JORNAL A TARDE, SALVADOR, SEGUNDA-FEIRA, 22 DE DEZEMBRO DE 1986
UM ANO DE ESCULTURA EM PARIS
Grupo de Quatro Mulheres em Pé , de Francisco Zuñiga |
Era
inverno e nevava muito do lado de fora quando o Museu de Luxemburgo abriu suas
portas para mostrar Statues de Chair- Estátua de Carne, em 1º de março, Obras
de James Pradier 1790-1852, o mais célebre e o mais discutido dos escultores do
tempo do Romantismo, nascido em Genebra, relativamente esquecido. A exposição
dividiu-se em quatro aspectos principais sua obra monumental espalhada em
várias cidades e locais, como na Praça da Concórdia, no Palácio do Luxemburgo
ou a própria Fonte Moliére; as grandes estátuas de mármore inspiradas na
mitologia grega como Vênus e o Amor, Chloris e Os Primeiros Passos de Baco estatuetas
em gesso, terra cozida, bronze e matérias preciosas; por fim, os desenhos para
evocar as obras que faltaram a exposição, ou não executadas.
Veio
a Primavera em abril e a Escultura Francesa no Século XIX ocupou as galerias
nacionais do Grand Palais. Pela primeira vez, a Reunião dos Museus Nacionais
propôs um panorama completo do século da cidade esculpida, a de Barye, Carpeaux
e Rodin. Foram 250 esculturas, de todo tipo de material e dimensão, suas
técnicas, finalidades e diversidade de estilos. Muitas destas obras estão hoje
expostas no Museu d’Orsay, recentemente inaugurado.
Numa
sucessão de obras-primas vindas de várias correntes estilísticas que
atravessaram o século: a tradição clássica de Houdon a Maillol; o sentimento
romântico de um Rude no seu Arco do Triunfo e Bourdelle no monumento aos Mortos
de Montauban Passando pelo lirismo de relevos de Augustin Préault; o ecletismo
de Carpeaux; o realismo militante de Dalou e Fremiet; e as diferenças
tendências do fim do século; o simbolismo tal qual ilustram Pierre Roche ou
certas obras de Camille Claudel, até o Primitivismo de Gauguin. ( Foto ao lado)
A Marselhesa , de Rude, no Arco do Triunfo, em Paris |
Até
1º de fevereiro de 1987 a
Estátua da Liberdade,a Exposição do centenário, poderá ser vista no Museu das
Artes Decorativas, 107, Rue de Rivoli, no Primeiro Distrito. Ela inaugurou com
o outono e fecha este ciclo das grandes exposições de esculturas. Trata-se de
uma homenagem histórica e recíproca entre a França e os Estados Unidos. A
estátua é a mais popular do mundo, construída em Paris no atelier do escultor
Auguste Bartholdi e oferecida aos Estados Unidos da América para comemorar seus
100 anos de Independência. Ela conta com quatrocentas obras vindas dos dois
países: esculturas, pinturas, desenhos, fotografias e documentos que evocam a
escultura monumental do século XIX, mas igualmente o desvio da imagem para a
publicidade, a ironia dos caricaturistas e o sonho dos imigrantes e turistas (
Eduardo Tawil).
CONCURSO
DE CHARGES TEM ARTISTAS CLASSIFICADOS
Já foram selecionados os melhores trabalhos do Primeiro Concurso Nacional de Caricaturas e Charges enfocando o Plano Cruzado promovido pelo Hotel Meridien da Bahia. Os trabalhos selecionados vão decorar o réveillon do hotel intitulado Uma Noite no País do Cruzado, que ocorrerá no Salão Aratu.
Os
trabalhos selecionados são de autoria de : Paulo Serra, Bahia; Vanderlei Mendes
da Silva,Bahia; Lailson de Holanda Cavalcanti, Recife; Marco Antônio R. de
Miranda, Bahia; Jorge Alme4ida Barreto Junior, Bahia; Laurindo Sanchez Munhos,
São Paulo; Ike, Rio de Janeiro e Otávio Oliveira, São Paulo.
Selecionados
os trabalhos desses artistas agora caberá ao público presente a festa escolher
os três primeiros colocados. Foram apresentados mais de sessenta trabalhos. Uma
coisa curiosa é que os trabalhos tinham na sua grande maioria certa qualidade,
sendo que uns eram bem idealizados, mas completamente mal realizados. Outros
eram bem realizados, isto é, o desenho e a própria composição tinham qualidade,
mas a idéia muito sem graça, sem força.
Depois
de muita discussão decidimos que deveria ficar apenas um trabalho de a cada
artista, isto porque alguns dos concorrentes são profissionais da mais alta
linhagem e certamente com a presença de três trabalhos seriam praticamente
imbatíveis. Por outro lado, além de dar oportunidade aos novos valore,s esta postura
também, proporcionou que seja apresentados uma maior variedade tanto de traço
como de concepção. Esta posição foi defendida por mim. Inicialmente houve muita
resistência dos demais jurados, porém, ao final do julgamento chegou-se a um
consenso, prevalecendo esta posição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário