JORNAL A TARDE SÁBADO, 3 DE
SETEMBRO DE 1977
Tela de Antenor ,buscando modernidade |
Acredito
na proposta de Antenor Lago. que deseja denunciar as destruições e as poluições
que enchem as páginas de jornais e revistas.
Porém, é preciso um certo cuidado na produção de coisas palpáveis,
coisas que traduzam uma mensagem capaz
de ser entendida. Gestos e atitudes intimistas dificilmente serão entendíveis,
além de colocar em risco uma possível proposta séria. Sei que ele se propõe a
uma linguagem contemporânea. As interferências do homem urbano na paisagem,
Antenor Lago, tenta demonstrar com seus traços fragmentados. Outra coisa que
desejo falar, é que a apropriação de raízes, ossos e outros elementos da
natureza e a introdução numa galeria, necessita de uma interferência marcante
do artista. A simples colocação de uma raiz no centro de uma sala ou um pedaço
de um caqueiro em cima de um osso de baleia pode ser bonito. Mas não traduz
muita coisa. O artista tem que trabalhar em cima desses materiais deixando a
sua marca, a sua a criação com uma interferência maior. Senão ficará apenas a
sensibilidade em selecionar os objetos e nada mais.
Já
o Murilo mostra trabalhos com forte dosagem de crítica social representado pela
figura de um homem vestido de casaca e os palhacinhos que este manipula dentro
de sacos, por trás de uma grade ou mesmo através de cordéis. O artista afirma
que antes estava preocupado com o que viria depois da morte, e hoje, com o que
está acontecendo. Fala ainda da inconsciência, coisa que percebemos em suas
telas. Algumas delas mereciam de Murilo um certo cuidado no acabamento. Isto
inclusive já tinha observado quando visitei seu atelier e lhe chamei a atenção.
Ao que pude depreender de suas telas e das entrevistas que andou dando por aí
está mais preocupado com a conotação política, esquecendo-se da elaboração. É
um jovem talentoso, que precisa de certo cuidado para não ser transformado de
uma hora para outra numa vedete, como vem acontecendo com dois ou três iniciantes.Aliás,
sobre esses, pretendo fazer algumas considerações à medida que orem expondo.
CHICO DA SILVA NÃO QUER VOLTAR
O pintor Chico da Silva em atividade |
Vou
deixar de ser besta, não voltarei mais para a casa que o Governo me deu, no
Pirambu. Afinal de contas, o Governo apenas me emprestou uma casa, pois quando
eu morrer ela não ficará para os meus filhos. O que eu quero agora, disse, é
conseguir dinheiro para construir uma casa própria.
Demonstrando
muita disposição, apesar de recentemente ter passado mais de um ano num
hospital, tratando-se de uma cirrose hepática, provocada pelo excesso de
bebida, Chico da Silva não está mais obedecendo às recomendações médicas de
evitar bebidas. Ele mesmo confessa que toma diariamente alguns uísques, mas
ressalva: Nunca mais fiquei completamente embriagado.
O
primitivista, sempre orientado por um bom parente, o esposo de uma sobrinha sua, vai pedir ao Secretário de Cultura, professor Ernando Uchoa Lima, que
mande determinar a apreensão de todos os quadros que levam sua assinatura
ilegalmente.
Não
é possível que os turistas comprem quadros falsos de Chico da Silva. Minha
assinatura está falsificada na maioria das telas que está exposta nas galerias
dos hotéis, mercados e até por vendedores ambulantes que circulam pelas praias
da cidade.
Existe,
disse, uma verdadeira indústria montada para faturar em meu nome. Não vejo como
acabá-la, mas sinto que as autoridades não ligam para este problema. Estou
sendo bastante prejudicado Poe esses falsários que já deveriam estar na cadeia
há muito tempo.
Chico
da Silva está pintando novamente seus galos, peixes, aves e dragões
fantásticos. Os seus traços já não são tão firmes como os de há dez anos
passados. Nota-se certa insegurança, mas o seu potencial criativo está ainda em
forma.
Naum
Gabo, o escultor que deu início ao movimento construtivista na arte, morreu
recentemente, vítima de câncer, aos 87 anos.Gabo,
nascido na Rússia, naturalizou-se norte-americano em 1952 e viveu muito tempo
na Noruega, Alemanha, França e Inglaterra. Foi feito cavaleiro pela rainha
Elizabeth em 1971.
Nascido
em Briansk, no dia 5 de agosto de 1890, Gabo estudou Filosofia Política,
Ciências e Engenharia. Em 1910, foi para Munique, onde tentou estudar medicina
na Universidade local.
Foi
na Universidade de Munique que encontrou sua vocação estudando História da Arte
com uma das maiores autoridades mundiais do assunto, Heinrich Wolffin.
Depois
do início da Primeira Grande Guerra,
Gabo emigrou para a Noruega, com seu irmão Antoine, também escultor e fez sua
primeira exposição em Oslo, em 1916.
Muitos
dizem que Gabo via a arte de uma maneira mais semelhante a do físico ou do
engenheiro do que do artista tradicional. Uma vez, ele disse: Não existe
matéria morta ou matéria viva. Tudo está vivo.
Gabo
e seu irmão voltaram à Rússia depois da revolução bolshevista e lançou seu
famoso Manifesto Realista, onde estão as bases da Filosofia Construtivista.
Em
1922, Gabo sentiu que a arte de vanguarda não era compatível com o novo regime
russo e mudou-se pára Berlim, onde se tornou uma figura importante na vida
cultural da República de Welmar, com Kandinsky, Paul Klee e Walter Gropius.
Escultura de Naum Gabo |
Gabo
chegou aos Estados Unidos em 1946 e, em 1948, foi homenageado com uma exposição
retrospectiva no Museu de Arte Moderna. O Construtivismo era reconhecido,
então, como um dos mais importantes movimentos artísticos do século.
No
entanto, sempre manteve vivos seus laços com a Inglaterra e a Galeria Tate de
Londres montou uma grande exposição de seus trabalhos em 1976. Seu último
trabalho importante foi uma fonte no Hospital São Tomás, de Londres, inaugurado
em outubro do ano passado.
Gabo
morava em Middlebury, Conneticut, e era membro da Real Academia Sueca. Deica
mulher, Miriam Israels, com quem se casou em 1936, e uma filha, Nina, residente
em Londres.
PAINEL
MAIS
UM ROUBO - Três das maiores obras de arte da Espanha, datadas do início da era
medieval avaliadas em vários milhões de dólares, foram roubadas da catedral de
Oviedo.
VÂNDALO-
Uma cena comum nos grandes museus é a presença de vândalos. Agora em Hannover,
Alemanha, dois retratos de Martinho Lutero de autoria de Lucas Cranach, o Velho, um dos maiores pintores renascentistas alemães foram danificados com ácido por
um vândalo.O
ácido Foi atirado no rosto das figuras de Lutero e sua esposa Catarina Va Borá.
AMERICANOS
NA RÚSSIA- O semanário soviético Literaturnaya Gazeta confirma que vários
trabalhos de artistas norte-americanos foram censurados pelas autoridades
soviéticas por beirarem a pornografia.Um
total de 16 livros e revistas dentre os 350 objetos apresentados na exposição foram censurados pelas autoridades soviéticas por beirarem a pornografia.Esta exposição percorrerá diversas cidades soviéticas, e
atualmente está em Moscou.
LE DOME- Juraci Crissi, Licurgo, Tadeu Neto e Túlio Oliver estão expondo na Galeria Le Dome, à rua Direita da Piedade 17.
NA
TEMPO- Na Galeria de Arte Tempo, no Salvador Praia Hotel, está expondo Jorge
Costa Pinto.
ELY
BUENO- Na Galeria Cosme Velho, em
São Paulo está expondo o artista Ely Bueno, que é uma grande
desenhista de categoria internacional. Já tive contato com alguns trabalhos de
Ely todos dotados de grande beleza plástica e um traço vigoroso.Já
pintou séries de árvores, cães, gatos, e agora mostra uma série de desenhos
onde centraliza a figura humana. Como disse Lívio Abramo quando de sua mostra
na Galeria Ambiente em 1959 Ely Bueno pertence aquela categoria de artistas que
buscam ou encontram no âmago de seu mundo psíquico o motivo a origem de sua
própria emoção artística. (Foto)
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