JORNAL A TARDE, SALVADOR, 07 DE
ABRIL DE 1979
MUSEU DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
A grande
maioria dos museus que existem no mundo teem como um dos principais suportes de
sua sobrevivência a proibição de que suas peças nunca devem ser tocadas pelos
visitantes. Porém, na Bahia já funciona um museu, o Museu de Ciência e
Tecnologia, onde as crianças podem tocar nos objetos expostos e brincar com
alguns deles. Com isto a freqüência do museu tem aumentado e agora os
responsáveis já estão preocupados em disciplinar e programar visitas. É um belo
museu, construído dentro de uma tecnologia moderna, com sua estrutura de aço e
está instalado no Parque Metropolitano de Pituaçu, entre duas grandes avenidas
na periferia de Salvador. O museu fica entre duas elevações, é composto de
cinco módulos com uma área total de 5 mil metros.
Para
exposição interna foi destinada uma área de 1.550 metros
quadrados , além de dispor de uma área externa para
exposição de objetos de porte maior como locomotivas, carros antigos e outros
instrumentos que demonstram o desenvolvimento da tecnologia em vários setores.
O
museu não foi instalado depois de uma simples reunião ou coleta de peças.Tudo
foi devidamente dimensionado e para isto foi elaborado um plano-diretor,
compreendendo conceito e objetivos da entidade, suas possíveis formas de
atuação e, como decorrência, suas características básicas. Lá as crianças
encontram monitores que lhes explicam detalhes gerais dos instrumentos,
máquinas e peças expostos. O ambiente á agradável e a área própria para o lazer
da criançada. É um museu voltado para os jovens que podem examinar suas peças,
pegá-las e senti-las sem a preocupação de serem chamados a atenção pelos
funcionários.
OBJETIVOS
Quantos
aos objetivos, o Museu de Ciência e Tecnologia visa apresentar tecnologias
sofisticadas, ou seja, tecnologias modernas, relacionadas com a vanguarda do
desenvolvimento dos países mais evoluídos; tecnologias alternativas, ou seja,
aquelas que, resultando do questionamento das primeiras, procuram a economia de
recursos disponíveis, a harmonia com o meio ambiente e a adequação às reais
necessidades das populações a que interessam; tecnologias populares, englobando
todo um conjunto de procedimentos não-industrializados, herdado das gerações
anteriores e eventualmente ainda em uso em
certas regiões do país, procedimentos estes em via de extinção, cabendo
ser preservados e reincorporados, na medida do possível, á cultura atual.
Informa
os organizadores que detalhando o exposto acima, ao lado das tecnologias mais
evoluídas vigentes nos países desenvolvidos, cuja abordagem seria mais
informativa, há todo um acervo de técnicas e procedimentos tradicionais, alguns
ainda em uso, que se encontra ameaçado de extinção, a curto prazo embora
constitua parcela valiosa do nosso patrimônio cultural, sendo urgente coletar,
pesquisar e divulgar amostras significativas desse acervo para gerações
futuras.
Por
outro lado, apresenta certos aspectos da tecnologia que estão sendo
questionados, particularmente nos países desenvolvidos, na medida em que, ao
invés de contribuírem para a liberação do homem, têm aumentado muitas vezes
como instrumento de dominação, gerando, entre outros transtornos, a degradação
do meio ambiente e prejuízos a culturas diversas. Como a essa distorção vem
colocando, com intensidade crescente, o interesse pelo desenvolvimento do que
se convencionou chamar de tecnologias alternativas e populares, as quais, á
doação indiscriminada, e não seletiva, das tecnologias sofisticadas.
Dentro
desta visão, o museu foi instalado com cuidados especiais desde a fase de
coletar e manter atualizadas as informações quanto á evolução da ciência e da
tecnologia, nos âmbitos internacional (predominantemente,) nacional e local, cem êxtase nas abordagens
alternativas e populares.
COMPONENTES
Não
deve ser um museu daqueles estáticos, onde as peças estão ali imobilizadas e
intocáveis. É um museu que deve ter vida com realização de palestras,
seminários, programações para escolas e uma produção didática á altura de uma
instituição deste porte.
O
seu plano-diretor previu, além dos espaços de diversos tipos destinados ás
exposições, os seguintes elementos: auditório para reuniões, seminários,
conferências, projeções de cinema e audiovisuais; sala de aula e reuniões;
biblioteca, cantina para visitantes e funcionários; locais para descanso/estar;
setor administrativo; depósito, oficina gráfica; vestíbulos, jardins e outros
serviços.
O
Museu de Ciência e Tecnologia será de importância vital para o desenvolvimento
da criança, porque os conhecimentos adquiridos na observação de todos os
objetos e no manuseio, certamente vão auxiliar o despertar de vocações entre
jovens estudantes, motivando-os a seguirem carreiras técnicas e cientificas.
Deste modo, a preservação da memória técnico-científica, com substância no
acervo do museu, é uma das formas de garantir que as experiências acumuladas
sirvam de exemplo para o presente e iluminem o futuro.
No
setor de Biologia Humana a criança aprenderá noções sobre o corpo humano, o
homem e o ambiente, educação sanitária e tem contato com aparelhagem utilizada na área d Ciências
Biométricas. Ela tem oportunidade de manusear vários objetos e na de Física
observará demonstrações dos princípios físicos através de protótipos, onde o visitante,
por conta própria, experimenta e tira suas próprias conclusões. Os
conhecimentos adquiridos nessas experiências levarão a criança à compreensão
das suas aplicações tecnológicas e à observação da natureza, ajudando ainda
pela apresentação de modelos reduzidos, fotografias, desenhos, painéis e modelos
reais, além de explanações dos monitores sobre os inventos pioneiros. Ali a
criança encontra uma bicicleta que gera corrente elétrica, bebedouro automático
com fotocélulas, roldanas, etc.
No
chamado setor industrial são mostradas as duas tendências: a evolução histórica
da tecnologia industrial e o desenvolvimento industrial da Bahia nos últimos
anos. Entre as peças o jovem encontra pilão hidráulico, linotipo, engenho de
açúcar, tear mecânico, maquete do Pólo Petroquímico de Camaçari, que é uma das
atrações pela quantidade de tubos, e miniaturas de fábricas com estranhas
formações.
No
setor de transportes, cuja atividade surgiu no momento em que o homem
pré-histórico teve necessidade de se deslocar à procura de alimentos e objetos
indispensáveis ao seu uso inexistentes nas circunvizinhanças de suas primitivas
habitações, a acriança tem oportunidade de conhecer e andar numa Maria Fumaça
locomotiva a vapor, carro-de-boi, automóvel Panhard-Lavassor, construído em
fins do século XIX, carro de bombeiro e Rolis Royce de 1923 e assim por diante.
Tem ainda um modelo reduzido do Concorde, dentre muitas outras peças. Outras
peças continuarão sendo adquiridas dentro de um programa seletivo, visando a
formação e desenvolvimento ininterrupto e sistemático do acervo, pois a coleta
não pode consistir apenas na incorporação de objetos e documentos, mas também
no registro de dados.Fotos Google.
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