Translate

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

ARTES VISUAIS - AS GORDINHAS DE ELIANA KÉRTSZ - 11 DE SETEMBRO DE 2001

JORNAL A TARDE SALVADOR, TERÇA-FEIRA, 11 DE SETEMBRO DE 2001




                                                       AS GORDINHAS

O movimento e a expressividade das gordinhas esculpidas por Eliana Kertész deixam-nos duplamente contentes. Primeiro, é uma maneira de combater o preconceito contra as gordinhas, e, segundo, ela consegue passar a sensação de leveza e espiritualidade nas esculturas. Embora trabalhe com outros materiais, é na manipulação do barro que ela mostra o verdadeiro talento e intimidade com as formas generosas, que enriquecem o nosso patrimônio cultural. Eliana é uma vencedora, porque, depois de trilhar o caminho da política, direcionou os esforços para a arte e vem, ao longo dos anos, conquistando espaço, quer seja aqui em Salvador, quer seja no Sul do País, onde já realizou algumas exposições. Uma grande escultura, com 2,5m, na Praça das Artes, no Pelourinho, foi a consagração do trabalho dela.

                                     MALINOVISKY E AS CATEDRAIS

O itabunense Malinovisky está expondo suas Catedrais, a partir desta quinta-feira, no Espaço Cultural Acervo, que fica na Rua Oswaldo Cruz, 308, no Rio Vermelho. Formado em artes plásticas pela Escola de Belas Artes da Ufba, o artista desenvolve um trabalho valorizando a forma, a cor e a expressividade. São enfocados, nessas obras, recentes temas ligados à religiosidade das pessoas, aos templos, as imagens. Ele diz que a escolha do nome – Catedrais- deve-se “a um sentimento de profunda admiração pela forma, beleza e relação das catedrais com a terra, o homem e Deus”

                                                   HOMENS NUS

As artistas Augusta Krejci, Fátima Salles, Lêda Oliveira, Lilian Morais, Magda Rossi e Vera Conceição, sem medo ou preconceitos, retratam o que classificam de “sexualidade, sensualidade, romantismo, cotidiano e a religiosidade existentes no homem de cada uma”. E foram adiante, mostrando o “frágil sexo” masculino, dentro da visão delas. A mostra terminou no último dia 8, na Galeria de Arte Cinelli, Rua Odilon Santos, 155, Rio Vermelho. Eles por Elas é o título da mostra, cujo convite trazia anexa uma camisinha. As meninas estão com a corda toda.

                                               INSCRIÇÕES NA ACBEU

Vinte e seis anos após a inauguração, a Galeria Acbeu tornou-se um espaço reconhecido, pela atuação. Criada com o objetivo de incentivar a produção artística local, oferecendo um espaço adequado para exposições de artistas emergentes e renomados, tornou-se um dos mais requisitados centros de arte da Bahia, recebendo, em média, cerca de 80 propostas, anualmente, de interessados em expor. Para selecionar os artistas que comporão a pauta da Galeria Acbeu em 2002, estão abertas inscrições, até o dia 31 de outubro do corrente ano. Mário Cravo Jr., Calasans Neto, FlorianoTeixeira, Juarez Paraíso, Carlos Bastos, Genaro de Carvalho e jovens artistas brasileiros e do exterior (América Latina, América do Norte e Europa) já passaram pelo local, além de estrangeiros, como Frank Stella, Robert Rauschenberg, Sol Lewitt, Jacob Lawrence e Helen Frankenthaler, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário