JORNAL A TARDE SALVADOR SÁBADO,
11 DE SETEMBRO DE 1976
Tive
a oportunidade de examinar alguns quadros de Murilo por acaso. Estava
participando por escolha de alguns trabalhos, que deveriam ser selecionados
quando deparei-me com alguns quadros que contavam uma estória: eram feitos
dentro de uma técnica razoável, mas sobretudo impressionavam por sua linguagem
e unidade. Eles foram selecionados e eu não conhecia o Murilo. Esta semana
conheci-o e pude verificar quanto jovem é este artista que certamente vai
continuar fascinado pela figura humana grande fonte de sua inspiração. É um
expressionista onde as multidões aparecem numa tentativa talvez de registrar a
transformação porque passa a humanidade. Telas povoadas, cheias de figuras místicas
e contemplativas, onde mães famintas estão juntas com frades também esquálidos.
Uma pintura que retrata o sofrimento da gente que não conseguiu até agora
partilhar do desenvolvimento. Quanto às cores são suaves e tons escuros
contribuem para dar uma ambientação mística. Sua mostra está no Clube Bahiano
de Tênis e tem como patronesses July e Silva Maria.
A
SERIGRAFIA E A ESTAMPAGEM
Carmem
Bardi está interessada em mostrar que a serigrafia não é pura estampagem e para
isto organizou uma mostra de esculturas e 24 gravuras que ficarão na Galeria
Bonino, no Rio de Janeiro. A novidade nesta sua mostra será a presença do
elemento humano junto ao principal tema do sue trabalho o poste.
A artista Carmen i mostra uma obra em serigrafia |
Suas
obras salientaram sempre a Comunicação, tendo o poste como símbolo, transformando
em elemento de linguagem. E a melhor maneira que a artista encontrou para
expressar seus sentimentos foi através da escultura e da serigrafia. Na
escultura, a artista criou o que chama de estratégia vegetal, onde a natureza
mistura-se com a tecnologia, peças e fios de cobre utilizados nos postes
entrecortando troncos de madeira.
A
artista falando sobre seu trabalho diz que no Brasil a serigrafia é feita como
estampagem e não como um processo gráfico elaborado. A obra só é real quando
resulta de um trabalho gráfico do artista criador, ou seja, a partir do momento
em que a pessoa tem a idéia, pesquisa, desenvolve-a e acompanha todo o seu
processo evolutivo.
Ela
trabalha sobre a tela-matriz utilizando-se de todos os recursos disponíveis,
mas vai além quando pega a fotografia, amplia e faz fotolitos e inicia a
execução do trabalho incorporando, decompondo, superpondo ou justapondo, em
suas criações, os elementos participantes d tela e que vão originar a obra
final.
CONTEMPORÂNEOS
BRASILEIROS
Uma
coletiva intitulada Contemporâneos Brasileiros está aberta desde ontem na
Galeria Signo, em Ipanema no Rio de Janeiro. A mostra foi idealizada para
inauguração de galeria e apresenta trabalhos de Eugênio de Proença Sigaud, Geza
Hellr, Manuel Santiago, Bianco ,Guima, Inácio Rodrigues, José Maria, Adilson
Santos, Orlando Britto e Rosina Becker do Valle representando uma síntese das
várias tendências concorrentes no país, no campo da pintura.
A
Signo é dirigida pelo tapeceiro Zitto Saback que reuniu nesta mostra pintores
de linguagem diversificada, sem propósitos historicistas, movimentos ou grupos.
O quadro da foto é de autoria do baiano Adilson Santos.
PAINEL
O DIREITO AUTORAL -Um dos principais problemas enfrentados pelos intelectuais brasileiros era a falta de regulamentação digna do direito autoral. Agora o Conselho Nacional de Direito Autoral acaba de baixar uma resolução constituindo o Fundo de Direito Autoral que terá, entre outros, recursos do produto da autorização de obras de intelectuais nacionais e estrangeiras pertencentes ao domínio público que passa a depender do CNDA.
No
caso de livros, fonogramas, gravuras ou similares, além da quantidade
autorizada pelo Conselho Nacional de Direito Autoral, o diretor ou interessado
poderá reproduzir 10 por cento da edição, destinados a promoção e divulgação da
obra, vedada sua comercialização.
Assim
5% sobre o preço de venda ao público de publicação de livro, obras musicais e
gravuras de obras plásticas, para finalidade não didáticas serão destinadas ao
Fundo de Direito Autoral.
VISÃO
DE ARTISTAS - Os pintores norte-americanos, Andy Warhol (à direita) e Jamie Wyeth ( à esquerda) retrataram-se naturalmente e pousaram ao lado de seus quadros
em Nova Iorque. Os
trabalhos foram, em seguida expostos na Galeria Goe-Kerr, de Manhattan. Wyeth
pintou Warhol ao vivo, enquanto este pintou Wyeth com base em fotografias. O
próximo projeto desses artistas é um retrato conjunto numa única tela.
YOLANDA
FREIRE- O trabalho Achei de Yolanda
Freire que está no foyer do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, demonstra
sua preocupação com a universidade do ser. Diz ela: O trabalho que venho
desenvolvendo se processa muito mais dentro de mim do que externamente. Envolve
esculturas de elementos vitais a abstratos, e pinturas de telas invisíveis mais
sensíveis. A tela viva invisível, a escultura viva impalpável, ambas se tornam
presentes, embora revestidas de curtas formas.
FERNANDO
COCCHIARALE- Artista, s 2. gên. Pessoa que professa as Belas Artes, pessoa que
revela sentimento artístico; operário adj. 2. gên, amantes das artes;
engenhoso,astucioso (coletivo: elenco, grupo.)
Uma
série de verbetes é o material utilizado pelo artista na exposição Amostra que
está exposto na área experimental do MAM. Os verbetes foram extraídos do
Dicionário Escolar da Língua Portuguesa- MEC, e respondem diretamente às
categorias profissionais e às perguntas por exemplo: o que você é? Que é que
você faz? Assim o público responde a várias perguntas, que são computadas
diariamente no final da exposição ele terá um recenseamento da freqüência da
mostra.
IMPORTAÇÃO-
Já foi assinada pelo Ministério da Fazenda a resolução que reduz a alíquotas do
imposto sobre o material utilizado por artistas plásticos, sem similar
nacional. Entre os itens constam: tintas acrílicas, tintas da China, pigmento
em pó, óleo de linho clarificado, polimerizado, claro resinas para vernizes
Mastique e Damar, vernizes para quadros e para retocar, telas preparadas
destinadas à pintura artística, pinceis de marta e de cerdas, e, papéis
especiais para desenho e para aquarela.
Quanto
aos materiais de gravura os benefícios atingem: crayon litográfico e corretivo,
tinta litográfica líquida ou em bastão, tintas especiais para gravura em talho
doce em tubo ou em lata, tintas especiais para gravura em madeira, verniz para
gravura negro fluido e negro laca transparente e óleo para talho doce.
MUSEU
DESPEJADO- Como é de conhecimento geral os museus e casas de cultura geralmente
são levados a segundo plano. A política cultural ainda não os atingiu como
merecem.Agora
é a vez do Museu dos Teatros no Rio de Janeiro que foi fundado há 26 anos e
agora foi despejado.
Ele
ocupava umas salas escuras no Teatro Municipal e o descaso tomou conta das
peças que também foram atacadas por ratos e cupins.O
número de visitantes era 2 mil pessoas em média por mês e suas peças estão
embaladas, à procura de local.
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