Translate

sexta-feira, 22 de março de 2013

ARTISTAS TERÃO ENCONTRO ESTE MÊS EM SALVADOR - 7 DE JULHO DE 1979



JORNAL A TARDE, SALVADOR, 7 DE JULHO DE 1979

ARTISTAS TERÃO ENCONTRO ESTE MÊS EM SALVADOR

Paralelo a uma reunião da Comissão Executiva Nacional dos Artistas Brasileiros na Bahia estarão reunidos no Seminário de 20 a 23 de julho na Biblioteca dos Barris, os artistas baianos. O encontro tem o firme propósito de conscientização da lei que regulamenta a profissão do artista. Para o Presidente da Associação dos Artistas e Técnicos do Estado da Bahia – APATETEBA, para Leonel Nunes a coincidência dos dois encontros, tornará o Seminário mais forte, quando além de se discutir os pros e contra da lei, terão oportunidade de conhecer experiências dos integrantes da Comisssão que são responsáveis por todas as resoluções a nível nacional.
Para Leonel Nunes, o Seminário dará maior oportunidade de se discutir profundamente a lei. Entretanto adiantou, que ela não podia ser pior! Como toda lei ela é uma só para todo o País , mas atende somente Rio de Janeiro e São Paulo, para cujas casas de espetáculos e emissoras de televisão está dirigida. Na Bahia o empresário está no mesmo barco do artista, quando não existe mentalidade empresarial . Continuou afirmando que a lei foi criada de cima para baixo e não optou para as realidades diferentes das várias regiões e estados brasileiros.
TRABALHO POR AMIZADE
Afirmou que o artista baiano acostumou-se a trabalhar na base da amizade e nos tempos atuais este mesmo artista que se diz profissional não sabe separar o amigo do negócio por falta de conhecimento da lei que lhe protege. Disse que nenhuma atitude de pode ser tomada pela APATETEBA , enquanto não houver por parte do artista, um maior conhecimento da Lei 65.33, para que sua associação possa defender. É mais um problema de conscientização para que o interprete possa lutar, reivindicar ou então continuará na antiga estória de fazer do teatro hobby.
O mercado baiano está inflacionado. Não se distingue quem é amador ou profissional. Aparecem os oportunistas, integrantes de grupos fantasmas e através de um ordenamento poderemos separar o amador do profissional. Não é que eu seja contra o amadorismo, mas o excesso dele, retira o valor do profissional no mercado.
PARTICIPANTES
Além dos artistas locais, participarão do Seminário, o Secretário da Educação Eraldo Tinoco; o Diretor do Serviço Nacional, Orlando Miranda e o Diretor da Fundação Cultural, Geraldo machado. Através da Comissão Executiva Nacional do Artistas estarão em Salvador os presidentes de sindicatos do Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente Vanda Lacerda e Lélia Abramo.Também o Presidente da Associação dos Atores do Rádio, Televisão e Cinema – ASA, Jorge Ramos .
O Seminário será dividido por áreas de atuação, como teatro, dança, cinema, rádio e TV, circo, além de shows e variedades. Além do auditório serão ocupadas mais cinco salas da Biblioteca Central. ( Josefa Ribeiro).

          FOTOGRAFE AS CRIANÇAS DE SUA CIDADE

O Escritório Regional do UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância localizado em Santiago está promovendo um Concurso Fotográfico em homenagem ao Ano Internacional da Criança, cujo prazo de inscrição termina no próximo dia 31 do corrente mês. Os  fotógrafos profissionais ou amadores de toda a América Latina e Antilhas, poderão participar enviando seus trabalhos em preto e branco com tamanho até 18 X 24 cm, em papel brilhante. O candidato deve se identificar, fornecendo nome, endereço, título e lugar onde a foto foi feita.
Esses dados devem estar escrito a máquina, em papel separado, e colocado no reverso de cada foto, com cuidado, a fim de não prejudicar a imagem.
Para você remeter as fotos que não devem ultrapassar 10 por cada pessoa coloque o endereço do Escritório Regional do UNICEF para as América, Caixa Postal 100, Correio Las Condes, Santiago do Chile e tome o cuidado de fazer uma boa embalagem para não estragar os originais.Os selecionados integrarão o livro intitulado Presença da Criança nas Américas, com cerca de 300 fotos, destacando diferentes contextos, como o social, folclórico, geográfico, urbano, o rural e outros, complementando as imagens com texto alusivos.
Os concorrentes selecionado receberão como prêmio um exemplar do livro, e os temas que poderão ser abordados são os relacionados com o nascimento das crianças, meio ambiente, desenvolvimento, educação, abandono, saúde, família, moradia, socialização e diversos. As fotos não serão devolvidas.

        CRIAÇÃO DE CINECLUBES EM ESCOLAS

Dez estabelecimentos de ensino superior serão beneficiados com a doação de um módulo de equipamentos completo para a instalação e desenvolvimento de cineclubes.Este é o resultado do convênio firmado entre o Departamento de Assuntos Estudantis do MEC e o Núcleo de Cinema da Funarte, que visa propiciar condições aos estudantes de iniciar e desenvolver atividades de cinema de forma autônoma e criadora.
Projeto Cineclubes pretende atuar em três frentes: Na produção de filmes, tanto documentais como ficcionais; na circulação, ou seja na divulgação e discussão do cinema através de projeções e debates; e no consumo , pois pretende a ampliação e formação de público envolvendo inclusive a comunidade não universitária. Para tal foi realizado um levantamento inicial das condições de funcionamento e receptividade em cada estabelecimento, e parte-se agora para um contato pessoal com os estudantes interessados na implantação.
Foram selecionadas as seguintes entidades: Fundação Universitária do Acre; Universidade Federal do Pará; Universidade Federal do Mato grosso; Universidade Federal do Paraná; Universidade Federal do Rio de Janeiro; Universidade Federal Rural de Pernambuco; Fundação Norte Mineira de Ensino Superior; Fundação Educacional do Norte Catarinense; Fundação de Integração e Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Rio Grande do Sul e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Cada uma delas receberá um módulo de equipamento contendo um projetor em 16 mml e outro em 8mml, um visor e uma filmadora em 8mml, além de equipamento adicional que inclui uma tela portátil, material de reposição, lâmpadas, correia, carretel, etc bem como uma biblioteca básica e uma acervo fílmico inicial. Esta biblioteca procurará propiciar rudimentos de técnica cinematográfica além de contar com livros sobre a história do cinema mundial e brasileiro. Além disso cada centro receberá um catálogo contendo um guia geral onde constará uma lista de distribuidoras em 16 mm, uma lista de cineclubes e centro de produção em super 8, bem como uma lista de lojas de reparos e reposição de peças. Durante a instalação dos equipamentos, um responsável pelo Projeto acompanhará todo o processo fornecendo orientação técnica. Em contrapartida os centros deverão assegurar uma programação permanente, sem qualquer interferência de conteúdo, dos órgãos promotores do Projeto.
Esta experiência inicial, que deverá estar concluída até julho, se for bem sucedida poderá ser estendida a outras universidades brasileiras.

                 I BIENAL DE ARTE INFANTO JUVENIL

O Instituto Nacional de Artes Plásticas da Funarte promoverá de 10 a 26 de outubro a I Bienal de Arte Infanto Juvenil, que tem por finalidade expor desenhos, pinturas e gravuras de crianças e adolescentes com idade limite de 17 anos, completados até 1º de julho.
Os trabalhos deverão ser apresentados emoldurados com passe-partout de cartão branco e com dimensões mínimas de 30 por 20 cm. Cada participante concorrerá com no máximo , três trabalhos, que serão entregue na sede do INAP, Rua Araújo de Porto Alegre, 80, RJ, até 31 de julho. As secretarias de educação dos estados em colaboração com as escolinhas de arte, se encarregarão de selecionar os trabalhos dos participantes. Cada Estado poderá enviar 30 trabalhos.
É objetivo da I Bienal de Arte Infanto Juvenil conscientizar a coletividade sobre a atividade expressiva e criadora como fator integral do indivíduo e canalizar as experiências que se vêem realizando por meio de atividades expressivas e criadoras e integradas no processo de ensino-aprendizado.
Serão apresentadas as imagens e idéias espontâneas de obras que revelem a emoção e o sentimento na arte da criança e do jovem- aspectos universais: imagens arquetípicas – a descoberta do processo de criação, a integração de experiências criadoras, aprendizagem por meio do gesto, da descoberta e da imaginação marcas de identidade pessoal e marcas de identidade cultural, de acordo com o Regulamento.
A |Bienal pretende apresentar um levantamento do que se vem fazendo no Brasil em matéria de atividade artística voltada para a educação da crianças e do adolescente e revelar o jogo do imaginário na infância e na adolescência; a expressão e a comunicação por meio de arte; a arte e o desenvolvimento; e as diretrizes básicas para a Arte-Educação.
Os trabalhos não poderão ter co-participação e deles deverão constar no verso ou em ficha colado no objeto nome completo do participante, endereço, CEP, cidade, estado, data do nascimento, sexo, título da obra, se houver.
É necessário ainda que o inscrito indique se já participou de uma exposição ou acontecimento artístico, o nome da instituição onde estuda, seu grau de instrução e o nome do professor ou orientador de atividades criadoras e expressivas.
Os trabalhos selecionados por uma Comissão Julgadora poderão constar de um álbum e ser motivo de cartões postais ou cartões de Natal de propíedade da Funarte.

                                                PAINEL

O MARCHAND - Fernand Legros, de 48 anos, acusado de fraude por ter vendido, a um milionário de Dallas, no Texas, dois quadros falsos de arte, deixa o Tribunal de Paris, depois de ter sido condenado a dois anos de prisão e multa de U$3.500 dólares. Legros vendeu um total de 54 quadros a um magnata do petróleo, Algur Meadoows, entre 1964 e 1967, por U$ 60 mil. A falsificação incluía pinturas de Picasso, Renoir,Chagall, Modigliani e Dufi.
A falsificação de obras de arte é um mercado que movimenta milhões de dólares em todo o mundo. Algumas pessoas tem a capacidade e habilidade de imitar importantes obras de mestres da pintura.


ARTE AFRICANA - Em Londres esta escultura africana de madeira foi vendida, num leilão,para o Museu Metropolitano de Nova Iorque por 240 mil libras esterlinas. A peça intitulada Mestra de Buli bateu o recorde em preço para uma peça de arte africana em todos os tempos.
A arte escultórica africana é muito rica e está presente nos principais museus do mundo
inclusive aqui na Bahia no Museu Afro-brasileiro ,no Terreiro de Jesus. Vale a pena visitar este museu e apreciar a grandeza dessas obras.

PEQUENA AMOSTRA - Este ano não foi programado o Salão Universitário de Artes Plásticas em razão apresentada é que a verba para o Festival de Arte da Bahia está pequena, embora a Funarte tenha liberado mais de 800 mil cruzeiros conforme notícias divulgadas . Mas para não passar em branco foi organizada uma pequena amostragem intitulada Artes Plásticas Universitárias Hoje com o objetivo de estimular e promover o desenvolvimento das artes plásticas entre os estudantes universitários do Estado, possibilitando uma visão global das suas potencialidades criativas. A amostragem acontecerá de 8 ao dia 30 de julho. participar da amostragem , única e exclusivamente, estudantes universitários , pertencentes ou não à Escola de Belas Artes, podendo inscrever-se estudantes de quaisquer universidades federal, estadual ou particular, regularmente matriculado. Cada artista pode apresentar três trabalhos, os quais deverão ser entregues até hoje às 18 horas, podendo ser retirados somente após o término da amostragem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário