JORNAL A TARDE,SALVADOR, 04 DE MAIO DE 1981
ESTUDO ETNOGRÁFICO DE VERGER NO
CASTRO ALVES
No
foyer do Teatro Castro Alves, a exposição fotográfica Deuses Africanos, de
Pierre Verger. São trinta e duas fotos que fazem parte de seu próximo livro,
intitulado Orixás na África e no Mundo, um estudo etnográfico de 30 anos, que
será lançado em breve.
Pierre
Verger possui uma das mais preciosas documentações sobre civilizações e
culturas em vias de extinção, sendo este acervo um trabalho cuidadoso de suas
viagens pelo mundo, sempre fotografando.
Atraído
pela Bahia através da leitura de Jubiabá, de Jorge Amado, veio a se apaixonar
pela cidade de Salvador, e, especialmente, pela cultura da comunidade negra,
que ainda aqui mantém as suas tradições. Este seu interesse, totalmente
diferente e oposto a uma mera curiosidade de turista, pois a sua vida está
perfeitamente integrada na vida e nos costumes baianos, frequentando como
iniciado o candomblé, veio a levá-lo a aprofundar seus conhecimentos na África,
principalmente na costa ocidental Nigéria e Daomé, onde pesquisou a arte
divinatória do Ifá e outros aspectos do patrimônio cultural dos Yorubás.
Os
trabalhos de Pierre Verger já foram objetos de dois filmes realizados para a
televisão francesa.. Seus livros sempre são publicados no exterior, entre os
quais um dos estudos sobre o tráfico de escravos, ainda não publicado no
Brasil. Obteve em 1966 o reconhecimento acadêmico através do título de doutor
Honoris Causa concedido pela Sorbonne.
Sua
formação de autodidata não o impediu, entretanto, de ser diretor de pesquisas
no Centre Nacional de Recherches Sociales, de Paris, professor visitante da
universidade de Ifé Nigéria e da Universidade da Bahia.
PIERRE
VERGER
Com
Setenta e sete anos, cidadão baiano é francês, de país belgas, com uma
curiosidade insaciável que o faz percorrer vários continentes, e registrar o
dia-a-dia da Bahia, mergulhando na tradição e cultura negras, o seu primeiro
contato de fotógrafo e etnólogo, com o candomblé, veio a acontecer por volta de
1946.
Disto
surgiu o aprendizado dos ritos e o penetrar nas raízes negras. Em 1951 torna-se
iniciado e começa a pesquisa do culto dos orixás no Brasil e na África.
O
intelectual africano, em geral, renega ou esconde as suas ligações com as
raízes da cultura negra. Até hoje ele permanece marcado pela colonização
cultural e missionária católica, protestante e islâmica. Já a tradição trazida
para o Brasil pelos escravos negros ficou na Bahia, sob a sua forma mais forte
e pura, sendo contada nas histórias e lendas, de pai para filho. A tradição
erudita é falsa; a oral é a verdadeira.
A
fotografia é simplesmente um documento. O fotografar não se aprende. È um ato
intuitivo, não cerebral. Sem saber o porquê capto um gesto, movimento, luz. É
preciso ficar atento ao que acontece em volta, sem se deixar tolher por uma
idéia fixa de imagem preconcebida intelectualmente. Ás vezes, só depois da
imagem feita você mergulha nela e a entende o entender se passa no nível de
leitura, não do registro da imagem.
Os
Deuses Africanos, 32 fotos em branco e preto, são todas instantâneas, e a Bahia
e a África estão irmanadas nas fotos, na tradição, na fé, já que os contornos
dos rostos, as expressões, as posturas, os gestos são os mesmos, e só a
diferença nos trajes e as legendas identificam o lugar onde foram tiradas.
MAM
MOSTRA OBRAS DOS ARTISTAS DO III SALÃO
Os
artistas premiados no III Salão Nacional de Artes Plásticas estarão expondo
seus trabalhos no Museu de Arte Moderna, Solar do Unhão, no período de 7 até o
dia 20 de maio, dentro do Projeto Arco-Íris, numa programação da Fundação
Cultural do Estado da Bahia.
Obra de Manfredo Souza, de Minas Gerais |
O
Salão Nacional faz parte do Projeto Arco-Íris, implantando em 78, pela Funarte,
que vem ano após ano confirmando a sua viabilidade e o acervo da sua proposta,
na promoção, no apoio, e na iniciativa de intercâmbio na área das artes
visuais. Sua função cultural e educativa, assim, tem sido plenamente cumprida,
não só através deste Salão, mas também por meio de exposições individuais e
coletivas, cursos, palestras e seminários, sempre realizados em convênio com as
entidades regionais, num constante empenho para intensificar a troca de
informações entre os grandes centros artísticos e as comunidades de pequeno e
médio porte.
Trabalho premiado do artista Arlindo Daibert |
A
iniciativa de deslocar o Salão do Rio de Janeiro para várias outras cidades,
como São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Recife, com
os trabalhos premiados em 1980, vem representar a vitalidade do projeto e sua
finalidade básica, num esforço de descentralização, tornando familiar as faixas
cada vez mais amplas de nossa população o que de mais representativo está sendo
realizado na nossa criação contemporânea nas artes visuais
UM CONCURSO DE HUMOR PARA VOCÊ MOSTRAR
A SUA GRAÇA
Estão
abertas as inscrições para o Concurso de Humor. Você que faz crônicas ou
poesias satíricas Inclusive cordel, charge, cartum e caricatura não pode ficar
de fora. Esta iniciativa do Centro de Exposições merece ser prestigiada para
que a idéia não morra, e assim, possamos reunir as principais manifestações de
humor de nosso estado. O concurso é aberto mas, só poderão participar trabalhos
inéditos. Leia com atenção este regulamento para que não participe com dúvidas.
O
regulamento:
RELATIVO
AOS TRABALHOS
A) Só poderão participar do concurso trabalhos
inéditos;
B)
Não serão julgados os
trabalhos cuja linguagem mostre decalque, cópia parcial ou imitação;
C)
Cada pessoa deverá
concorrer com o máximo de 10(dez) e o mínimo de 05 (cinco) trabalhos, por
modalidade.
D)
Os trabalhos, na
modalidade da crônica e poesia, deverão ser datilografados em três vias ou
cópias que não serão devolvidas;
E)
Os trabalhos, na
modalidade de Charge ou Cartoom e Caricatura, deverão ser apresentados dentro
das dimensões de 210mm X 210MM duzentos e dez milímetros ou em tamanho ampliado,
dentro das proporções da medida exigida até um tamanho que seja equivalente ao
dobro dessa medida, em três vias ou cópias que não serão devolvidas e em preto
e branco. O s trabalhos deverão ser entregues em quaisquer dos onze postos, sob
pseudônimo, acompanhados de um envelope pequeno, lacrado, contendo a
identificação do autor:
F)
Endereço, pequena
biografia é uma foto em preto e branco em qualquer, tamanho e que tenha um bom
contrate.Os trabalhos deverão ser entregues até o 20 de maio
nos postos.
Colégio Estadual João Florêncio Gomes- Ribeira;
Colégio Estadual Duque de Caxias- Liberdade; Praça dos Poetas do Cordel-
Mercado Modelo; Bahiatursa- Belvedere da Sé; Fundação Cultural-Biblioteca
Central- Barris; Raso da Catarina -ao lado do Passeio Público;
UCBA-Pré-Vestibular- Canela; Instituto Mauá- Porto da Barra; dama da Noite- Rio
Vermelho; Centro de Exposições Centro Administrativo; O Juvená- Farol de Itapuã
A COMISSÃO JULGADORA
a) A comissão julgadora será escolhida pela
Coordenação do Centro de Exposições e será composta de profissionais da área
b) Seus nomes serão divulgados em tempo divulgados em tempo oportuno e suas decisões serão irrevogáveis.Os resultados serão divulgados a partir do dia 13 de junho pelos órgãos de divulgação
b) Seus nomes serão divulgados em tempo divulgados em tempo oportuno e suas decisões serão irrevogáveis.Os resultados serão divulgados a partir do dia 13 de junho pelos órgãos de divulgação
A PREMIAÇÃO
A) Serão classificados pela comissão julgadora, dois
concorrentes em cada modalidade, cujos trabalhos serão publicados em livro.
B)
Se em determinada
modalidade não houver concorrente ou se os trabalhos apresentados não forem
classificados pela comissão, poderão ser publicados trabalhos de pessoas que
concorrem a outras modalidades do concurso, a critério da comissão julgadora e
Coordenação do Centro de Exposições.
C)
Serão impressos em
coletânea 500 exemplares dos trabalhos classificados, sendo que cada premiado
receberá 50 exemplares e os restantes serão distribuídos, pela Coordenação do
Centro de Exposições.
D)
O dia para entrega
dos livros será 30 de junho, data em que será promovido, em caráter festivo, o
encerramento do concurso e do ciclo Humor Cartoom e Cordel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário