JORNAL A TARDE, SALVADOR, 30 DE JUNHO DE 1986.
CARTUNISTA PAULO SERRA E SUA VERSÃO DO LOBO MAU
De
uma pessoa que vive há vários anos dedicando seus melhores momentos em defesa
da natureza. Trata-se de Paulo Serra, este cartunista de mão cheia e muitas
vezes incompreendido por pessoas não muito sensíveis. Sua luta é grande e tenho
assistido de longe as dificuldades que é obrigado a enfrentar para conseguir
passar suas idéias. Uma luta que é travada nas escolas, nas ruas, nos parques e
nas redações dos veículos de comunicação. Como um verdadeiro pastor ele vai
mostrando o seu trabalho, a sua crença e as suas idéias. Discute, contesta,
briga e vai em frente.
Pega o lápis e na prancheta cria novas “armas” e parte para
outras batalhas. É um guerreiro destes que nasceram para brigar por sua causa e
a natureza é a razão maior da sua própria vivência.
Agora
volta Paulo Serra com uma versão ecológica da famosa estória do “Chapeuzinho
Vermelho e o Lobo Mau ”, onde procura desmascarar este medo que as estórias infantis
criam da natureza.
Geralmente
a floresta é um lugar perigoso onde os bichos estão por lá espreitando a
chegada de uma criancinha para abocanhar. Para ajudar a desmistificar este medo
é que ele criou esta versão onde o lobo mau do “Chapeuzinho Vermelho” passou a
ser o caçador, o vilão da estorinha.
Chapeuzinho
Verde foi amadurecendo, segundo Serra, e veio com o objetivo de tentar
minimizar estes falsos conceitos que nos foram transmitidos, e, que ainda
persistem na infância, ou seja, o medo dos animais e da floresta,
caracterizando homens insensíveis e cruéis para com a própria Mãe Natureza.
Assim
o lobo mau da estorinha não engoliu a vovozinha e nem tampouco foi morto com
uma automática por Chapeuzinho Vermelho, conforme outra versão que tive
oportunidade de ler num livro didático de inglês. O lobo de Paulo Serra passou
a fazer companhia à vovozinha e é o defensor do sítio que constantemente era
invadido por caçadores.
Mas,
o nosso personagem o Paulo Serra tem o próprio sobrenome ligado à destruição
das florestas ou seja, Serra. Quando a gente pensa neste instrumento
imediatamente lembra das imensas árvores da região amazônica tombando diante
dos movimentos de vaivém contínuo das moto-serras. Lembro-me que certa ocasião
um amigo em tom de brincadeira me chamava a atenção que geralmente quando os
indivíduos têm sobrenomes de Leão, Lobo e outros animais são dóceis, exatamente
o contrário do que a maioria das pessoas imaginava. Enquanto os que têm
sobrenomes tipo Passarinho, Pinheiro ou Carneiro e outros, não eram tão mansos
ou dóceis como poderíamos crer.Mas
o nosso Serra não é lenhador e tem raiva de quem corta árvores.
UMA
VISÃO DO COTIDIANO NORDESTINO
Mais
um maranhense que vem a Salvador mostrar seus trabalhos.
Desta
vez é José de Jesus Santos, ilustrador, desenhista e artista plástico cujo
trabalho é calcado nas coisas do Nordeste. Ele trouxe apenas cinco telas a óleo
que estão expostas na Galeria Mab, na Pituba. Sua temática é sempre ligada à
terra e à gente nordestina.
Informa
o artista que quem menos sabe falar de sua arte é ele próprio.Mas,
depois de algumas considerações. José Silva diz pertencer à escola fantástica
brasileira e que não abre mão de retratar e lutar pela preservação dos valores
e costumes brasileiros.
Nos
seus trabalhos notamos uma presença de transparências, noutros uma textura mais
densa, mas sempre a temática é calcada na sua realidade nordestina. O artista
andou muito por cidades nordestinas verificando in loco os costumes e os
valores para assim poder mostrar a feição urbana dessas comunidades. Uma visão
plástica do cotidiano nordestino.
MUSEU PICASSO É UM DOS MAIS
VISITADOS DE PARIS
Paris
(AFP) – Está sendo muito visitado em Paris o mais importante museu do mundo
dedicado ao grande artista de nosso século, o espanhol Pablo Picasso. As 360
obras do pintor, reunidas neste novo templo artístico parisiense, superam todas
as coleções de Picasso existentes, tanto as dos museus de Antibes (França) e da
Barcelona (Espanha) como as do Museu Puchkin, de Moscou; do Museu de Arte
Moderna de Nova Iorque ou de seus congêneres de Washington, Chicago e Londres.
A
origem desse verdadeiro tesouro – 203 telas , 158 esculturas e vários milhares
de desenhos e gravuras – é nada menos do que a coleção pessoal do próprio
artista, uma quarta parte da qual foi cedida ao Estado francês pelos seus
descendentes como pagamento dos impostos devidos a herança que Picasso lhes
deixou. O que está expostos são, pois, os famosos: Picasso de Picasso, isto é,
sua coleção pessoal formada por aquelas obras das quais o artista jamais quis
se desfazer e obras de sua pinacoteca particular, que possui vários Cézanne ,
Matisse e Rousseau, entre outros grandes mestres.
O
novo Museu situa-se no tradicional bairro de Marais, não muito longe da Praça
da Bastilha,no Hotel Sale, uma luxuosa mansão de 1600 totalmente restaurada.
O)s arquitetos que se encarregaram das obras tiveram a preocupação em
transformar a mansão não em um museu igual aos outros, mas em um local onde o
visitante se encontre em casa, por isso não se encontra ali nenhum refletor,
pois os quadros são iluminados por luz natural que entra pelo telhado.Por
outro lado, a apresentação das obras de Picasso por ordem cronológica permite
seguir claramente a trajetória do genial artista através das pinturas,
esculturas, colagens, cerâmicas, desenhos, gravuras e manuscritos que se
sucederam durante toda sua vida.
O Pintor E Seu Modelo, uma das obras expostas no Museu .Ao lado, um autoretrato do mestre . |
Preciso o contato do a.igo Reynivaldo Brito o meu contato é 71 999340655j
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