JORNAL A TARDE, SALVADOR, SÁBADO, 18 DE DEZEMBRO DE 1977
A obra que tanta polêmica gerou |
Esta hipótese do Sr. Leandro vem portanto confirmar que a figuração que foi incluída de Tiradentes em nossa mente é outra. O trabalho artístico tem outras conotações além da histórica, que devem ser levados em conta, as quais foram despercebidas pelo contestador gaúcho. Lembremos, por exemplo, que as três bocas podem representar a força comunicativa e de liderança do Tiradentes símbolo de um movimento". Como explica Vasco Prado, autor do monumento " a verdade é que não posso me ater a padrão antigo que caracteriza os monumentos aos heróis nacionais. Não posso fazer Tiradentes com manto, corda no pescoço e olhar perdido no horizonte. É preciso transmitir algo mais, dar um significado, uma mensagem ". E isto ele conseguiu a partir do momento que levantou uma polêmica em torno da imagem de um dos nossos mais nobres heróis.
Mas,
também, o artista não está no Rio Grande do Sul, porque o Presidente da
Assembléia Legislativa, deputado João Carlos Gastal compreendeu o seu objetivo
quando afirma que desperta um forte sentimento de veneração e respeito pelo
homem que deu a vida por um Brasil Livre esta escultura de Tiradentes. O
monumento tem quatro metros e meio de altura, é todo feito em chapas recortadas
de aço inoxidável, acentuando as nervuras da solda. Foi inaugurado em 30 de
novembro último pela Assembléia legislativa atendendo ao que dispõe a
lei..4.897 de 12 de dezembro de 1965, sancionada pelo Presidente Castelo Branco
declarando Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, Patrono da Nação
Brasileira. A lei recomenda ainda a inauguração de efígies do Inconfidente em
estabelecimentos de ensino e órgãos públicos como uma homenagem. Daí a
Assembléia gaúcha convidou o escultor Vasco Prado para esculpir a estátua,
agora objeto de polêmica. Ela está assentada sobre uma base também de aço, onde
se lê a inscrição: Se dez vidas eu tivesse, dez vidas eu daria, colhida de um dos depoimentos de Tiradentes.
ARTE
BRASILEIRA OS ANOS 60 E 70
Dez
por cento do total dos trabalhos integrantes de uma das maiores coleções de
arte contemporânea deste país a de Gilberto Chateaubriand está exposta no Solar
do Unhão.
Sem Legenda, obra de Carlos Vergara. Tinta plástica sobre madeira |
São
170 trabalhos de 56 artistas, os quais foram realizados de 1960 a 1976, e que nos dá
uma ideia da parte do desenvolvimento do setor no Brasil. A mostra embora
importante não vem atraindo um número expressivo de visitantes até o momento
devido ao fechamento de seus organizadores locais.
A
coleção começou por acaso, há cerca de vinte e três anos numa visita que Gilberto
Chateaubriand fez a Pancetti, que estava hospedado num pequeno hotel em Salvador. Deste
encontro vieram as duas primeiras obras: Marinha de Itapuã e um retrato
autografado. O presente de Pancetti serviu para despertar um ávido colecionador
de obras de arte que a partir daquele momento inicia uma trajetória em busca de
obras significativas da arte brasileira. Na exposição ora montada no Solar do
Unhão estão trabalhos de João Câmara Filho, do abstrato Tomie Ohtake, Edival
Ramos, Roberto Magalhães, Artur Alípio Barrio, Roberto Vieira, Luiz Alphonsus
de Guimarães, Wesley Duke Lee. Francisco Brennand. Um detalhe curioso é que
nesta mostra não apresenta nenhum artista baiano, nem mesmo ligado á Bahia, a
exceção de Pancetti.
OS ARTISTAS
WESLEY DUKE LEE - São Paulo, (1931) foi um dos pioneiros e representantes típicos da
retomada da figuração na arte brasileira ao abrir-se a década de 1960.
Pré-Estréia , trabalho de Rubens Gerchman. Tinta plástica sobre madeira |
Tem
sido um elemento catalizador entre os jovens artistas, usando na pintura,
desenho, montagens e ambientes os recursos da tecnologia avançada. Cada figura,
cada paisagem e cada acontecimento do mundo concreto lhe servem de pretexto
para um comentário visual-conceitual.
RUBENS
GERCHMAN - Rio
de Janeiro (1942) trabalho marcado por uma figuração crítica denunciadora de
início voltada para o folclore urbano nacional, sobretudo carioca. Basta
olharmos o quadro Pré-estréia, tinta plástica sobre madeira onde as misses
estão desfilando para termos uma ideia
do seu trabalho e objetivo, De 1967 em diante Gerchman
partiu da figuração explícita para novas propostas desta vez conceituais em
busca do neoconcretismo, criando uma série de obras a meio caminho entre o
verbal e o visual.Recentemente
assumiu Sua condição de latino-americano com indagações ecológicas e sociológicas do continente.
CARLOS
VERGARA -Santa
Maria, RS, (1941) seu trabalho começou a ser
reconhecido em 1960 e uma de suas características é o emprego dos mais
variados número de técnicas e materiais. A realidade alienante dos nossos dias
é sua preocupação e constantemente está presente em seus trabalhos. A máquina
que tritura o homem modesto a solidão, o anonimato a transformação do homem em
simples e frio número, e, o ídolo, são utilizados em seus desenhos pinturas,
gravuras e fotografias. Tem-se servido do plano e do espaço de matérias nobres
como o acrílico e pobres como o papel e o papelão, d registro autobiográfico e
da criatividade em equipe, da obra para contemplar e da obra para usar. Neste
quadro que apresento, Sem Legenda, onde ele utilizou tinta plástica sobre madeira
dá para termos uma rápida ideia do conteúdo de sua obra.
Gostaria
ainda de falar sobre Glauco Rodrigues, Francisco Brennand, João Câmara Filho,
Sérgio Camargo, Abelardo Zaluar, Ângelo de Aquino e tantos outros que integram
esta mostra que sem dúvida foi uma das importantes apresentadas em Salvador
neste ano que se finda.
O PODER DE COMUNICAÇÃO DO CARTAZ
O
cartaz tem um grande poder de comunicação e quase sempre é utilizado para
anunciar shows, congressos, seminários e também como propaganda oficial. Agora
um cartaz acaba de ser premiado na Itália. A Catedral e a Criança idealizado
pelo artista gráfico de Frankfurt, Wolfgang Rohde. O cartaz recebeu o Prêmio Gráfico e uma medalha de ouro do Senato italiano. A Central Alemã de
Turismo tinha enviado para a Catânia uma série de cartazes turísticos da
Europa, África e Ásia. O cartaz da foto retrata uma parte da Catedral da Colônia
com a cabeça de uma criança. Os motivos dos outros três cartazes premiados são:
uma reprodução do interior da célebre igreja Wieskirchen (Baviera do Norte,
século XVIII) com uma partitura de Johann Sebastian Bach; o castelo Mospelbrunn ( Século XV) perto de Frankfurt com um grupo de veados e, uma fachada de
uma casa de campo típica do Norte da Alemanha com uma cabeça de cavalo. Os
quatro cartazes pretendem fazer propaganda da República Federal por todo o
mundo.
PAINEL
COMO
O DIABO GOSTA – a mostra de arte representativo do Movimento Artístico Baiano
continua aberta ao público durante o mês de dezembro. Ainda durante este mês a
referida galeria está fazendo uma promoção digna de ser incentivada e
prestigiada por todos nós. Visando proporcionar à classe média a compra de uma
obra de arte a galeria adquiriu gravuras de artistas baianos e lançou uma
campanha Que Seu Presente Seja Uma Obra de Arte.
PANORAMA
EM FESTA _ A Galeria Panorama vem
realizando durante o mês de dezembro a apresentação de seus alunos. De 10 a 15 vários deles
apresentarão seus trabalhos no V Salão Novos da Panorama.
Agora
uma coletiva está acontecendo reunindo trabalhos dos artistas Afonso Garrido.
Alcides Naval, Anna Georgina, Antônio Rebouças, Cristiano Coelho, Dulce
Scaheppi, Eugênio Roberto, Fred Schaeppi,Jessé Acioly, João Carrera, Leila
Saraiva, Luciana Pereira, Márcia Fernandes e Mirabeau Sampaio.
DIDÁTICA
– Outra exposição didática está acontecendo na Galeria Canizares , da Escola de
Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, sob a orientação do professor Ivo
Vellame, que vem realmente dando grande incentivo às artes em Salvador.
ARTESANATO
– acabo de receber um convite do Estúdio
Lambe-Lambe , que fica localizado na Avenida Princesa Isabel para a abertura da
exposição de Artesanato Peruano. Uma ressalva, é que a palavra artesanato
escreve-se com s e não com z, como está impresso no convite.
BAHIA
E HAITI – A Galeria Sereia está apresentando uma mostra de trabalhos de
artistas baianos haitianos.Representando a Bahia: e Babalu, Beto, Calixto
Sales, Cardoso e Silva , Faroleo, Francisco Augusto ( escultura), Gutembergue
Pires, João Alves, Renato Matos, Pedroso e Wilie. Representando o Haiti:
Alexandre Gregoire, Castelneau Bendit,
Georges Auguste , Gerelus , Louines Mentol, Louis Joseph , Marccene Laurent,
Maurice Vital . Maurice Blaise , Montas Antoine, Pradel Lucien,Robuste Frank e Wilson
Bigaud. O catálogo muito bem impresso
deveria servir de inspiração para os nosso fatídicos órgãos cultuais . Foto
NOVA
GALERIA – A Associação dos Servidores Civis do Brasil acaba de inaugurar a
Galeria Presciliano Silva, na Rua Direita da Piedade, 17, com uma exposição de
trabalhos de Dias, Emídio Magalhães, Eckener, Gildásio, Itamar Espinheira,
Juarez Paraíso, Jaime Sodré, Manoel Bonfim, Oscar Caetano, Raimundo Valadão,
Rescalas, dentre outros. A galeria é aberta e alguns alunos da Escola de Belas
Artes participam desta coletiva. O dinheiro da exposição será revertido em
benefício das Obras Assistenciais de Irmã Dulce
Nenhum comentário:
Postar um comentário