JORNAL A TARDE ,SALVADOR, SEGUNDA-FEIRA, 16
DE MAIO DE 1988
A MITOLOGIA AFRICANA NA OBRA DE
MILTON COUTINHO
A mitologia africana é o objeto-de-pesquisa do artista plástico Milton
Coutinho, natural do município de Santa Bárbara, atualmente domiciliado em
Salvador, que, desde 1979, vem dando forma, em madeira, às entidades que
compõem as narrativas míticas, mitografia, da raça negra. Artesão até 1977,
trabalhando com artesanatos de couro, Coutinho, sendo aluno do Colégio Severino
Vieira, ingressou no Curso de Artes desse estabelecimento de ensino e, durante
o curso que durou até 1979, incursionou pintura, xilogravura, litografia,
gravura em metal e escultura em madeira.
Em
1979, concluído o curso, Coutinho resolveu optar por uma só atividade artística
e assumiu a especialidade da escultura em madeira. Nesse
mesmo ano montou um atelier com seu professor de arte do Severino Vieira,
Milton Menezes, dedicando-se única e exclusivamente a pesquisa da mitologia
africana e dando-lhe forma em madeira.
Entre
79 e 80 esteve domiciliado em Eunapólis pesquisando e trabalhando intensamente
e, em 1981, fez viagens ao Rio para vender os seus trabalhos com uma grande
aceitação.
No
final de 81, diz Coutinho, retornei a Salvador e desenvolvi um trabalho
conjunto com o artista plástico Celso Cunha fazendo painéis. Em 84 viajou para
São Paulo e, na capital paulista, desenvolveu um trabalho em dois planos: um
teórico, buscando aperfeiçoar-se na especialidade escultura, participando
intensamente de cursos e seminários, e outro prático procurando, sem fugir do
tema africano, colocar na madeira, jaqueira de preferência, as inovações
aprendidas nos cursos e seminários.
METAS
METAS
Na
busca sistemática do aprimoramento artístico, aqui em Salvador, Coutinho disse
ter estabelecido duas metas: programar um aprendizado superior da arte de
esculpir e envidar todos os esforços para empreender pesquisas de campo da
mitologia africana em seu ponto de origem: a África.
No
momento ambas as metas estão muito distantes, principalmente a segunda, mas
acredita que com esforço, e muito trabalho, reduza as distâncias dessas metas e
acabe por realizá-las. Segundo Coutinho, a mitografia africana é excessivamente
rica, mas as informações que tem sobre ela são secundárias ou terciárias e, por
isso, sujeitas a alterações descaracterizantes. Daí achar importante
inteirar-se da mitografia em seu local de origem.
Revelou
ainda Coutinho que seu encontro com a arte foi consequência de uma evolução
natural de sua habilidade na atividade artesanal. Houve inclusive uma evolução
na matéria-prima de sua arte: do couro para a madeira. E com a matéria-prima
madeira ele se sente mais a vontade para pesquisar e dar, em forma de
escultura, a sua interpretação dos orixás e das entidades que compõem a
mitologia das crenças da raça negra.
ADELINE
RAVOUX NÃO GOSTA DO RETRATO PINTADO
POR VAN GOGH
POR VAN GOGH
Adeline
Ravoux não se deixou impressionar quando Van Gogh, um mês antes de suicidar-se,
em 1890, pintou o seu retrato em azul celeste, mas um colecionador anônimo
sentiu-se feliz ao arrematar o quadro por 13,75 milhões de dólares.
O
mesmo colecionador, que deu seus lances por telefone também pagou 6,6 milhões
de dólares pelo óleo impressionista O Guarda-Chuva, de Auguste Renoir, no
leilão de 72 telas e esculturas impressionistas e modernas realizado na Galeria
Christie’s.
Foram
estabelecidos recordes para as obras de nove artistas, inclusive a
impressionista norte-americana Mary Cassatt, cuja pintura Conversa foi
vendida por 4,51 milhões de dólares, e o escultor suíço Alberto Giacometti,
cujo bronze Três Homens Caminhando alcançou 3,85 milhões de dólares também um
recorde em escultura do século XX.
Alcançaram
ainda preços recordes as obras de Mauricio de Vlaminck, Fernand Léger, Radoul
Dufi, Jen Arp , Ivys Tanguy, Germane Richier e Maurce Utrilo .Todo lote rendeu 63,16 milhões de dólares, pouco menos que a soma prevista de 66
milhões de dólares, mais ainda assim a noite foi sem precedentes para a
Galeria.
A
tela Adeline Ravoux , de Van Gogh foi leiloada por 1,25 milhões de dólares,
menso do que o preço previsto de 15 milhões de dólares.O
quadro fora vendido num leilão da Sotheby's em 1980, por 1,98 milhão de
dólares.
Van
Gogh estava hospedado na pensão do pai da menina de 13 anos quando se matou com
um tiro.
Adeline
não gostou do retrato que o pintor fez dela mostrando-a de perfil em ricos
matizes azuis, com os braços de comprimento maior que o normal. “Reconheço que
fiquei moderamente satisfeita”, lembrou ela numa entrevista em 1954."Meu
desapontamento foi porque não achei o quadro fiel à vida".
BRONZE
DE DEGAS
Um
comprador não identificado arrematou por 10,12 milhões de dólares um bronze de
Degas, estabelecendo recorde mundial para leilões de escultura de qualquer tipo
ou época. A pequena dançarina de 14 anos recebeu o lance vencedor de um leilão
em que a Galeria Sotheby’s faturou 94,4 milhões de dólares com a venda de telas
e a esculturas de artistas franceses impressionistas e modernos. Antes do
leilão peritos da Galeria haviam avaliado a escultura em 4,5 milhões de
dólares.
Maternidade,1886, de Auguste Renoir |
O
recorde anterior para uma escultura leiloada alcançou 3,63 milhões de dólares,
pagos em março, na Christie’s de Nova Iorque por um trabalho de Giacometti.
Um
japonês não identificado pagou 9,24 milhões de dólares por uma paisagem de
Cézanne de 1880 e uma coleção de Nova Inglaterra, e outra paisagem de Cézanne,
pintada em 1886, foi vendida a um europeu por 6,82 milhões de dólares.
Maternidade,
um estudo pintado por Renoir em 1886 , foi adquirido por um colecionador
anônimo alemão por 8,8 milhões de dólares. Uma paisagem de Renoir, de 1875, foi
arrematada por 6,6 milhões de dólares por um europeu não identificado.
PANORAMA
ESTÁ PROMOVENDO UM SALÃO DE ARTE
A
Panorama Galeria de Arte está promovendo o I Salão da Arte Contemporânea cujas
inscrições estão abertas. O Salão será realizado de 16 a 30 de julho do corrente
ano em comemoração ao 21º aniversário de sua fundação, que em homenagem ao Ano
do Centenário da Abolição escolheu o tema 100 Anos de Libertação e O Negro da
Era Atual. O Regulamento do Salão encontra-se a disposição dos interessados. A
premiação será em placas de ouro, prata e bronze para os primeiro, segundo e
terceiro lugares, respectivamente. Um Prêmio Especial será uma escultura
realizada por Gliarte Barreto.
EXPOSIÇÃO
SOBRE A OBRA DE PIET MONDRIAN
Piet Mondrian – 1872-1944- um dos artistas holandeses mais famosos, depois de Vicent Van Gogh, é mais conhecido por sua pintura abstrata moderna, porém uma exposição foi montada visando alterar esta imagem.
No
Gemeentemuseum – Museu Municipal – de Haia foi organizada a mostra com 250
Mondrians a maior , sobre uma carreira que durou mais de 50 anos onde se
descobre que o artista, considerado pioneiro na arte do século XX, de início
partilhava com Van Gogh – 1853-1890,
a fascinação pela luz e pela paisagem.
Desenho
realista de flores, cenas impressionistas enluaradas, figuras femininas
sensuais e naturezas mortas cubistas estão ombreando com trabalhos totalmente
abstratos que influenciaram fortemente o design e a arquitetura moderna. A
exposição revela a odisséia pessoal do pintor, até atingir seu estilo
inconfundível em 25 anos antes de falecer em 1944. Uma solitária nuvem vermelha
contra um céu azul e a linha reta do horizonte , em pintura de 1907 antecipa o
contraste de linhas negras e cores primárias que Mondrian usou em seus trabalhos
posteriores.
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