JORNAL A TARDE, SALVADOR, 25 DE
AGOSTO DE 1979
FLORIANÓPOLIS É A SEDE DO IV
SALÃO NACIONAL UNIVERSITÁRIO
O IV Salão Nacional Universitário de Artes Plásticas será realizado na cidade
de Florianópolis, em
Santa Catarina e devido o seu interesse público na íntegra o Regulamento.
Espero
que a Universidade Federal da Bahia inicie seus contatos com vistas à
realização desse Salão em Salvador, no próximo ano. Já dispomos de condições
para uma promoção deste porte. Este já é o quarto salão, portanto, a nossa cidade
carece de uma promoção que dignifique cada vez mais o setor de artes plásticas.
Eis o regulamento na íntegra:
REGULAMENTO
1.1- O
IV Salão Nacional Universitário de Artes Plásticas, promoção da Fundação
Nacional de Arte (Funarte), através do Instituto Nacional de Artes Plásticas
(INAP) e em estreita colaboração com a Universidade Federal de Santa Catarina
(UFSC), será realizado na cidade de
Florianópolis, no período de 1.º a 31 de outubro de 1979, abrangendo as
onze categorias que se seguem: Cerâmica, Desenho, Escultura, Fotografia,
Gravura (inclusive Serigrafia),Objeto, Pintura, Propostas Ambiental ou
Ecológicas, Propostas Conceituais, Super 8 e Tapeçaria.
2-
A ORGANIZAÇÃO E GERÊNCIA
2.1 - A organização e gerência do IV SNUAP far-se-á por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e de Extensão da UFSC, mediante a constituição do Grupo de Trabalho que, sob a presidência do diretor do Departamento de Assuntos Culturais (DAC) de UFSC, se encarregará da programação execução e avaliação do evento.
2.1 - A organização e gerência do IV SNUAP far-se-á por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e de Extensão da UFSC, mediante a constituição do Grupo de Trabalho que, sob a presidência do diretor do Departamento de Assuntos Culturais (DAC) de UFSC, se encarregará da programação execução e avaliação do evento.
2.1.1.-
As funções do grupo de trabalho terminarão trinta dias após o encerramento da
mostra ficando a partir de então, a cargo do DAC as providências pendentes.
3-DAS
INSCRIÇÕES
3.1-
Só poderão participar do IV SUAP, aqueles que comprovarem declaração atual,
passada pelo estabelecimento escolar a que estiverem vinculados, no ato da
inscrição, serem alunos regulares de instituições de ensino superior sediadas no território
nacional.
3.2-
Os interessados poderão participar, em cada categoria mencionada, com o máximo
de três trabalhos individuais ou realizados em equipe, inscrevendo-se, neste
caso, todos os estudantes que a integraram.
3.3.-
Os trabalhos acompanhados de fichas de inscrição por categoria, deverão ser
entregues no Departamento de Assuntos Culturais da UFSC (Campus Universitário
da Trindade-88.000- Florianópolis-SC), até o ia 20 de setembro, devidamente
montados e/ou emoldurados.
3.3.1-
No caso de obras que exijam grande espaço para serem expostas, ou cuja montagem
deva ser procedida no próprio local da mostra, será suficiente, no ato da
inscrição, a apresentação de informações descritivas em forma de projetos,
fotos ou outras, que possibilitem a devida apreciação pela comissão incumbida
da seleção de trabalhos.
Das
decisões da comissão, dar-se-ão prontas notificações aos interessados, para que
possam providenciar se for o caso e em tempo hábil, a entrega e/ou montagem
fina das obras.
4.1-
Da seleção e premiação dos trabalhos, incumbir-se-á Comissão Julgadora,
constituída por críticos de arte e/ou artistas, 2 (dois) escolhidos pela Funarte
e 2 (dois) pela UFSC, que funcionará sob a presidência do diretor do INAP, ou
por representante autorizado, com direito a voto.
4.2.-
As decisões da comissão serão soberanas e, por conseguinte, irrecorríveis.
5- DA PREMIAÇÃO
5.1-Ao
melhor trabalho do salão, será conferido em dinheiro, o Prêmio Universidade
Federal de Santa Catarina, no valor de CR$35.000,00 (trinta e cinco mil
cruzeiros).
5.2.-
Ao melhor trabalho, por categoria, será destinado prêmio em dinheiro, oferecido
pela Fundação Nacional de Arte, no valor de CR$15.000,00 (quinze mil
cruzeiros).
5.3.-
Além dos prêmios, objetos dos subitens anteriores que totalizam CR$200.000,00
(duzentos mil cruzeiros), poderão ser dados outros por entidades públicas ou
privadas.
5.4.-
Os prêmios não serão acumulativos, isto é cada expositor não poderá receber
mais que um prêmio.
5.5.-
Os prêmios serão aquisitivos ou não, segundo os interesses dos órgãos que os
conferiram.
5.6.-
A divulgação dos trabalhos premiados e a entrega dos prêmios far-se-ão,
respectivamente quando da abertura e encerramento do salão.
6 -DAS
DISPOSIÇÕES FINAIS
6.1.-
O transporte dos trabalhos correrá por conta e risco exclusivo dos autores.
6.2.-Os
promotores e executores do salão não se responsabilizam por eventuais danos
ocorridos nas obras, máxime aquelas de maior fragilidade.
6.3.-Os
autores dos trabalhos inscritos deverão promover a retirada dos mesmos, junto
ao DAC, em 05 e 06 de novembro, findo o prazo, essa toda e qualquer obrigação
dos promotores quanto á conservação e guarda de material.
6.4.-
O s casos omissos serão resolvidos pelo Grupo de Trabalho designado à
organização e gerência do IV SNUAP ou, se for o caso, pela direção do DAC.
DEPOIS
DE PIRACICABA CARTUNISTAS DESEJAM MAIS ESPAÇO NA BAHIA
A luta por um espaço onde possam desenvolver o trabalho de cartunista na Bahia é o objetivo maior de Suzanildo Dias de Lacerda (Nildão) e José Vieira de Vasconcelos Neto, premiados na Categoria Comum no VI Salão Internacional de Humor de Piracicaba, São Paulo, aberto no dia 18. Com isso, Nildão repete o feito do ano passado na mesma promoção, no qual também foi premiado. Para este salão, foram enviados três trabalhos de seus, todos abordando problemas urbanos onde a chegada do progresso, violenta o cotidiano das pessoas.
A luta por um espaço onde possam desenvolver o trabalho de cartunista na Bahia é o objetivo maior de Suzanildo Dias de Lacerda (Nildão) e José Vieira de Vasconcelos Neto, premiados na Categoria Comum no VI Salão Internacional de Humor de Piracicaba, São Paulo, aberto no dia 18. Com isso, Nildão repete o feito do ano passado na mesma promoção, no qual também foi premiado. Para este salão, foram enviados três trabalhos de seus, todos abordando problemas urbanos onde a chegada do progresso, violenta o cotidiano das pessoas.
Por
seu lado, José Vieira participa pela primeira vez de um Salão e o mais curioso
é que justamente o seu trabalho premiado em Piracicaba foi recusado em um Salão de Humor,
realizado em Salvador recentemente. Segundo ele, a sua participação na mostra
paulista se deu apenas devido à insistência de Nildão. José Vieira, estudante
de Arquitetura, também mostra em seus cartuns a vida do dia-a-dia da grande
cidade, a realidade que mais conhece, porque como disse não posso mostrar o
sertão nos meus trabalhos porque não vivo esta realidade.
Cartuns
dos dois artistas baianos são publicados frequentemente no jornal A Tarde.
NÃO
EXISTE INTERESSE
Nildão,
embora reconheça a importância que tem em ganhar prêmios, acha, porém, que de
nada adianta recebê-los se não existe campo de trabalho.
É
preciso afirmaria que os jornais publiquem os nossos cartuns nesses jornais.
Ele acha que há condições na Bahia de se desenvolver um bom trabalho, mas não
existe interesse em se fazer uma seleção.
Preocupado
em abrir novos espaços para mostra os seus trabalhos, Nildão e José Vieira
pretendem participar do Jornal dos Postes (Post Scrptum), ou seja, publicar
cartuns numa espécie de vitrina e colocar nos postes da cidade. Eles acham que
as revistas especialistas são elitistas porque não alcançam o grande público,
perdendo a sua função de informar porque só quem as lê e quem já está sabendo
das coisas. Nos seus trabalhos há uma preocupação muito grande quanto a uma
nova linguagem popular, abordar os assuntos do povo, criar em cima disso E
citam o caso do futebol, dizendo que nenhum cartunista trabalhou em cima dele
até agora.
Outro
meio de ampliar a divulgação dos seus trabalhos é fazer edições populares para
serem vendidas pelos preços de um e dois
cruzeiros.
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