JORNAL A TARDE, SALVADOR, 08 DE
SETEMBRO DE 1986.
CARLO BARBOSA VAI EXPOR DIA 11 NO
MUSEU DE ARTE
O artista Carlo Barbosa tendo ao fundo duas obras que estarão expostas em sua nova individual.
A partir do dia 11, Carlo Barbosa, artista feirense, estará expondo seus últimos trabalhos no Museu de Arte da Bahia. São pinturas e desenhos, frutos de sua experiência em outras praças. Em Feira de Santana, para onde retornou, numa reintegração às suas origens, ele parece disposto a contribuir para o crescimento cultural de sua cidade, porém encontra-se tolhido de enriquecer o patrimônio artístico pelas injunções, pelos boicotes e barreiras que são colocadas à sua frente.
A partir do dia 11, Carlo Barbosa, artista feirense, estará expondo seus últimos trabalhos no Museu de Arte da Bahia. São pinturas e desenhos, frutos de sua experiência em outras praças. Em Feira de Santana, para onde retornou, numa reintegração às suas origens, ele parece disposto a contribuir para o crescimento cultural de sua cidade, porém encontra-se tolhido de enriquecer o patrimônio artístico pelas injunções, pelos boicotes e barreiras que são colocadas à sua frente.
Revela
que vive constantemente reavaliando o seu trabalho, confiante que o próprio ato
de criar seja forte e capaz de refletir nas cabeças dos insensatos. Nesses
trabalhos que vai expor a temática é livre e o enfoque característico do nosso
século.
Quem
conhece os trabalhos de Carlo Barbosa sente a sua capacidade criadora e a
pulsação das cores como verdadeiros instrumentos que vão soltando suas notas
musicais numa harmonia celestial. Neste conjunto de emoções nos transportamos
para espaços terrestres e não terrestres, onde a sensibilidade se faz cada vez
mais presente. Esta inquietação de Carlo Barbosa acontece exatamente porque ele
deseja que haja uma decodificação das suas mensagens, independente do
envolvimento político ou partidário.
Carlo
que falar aos concidadãos de sua terra e arredores, mas precisa de espaço para
que assim possa apresentar as suas mensagens, as quais não podem e não devem
passar despercebidas.
Diria
que o artista de modo geral é um visionário. Não um visionário perdido no
tempo, mas aquele que vê longe. Que alcança os Horizontes antes de nós, nos
seres acostumados a andar e vir pelos mesmos caminhos. E neste papel inovador
do artista ele encontra barreiras, falta de entendimento e situações que
dificultam a sua trajetória, mas que quase sempre são vencidos, principalmente
de sua arte é verdadeira. Carlo Barbosa tem consciência da qualidade da sua
obra, é por isto que às vezes inquieta-se. Que ele continue deixando que as emoções
transformem-se em manchas e traços e se desdobrem em mensagem plásticas.
LIANE
KATSUKI NA EUROPA MOSTRANDO SUA PRODUÇÃO
“De repente começo a colher os bons frutos, semeados com muito suor no ano que passou”, assim minha amiga Liane Katsuki começa sua carta escrita de Emmen, (Holanda) onde está. Ela fala de seu trabalho lá fora e de sua dedicação durante quatro meses para uma exposição que realiza na Alemanha. Destra mostra sete brasileiros participam, sendo que apenas dois deles não viveram na Europa. A exposição consta de trabalhos de música, dança e artes plásticas. É um evento significativo onde ela pode mostrar suas jóias, esculturas e objetos. A artista Liane Katsuki envolvida com sua arte múltipla e criativa.
Ela
revela que não quis perder esta oportunidade de estar vivendo este período na
Europa, e, somente mostrar sua forma de expressão em arte, através das jóias.
Todo o ano passado expôs as jóias. E, segundo ela seria injusto que não
apresentasse aos europeus que uma artista brasileira, mais especificamente de
Entre Rios, interior da Bahia, tem muita coisa a mostrar. Daí falar da presença
das esculturas e objetos de maior porte feitos em resina de poliéster, fibra de
vidro e metais.
Fora
esta exposição em Amsterdã, está mostrando desenhos em pastel e aquarela.
Portanto, a sua ida à Europa está sendo gratificante e tem recebido elogios da
crítica, principalmente, sobre a força das linhas e cores fortes, tão
características nos artistas brasileiros. Diz ainda que vê esta observação da
crítica com certo orgulho e que nós brasileiros “estamos disputando em igualdade
de condições que os artistas daqui”.
Ela
recebeu também uma proposta de trabalho para uma igreja de linhas modernas .A
igreja funcionará como creche , oficinas de arte e um café-concerto , além do
próprio templo de orações. Para esta igreja “De Bronque”, que significa a
fonte,ela fará sete janelas e duas portas de vidros com técnica de jateamento
de areia e a cores, com as dimensões de 2,80 X 0,95cm.
Esta
igreja conta Liane está sendo construída pelos moradores da cidade que deixam
seus Mercedez e Citroens, último modelos estacionados num terreno em frente ao
futuro templo, enquanto lá dentro eles carregam areia, pedras e pagam nas pás e
enxadas.
Realmente
isto visto daqui é difícil entender porque o brasileiro de modo geral não tem
este desprendimento. Esta lição de humildade é muito interessante especialmente
para os jovens que iniciam, e de repente já estão com o “rei” na barriga
querendo que os espaços se abram, que a crítica corra atrás deles e assim por
diante.
Agora
em setembro Liane
vai apresentar uma mostra intitulada de Espelho, numa fábrica de vidros chamada
Vidros Zicco , no show room para decoradores, arquitetos e empresas de
construção. Em novembro vai expor juntamente com mais 29 artistas no IV Salão Arts, Objects, Et
Matieres , no Castelo de Maison Laffitte, em Paris, onde mostrará suas jóias e
esculturas. Finalmente em dezembro tem outra exposição programada em Haia,
portanto, a nossa Liane Katsuki está trabalhando como uma desesperada para
atender todos esses compromissos, mas não esquece de enviar uma carta a seus
amigos, informando de suas atividades na Europa. Daqui a gente fica feliz e
contente em saber que uma artista baiana está na batalha firme e que os
convites que recebe já demonstram que começa a ganhgar os espaços que merece.
A
SEGUNDA INDIVIDUAL DE ABELLEIRA SERÁ EM MINAS
O artista plástico baiano, Roberto Abelleira vivendo a expectativa da sua segunda exposição individual fora do nosso Estado, com a inauguração no dia 8 de setembro,
Em
Salvador, Abelleira já não é, a rigor, um iniciante. Com esta, ele completa
cinco exposições individuais além de já ter participado de várias coletivas que
vieram enriquecer o seu currículo de premiações.
Nesta tela o sensualismo de Abelleira.
Nesta tela o sensualismo de Abelleira.
Em
1983, arrebatava a Medalha de Bronze, no I Salão Nacional de Artes Plásticas
Presciliano Silva, em
Salvador. No ano seguinte, conquistaria duas Medalhas de Ouro
por sua participação no II Salão Presciliano Silva ee no II Salão de Artes
Plásticas Genaro de Carvalho, ambos realizados em Salvador.
SUTILEZA
E SENSUALIDADE
Desde
que começou a pintar, Abelleiri sempre teve uma forte inclinação em captar em
suas telas o mágico e mistérios mundo da sensualidade. Às vezes ele parece
aproximar-se do erótico, mas rejeita esta conotação, porque “eu acho que o que
faço é transmitir para as minhas telas este clima de sutileza que paira sobre
as emoções da sensualidade humana”.O artista para aliviar esta interpretação
erótica de suas telas, trabalha com a sensibilidade do contraste da luz com a
sombra, “buscando penetrar no íntimo dos olhos de minhas musas inspiradoras”.
Abelleira
usa a pintura como forma de expressão artística e dentro da pintura, chega às
pessoas, através do realismo. Pinta a figura humana e procurar dar a ela
característica pessoal, deixando a sua marca nos trabalhos que realiza.
O
artista capta a imagem a partir da fotografia e, interpreta seus personagens e
trabalha cada pincelada de acordo com as conclusões que consegue absorver.
Através da cor, Abelleira forma a atmosfera do trabalho, e ai bem claro a sua
distância do hiperreal sem uma expressão maior. O pintor busca exatamente o
sentimento. O seu realismo tem uma carga de dramaticidade. É bem perceptível no
seu trabalho que o ato de executar uma pintura perfeita não é o mais
importante. A sua meta maior é a emoção,
é o sentimento interior. Na longa jornada que Abelleira ainda tem pela frente,
temos certeza da sua chegada a um porto seguro.
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