Translate

sábado, 1 de fevereiro de 2025

ANNA GEORGINA DIVIDIDA ENTRE PINTAR E ENSINAR

Anna Georgina com  obra abstrata de 
 de sua autoria em 
 cores vibrantes e
uma composição equilibrada.

A artista Anna Georgina vem de uma escola de artistas onde seu pai Euler de Pereira Cardoso ensinou a várias gerações as técnicas de pintura com uma dedicação quase sacerdotal. Com o passar dos anos sua filha passou a seguir os seus passos e em 1966 fez sua primeira individual na Le Dôme Galeria de Arte com a temática flores onde se destacava o colorido exuberante. Em 1968 vieram os pássaros e as delicadas borboletas. Em 1975 suas tapeçarias, sendo laureada com uma medalha no Salão de Petrópolis em 1987 com os enigmáticos palhaços, em 1990 com as marinhas, depois de um longo aprendizado em 1991 comemorava seus vinte e cinco anos de dedicação à arte quando expôs os abstratos, e em 1994 o mundo encantado do elementais. A partir de 1991 apresentou uma série de telas rompendo com o figurativo e abraçando o abstracionismo. Escrevi na ocasião que ela tinha estabelecido um corte, ou seja, um momento de rompimento e Anna Georgina teve que decidir se seguia o caminho em busca da figura ou se ia trilhar diante do imponderável. Esta fase de abstração marcou o começo de um novo caminho e sua arte ganhou maior conteúdo na medida e aflorou mais ainda a sua criatividade e sua personalidade pictórica.

O Palhaço com o olhar  
 apreensivo .
A Le Dôme Galeria de Arte foi fundada pelos irmãos Euler, Eckener e Publio. Além de realizar exposições funcionava como escola de arte com aulas nos três turnos. Eles contribuíram muito para revelar novos talentos e também para despertar o interesse pelas artes na Bahia. Os irmãos se desentenderam e Eckener e Públio mudaram a Le Dôme Galeria de Arte para a Rua do Desterro, no bairro de Nazaré. O Euler , pai de Anna Georgina,  ficou no bairro do Garcia e mudou o nome para Panorama Galeria de Arte passando depois para a Rua Belo Horizonte, 164, bairro de Jardim Brasil, Salvador, Bahia. A razão do desentendimento foi porque o Euler queria que a galeria fosse frequentada e fazia questão da presença de pessoas nos salões da galeria. Já os dois irmãos Eckener e Publio estavam mais focados no mercado de arte. Após a sua morte (20/10/1923 e faleceu em 4/10/1975) d. Yolanda Rocha Cardoso sua esposa e Anna Georgina continuaram tocando a galeria, e finalmente a transferiram para a Rua Nelson Gallo, número 19, no bairro do Rio Vermelho, vindo a encerrar suas atividades em 2012.  A d. Yolanda também veio a falecer em 27 de agosto de 2024. Atualmente Anna Georgina reside no imóvel onde funcionou a galeria no bairro do Rio Vermelho continua pintando  e tem um amplo acervo de obras de arte distribuído pelos cômodos e bem conservados.

                                                 QUEM É

Anna Georgina falando de sua trajetória. 

A artista Anna Georgina Rocha 
Cardoso nasceu em 19 de março de 1947, no Hospital Português da Bahia, é a filha mais velha do casal Euler de Pereira Cardoso e d. Yolanda Rocha Cardoso, tem apenas um irmão. Fez o curso primário em parte no Colégio da Doroteias, e depois no Colégio das Sacramentinas, ambos localizados no bairro do Garcia. O restante do primário no Colégio Jesus Maria José, que funcionava nas imediações do Forte de São Pedro, no Campo Grande. Este colégio não existe mais. Depois foi para o Instituto Feminino da Bahia onde fez os três primeiros anos do ginásio, e em seguida  estudou no Instituto Sete de Setembro, que ficava no Campo Grande, e concluiu o ginásio e o Pedagógico em 1967, sendo foi a última turma, e logo depois o Instituto fechou as portas. Quando criança nunca brincou de bonecas como as meninas da sua época. Gostava era de rabiscar seus desenhos nos cadernos e pintar com os lápis de cor. Fez vários cursos livres importantes na sua busca por aprender e aprimorar sua arte começando em 1954 a estudar Desenho e Pintura com seu pai, depois de 1964 a 1967 frequentou cursos livres na Escola de Belas Artes, da UFBA e também na Le Dôme Galeria de Arte. 
Foi aluna em 1967 de Adam Firnekaes no curso de Colagem e Monotipia; de Genaro de Carvalho de Tapeçaria; com sua avó Georgina Castilho também Tapeçaria; de Modelagem com Alecy Azevedo e de Restauração com o professor João José Rescala; em 1976 de Aquarela com Herval Moreira, e em 1983 de Técnica de Mista de Pintura com Leonardo Alencar.  
Além desses cursos teve a convivência diária com seu pai e outros professores que ensinavam aos alunos nos cursos da Le Dôme Galeria de Arte que começou a funcionar em 1965 na rua Leovigildo Filgueiras, no bairro do Garcia. Seu pai dava aulas pela tarde e à noite aos adultos e no turno da manhã ia para seu escritório de publicidade que tinha num prédio localizado no Rosário, em Salvador-BA. Anna Georgina passou a ministrar aulas para a criançada. Ela também no turno vespertino ajudava o seu pai com a finalização dos desenhos destinados às peças publicitárias. Com isto foi se entusiasmando com o dinheiro que recebia e terminou desistindo da ideia de fazer vestibular para Arquitetura. Atualmente continua pintando e vive na sua casa onde mantém o seu ateliê ao lado do esposo  Mário Augusto Lopes de Almeida que lhe ajuda a manter o seu acervo em bom estado de consevação.
Esta obra  lembra um grande  vitral.

REFERÊNCIAS - Vários escritores,críticos e artistas já escreveram sobre a obra de Anna Georgina a exemplo de Jorge Amado, Romano Galeffi, Carlos Eduardo da Rocha, Jamison Pedra, César Romero, Lygia Milton, professor Raul Sá e Leonardo Alencar, dentre outros.

JORGE AMADO –Em 1966 escreveu: “Os quadros de Anna Georgina, jovem pintora baiana, refletem uma intensa alegria de viver, um estado quase poético. Carlos Eduardo da Rocha, que é crítico de arte, professor de estética e poeta, já disse que as flores de Anna Georgina são uma manifestação de colorido, explodindo em juventude, pureza e alegria". Suas composições trazem a marca de uma vocação que se realiza em estudo acurado e sério, mas também em plena vivência de irredutível e irrevogável imposição, talvez até hereditária. Sente-se que, para Anna Georgina, pintar é uma necessidade....”

Borboletas no Campo,  de Anna
Georgina.Vemos leveza
e despojamento.
ROMANO GALEFFI – O professor  um estudioso da arte escreveu em 1987: “Não é pelo tema que se julga um quadro, mas pela maneira com que o mesmo foi tratado e pelo sentimento inconfundível que o anima. A linguagem de Anna Georgina, erudita, sim, a despeito da aparente ingenuidade e despreocupação com ideologias de qualquer espécie se revela pelo concurso simultâneo de efeitos diversos, como o tonalismo que poderia isentar do enclausuramento das massas, e a linha que tem sua justificação na exigência insofismável de evidenciar os truques que se destinam a disfarçar a verdadeira face do sujeito retratado. Também a cor em seus valores fundamentais  combina com o preto e os fundos permanecem chapados mesmo quando pelo jogo de modulações estruturais os personagens são tratados com evidentes efeitos tonais.

JAMISON PEDRA – Em 1991 escreveu o artista e professor Jamison Pedra: “A busca contínua pela nova expressão ou pela diferente maneira de apresentá-la artisticamente faz o sentido dinâmico da linguagem criativa. Ao adotar um novo rumo o artista confirma sua condição de inovador, principalmente se esse projeto novo é assinado por alguém como Anna Georgina, cujas imagens já a identificam e consagram no nosso meio. Sempre preocupada com o humano - rostos, máscaras, retratos- é possível que o atual desprendimento do figurativo lhe possibilite o alcance de uma imagística ainda mais original, na tradução e apelo de liberdade que este seu atual momento já significa.”

Alguns catálogos de suas exposições.

 EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS : 1966 - Le Dôme Galeria de Arte  Salvador/ BA  ; 1967 - Banco Nacional da Bahia , Salvador / BA ; 1968 - Panorama Galeria de Arte ; Salvador / BA ; 1969 - Galeria de Arte Álvaro Santos , Aracaju / SE ; 1975 - Panorama Galeria de Arte  Salvador / BA ; 1981 - Panorama Galeria de Arte , Salvador / BA;  1984, 1987, 1990 - Panorama Galeria de Arte, Salvador / BA; 1991 - Espaço Cultural do Instituto de Rádio Difusão do Estado da Bahia , Irdeb , Retrospectiva 25 anos de Arte, Salvador / BA; 1992 - Panorama Galeria de Arte , Jubileu de Prata da Galeria  ,  Salvador / BA ; - Palácio da Aclamação, Casa de Cerimonial e Museu , Salvador/BA; 1993 - Caixa Econômica Federal - Agência Shopping Barra , Salvador/BA ;  - Caixa Econômica Federal - Agência Graça , Salvador / BA; 1994 - Gisela Arnaud - Moda Feminina - Shopping Center Sumaré,  Salvador / BA;  - Panorama Galeria de Arte, Salvador / BA;  1995 - Gisela Arnaud - Moda Feminina - Shopping Center Sumaré,  Salvador-BA ;  1997 - Panorama Galeria de Arte - Comemorando 30 anos de Arte e 50 anos de Vida, Salvador / BA;1999 - Forte de Santa Maria , Salvador / BA; 2001- Panorama Galeria de Arte , Salvador – BA; 2003 – Biblioteca Pública Thales de Azevedo, Salvador-BA;  2007 - Panorama Galeria de Arte Comemorando 40 anos de Arte e 60 de Vida , Salvador–BA. 2017 - Cabana da Barra, comemorando 50 Anos de Arte.

EXPOSIÇÕES COLETIVAS - Em 1966 - Banco Nacional do Espirito Santo, Salvador / BA; I Feira do Comércio , Salvador / BA; Le Dôme Galeria de Arte, Salvador / BA ; Domus Decorações ,Salvador / BA ;Feira Nacional de Arte -  FEINA , Salvador /BA; 1967 - Leilão Pró Florentina, no Instituto dos Arquitetos Salvador / BA, Palácio Rio Branco e Palácio da Penha, Salvador / BA; Panorama Galeria de Arte  Salvador/BA; 1968 - Museu de Feira de Santana, Feira de Santana / Bahia; Cornell University Medical College , New York / EEUU; 1969 - I Salão Feminino de Artes Plásticas, Salvador / BA; Exposição em Benefício da construção da sede do Sindicato dos  Jornalistas , Salvador / BA; Colégio SS. Sacramento Salvador / BA; Le Dôme Galeria de Arte, Salvador / Ba; 1970 - Festa de Arte na Le Dôme Galeria de Arte,  Salvador / BA; II Feira de Arte - Le Dôme Galeria de Arte, Salvador / BA; II Salão de Arte e Folclore da Bahia Petrópolis / RJ; Coletiva 70 - Panorama Galeria de Arte, Salvador/BA;  

Anna com outra obra abstrata em 
sua casa no Rio Vermelho.
I Festival de Arranjos Florais, Salvador / BA ; 1971 - Plásticos da Bahia, na Panorama Galeria de Arte, Salvador / Bahia; 1972 - Cinco Artistas, na Panorama Galeria de Arte Salvador / BA, I Salão da Mulher , Salvador / BA; Galeria Debret ; Salvador / BA; 1973 - Dez Artistas, na Panorama Galeria de Arte, Salvador / BA; V Feira de Arte, na Le Dôme Galeria de Arte, Salvador / BA; Stand no Parque Julius Cesar , Salvador/ BA; Panorama Galeria de Arte , Salvador/BA; 1974 - Inauguração da Casa Grimaldi, Salvador/BA; Centenário do Diário de Notícias , Salvador/BA;  Expo 74 no Teatro Castro Alves , Salvador/BA; Quatro Plásticos Baianos, no Museu Regional de Feira de Santana , Feira de Santana/BA;  1975 - Inauguração do Projeto Pelourinho e Centro de Formação Profissional, para Turismo e Hospitalidade do Senac , Salvador/BA;  Inauguração da Ala Nova do Museu da Cidade, Salvador/BA; Praiamar Hotel Salvador/BA; VII Salão de Arte Religiosa Brasileira Londrina/PR;  Hotel Bahia do Sol Salvado/BA; Coletiva de Natal - Panorama Galeria de Arte Salvador/Bahia; 1976 - Sete Artistas - Panorama Galeria de Arte, Salvador/BA ; XXV Congresso Brasileiro de Gastroenterologia,Salvador/BA; Inauguração da Tapeçaria Globo/Pituba, Salvador/BA; Coletiva de Marinhas - Clube Naval, Brasília/DF ;  Inauguração da Galeria Presciliano Silva, Salvador/BA; Coletiva de Natal - Panorama Galeria de Arte , Salvador/BA; Acervo da Casa Pia e Colégio dos Órfãos de São Joaquim , Salvador/Bahia ;  1977 - I Salão de Verão na Pousada do Carmo, Salvador/BA; Galeria Presciliano Silva, Salvador/BA; Leilão em Benefício do Instituto Bahiano de Reabilitação, Salvador Praia Hotel, Salvador/BA; Panorama Galeria de Arte , Salvador/BA; Coletiva de Palhetas  na Panorama Galeria de Arte , Salvador/ BA ; Participação Especial no II Salão de Arte Euler Cardoso, na Panorama Galeria de Arte, no 40 aniversário de fundação, Salvador/BA; Coletiva da Primavera na Panorama Galeria de Arte , Salvador/BA;  Semana da Primavera no Shopping Itaigara . Salvador/BA;  Coletiva de Natal, na Panorama Galeria de Arte, Salvador/BA; 2008 - Coletiva de Verão, na Panorama Galeria de Arte, Salvador /BA; Coletiva com Arte na Action Art Gallery, de parceria com a Panorama Galeria de Arte , Vilas do Atlântico /Lauro de Freitas /BA; Coletiva de Abril, na Panorama Galeria de Arte, Salvador/BA; Coletiva dos 41 anos da Galeria, Panorama Galeria de Arte, Salvador/BA;  Coletiva de Outubro, Panorama Galeria de , Salvador/BA; 2009 - Coletiva de Maio, Panorama Galeria de Arte , Salvador/BA; Coletiva dos 42 anos da Panorama Galeria de Arte , Salvador/BA; Coletiva de Outubro, Panorama Galeria de Arte , Salvador/BA; 2010 - Coletiva de Agosto - Comemorando os 43 anos da Panorama Galeria de Arte Salvador/BA; Coletiva de Natal na Panorama Galeria de Arte , Salvador/BA; 2011 - Coletiva no Atelier de Leonel Mattos, para Reginaldo Holyfield.

Nenhum comentário:

Postar um comentário