JORNAL A TARDE , SALVADOR ,28 DE
ABRIL DE 1979
EXPOSIÇÃO DE BEATRIZ ROSSI E SIMONE-MARIE
Obra da argentina Beatriz enfoca o ser humano |
Constam
ainda de seu curriculum ilustração de obras de Plínio Marcos , Oscar Von Pfhul
e atividade no campo de teatro.
Até
1977 desenvolveu técnicas gráficas, utilizando os cinzas para a figura humana e
cores chapadas e vibrantes para os fundos. Suas cores delimitavam os campos
estipulados para que a figura humana tratada em cinza de forma realista se
destacasse do seu fundo como que não pertencesse a ele.
Assim
conseguiu uma relação de figura e fundo que refletia em seu entender uma
realidade humana especialmente uma realidade latino-americana. Seu trabalho
está assim identificado com a massa, com os índios, camponeses, pescadores,
vendedores ambulantes. É portanto uma visão de cinzento que envolve a vida
desta gente sempre massacrada por interesses os mais variados. Beatriz mostra
então que a multiplicação dos objetos de consumo super coloridos contrastam com
o desbotamento sempre crescente do homem onde enxerga a paisagem triste e cinzenta
das chamadas zonas febris. Por tanto, sua linguagem plástica é atual, é
completamente integrada com o nosso viver e ali ele como que documenta e
protesta contra isto que acontece em prejuízo para muitos.
Isto
aconteceu até 1977 e segundo ela uma transformação ocorreu no ano passado para
cá tanto no nível técnico como no da linguagem plástica. Mas o tema é o mesmo:
o ser humano. Ela diz que está aproveitando o costume do litoral paulista e do
Rio e também algumas manifestações
populares como o Carnaval, Natal etc e em cima disto desenvolve toda uma
temática num ambiente humorístico. Ai está o nosso povo sonhando risos e rindo
sonhos. Os valores trocados e por outro lado a velha pergunta: o que é uma
máscara? Quem somos?
O
uso do pastel trouxe uma nova disciplina no uso do espaço e na distribuição dos
campos, assim como na composição plástica.
A artista holandesa Simone-Marie faz bico-de-pena |
Ela
está preocupada com a inversão do processo natural e afirma que vivemos uma
vida onde a mente está separada do corpo. E que a evolução técnica conseguida
pelo homem não vem sendo acompanhada por muitos, que ficam pra trás.Quatro
estão operando como formigas irracionais. E este quadro que ela mostra apresenta
as figuras de mulheres e de formigas laboriosas, que fazem as coisas automaticamente. Um trabalho de
bico-de-pena razoável, que agrada.
NOVO
REGULAMENTO DO SALÃO JÚLIO KOELER
Com
o objetivo de dar maior importância ao Salão Petropolitano de Artes Plásticas Major Júlio Koeler, (SPAP) o Secretário de Educação e Cultura ,professor José
Ribeiro de Assis designou uma Comissão para estruturar seu novo Regulamento.
Esta Comissão foi composta da Diretoria do Departamento de Cultura, professora
Hebe Machado Brasil, pela Presidente da Câmara das Artes, Conselheira Vera
Pretz e pelo artista plástico Petrus Beekhuizen.
O
novo Regulamento foi aprovado pelo Prefeito dr. Jamil Miguel Sabrá e publicado
no Diário Oficial no dia 18 de março. Trata-se realmente de oferecer uma
importância maior ao Salão que vem sendo realizado anualmente em novembro,
regulamentado desde 1968, mas que não acompanhou o desenvolvimento acelerado de
outros salões, carecendo pois, de sua atualização.
O
19º Salão Petropolitano de Artes Plásticas Major Júlio Koeler vai ser lançado em agosto de 1979, obedecendo já ao
seu novo Regulamento.
DOS PRÊMIOS
Serão conferidos os seguintes
prêmios:
1º Prêmio: Distinção Honoris Arte – Salão Petropolitano de Artes Plásticas Major Julio Koeler. Aquisitivo Único: Colar e Medalha Ouro e cinco salários mínimos vigentes no País.
2º Prêmio – Grande Prêmio Prefeitura Municipal de Petrópolis - Aquisitivo Único - Troféu e Prêmio de quatro salários mínimos.
3º Prêmio – Prêmio de Viagem ao Estrangeiro, representado por uma passagem – turista – e estada durante 30 dias. Aquisitivo único.
4º Prêmio – Viagem ao país – Aquisitivo único – Uma passagem de Avião ida e volta a qualquer estado do Brasil com estada paga por um mês.
5º Prêmio – Medalha de Ouro Cidade de Petrópolis Clube 29 de Junho.
6º Prêmio – Medalha de Prata Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Petrópolis.
7º Prêmio – Medalha de Bronze – Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura, da Prefeitura Municipal de Petrópolis.
1º Prêmio: Distinção Honoris Arte – Salão Petropolitano de Artes Plásticas Major Julio Koeler. Aquisitivo Único: Colar e Medalha Ouro e cinco salários mínimos vigentes no País.
2º Prêmio – Grande Prêmio Prefeitura Municipal de Petrópolis - Aquisitivo Único - Troféu e Prêmio de quatro salários mínimos.
3º Prêmio – Prêmio de Viagem ao Estrangeiro, representado por uma passagem – turista – e estada durante 30 dias. Aquisitivo único.
4º Prêmio – Viagem ao país – Aquisitivo único – Uma passagem de Avião ida e volta a qualquer estado do Brasil com estada paga por um mês.
5º Prêmio – Medalha de Ouro Cidade de Petrópolis Clube 29 de Junho.
6º Prêmio – Medalha de Prata Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Petrópolis.
7º Prêmio – Medalha de Bronze – Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura, da Prefeitura Municipal de Petrópolis.
Serão concedidas quatro Menções
Honrosas para cada secção Pintura, Escultura, Gravura e Desenho.
As informações sobre o 19º Salão
Petropolitano de Artes Plásticas poderão ser solicitadas ao Departamento de
Cultura da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de Petrópolis, Praça
Visconde de Mauá, número 305, Petrópolis , 25600 , Rio de Janeiro.
CARTAZES E POSTAIS VÃO DIVULGAR OS MUSEUS
Universidades, entidades culturais, museus, agências de viagens, locais turísticos, lojas e pontos de embarques e outros logradouros públicos de todo o Brasil já estão recebendo da Funarte e da Embratur cartazes a cores de Museus Brasileiros com fotos de suas fachadas ou reprodução das principais peças dos seus acervos.
É o primeiro resultado do
Projeto Museu, convênio assinado entre a Funarte e a Embratur visando a
divulgação no Brasil e no exterior dos
museus brasileiros como ponto de atração turístico e cultural. Para esta
primeira etapa do projeto foram selecionados os Museu de Arte Sacra da Bahia, Museu de Arte de São Paulo –Masp, Museu Nacional de Belas Artes, do Rio de Janeiro
e o Museu Imperial de Petrópolis.
PEÇAS PROMOCIONAIS
Ao mesmo tempo já estão sendo distribuídos cartões postais, seis de cada museu, que reproduzem as principais peças do acervo de cada um. Do MAM-BA , por exemplo foram reproduzida sobras de Pancetti, Portinari, Taunay , de Almeida Júnior, entre outros. Do Museu de Arte Sacra da Bahia, foram reproduzidas peças de arte sacra dos séculos XVII e XVIII; do Museu Imperial, peças raras, como o Trono do Imperador e as reproduções do MASP giram em torno de obras de artistas plásticos consagrados, como Anita Malfatti, Renoir, Bosch e Raffaelo Sanzio.
Este mês ficarão prontas as
outra peças promocionais que compõem o projeto como o Guia dos Museus, um
livreto com textos e fotos a cores, com o histórico de cada museu, descrição e
fotos detalhadas das principais peças do acervo e o roteiro de visitação,
folheto contendo a descrição geral de cada museu, inclusive planta baixa para
orientação do visitante, além de informações úteis, como acesso, horário de
visitação e entrada.
Os cartões postais serão
vendidos nos museus e em bancas dos jornais ao preço de CR$2,00; os roteiros
serão distribuídos gratuitamente pelas agências de viagens, escolas e museus, e
os Guias serão vendidos nos próprios museus.
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