MAMB PRORROGOU PRAZO PARA ENTREGA DE
NOVOS PROJETOS
NOVOS PROJETOS
Foi
adiado até 9 de março o prazo de encerramento das inscrições de projetos para
realização de trabalhos de artes plásticas no Museu de Arte Moderna da Bahia.
Seu diretor, Chico Liberato, diz que a prorrogação foi decidida pela Fundação
Cultural para que ocorra maior participação dos artistas. Ele explicou a
questão seletiva dos projetos e acredita na existência de valores emergentes
baianos que vão contribuir e abrir novos caminhos de expressão artística. E,
quem sabe, ainda este ano, o Salão Baiano Nacional de Artes Plásticas.
Ainda
poucos projetos inscritos, mas o MAMB já forneceu mais de cem formulários
diretamente a artistas interessados. A maior dúvida é quanto a questão seletiva
dos trabalhos. Chico Liberato explica o artigo 12 do programa: Ineditismo:
Inédito para haver maior atração. Queremos que o projeto tenha a última
expressão do artista dentro de sua linguagem, sua forma mais nova é significativa.
A
Bahia é o Estado que tem mais força, nos seus segmentos culturais.
Esses
projetos será um significado muito grande para as artes plásticas brasileiras.
No julgamento dos projetos será considerado a autenticação da vivência do
artista com esses elementos. E todos nós sabemos que é uma força muito grande
de contribuição que o Nordeste poderá dar para a história da arte. De maneira
nenhuma tem nada a ver com folclore. O folclore é uma visão consumida desses
elementos, enquanto que o nível que se estabelecerá é a expressão de arte.
A
Fundação Cultural pretende que os trabalhos concluídos realmente representem as
artes plásticas na Bahia. A depender do nível, ela deverá ter uma manifestação
para o conhecimento nacional. Há uma expectatividade, ainda este ano, ser
realizado o Salão Baiano de Artes Plásticas a nível nacional (projeto que já
está com o Conselho Deliberativo da
Fundação Cultural). Sendo assim, os projetos já são uma garantia para a
representação das artes plásticas baianas no salão nacional.
SIGNIFICADOS
"As
artes plásticas baianas tiveram uma força muito grande e um determinado
posicionamento dos conceitos estéticos há 20 anos atrás. Hoje, o principal
trabalho do MAMB é a tentativa da natural renovação de valores estéticos, com
uma continuidade do processo cultural: abrir suas portas para novos grupos,
novos valores, novos artistas, novas experiências. Esse concurso, por exemplo,
é uma abertura a artistas que propõem novas tendências".
"As
experiências que nós tivemos em 1980 nos dá a certeza de que existem valores
emergentes que vão contribuir e abrir novos caminhos de expressão artística."
Diz
Francisco Liberato que " um mil cruzeiros realmente é uma ajuda, mas dá para
fazer um trabalho sim.
Acho
que a oportunidade é muito mais significativa que a ajuda financeira porque é o
processo de identificação dos novos valores de expressão plástica que será
posto à mostra e, principalmente, pelo reconhecimento nacional desses novos
valores."
OBRA
PRECURSORA DA POP ART
Três
Bandeiras, obra do artista norte americano Jasper Johns, foi adquirida pelo
Museu Whitney de Arte Americana em Nova Iorque por 1 milhão de dólares. Acredita-se
que este foi o maior preço pago pela obra de um artista vivo. A obra , uma
imagem tripla da bandeira norte americana, executada em 1958, foi a precursora
do movimento Pão Art. Estará, de agora em diante, em exposição permanente
naquele museu.
CRIANÇAS E JOVENS NA IUGOSLÁVIA
Crianças e jovens de
No
verso do trabalho, que deverá ser enviado sem moldura, o candidato colocará o
seu nome completo, idade, sexo, nome completo do professor e o nome e endereço
da escola. Caso não haja tempo de enviar o trabalho ao INAP-Funarte o candidato
deverá remete-lo direto para o seguinte endereço: Center Za Likovno
Vaspitanje-Dece I Omladine Voivodine ( Spens, 81) 21.000 Novi Sad ,Naksima Gorkog 54/1 Iugoslávia.
IPAC-BA
QUER LEGISLAÇÃO PARA DELIMITAR DEMOLIÇÃO DE MONUMENTOS
O belo portal do Liceu de Artes e Ofício |
Por
isso, Paulo Ormindo chama a atenção das autoridades responsáveis pelo setor,
principalmente a Fundação Cultural do Estado e o Conselho de Educação e Cultura
para a necessidade de se desenvolver uma política de limitação,a partir da
qual, todas as demolições de monumentos seriam precedidas de uma consulta a
esses órgãos que dariam ou não autorização, dependendo das condições de
restauração do prédio a ser tombado, a exemplo do que ocorre na França. Ele
explica que em Salvador o perigo de destruição e demolição de monumentos é bem
menor, uma vez que os veículos de comunicação de massa estão sempre que
possível exercendo uma ação fiscalizadora, o que não ocorre frequentemente nas
cidades do interior. O Ipac, desde a sua criação em 1973, já tem cadastrados e
divulgados cerca de 500 monumentos em todo o Estado, porém o processo de
tombamento se desenvolve por um período relativamente longo. É possível que
durante os 5 anos em que se deu a primeira publicação do inventário muitos prédios
já estejam mesmo irrecuperáveis.
INTERESSE
INTERNACIONAL
Sobre o trabalho desenvolvido pelo IPAC , países e órgãos internacionais como a UNESCO e o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios Históricos – Icosmos, com sede em Paris, vem constantemente solicitando informações sobre as experiências do Programa. Ultimamente, o seu Coordenador, Paulo Ormindo esteve
Cabo
Verde, segundo Paulo Ormindo é um
arquipélago de 10 ilhas, antiga colônia de Portugal que obteve sua
independência em 1965. Com grandes períodos de seca, enfrenta muitas
dificuldades econômicas mas vem lutando para recuperar a sua autonomia, e está
bastante interessado em preservar a sua herança cultural.É um país
eminentemente mestiços de negros e portugueses, possuindo, uma população que em
muito se identifica com a Bahia.
Colonizado
90 anos antes do Brasil, possui monumentos bem mais antigos que os nossos, até
mesmo os de estilos góticos e de influência africana como as casas circulares
em pedra frequentemente encontradas no litoral da Guiné, construídas em barro. Existem ,
também, inúmeras construções semelhantes as nossas casas de engenho e nas
cidades são freqüentes os sobrados iguais aos brasileiros, com dois ou três
pavimentos, balcões e varandas, só que construídos em pedras, que leva, segundo
o arquiteto, a um bom estado de conservação dos prédios. Como arquipélago não
possui nenhuma instituição dedicada a preservação de monumentos, está sendo
elaborado um relatório dando ênfase a criação de um órgão que venha a se
responsabilizar pela política de preservação e manutenção desses bens, a
exemplo do que acontece na Bahia através do Ipac, deverá ser elaborada
paralelamente um inventário para identificação dos prédios.
OS TRABALHOS CONTINUAM
No momento o Ipac se ocupa da redação de sua IV publicação, relativa a parte Ocidental do Recôncavo Baiano que se estende de Cachoeira até Jaguaribe, com 14 municípios. Segundo Paulo Ormindo, esta é uma zona que apresenta grande desenvolvimento de cultura de subsistência, além de cana e mandioca, com inúmeros engenhos ainda em funcionamento, voltados para a produção de aguardente, rapadura e açúcar mascavo para o consumo local e que, por isso, não sofre o impacto da concorrência dos grandes engenhos de São Paulo e Pernambuco.
Os
técnicos do Ipac estão terminando o trabalho de campo no litoral que vai de
Valença até Mucuri, fronteira com o Espírito Santo, uma zona de colonização bem
antiga principalmente na área de Porto Seguro, Ilhéus e Santa Cruz de Cabrália
entre outras. Além disso, estão atualizando e ampliando a I publicação do
Programa referente a Salvador e já esgotado há mais de três anos em função do
grande interesse que desperta para a
comunidade. Para sua reedição os técnicos estão fazendo uma ampliação e
espera-se acrescerem cerca de 40 monumentos. O número de monumentos
cadastrados, embora dos 125 anteriormente apresentados, uma grande parte já
tenha sido recuperada ou arruinaram-se completamente.
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