novais e Walter
Ornellas. O grupo não tinha um nome específico e eles se tratavam chamando dona
do Tempo era a Mili; Dona da Luz era a Tinna Pimentel; já Luiz Mário era Dono
do Traço, tinha a Dona da Terra, etc. Ficaram próximos até 2009/2010
porque uns foram fazer Doutorado, outros e trabalhar em ocupações diversas e ficaram sem tempo, e assim o grupo se
desfez.
TINNA PIMENTEL
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Quatro belas pinturas abstratas de Tinna Pimentel feitas com técnica apurada de transparências e combinações de cores. |
A artista Tinna Pimentel é arquiteta de
formada pela Faculdade de Arquitetura, da Universidade Federal da
Bahia, em 1976, e depois foi trabalhar na profissão em escritórios
especializados. Em seguida montou seu próprio escritório com sua irmã e cunhado,
que também são arquitetos. Decidiu entrar para a Escola de Belas Artes, da
UFBA, em 1981. Artista estudiosa, multimídia e pesquisadora em Poéticas Visuais com
experimentações práticas/conceituais em linguagens diversas, pintura,
fotografia, vídeo, instalação e objeto, tendo o ser humano e o tecido urbano
como referência.
Seu nome de batismo é Ernestina
Maria Filgueiras Pimentel, nasceu em seis de outubro de 1954, em Salvador, filha de Luciano Sena, de quem ela disse ter herdado o dom artístico porque seu pai gostava de cantar na noite e em programas de televisão .
Disse que tanto o primário como também o ginásio e o colegial estudou em
escolas públicas de boa qualidade. Fez o primário na Escola Castro Alves, localizada
na Cidade Baixa, onde moravam, e depois seu pai que era funcionário federal do
Ministério do Trabalho foi transferido para o Rio de Janeiro e depois para São
Paulo. Ao retornarem para Salvador
estudou o colegial no Colégio da Bahia, o conhecido Central. Em 2002 começou a
estudar pintura com a Disciplina Pintando Com a Luz, ministrada pela professora
e artista Graça Ramos. É casada com o engenheiro Otávio de C. A. Pimentel, tem
quatro filhas e netos e após fazer o
mestrado seu esposo foi transferido para Luanda, em Angola. Disse que “a arquitetura ainda permanece em mim, vi as
fotos do fotógrafo Sérgio Guerra . Decidi continuar com fotografias e vídeos que fiz lá e relacionando
com as que fiz aqui. Deixei a pintura um pouco de lado, mas para mim é
terapêutica, é cura.”
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Foto 1- Intervenção na Chiesa San Salvatore, Firense, Itália.Foto 2- Hospital Psiquiátrico San Girolano, Volterra ,Toscana, Itália. Foto 3 -Serrat International Residence, El Bruc, Catalunha, Espanha.Foto 4- Biblioteca Medicea Laurenziana, Firenze,Toscana,Itália. |
“Coincidentemente eu e a Mili fomos
fazer em 2015 uma Residência Artística do Art Studio Ginestrelli que é uma instituição cujos objetivos visam promover a arte
contemporânea em todas as suas diversas formas num contexto internacional,
estimular a criatividade através do contato direto com a natureza e do respeito
ao meio ambiente, estabelecer uma troca de ideias dentro de várias disciplinas
da prática artística contemporânea, estabelecer oficinas, exposições e eventos
de arte ao ar livre no Parque Regional do Monte Subasio, Assis. “Nossos
trabalhos individuais são muito diferentes.” Mas, elas tem em comum uma boa
amizade e entendimento para realizar trabalhos artísticos de qualidade a quatro
mãos e duas cabeças pensantes.
EXPOSIÇÕES E SALÕES
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Mercado Livre em Luanda . As mulheres têm presença dominante nas feiras. |
Participou de diversos Salões de
Arte e Bienais, recebendo da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) o
Prêmio Matilde Matos pela obra Eikon (2008). Fez residências artísticas na
Espanha (2016) e na Itália (2015). Realizou mostras individuais e coletivas em
diversas cidades no Brasil, Itália, Angola, Espanha, México, Bolívia, Uruguai e
Argentina. Em suas pesquisas atuais, busca um olhar reflexivo sobre aspectos
sutis da existência humana na sua necessidade de individuação, de autoconhecimento
e de transver o mundo. A individuação que falou a Tinna Pimentel, refere-se ao processo
psicológico defendido por Carl Jung que permite que uma pessoa se torne um
indivíduo completo e único. Em outras palavras é a autorrealização ou o
renascimento psicológico. Já o transver é uma palavra inventada que significa “ver o mundo com os olhos, a memória e a
imaginação. É uma expressão que convida à renovação.”
Exposições
Individuais - Em 2009 - Eikon (fotografias e
vídeo instalações, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Centro de Cultura
Camillo de Jesus Lima. Vitoria da Conquista- BA; Mulheres (fotografias), no
Goethe- Instituição Cultural Brasil Alemanha, Salvador-BA; 2008 - Eikon , (fotografias e videoinstalações),
Goethe-Instituto Cultural Brasil-Alemanha. Salvador-BA; 2007 - Espelhos (fotografias e videoinstalação), na Galeria Celamar, Luanda, Angola; 2006 - Marisqueiras
(fotografias), Galeria Celamar, Luanda, Angola; 1991 - A Reinvenção dos
Búzios, Galeria ACBEU, Salvador-BA.
Exposições Coletivas - Em 2023 - À Si Mesmo
(fotografias), Cinco, Galeria Arte Memória, Igatu,-BA; 2022 - A
Caverna (fotografia), Saramago 100 Anos,
no ME Ateliê de fotografia, Salvador-
BA; 2018 - Redenzione (fotografias e instalação, na Chiesa San Nicola , Trentinara,
Provincia de Salerno, Itália; Doppio Senso (livro de artista),. Associazione Culturale
Vittorio Rossi, Libri, Liberi, Firenze, Itália; 2015 - Redenzione (fotografia),
Arte Studio Ginestrelle, International Contemporary Art Exhibition , Galleria
Le Logge, Assis, Perugia, Itália; 2011 - Tempus, tempuranu (videoinstalação).
Mostra: Tramas, Tramas e
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Uma pintura de Tinna que mostra sua habilidde em lidar com as formas. |
Tramas,
Instituto Feminino da Bahia-BA; Espelhos
(vídeo), Mostra Miradas de Mujer- Muestra de videoartistas Iberoamericanas.
Centro Cultural España, México; Tempus, tempuranu (vídeo). Mostra AGregadoS
LaB, Bolívia ; 2010 - Tempus, tempuranu
(vídeo). Congresso Arte y Tecnologia Promovido pela Universidade Politecnica de
Valencia, Espanha; 2009 - Eikon (fotografia) - Mostra coletiva: Mulheres em Movimento 2, Galeria Cañizares, Escola de Belas Artes da Universidade Federal
da Bahia, Salvador-BA; Só Deus que Sabe (vídeo) – Mostra de videoarte: Cidades
do Mar, Instituto Cervantes - Salvador -BA;
2008 – Espelhos (vídeo). Festival Tercer
Ciclo Video Arte Latino Americano, IVAM Institut Valencia D´Art Modern –
Valencia, Espanha; Só Deus que Sabe – Seminário Videoarte, no Centro Cultural
de España de Montevideo ,Uruguai; Só Deus que Sabe - Conferencia-Proyección
sobre Videoarte, Facultad de Arquitectura y Diseño de la Universidad de Buenos
Aires , Argentina; 2006 - Afetos (objeto). Mostra Itinerante Afetos
Roubados no Tempo 2, Universidade Federal da Bahia e GOETHE- Instituto Cultural
Brasil Alemanha, Salvador-BA; Fronteiras InVisíveis (instalação). Ruinas Fratelli
Vita, PPGAV da Escola de Belas Artes -UFBA, Salvador-BA; Tenra Infância
(fotografia), Galeria Celamar ,Luanda, Angola; Mulheres Africanas
(fotografias), Mostra Viva Maria, Instituição VIVA MARIA - Hotel Pestana
Salvador-BA; Só
 |
Tinna em seu ateliê pintando , 2006. |
Deus que Sabe(vídeoinstalação), Guardadores PPGAV da EBA-UFBA, Salvador-BA; 2004 -Entre Imagensvídeoinstalação), Mostra Assentos:
Lugares de Ausência, ACBEU- Associação Cultural Brasil Estados Unidos, Salvador-BA;
Oco Caboclo (fotografia), Mostra Art
& amp; Sale , ACBEU-Associação Cultural Brasil Estados Unidos, Salvador-BA;
2003 - Luzir
(pintura), Mostra Artes Voisuais na Bahia, Gabinete
Português de Leitura - Academia de Letras e Artes do Salvador-BA; De Menino Pra
Menino: Uma Instalação Interativa, Catedral Basílica de Salvador-BA ; Cristais
(pintura), Galeria Arte Memória, Igatu-BA;
2002 - Em busca do eu (instalação), Bienal
do Recôncavo, Fundação Danemann - S. Félix -BA ; Cristais (pinturas), FIB
–Faculdades Integradas da Bahia, Salvador-BA; Espirais de Luz (objeto), Mostra
Internacional Pasagem-Pass(A)gem, GOETHE - ICBA Instituto Cultural Brasil
Alemanha, Salvador-BA; 2001 - Santo Antônio
é Luz (objeto), Mostra Santo Antônio, Atelier Luiz Mário, Salvador-BA; 1995 - Cristais
(pinturas), Espaço Cultural da Câmara
dos Deputados de Brasília, Brasília-DF;1993 - Cristais (pinturas), Salão de
Artes Litoral Norte, Prefeitura de Lauro de Freitas-BA; 1992 - Urbanos
(pinturas), Coletiva de maio. Teatro Atheneu, Aracajú- SE; Urbanos (pinturas),
Mostra Janelas, Espaço Cultural do Banco do Brasil, Porto Seguro-BA; 1991 - Urbanos
(pinturas), Espaço Cultural da Caixa Econômica Federal, Aracajú- SE; Búzios
(pinturas), Bienal do Recôncavo, Fundação Danemann , S. Félix-BA; 1990 - Búzios
(pinturas), SUAV – Salão Universitário
de Artes Visuais ;Universidade Federal da Bahia, Salvador-BA.
MILI GENESTRETI
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Expressiva escultura de Mili que mantém em seu acervo pessoal. |
A artista Maria
Emília Uzeda Genestreti, a Mili Genestreti, como assina suas obras nasceu em
Salvador em 4 de março de 1958. É filha de Waldemar Neves
Uzeda e Hilda Maria de Lima Uzeda Uzeda , casada, com o médico
geriatra Décio Mello Genestreti, tem dois filhos adultos, um
mora em Dubai e a moça no México. Estudou o primário na Escola Nossa
Senhora da Conceição, no bairro de Brotas, morava com seus pais e o ginásio no
Colégio de Aplicação, que funcionava na Avenida Joana Angélica juntamente com a
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Neste prédio hoje funciona o
Ministério Público Instituto Social Estadual. Em seguida foi fazer o colegial
no Instituto Social da Bahia, que funcionava no bairro de Ondina, e que
recentemente foi fechado e suas instalações demo- lidas. Em 1979 fez o
vestibular para Fisioterapia e chegou a trabalhar em alguns hospitais de
Salvador. Depois aos 39 anos de idade já casada e com filhos decidiu que não
era aquilo que lhe faria feliz e foi fazer o vestibular em 1997 para graduação
na Escola de Belas Artes, da Universidade Federal da Bahia. Não fez o
vestibular antes para a EBA por imposição de seus pais que não viam futuro
naquela carreira. Ao terminar a graduação continuou estudando e em 2006
fez o Mestrado em Artes Visuais. Brincando lembrou que seus colegas tinham as idades de seus filhos.
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Foto 1- "De Alma Lavada", instalação. Foto 2-"América ", cimento e ferro. Foto 3-"Dis Alter Visum", madeira de demolição. Foto 4 - sem titulo,técnica mista s/ tela.Foto 5- "Tudo Misturado", objeto, ferro, resina, fios de cobre. |
Falando de seu processo criativo
disse que começou com o Tempo e a Memória e tratava do tempo que passa na
superfície das coisas deixando impressas suas marcas em manchas, limo, ferrugem
e rachaduras. Tempo da memória dos meus avós. Depois Os Desatinos de Margie,
que era uma boneca que tinha quando estava com uns nove anos de idade. Nesta
exposição trabalhei as angústias, os medos e desejos desta menina e da sua
relação com a Margie. Trabalhei muito com os casulos. Em seguida veio a
exposição o Tempo dos Sonhos. Este tempo é um tempo extra e tratei da
impermanência da vida. Agora é o Tempo da Consciência que juntamente minha
colega e amiga Tinna Pimentel estamos desenvolvendo conjuntamente. Este tempo
por ser circular não tem fim. É um trabalho baseado nos estudos do Carl Jung.
Elas estão colocando suas ideias num livro que está em elaboração sobre as
residências que fizeram na Itália, em 2016 em El Bruc, na Espanha; em
Trentinara, na Itália onde fizeram uma exposição sob a curadoria de Antonello
L’abatte, também estiveram fazendo uma intervenção num manicômio em Volterra,
na Itália e lá colocaram umas imensas camisas se referindo as camisas de força
que os doentes eram vestidos para conter suas crises. Em Igatu, na Chapada
Diamantina fizeram vários casulos pequenos e um grande. Nessas residências
artísticas elas fizeram intervenções e outras ações utilizando duzentos metros
de gaze, portanto um tecido transparente feito de algodão.
Exposições
Individuais - Em 2022-Outropos
-Galeria Arte & Memória, lgatu-BA; 2010-Os
Desatinos de Margie - Galeria Arte &
Memória, lgatu-BA; 2008- Os Desatinos de Margie – Galeria ACBEU - Salvador –BA; Memorabília - Galeria Arte & Memória lgatu- BA ; 2007- Memorabília - Caixa
Cultural, São Paulo –SP; Memorabília - Caixa Cultural, Salvador-BA; Memorabília A - Caixa Cultural, Brasília – DF; 2006 -Sulle Rive di Coqueiros -
Sala del Cirgolo Signa –Itália; Sulle Rive di Coqueiros - Palazzo Dei Priori Voltera – Itália; Sulle Rive di Coqueiros
Libarlboerd Libreria- Firenze –
Itália; 2004- Revelare - Galeria Arte e Memória –BA; Baiano-BA ; 2003 -O
Tempo e o Silêncio - Galeria Arte & Memória Įgatu, Chapada Diamantina-BA
 |
Obra "Consciência Encarnada ". Desenho sobre Papel Fine Art. |
Exposições Coletivas - Em 2006 -
Salão Regional de Alagoinhas – BA; Quatro por Quarenta - Arte Concreta Galeria de Arte; Projeto Paisajes,- Buenos Aires, Argentina; Por que Sonia? - Galeria Cañizares-BA; 2005 -
Corpus Solus - EBEC Galeria de Arte; Casa
401 - Aliança Francesa da Bahia, Salvador- BA; Afetos Roubados no Tempo,
Instalação Processual ltinerante - ICBA-BA; Visualidades – Galpão; Tecido
do Corpo Social – Instituto Feminino
da Bahia - Museu do Traje e do Têxtil, Salvador-BA ; 2004 - De Menino pra Menino – Catedral Basílica de Salvador-BA ; Assentos Lugares de Ausência no Museu Carlos Costa
Pinto, Salvador – BA; Assentos:
Lugares de Ausência na Galeria
ACBEU. Salvador – BA; 2003 - O Banquete - Museu Henriqueta Catarino. Salvador – BA; 2002 --
A Filosofia na Construção - Studium, Art; 2001-
Princípios Vitais - Caixa Cultural; 2000 a 2004 - Antônio,
Tempo, Amor e Tradição-BA; 2000 -
Certo olhar, Museu de Arte Sacra-Ba.
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