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sábado, 15 de fevereiro de 2025

MILI E TINNA UMA IMERSÃO PELO TEMPO E A ANCESTRALIDADE

Foto 1 - Tinna Pimentel e  Mili Genestreti.
Foto 2- Mili com um díptico de sua autoria.
Foto 3- Tinna na exposição de 2016.
Ao entrar no escritório onde as artistas Mili Genestreti e Tinna Pimentel estão trabalhando vejo o famoso livro vermelho do psiquiatra suíço Carl Jung que foi um dos mais respeitados pensadores do seu tempo. Fundador da psicologia analítica ele acreditava que o tempo fixo e o espaço não existem em si, mas são produzidos pela consciência de cada indivíduo. Elas procuram trabalhar com memórias, imagens e intervenções em locais onde estão gravadas em suas pedras, paredes e vivências o tempo passado, os ensinamentos e observações de Jung servem como uma luz no horizonte que indicam um caminho embora elas não saibam onde começa ou termina. É uma viagem pelo inconsciente da criatividade que se manifesta inesperadamente indicando alguma solução ou mesmo apresentando perguntas que nem sempre são respondidas a contento.  

Foto 1- O Homem Choca o Próprio
Ovo.Foto 2 - Anlage. Foto 3- Siderado
e Aterrado.Foto 4- Entre o Exílio
e o Reino.  
Na exposição da Mili Genestreti em 2007, no Centro Cultural da Caixa Econômica Federal, intitulada Memorabilia, ela apresentou uma série de objetos que recolheu e trabalhou na fazenda de seus ancestrais mostrando uma força criativa que ultrapassa os limites do feminino. Num poema inserido no catálogo diz “Me inquieta o tempo / Que me espera / Os dias que não conheço / E que me interpelam. /Onde se deu a morada,/ Ninho de uma linhagem,/ Encontrei a convicção instintiva /Da finitude e da impermanência da vida.?Vasculhei memórias,/ Recolhi lembranças,/ Envoltas em tempo e poeira? Para criar objetos depurados,/ Quase biográficos,/E refaço o caminho/ No tempo que se pospõe ao tempo."  Ela  recolheu lembranças envoltas no tempo e na poeira para criar esses objetos com ferro, vidro, algodão, veludo e outros materiais de que lançou mão para se expressar. Acima vemos quatro objetos de Mili feitos em aço inoxidável, madeira, vidro, veludo e ovo de avestruz, integrantes exposição Outopos que realizou em 2022, em Igatu , na Galeria Arte Memória de Marcos Zacarias.

Quatro  fotos feitas em Angola com 
mulheres em seus afazeres.

J
á Tinna Pimentel em sua exposição Eikon, na Galeria do ICBA, em 2008, também em Salvador, expôs uma série de fotografias de qualidade e deu este título a uma cidade imaginária.  Ela faz uma relação entre as cidades de Luanda, em Angola, e Salvador, na Bahia. Os fazeres e a presença maciça das mulheres nos mercados populares e na vendagem de mercadorias em barracas improvisadas, as marisqueiras do nosso Recôncavo e as de lá mostram esta ligação umbilical da nossa gente com os africanos que hoje compõem o povo baiano e brasileiro graças a miscigenação que ocorre espontaneamente e cada vez mais presente. Dizem que Salvador é a cidade mais negra do país e nós baianos nos orgulhamos disto. Tinna escreveu “Era outono quando “vi” essa cidade pela primeira vez, estava envolta em uma cor acinzentada. Não vi pôr do sol mais belo, o seu reflexo fazia com que a luz surgida no céu, parecesse mais dourada”. E continua a sua visão poética dizendo: “Ao caminhar pelas ruas não se sabe, ao certo, onde está. Há a cidade-matéria, feita de edifícios, avenidas, pessoas, carros, engarrafamentos, antenas, palácios, igrejas e lixo. A outra é a cidade-imagem, feita de símbolos e signos, risos, cheiros, também feita de medo e fome”.

Antes elas participaram durante uns seis anos de um grupo que se reunia no atelier da artista Viga Gordilho, no Corredor da Vitória. Os participantes deste grupo eram: Viga Gordilho, Luiz Mário, Terezinha Dumet, Tinna Pimentel, Mili Genestreti, Nanci Novais e Walter Ornellas. O grupo não tinha um nome específico e eles se tratavam chamando dona do Tempo era a Mili; Dona da Luz era a Tinna Pimentel; já Luiz Mário era Dono do Traço, tinha a Dona da Terra, etc. Ficaram próximos  até 2009/2010 porque uns foram fazer Doutorado, outros e trabalhar em ocupações diversas  e ficaram sem tempo, e assim o grupo se desfez.

                                                         TINNA PIMENTEL

Quatro belas pinturas abstratas de Tinna
Pimentel feitas com  técnica apurada de
transparências e combinações de cores.
A artista Tinna Pimentel é arquiteta de formada pela Faculdade de Arquitetura, da Universidade Federal da Bahia, em 1976, e depois foi  trabalhar na profissão em escritórios especializados. Em seguida montou seu próprio escritório com sua irmã e cunhado, que também são arquitetos. Decidiu entrar para a Escola de Belas Artes, da UFBA, em 1981. Artista estudiosa, multimídia e pesquisadora em Poéticas Visuais com experimentações práticas/conceituais em linguagens diversas, pintura, fotografia, vídeo, instalação e objeto, tendo o ser humano e o tecido urbano como referência.

Seu nome de batismo é Ernestina Maria Filgueiras Pimentel, nasceu em seis de outubro de 1954, em Salvador, filha de Luciano Sena, de quem ela disse ter herdado o dom artístico porque seu pai gostava de cantar na noite e em programas de televisão . Disse que tanto o primário como também o ginásio e o colegial estudou em escolas públicas de boa qualidade. Fez o primário na Escola Castro Alves, localizada na Cidade Baixa, onde moravam, e depois seu pai que era funcionário federal do Ministério do Trabalho foi transferido para o Rio de Janeiro e depois para São Paulo.  Ao retornarem para Salvador estudou o colegial no Colégio da Bahia, o conhecido Central. Em 2002 começou a estudar pintura com a Disciplina Pintando Com a Luz, ministrada pela professora e artista Graça Ramos. É casada com o engenheiro Otávio de C. A. Pimentel, tem quatro filhas e netos e após fazer  o mestrado seu esposo foi transferido para Luanda, em Angola. Disse que  “a arquitetura ainda permanece em mim, vi as fotos do fotógrafo Sérgio Guerra . Decidi  continuar  com fotografias e vídeos que fiz lá e relacionando com as que fiz aqui. Deixei a pintura um pouco de lado, mas para mim é terapêutica, é cura.”

Foto 1- Intervenção na Chiesa San Salvatore,
Firense, Itália.Foto 2- Hospital Psiquiátrico
San Girolano, Volterra ,Toscana, Itália.
 Foto 3 -Serrat International Residence, El
Bruc, Catalunha, Espanha.Foto 4- Biblioteca
Medicea Laurenziana, Firenze,Toscana,Itália.
“Coincidentemente eu e a Mili fomos fazer em 2015 uma Residência Artística do Art Studio Ginestrelli que é uma instituição cujos objetivos visam promover a arte contemporânea em todas as suas diversas formas num contexto internacional, estimular a criatividade através do contato direto com a natureza e do respeito ao meio ambiente, estabelecer uma troca de ideias dentro de várias disciplinas da prática artística contemporânea, estabelecer oficinas, exposições e eventos de arte ao ar livre no Parque Regional do Monte Subasio, Assis. “Nossos trabalhos individuais são muito diferentes.” Mas, elas tem em comum uma boa amizade e entendimento para realizar trabalhos artísticos de qualidade a quatro mãos e duas cabeças pensantes.

                                                            EXPOSIÇÕES E SALÕES

Mercado Livre em Luanda . As mulheres
têm presença dominante nas feiras.
Participou de diversos Salões de Arte e Bienais, recebendo da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) o Prêmio Matilde Matos pela obra Eikon (2008). Fez residências artísticas na Espanha (2016) e na Itália (2015). Realizou mostras individuais e coletivas em diversas cidades no Brasil, Itália, Angola, Espanha, México, Bolívia, Uruguai e Argentina. Em suas pesquisas atuais, busca um olhar reflexivo sobre aspectos sutis da existência humana na sua necessidade de individuação, de autoconhecimento e de transver o mundo. A individuação  que falou a Tinna Pimentel, refere-se ao processo psicológico defendido por Carl Jung que permite que uma pessoa se torne um indivíduo completo e único. Em outras palavras é a autorrealização ou o renascimento psicológico. Já o transver é uma palavra inventada que significa  “ver o mundo com os olhos, a memória e a imaginação. É uma expressão que convida à renovação.” 

Exposições IndividuaisEm 2009 - Eikon (fotografias e vídeo instalações, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. Vitoria da Conquista- BA; Mulheres (fotografias), no Goethe- Instituição Cultural Brasil Alemanha, Salvador-BA; 2008 - Eikon , (fotografias e videoinstalações),  Goethe-Instituto Cultural Brasil-Alemanha. Salvador-BA; 2007 - Espelhos (fotografias e videoinstalação), na Galeria Celamar, Luanda, Angola; 2006 - Marisqueiras (fotografias), Galeria Celamar, Luanda, Angola; 1991 - A Reinvenção dos Búzios, Galeria ACBEU, Salvador-BA.

Exposições ColetivasEm 2023 - À Si Mesmo (fotografias),  Cinco,  Galeria Arte Memória, Igatu,-BA; 2022 - A Caverna (fotografia),  Saramago 100 Anos, no  ME Ateliê de fotografia, Salvador- BA; 2018 - Redenzione (fotografias e instalação, na Chiesa San Nicola , Trentinara, Provincia de Salerno, Itália; Doppio Senso (livro de artista),. Associazione Culturale Vittorio Rossi, Libri, Liberi, Firenze, Itália; 2015 - Redenzione (fotografia), Arte Studio Ginestrelle, International Contemporary Art Exhibition , Galleria Le Logge, Assis, Perugia, Itália; 2011 - Tempus, tempuranu (videoinstalação). Mostra: Tramas, Tramas e 

Uma pintura de Tinna que mostra sua
habilidde em lidar com as formas.
Tramas, Instituto Feminino da Bahia-BA;  Espelhos (vídeo), Mostra Miradas de Mujer- Muestra de videoartistas Iberoamericanas. Centro Cultural España, México; Tempus, tempuranu (vídeo). Mostra AGregadoS LaB,   Bolívia ; 2010 - Tempus, tempuranu (vídeo). Congresso Arte y Tecnologia Promovido pela Universidade Politecnica de Valencia, Espanha; 2009 - Eikon (fotografia) - Mostra coletiva: Mulheres em Movimento 2, Galeria Cañizares, Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, Salvador-BA; Só Deus que Sabe (vídeo) – Mostra de videoarte: Cidades do Mar,  Instituto Cervantes - Salvador -BA; 2008 – Espelhos  (vídeo). Festival Tercer Ciclo Video Arte Latino Americano, IVAM Institut Valencia D´Art Modern – Valencia, Espanha; Só Deus que Sabe – Seminário Videoarte, no Centro Cultural de España de Montevideo ,Uruguai; Só Deus que Sabe - Conferencia-Proyección sobre Videoarte, Facultad de Arquitectura y Diseño de la Universidad de Buenos Aires , Argentina; 2006 - Afetos (objeto).  Mostra Itinerante Afetos Roubados no Tempo 2, Universidade Federal da Bahia e GOETHE- Instituto Cultural Brasil Alemanha, Salvador-BA; Fronteiras InVisíveis (instalação). Ruinas Fratelli Vita, PPGAV da Escola de Belas Artes -UFBA, Salvador-BA; Tenra Infância (fotografia), Galeria Celamar ,Luanda, Angola; Mulheres Africanas (fotografias),  Mostra Viva Maria,  Instituição VIVA MARIA - Hotel Pestana Salvador-BA;  Só
Tinna em seu ateliê  pintando , 2006.

Deus que Sabe(vídeoinstalação),  Guardadores  PPGAV da EBA-UFBA, Salvador-BA; 2004 -Entre Imagensvídeoinstalação),  Mostra Assentos: Lugares de Ausência, ACBEU- Associação Cultural Brasil Estados Unidos, Salvador-BA; Oco Caboclo (fotografia),  Mostra Art & amp; Sale , ACBEU-Associação Cultural Brasil Estados Unidos, Salvador-BA; 2003 - Luzir
(pintura),  Mostra Artes Voisuais na Bahia, Gabinete Português de Leitura - Academia de Letras e Artes do Salvador-BA; De Menino Pra Menino: Uma Instalação Interativa, Catedral Basílica de Salvador-BA ; Cristais (pintura),  Galeria Arte Memória, Igatu-BA; 2002 - Em busca do eu (instalação),  Bienal do Recôncavo, Fundação Danemann - S. Félix -BA ; Cristais (pinturas), FIB –Faculdades Integradas da Bahia, Salvador-BA; Espirais de Luz (objeto), Mostra Internacional Pasagem-Pass(A)gem, GOETHE - ICBA Instituto Cultural Brasil Alemanha, Salvador-BA;  2001 - Santo Antônio é Luz (objeto),  Mostra Santo Antônio,  Atelier Luiz Mário, Salvador-BA; 1995 - Cristais (pinturas),  Espaço Cultural da Câmara dos Deputados de Brasília, Brasília-DF;1993 - Cristais (pinturas), Salão de Artes Litoral Norte, Prefeitura de Lauro de Freitas-BA; 1992 - Urbanos (pinturas), Coletiva de maio. Teatro Atheneu, Aracajú- SE; Urbanos (pinturas), Mostra Janelas, Espaço Cultural do Banco do Brasil, Porto Seguro-BA; 1991 - Urbanos (pinturas), Espaço Cultural da Caixa Econômica Federal, Aracajú- SE;  Búzios (pinturas),  Bienal do Recôncavo, Fundação Danemann , S. Félix-BA; 1990 - Búzios (pinturas),  SUAV – Salão Universitário de Artes Visuais ;Universidade Federal da Bahia, Salvador-BA.

                                                     MILI GENESTRETI

Expressiva escultura de Mili que 
mantém em seu acervo pessoal.
A artista Maria Emília Uzeda Genestreti, a Mili Genestreti, como assina suas obras nasceu em Salvador em 4 de março   de 1958. É filha de Waldemar Neves Uzeda e Hilda Maria de Lima Uzeda Uzeda , casada, com o médico geriatra   Décio Mello Genestreti, tem dois filhos adultos, um mora em Dubai e a moça no México.  Estudou o primário na Escola Nossa Senhora da Conceição, no bairro de Brotas, morava com seus pais e o ginásio no Colégio de Aplicação, que funcionava na Avenida Joana Angélica juntamente com a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Neste prédio hoje funciona o Ministério Público Instituto Social Estadual. Em seguida foi fazer o colegial no Instituto Social da Bahia, que funcionava no bairro de Ondina, e que recentemente foi fechado e suas instalações demo- lidas. Em 1979 fez o vestibular para Fisioterapia e chegou a trabalhar em alguns hospitais de Salvador. Depois aos 39 anos de idade já casada e com filhos decidiu que não era aquilo que lhe faria feliz e foi fazer o vestibular em 1997 para graduação na Escola de Belas Artes, da Universidade Federal da Bahia. Não fez o vestibular antes para a EBA por imposição de seus pais que não viam futuro naquela carreira. Ao terminar a graduação continuou estudando e em 2006  fez o Mestrado em Artes Visuais. Brincando lembrou que seus colegas tinham as idades de seus filhos.

Foto 1- "De Alma Lavada", instalação.
Foto 2-"América ", cimento e ferro.
 Foto 3-"Dis Alter Visum", madeira de
 demolição. Foto 4 - sem titulo,técnica
mista s/ tela.Foto 5- "Tudo Misturado",
objeto, ferro, resina, fios de cobre.

Falando de seu processo criativo disse que começou com o Tempo e a Memória e tratava do tempo que passa na superfície das coisas deixando impressas suas marcas em manchas, limo, ferrugem e rachaduras. Tempo da memória dos meus avós. Depois Os Desatinos de Margie, que era uma boneca que tinha quando estava com uns nove anos de idade. Nesta exposição trabalhei as angústias, os medos e desejos desta menina e da sua relação com a Margie. Trabalhei muito com os casulos. Em seguida veio a exposição o Tempo dos Sonhos. Este tempo é um tempo extra e tratei da impermanência da vida. Agora é o Tempo da Consciência que juntamente minha colega e amiga Tinna Pimentel estamos desenvolvendo conjuntamente. Este tempo por ser circular não tem fim. É um trabalho baseado nos estudos do Carl Jung. Elas estão colocando suas ideias num livro que está em elaboração sobre as residências que fizeram na Itália, em 2016 em El Bruc, na Espanha; em Trentinara, na Itália onde fizeram uma exposição sob a curadoria de Antonello L’abatte, também estiveram fazendo uma intervenção num manicômio em Volterra, na Itália e lá colocaram umas imensas camisas se referindo as camisas de força que os doentes eram vestidos para conter suas crises. Em Igatu, na Chapada Diamantina fizeram vários casulos pequenos e um grande. Nessas residências artísticas elas fizeram intervenções e outras ações utilizando duzentos metros de gaze, portanto um tecido transparente feito de algodão.

Exposições Individuais - E2022-Outropos -Galeria Arte & Memória, lgatu-BA; 2010-Os Desatinos de Margie - Galeria Arte & Memória, lgatu-BA; 2008- Os Desatinos de Margie – Galeria ACBEU - Salvador –BA; Memorabília - Galeria Arte & Memória lgatu- BA ; 2007- Memorabília - Caixa Cultural, São Paulo –SP; Memorabília - Caixa Cultural, Salvador-BA;  Memorabília A - Caixa Cultural, Brasília – DF;  2006 -Sulle Rive di Coqueiros - Sala del Cirgolo Signa –Itália; Sulle Rive di Coqueiros - Palazzo Dei Priori Voltera – Itália; Sulle Rive di Coqueiros Libarlboerd Libreria- Firenze – Itália; 2004- Revelare - Galeria Arte e Memória –BA; Baiano-BA ; 2003 -O Tempo e o Silêncio - Galeria Arte & Memória Įgatu, Chapada Diamantina-BA

Obra "Consciência Encarnada ".
Desenho sobre Papel Fine Art.

Exposições Coletivas - E2006 - Salão Regional de Alagoinhas – BA; Quatro por Quarenta - Arte Concreta Galeria de Arte; Projeto Paisajes,- Buenos Aires, Argentina; Por que Sonia? - Galeria Cañizares-BA; 2005 - Corpus Solus - EBEC Galeria de ArteCasa 401 - Aliança Francesa da Bahia, Salvador- BA; Afetos Roubados no Tempo, Instalação Processual ltinerante - ICBA-BA; Visualidades – Galpão; Tecido do Corpo Social – Instituto Feminino da Bahia - Museu do Traje e do Têxtil, Salvador-BA ; 2004 - De Menino pra Menino – Catedral Basílica de Salvador-BA ; Assentos Lugares de Ausência no Museu Carlos Costa Pinto, Salvador – BA; Assentos: Lugares de Ausência na Galeria ACBEU. Salvador – BA; 2003 - O Banquete - Museu Henriqueta Catarino. Salvador – BA; 2002 -- A Filosofia na Construção - Studium, Art; 2001- Princípios Vitais - Caixa Cultural; 2000 a 2004 - Antônio, Tempo, Amor e Tradição-BA; 2000 - Certo olhar, Museu de Arte Sacra-Ba.

 

 

 

 

 

 

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