JORNAL A TARDE SALVADOR SÁBADO,
13 DE NOVEMBRO DE 1976
Realidades
foram confrontadas de diferentes países e culturas: Alemanha e Brasil.No
final, um trabalho sério e com um conteúdo que deverá servir para outros
estudos posteriores que serão feitos na Alemanha. Assim os artistas alemães
berlinenses do grupo cooperativa Kwartz estiveram durante um mês em Salvador
reunidos com artistas brasileiros, nordestinos onde trocaram ideias e
discutiram coisas. A vivência foi de muito importância para os brasileiros que
desconheciam técnicas principalmente da serigrafia e muita coisa da nova
maneira ou processo da linguagem contemporânea através da cinematografia,
foto linguagem, desenhos, montagens, vídeo-arte, audiovisual e até nos gestos
esforçados para quebrar a grande barreira das línguas, o alemão e o português.
Inicialmente
as dificuldades foram grandes, especialmente, aquelas tão comuns entre pessoas
que falam línguas diferentes e não tem conhecimento recíproco.Deste
encontro nasceu a mostra que está aberta ao público no Instituto Goethe, no Corredor da Vitória. O artista Bené Fonteles que participou do encontro e agora
coordena a exposição afirmou que " nos reuníamos diariamente discutindo e
trabalhando em
equipe. Enfrentamos muitos problemas além das línguas e falta
de tempo porque as pessoas tinham outras obrigações a cumprir ligadas à sobrevivência. Mas continuamos trabalhando e no final nos entendíamos
perfeitamente. O material utilizado era escolhido com ampla liberdade como
também as coisas que abordamos. Assim
usamos envólucros de filme super-8, rótulos de cerveja, recortes de propaganda
imobiliária de grandes lançamentos nos jornais da cidade, realizamos colagens e
montagens mostrando a disparidade entre as obras suntuosas dos espigões e gente
passando fome na Maciel."
"No
final todos ficaram satisfeitos porque embora de países e origens diversas
temos as mesmas preocupações e queríamos
nos expressar da mesma forma através dos processos artísticos",disse ainda Bené.
O
alemães fizeram questão de declarar que não estão ligados apenas à técnica da
serigrafia, pois dedicam-se também à criação de objetos e outras manifestações
para se expressarem.Disseram que trabalham com água-forte em metal, usam tintas acrílicas, aquarela
e guache, além do spray, na confecção dos murais integrados na arquitetura.
Trabalham com embalagens , com materiais
considerados imprestáveis ela sociedade de consumo.
O
artista Reister - alemão - trabalha com sacos plásticos, embalagens e executa
pintura sobre objetos pré-fabricados. Já o Foeller tem a preocupação em
construir molduras para o público usar em si mesmo ou escolher determinado
objeto ou paisagem para enquadrar seu achado de imagem. O Hoffmann estende nas
suas obras de suporte de objetos nelas representados. Estes objetos estão expostos
na mostra, feitos de materiais plásticos e com seus tamanhos acrescidos. Já
Sylla inventa objetos eletrônicos para serem usados no corpo com adereços numa
proposta de continuidade: corpo-arte eletrônico. Estes objetos são criados
também para ser utilizados sobre qualquer superfície. Ele não vê qualquer
diferença em se comprar um quadro e colocar na parede ou se adquirir um objeto
e adornar o corpo.
Na
realidade estes artistas buscam uma saída dos limites convencionais no conteúdo
e na forma e utilização dos objetos de arte. Tem uma preocupação em inovar,
preocupação, esta, que sempre deveria existir em todos aqueles que vivem da
criação. Todo o trabalho e fundamento numa vivência existencial desses artistas
que é compartilhada pelo grupo e por todos aqueles que visitam ou visitarão
suas exposições. Eles não tem um compromisso formulado, pronto. É como diz
Reister " não tenho um compromisso formulado, completo. Estou cercando o
problema.Não
cheguei ainda diretamente ao homem, mas estou a caminho. Talvez daqui a dois
anos, já possa dizer alguma coisa mais eficaz sobre este comportamento."
Todos
estão situados dentro de uma linguagem atual, moderna, procurando o melhor
caminho para uma comunicação mais eficaz através do trabalho de arte.
Um
trabalho feito fora de uma linguagem conceitual, conhecida, isto é, numa
linguagem progressista. Estão preocupados também em criar novas formas que
sejam percebidas pelos homens e através da recriação de coisas existentes numa
percepção inovadora. O próprio Reister quando coloca um saco plástico na cabeça
de um pássaro está, segundo ele, mostrando uma nova maneira de perceber as
contradições existentes.
O
realismo que norteia o trabalho do grupo tem uma ligação muito grande com a
estética e aprofundamento da temática que possibilita o deciframento das
mensagens. Todas as propostas do grupo visam ainda encontrar uma boa qualidade
do trabalho.
Vejam
algumas informações e conceitos sobre a mostra que foram apresentadas pelos
artistas berlinenses: Peter Foeller, Janek Sylia e Werner Reister. Pelos
cearenses: Henrique Barbosa e Alberon Soares e pelos baianos: Edson Calmon,
Rose Urban, Ronaldo Taccarezza, Gray Melo, Chico Barreto, Bené Fonteles e Cosme
Gumas:
- Esta
exposição procura se mostrar de uma maneira direta e didática como principal
intenção conceitual;
Insistir
que a obra tendo ou não de suporte, ativa para qualquer dos fins a ela
destinadas da mesma maneira que são usados outros meios mais avançados ou
vanguardistas;
- Desmistificar
desta maneira todas as mistificações em torno de uma visão da arte como se vê
no habitual:
- Procurar
suportes não utilizados habitualmente para comunicar novas sensações
vivenciais;
- Esta
mostra se reverte de algo mais do que simples celebrações da mente, A procura
de estética-estilo. Ela é um exercício livre de grupo procurando a descoberta
da emoção de viver junto um trabalho de conhecimento arte-vida;
- Esta
mostra foi totalmente montada com obras propostas pelo grupo nordestino
utilizando material vivencial dos três artistas alemães, e demais obras que o
grupo propôs depois deste trabalho de convivência;
- São
expostos por exemplo, roupas os três macacões amarelos com o logotipo do Kwartz nas costas. Estas roupas na mostra estão em vitrines fazendo parte de processos
de foto linguagem ou sendo comparadas a uma proposta de roupa Vista Brasil acontecimento em super-8, ou ainda sendo exposta em andaimes repuxada por fios,
significando o sacrifício de um artista alemão tentando se comunicar com pessoas
e materiais diferentes;
- Uma
mostra que se completa a cada lance, materiais meios de expressão que são
utilizados como fragmentos para
complementar outros momentos.Um
exemplo é que, um super-8 complementa um ambiente que por sua vez completa seu
círculo-obra com uma serigrafia, um desenho ou uma montagem. Interligam-se
meios de expressão em partes diversas da mostra para denunciar uma sensação
única.
- Latas
de tinta, rolos, pincéis, estopa suja, fitas, papéis, esboços, estudos,
desenhos, serigrafia, cartaz, montagens, colagens, postais, cartas, fotocópias,
documentos, fotografias, a linguagem da foto em seqüência, esboços de
foto linguagem, audiovisual, visual, áudio, super-8, vídeo a vida... são
materiais utilizados para cumprir circuitos de imaginação e propor uma
diferente forma de visualização destes circuitos imaginados, solucionados,
realizados.
- Portanto, os meios de comunicação tentando até o último momento desta mostra procuram
estabelecer um labirinto didático sem fazer concessões á linguagem do habitual,
os suportes de mostragem de uma
exposição de arte, mesmo porque seria impossível estabelecer limites, para uma
maioria de artistas que neste encontro tiveram o habito de se mostrar
inteiramente abertos para novas linguagens de aprendizado. O que se mostra aqui
é uma pequena documentação destes hábitos.
III
CONCURSO NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS
O
Governo do Estado de Goiás lançou o Concurso Nacional de Artes Plásticas de
caráter anual e permanente, a ser realizado e patrocinado pela Caixa Econômica
do Estado de Goiás. O valor dos prêmios vincula-se ao salário mínimo regional
vigente, para que não haja desatualização, estando fixada a importância
correspondente a duzentos e cinqüenta vezes o valor do aludido salário mínimo.
Assim, a premiação, este ano, monta em CR$150 mil cruzeiros. Quanto aos gêneros
plásticos poderão ser alterados anualmente de acordo a diversidade de
preferência dos candidatos. Eis o regulamento na íntegra para conhecimento dos
artistas interessados em participar do concurso:
ARTES
PLÁSTICAS
01- Fica instituído o III Concurso Nacional de Artes Plásticas,
compreendendo os gêneros: Pintura, Desenho e Gravura.
02- O artista poderá concorrer em mais de um gênero,
ficando, todavia, obrigado a apresentar, exatamente, três obras em cada gênero
de Artes Plásticas em que se inscrever.
03- O valor dos prêmios em Pintura, Desenho e Gravura
totaliza CR$ 150.600,00 cento e cinqüenta mil
e seiscentos cruzeiros. A Comissão Especial de Julgamento determinará,
tendo em vista a qualidade e quantidade dos trabalhos apresentados em cada
gênero bem como o interesse da Caixego em formar seu acervo, a divisão da verba
da premiação destinada aos três gêneros.
04- Haverá um prêmio-aquisição, no valor de CR$
15.000,00 quinze mil cruzeiros, que será conferido a artistas(s) domiciliado
(s) em Goiás há mais de três anos, a critério da Comissão Especial de
Julgamento.
05- A Caixa Econômica do Estado de Goiás se reserva o
direito de convidar, oficialmente, artistas renomados para participarem do
Salão de Artes Plásticas do Concurso, isentos de seleção.
Único- A estes artistas a Comissão Especial de
Julgamento poderá atribuir até 30% do valor do prêmio estipulado em cada
gênero.
06- As obras contempladas com o prêmio de aquisição
será atribuído o valor correspondente aquele declarado pelo artista, na ficha
de inscrição.
único- a Comissão
Especial de Julgamento verificará, também se o valor declarado pelo artista
corresponde ao nível de avaliação no mercado de artes do País.
07- A Comissão Especial de Julgamento atribuirá prêmios
de aquisição ás obras cuja soma dos respectivos valores não ultrapassa a quantia
estipulada no item 03 deste regulamento.
08- Caberá, ainda, á Comissão Especial de Julgamento:
a)- selecionar, entre os trabalhos enviados,
aqueles que deverão ser expostos no Salão do III Concurso Nacional de Artes Plásticas;
b)- promulgar o resultado, fornecendo a relação das
obras contempladas com os prêmios de aquisição em cada gênero;
c)-redigir a ata do julgamento;
d)- redigir uma apresentação, com comentários
críticos, das obras adquiridas.
09- As obras adquiridas passarão a integrar o
patrimônio da Caixa Econômica do Estado de Goiás.
10- Poderão inscrever-se artistas estrangeiros,
desde que comprovem residir no País, há mais de 3 (três) anos.
PAINEL
MUDANÇA- de quando em vez sinto uma necessidade de mudar as coisas.Agora juntamente com o artista Carlos França que é um dos chargistas de A Tarde planejamos a mudança do logotipo desta coluna. Aliás todas as outras modificações foram efetuadas com a ajuda do Carlos França que é um dos novos talentos a Escola de Belas Artes da UFBA.
MINHA CIDADE - O Projeto de Atividades Culturais
Cacau e a Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna resolveram
lançar um concurso Minha Cidade é Bonita para as melhores fotografias enviadas
pelas prefeituras dos diversos municípios da região cacaueira.
A melhor fotografia de cada município passará a fazer
parte de uma exposição permanente no escritório do órgão em Salvador, e as três
consideradas de melhor nível serão distribuídos prêmios especiais.
GAÚCHO NO CIA -O gaúcho Túlio Olliver está expondo
na biblioteca do Colégio Polivalente de Aratu, no Cia. Ele chegou a Bahia em
1970 e vive refugiado em seu atelier no Jardim Bahiano onde vem concebendo
alguns trabalhos de qualidade. Aprendeu a manejar o pincel e a misturar
convenientemente as tintas com o italiano Aldo Locatelli. Durante uns 10 anos
frequentou o atelier deste artista italiano e depois decidiu viver de sua arte.
Sua temática não apresenta nada de novidades. As flores exuberantes e coloridas
, as figuras de baianos e os casarios bucólicos das ruas enladeiradas da velha
Salvador. Sem dúvida; que Tullio ainda está extasiado com a beleza e magia
desta Bahia que ele viu como viajante, e até hoje, não conseguiu deixar de
retratá-la. Os jogos de sombra e luz satisfazem. Consegue uma transparência e
tons sobre tons que determinam o seu conhecimento da técnica. Porém, Tullio
ainda está preso ao desenho, as formas rígidas. Sua pintura ainda não saiu do
acasalamento. Tem talento. Um talento que necessita ser objeto de uma depuração
e estudo contínuo. Acredito que a sensibilidade de Tullio e sua vontade inata
de criar, vão proporcionar a execução de trabalhos mais bem cuidados e
originais.
HANSEN BAHIA – O gravador Hansen Bahia inaugura a
Galeria Sereia, na Ladeira da Barra, com uma exposição intitulada Despedida.
Esta galeria pretende realizar uma experiência apresentando simultaneamente um
artista consagrado e um artista novo.Agora foi a vez de Walber, um talento que
desabrocha.
COSTA PINTO – O artista Costa Pinto conhecido por
seus casarios e marinhas , está participando da coletiva organizada pela
Galeria O Cavalete. Esta mostra é comemorativa do aniversário da galeria que
fica no bairro do Rio Vermelho. Foto
NA GALERIA BONFIM – Quatro artistas estão expondo
na Galeria Bonfim entre eles Emídio Magalhães, Ângelo Roberto, Edvaldo Gatto e
Marcos dos Santos.
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