JORNAL A TARDE, SALVADOR, 15 DE
SETEMBRO DE 1979
Data
- de 14 de setembro a 16 de outubro de 1979
Expositores
– Pierre Verger e Mário Cravo Neto
As
fotografias expostas – sessenta- sendo 30 fotografias em preto e branco,
tamanho 50 x 50cm de Pierre Verger e 30 fotografias a cores tamanho 50 X 60 cm de Mário Cravo Neto.As
fotos de Pierre Verger foram feitas no período de 1948 – 1956 e as de Cravo
Neto no período de 1968 a
1978.
A
meta comum é mostrar ao povo da Bahia seus costumes, o meio ambiente, e sua
configuração humana.
Seu comportamento que ainda é conservado mediante
as mutações que passa a Cidade.
Seu comportamento que ainda é conservado mediante
as mutações que passa a Cidade.
A
VISÃO DE MÁRIO CRAVO NETO
"É importante para o criador descobrir , vivenciar, produzir e sobretudo transpor as barreiras de comunicação fácil, por um relacionamento maior através de uma linguagem orgânica e apolítica com o público. Relacionamento este que às vezes é mal interpretado por certos indivíduos que não chegam sequer a saber do que se trata tornando-se uma tarefa árdua difícil da para o artista.
Os saveiros saindo por mar de Mário Cravo Neto |
Uma
visão sensível e sutil que tratava dentro dos moldes mais revolucionários,
acompanha e faz parte do processo que guia a arte do nosso século tem sempre
uma trilha difícil.
Tomando
a fotografia como uma forma de expressão, linguagem técnica recente nos dá a
liberdade de tratá-la dentro de um contexto atual mas que como medida ainda
sofre suas limitações de técnica e linguagem, mas que serão cada vez menor
enquanto esta arte for cada vez mais amadurecendo..
Procuro
fotografar o homem, na sua ambientação vivencial, sua luta titânica e seus mais
puros propósitos para sobreviver à força da natureza e à dignidade social.
Mostrar
o trabalho e o esforço humano é mostrar o homem nu nas suas raízes que são tão
profundas.
Acredito que através de uma linguagem
contemporânea como é a linguagem fotógrafica o criador poderá integrar-se
através do tempo e sobrepor suas próprias convicções em reação aos problemas
que nos afligem nesta era.
E
assim a função da arte retoma o seu caminho original que é reconciliar-se com a
vida.
Ninguém
sabe quanta graça nos foi dada; mas enquanto um grão de esperança existir, à ação é possível; dirigida a unidade ao entendimento mútuo em direção ao lento
processo do aprendizado do trabalho comunal criativo, mesmo que isto nos custe
em orgulho e uma maneira peremptória dogmática."
A
DESCOBERTA DE OBRA DE FREDERICK CHURCH
O
Diretor de um lar de crianças, em Manchester, Inglaterra, pensou em ganhar
algumas poucas libras para fazer pequenas reformas na casa, vendendo um quadro
de icebergs pendurado numa parede há muitos anos. Nem imaginava porém, que este
quadro é uma obra de um famoso paisagista norte-americano, desaparecido há mais
de um século.
O
diretor do lar das crianças enviou uma foto colorida do quadro à Galeria
Sotherby Park Bernet , de Londres, e os especialistas identificaram, uma
parecidíssima tela do pintor Frederick Church intitulada Icerbergs ou O Norte
Gelado , durante muitos anos procurada pelos amantes da arte.
Esta
é uma das mais importantes descobertas da arte norte-americana , em todos os
tempos, disse John Marion , presidente da Galeria Sotherby .
Agora
,o lar das crianças de Manchester, poderá ganhar muito mais do que algumas
poucas libras, pois o quadro está avaliado em 980 mil dólares ( vinte e seis
milhões 273 mil e 800 cruzeiros) e será oferecido a este preço no próximo
leilão de arte em Nova
Iorque , no dia 25 de outubro.
A
descoberta veio resolver o mistério que cercava esta tela gigantesca, pintada
por Church em 1861,depois de uma viagem por mar a Nova Escócia e a Labrador.
Em
1863, o quadro foi comprado por Thomas Watson, membro do Parlamento e nunca
mais se soube onde tinha ido parar.A
casa onde a pintura foi encontrada pertenceu outrora a Sir Edward William
Watkins, outro membro do Parlamento , que ganhou muito dinheiro com a
construção de ferrovias. Acredita-se que Watson comprou o quadro para Sir
Watkins.
GALERIA DE ARTE NO IGUATEMI
Com a presença do Prefeito da Capital, Mário Kértsz; do Secretário Estadual do Trabalho; do Presidente do Iguatemi, dr. Newton Rique , artistas e intelectuais baianos e uma comitiva de convidados do Rio de Janeiro e São Paulo, foi inaugurada no último dia
Une-se
assim a iniciativa privada , representada pelas duas centenas de lojistas
baianos do Iguatemi, a ação governamental, através da FCB , para proporcionar
aos milhares de frequentadores diários do Iguatemi o acesso à criação artística
no terreno das artes plásticas e gráficas. Note-se que a galeria não tem
qualquer finalidade comercial, objetiva apenas aproximar o público da arte.
A
exposição inicial da Galeria Iguatemi da Fundação Cultural da Bahia mostra 25
gravuras em técnicas diversas, de autores brasileiros e baianos da importância
de Emanoel Araújo, Aldemir Martins. Calasans Neto, Poty Lazarotto, Mário Cravo
Junior, Yolanda Mohaly , Hansen Bahia, Aloísio Magalhães, Sônia Castro,. Marcelo
Grassmann, Edison da Luz, Darel, Juarez Paraíso e Regina Katz, entre outros, coleção pertencente ao acervo do Museu de Arte Moderna da Bahia e que pode ser
visitada pelo público durante todo o horário de funcionamento do Iguatemi,
inclusive às noites de quinta e sexta-feiras.
MAM
ORGANIZA MEMÓRIA DO ARTISTA BRASILEIRO
O
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro está organizando um amplo arquivo de
Arte Brasileira Contemporânea, visando a formar um Centro de Informática para
Estudo e Pesquisa.
Desta
maneira, solicita aos estudiosos de arte e aos artistas de todo o País que enviem
documentação sobre as suas atividades tais como: livros, currículos, catálogos,
recortes de jornais, slides, fotografias, etc. O material deverá ser enviado ao
setor de Documentação do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro,. Caixa
Postal, 4420000, Rio de Janeiro.
OBRA MADONA E A CRIANÇA NOS EUA
Nova Iorque - funcionários da Galeria Knoedler, prendem à parede a Madona e a Criança, pintura de Leonardo da Vinci, que faz parte da coleção de Leningrado, na Rússia. Esta é a segunda vez que esta importante obra do grande mestre é exposta nos Estados Unidos. Uma bela oportunidade para os que gostam de arte por lá conhecerem de perto esta obra de Leonardo Da Vinci.
OBRA MADONA E A CRIANÇA NOS EUA
Nova Iorque - funcionários da Galeria Knoedler, prendem à parede a Madona e a Criança, pintura de Leonardo da Vinci, que faz parte da coleção de Leningrado, na Rússia. Esta é a segunda vez que esta importante obra do grande mestre é exposta nos Estados Unidos. Uma bela oportunidade para os que gostam de arte por lá conhecerem de perto esta obra de Leonardo Da Vinci.
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