JORNAL A TARDE, SALVADOR, DOMINGO, 28 DE
SETEMBRO DE 1980
MÁRCIA MAGNO E A LEVEZA DE SUAS
NOVAS GRAVURAS
"Meu trabalho é transparente, colorido e forte.Sempre fiz xilogravuras e a força da minha fase atual é o abstrato geométrico, são trabalhos simétricos que partem das laterais e convergem para o centro das telas. Assim, Márcia Magno, baiana, formada pela Escola de Belas Artes da UFBa., começa falando da sua exposição de Xilogravuras Policromadas, na Capela do Solar do Unhão até 30 de setembro.
Os
trabalhos de Márcia tem uma forte ligação com o afetivo, o suave e com sua
personalidade marcante.São
formas geométricas habilmente construídas com uma transparência de cores
refletidas num concretismo de objetos construídos e destinados a um espaço
natural. A combinação dos círculos e dos triângulos superpostos em estados,
resultam em formas quase naturais sugerindo uma beleza de emoção e sentimento
do externo feminino, em contraste com a ordem, a elaboração das faixas de
linhas retas completamente perfeitas e literalmente belas.
A
transferência das gravuras de Márcia tem um valor relevante, pela plasticidade
implícita e pelo dimensionamento do espaço. A polivalência espacial e os
acordes cromáticos tornam-se mais harmônicos pelas concordâncias de
luminosidade e croma. São persistentes e sugestivas impressões superpostas, a
procura consciente e sensível de novos efeitos visuais.
Sobre
sua arte falou Juarez Paraíso:”... Na gravura de Márcia Magno, o instinto, o
emocional, a cor de forte impacto longe da timidez dos tons griso dos primeiros
tempos da gravura colorida, se contrapõe ao racional, à abstração geométrica.
Márcia rompe o sentido clássico da simetria, qualidade estrutural mais imediata
do seu trabalho, retomando-a em função de um conceito formal mais eficiente,
onde o dualismo figura rundo é reversível, rico de implicações visuais. A
simetria torna-se mais plástica- continua Juarez- mais dinâmica, pois a
reversibilidade permite, em diferente níveis de espaço, o confronto de
estruturas diferenciadas, a articulação virtual de um contexto assimétrico”
finaliza.
Para
Márcia, o grande encanto do seu trabalho são as arraias”, feitas em papel mais
fino e que levam até três impressões. São realmente um achado, identificam-se
com o gesto cultural de um povo. Acrescenta conteúdos na utilização dos
elementos naturais, o vento. Novos estímulos visuais são acrescentados, se
empinadas, movimenta-se a gravura no espaço; mutantes matrizes de deslocando
entre céu, nuvens e arco-íris.As
arraias, como todo trabalho de Márcia Magno, são resultados de um sentimento
claro, transparente e azul que habita o interior de seu ser.
CADERNO
DE ANOTAÇÕES DE DA VINCI EM LEILÃO
Um
dos mais valiosos manuscritos do mundo ainda de propriedade particular -um
caderno de anotações escrito e ilustrado por Leonardo da Vinci- será levado a
leilão em dezembro, podendo alcançar até o recorde absoluto de ser arrematado
por 10 milhões de dólares.
Até
hoje, o maior lance feito num leilão de arte ocorreu em Nova Iorque no começo
do ano pelo quadro de Joseph Turner, Juliet And Her Nurse.
O
manuscrito foi enviado a Christies pela família do conde de Leicester e será
levado à Leilão no dia 12 de dezembro.Devido
aos enormes encargos fiscais que enfrentam, os curadores das propriedades da
família Leicester resolveram vender, entre outros tesouros, o codex Leicester,
como é conhecido o manuscrito de Da Vinci.
A
família nobre inglesa comprou o manuscrito em 1717 de um colecionador italiano,
Giuseppe Ghezzi, que na época comentou amargamente que se desfazia do caderno
que mesmo então já era considerado uma excepcional obra de arte por causa do
poder do ouro.
O
manuscrito é considerado um documento único não apenas por ter sido feito por
um artista imortal, mas também porque nele Da Vinci descreveu a luz secundária
da lua, 200 anos antes da ciência confirmá-la.
O
SERTÃO FOCALIZADO
Acostumado
com as casas de barro batido como única opção de abrigo, o sertanejo estranha o
interesses de estudiosos e visitantes em fotografar ou colher informações sobre
seu modo de vida. Agora o sertão baiano volta a ser temática de uma exposição
fotográfica de Edgar Ricardo Von Buetter, que será realizado no Museu Guido
Vianna, da Fundação Cultural de Curitiba, no Paraná. Sempre ele vem à Bahia em
busca de subsídios para seu estudo
etnográfico que realiza e que tem apoio de organismos suíços. Quase não
permanece em Salvador, prefere visitar as regiões à margem do São Francisco,
onde aliás, consegue documentar grande parte de sua obra fotográfica.Pela
qualidade desta fotografia acima podemos aquilatar a importância deste trabalho
documental e etnográfico que Buettner faz em nossa Bahia.
MUSEU
DO INCONSCIENTE REPRODUZIDO EM LIVRO
O artista Artur Bispo do Rosário e sua obra que está no Museu do Inconsciente |
Os
textos sobre os artistas esquizofrênicos são de Mário Pedrosa, José Lins do
Rego, Ferreira Gullar, Sérgio Millet, Martha Pires Ferreira e Marinho de
Azevedo, além da psiquiatra Nise da Silveira, que escreveu o histórico sobre o
museu, o único do mundo e que funciona no Centro Psiquiátrico Pedro II.
As
80 reproduções, entre pinturas a óleo e guache, desenhos e modelagens, foram
feiras pelo fotógrafo Humberto Franceschi, um apaixonado pelo trabalho da Seção
de Terapêutica Ocupacional do hospital. O critério de seleção das obras levou
em conta, exclusivamente, a qualidade dos artistas.
O
livro, de 192 páginas e tiragem de 5 mil exemplares, foi produzido pelo
Departamento de editoração da Funarte e faz parte da coleção Museus
Brasileiros. Ele pode ser adquirido pelo Reembolso Postal ou na Loja Funarte-
Rua México, 101- por CR$800.
DALI
E SEUS BIGODES BRANCOS
O pintor espanhol Salvador Dali reagiu dizendo que nada era mais falso que sua anunciada morte, pois estava trabalhando num novo quadro intitulado Cavalo Muito Alegre. Disse o divertido artista que “se algum dia eu morrer- o que não é certo- espero que as pessoas dos cafés de Figueres (Catalunha) digam que Dali morreu, mas não totalmente”.
Ele
deu uma extensa entrevista à revista Câmbio 16 e apareceu numa das fotos
que ilustra a reportagem (pela primeira vez) com seus bigodes brancos e
mostrando uma foto de sua esposa Gala, quando jovem. Prometeu ainda que no dia
15 de outubro, quando reaparecerá em público, proferirá um discurso no qual
“finalmente resolverei o segredo dos meus bigodes”. Negou, ainda, que
estivessem em dificuldades financeiras e também as notícias de que seu secretário
particular Enrique Sabater tivesse enriquecido as suas custas. Foi o próprio
Sabater que encaminhou o questionário previamente elaborado pelo editor da revista Câmbio 16 , e este, afirmou também,
que “Dali não é o meu melhor negócio”
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