JORNAL A TARDE, SALVADOR, 29 DE
JUNHO DE 1981
O PAPA EM TELA DE RESCÁLA
MUSEU
DO NEGRO COMEÇA COM MOSTRA DE VERGER
O fotógrafo francês Pierre Verger |
O
Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBa., promove a partir de amanhã, ás 17 horas
e 30 minutos, a exposição de fotografias do etnólogo Pierre Verger e
reproduções de desenho do livro do artista plástico Carybé, Iconografia dos
Deuses Africanos no Candomblé da Bahia, no 1º pavilhão do andar térreo da
antiga Faculdade de Medicina da UFBa, no Terreiro de Jesus.
Esta
será a primeira atividade realizada no Módulo inicial do MAB, cuja inauguração
está prevista para agosto deste ano.Na
abertura da exposição serão lançados os números 8 a 9 da Série Ensaios e
Pesquisas, publicadas pelo CEAO: Análise Antropológica e Cultural dos nomes de
família na Bahia, da Profa. Eliane Azevedo,do Laboratório de Genética Médica da
UFBa., e Negros da Minha Infância, de Mário Souto Maior, diretor do Centro de
Estudos Folclóricos da Fundação Joaquim Nabuco de Pernambuco.
ORGANIZAÇÃO
A
organização da exposição está a cargo do etnólogo francês Pierre Verger e da
Profa. Jacyra Oswald responsável pelo projeto do Módulo Inicial e Graziela
Amorim, sob a coordenação do Prof. Guilherme A. de Souza Castro, idealizador do
MAB.
Para
o lançamento da primeira atividade que apresentará ao público baiano o espaço
físico destinado à instalação do MAB, a direção do CEAO contou com a colaboração do diretor do Instituto do
Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia, da Profa.Liana Gomes
Silveira do Museu de Arte sacra, do Prof. Nelson Leal, administrador do prédio
onde será montada a exposição.
A
mostra ficará aberta á visitação pública das 9 às 17:00h até o dia 16 de
agosto.
E
faz parte das comemorações do 35º aniversário da UFBa., e se integra também ás
atividades do CEAO para o XXXIII[ Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o
Progresso das Ciências e do Festival Arte Bahia 81.
Os
COMPONIBILL - do escultor Roberto Cordone provêm da química e consistem de
elementos com os quais se podem compor novas formas e estruturais.O
artista que em Colônia produziu estes objetos brancos, dentro do quadro de uma
bolsa 1972/73 na seção de aplicação técnica de poliuretano produzido na
República Federal da Alemanha. É uma espuma integral dura, de poliuretano.
Os
elementos tem um núcleo e uma epiderme fechada.Depois
de terem estado ao ar livre durante anos, foram agora restaurados e devem ser
expostos, como empréstimo permanente numa nova composição do artista, no parque
de esculturas projetado no Museu Municipal de Leverkusen, Schioss Morsbroich.
INFLUÊNCIA-
Para o critico de arte norte-americano Richard Gilman os críticos tem um poder
comercial muito elevado, a depender para onde eles escrevem. No que concerde ao
poder de influência as pequenas publicações conseguem uma boa aceitação, mas
não chegam a determinar o sucesso comercial de uma obra, uma vez que são
aceitas pelos intelectuais, que representam uma minoria.
Frisou
que com relação ás pequenas revistas as pessoas que as teem não se interessam
por outros detalhes, a não ser pela consciência intelectual, não tenso nenhuma
influência nem mesmo pelo sucesso de uma peça, sendo completamente diferente
das revistas de televisão, que influenciam muito mais que o público.
Disse
existir uma maior concorrência entre o cinema e a TV, mas que as pessoas que
normalmente gostam de teatro, continuam a frequentá-lo. O professor Richard
Gilman é autor de quatro livros, inúmeros ensaios e artigos publicados, além
disso é detentor do prêmio Morton Dauwen Zabel Award da American academy and
institute of Arts and letters, concedido ao critico de tendências expressivas,
originais e experimentais. Ele esteve, neste final de semana em Salvador, a
convite do Instituto Cultural Brasil-Alemanha, para realização de duas
palestras, sobre O teatro norte-americano contemporâneo, problemas e
perspectivas e o Crítico e o Teatro.
SALÃO-
O secretário Eraldo Tinoco, da Educação e Cultura do Estado, recebeu ofício do Diretor do Instituto nacional de Artes Plásticas, informando sobre a realização do Salão Infanto-Juvenil, de 9 a 30 de setembro deste ano,
na Galeria da Funarte, no Rio de Janeiro, para que o jovem disponha,
periodicamente, de um espaço onde expor seus trabalhos de cunho artístico e
pretendendo que a confecção desses trabalhos na escola sejam entendida como um
programa de ação cultural.
As
escolas deverão enviar os trabalhos para o INAP, na Rua Araújo Porto Alegre,
80,CEP 20030, Rio de Janeiro, até 31 de julho, podendo participar menores de
quatro anos a 15 anos, completados até 1º de agosto deste ano, com trabalhos de
artes plásticas, de qualquer natureza.Poderão serão apresentados
sobre cartão branco, tamanho 70cmX55Cm, os trabalhos coletivos painéis poderão
ter dimensões não excedentes de 2m x1,50m. O Salão Infanto-Juvenil objetiva
conscientizar a coletividade a respeito da atividade expressiva e criadora,
como fator integral do indivíduo canalizar as experiências que se vêm
realizando por meio de atividades expressivas e criadoras e integradas no
processo do ensino aprendizagem; apresentando imagens e ideias.
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