Translate

sábado, 1 de setembro de 2012

MAB SERÁ ABERTO NA VITÓRIA NO MÊS DE JUNHO- 21 DE JUNHO DE 1982.


JORNAL A TARDE , SALVADOR, TERÇA-FEIRA, 21 DE JUNHO DE 1982.

MUSEU DE ARTE SERÁ ABERTO NA VITÓRIA
 NO MÊS DE JUNHO

Até o final do próximo mês, o Museu de Arte da Bahia, atualmente instalado no Solar Góes Calmon, em Nazaré, será transferido para, o Solar Cerqueira Lima, onde funcionava a Secretária de Educação (Vitória). O diretor do MAB, Emanoel Araújo, disse que além da mudança, a instituição vai sofrer uma reformulação, deixando de ter somente um acervo estático em exposição.
O Museu de Arte da Bahia será transformado num centro de atividades culturais, estando prevista a promoção de cursos, espetáculos e exposições. E, para atender a esta proposta dinâmica, irá ser criada uma infra-estrutura necessária, com a implantação dos setores de documentação, pesquisa e arquivo.
Belas imagens estão sendo recuperadas no Mab.

                DENTRO DO PRAZO

Emanoel Araújo revelou que o prédio, que vai abrigar o MAB está sofrendo obras de adaptação, já que a proposta do governador Antônio Carlos Magalhães é de transferir o museu, definitivamente, para este novo local. Embora a mudança tivesse sido anunciada para o final do mês passado, não há maiores problemas, pois somente em agosto finda o prazo de seis meses para a entrega do Solar Góes Calmon à Academia de Letras da Bahia, que ali passará a funcionar.
Alojando-se no Solar Cerqueira Lima, o MAB poderá mostrar todo o seu grandioso acervo, atualmente espalhado por várias instituições, devido ao problema de espaço físico. Nas novas instalações o museu contará com um auditório, com capacidade para 150 pessoas e uma sala de exposição temporária, com 50 metros quadrados de área.
Uma das vantagens do novo local é a de possuir área para estacionamento, o que na opinião de Emanoel Araújo, deverá estimular a freqüência do público.
A Biblioteca de Arte do MAB, a mais especializada da Bahia, será também dinamizada e, segundo Emanoel Araújo, o desenvolvimento de atividades dinâmicas e a localização mais adequada, são fatores que, por certo, vão contribuir para que o museu seja mais freqüentado.

                                                                RESTAURAÇÃO

O Museu de Arte da Bahia está fechado à visitação pública desde março último. No seu interior, é grande o volume de trabalho, tendo sido realizado o cadastramento e inventário do acervo e posterior embalagem. Do acervo, as peças de louça, porcelana e obras de pintura são as que apresentam maior nível de danificação e estão sendo restauradas.
A coleção do museu é vasta: tem mobiliário do século XIX, reunindo artistas como Presciliano Silva, Lopes Rodrigues, Valença. Pertencentes ao segundo período da escola Baiana de Pintura, tem a coleção de Abott, com muitas peças européias, ainda não totalmente identificadas e uma grande coleção de cerâmica, com louça chinesa, japonesa e européia. O museu reúne, também, uma coleção de numismática, um acervo com 8 mil volumes em literatura artística e pratarias baianas e portuguesas do século XVIII.
O restaurador Jorge Mendes  restaurando uma das peças em louça do Museu de Arte da Bahia.
Criado em 1918, o MAB funcionou no Solar Pacífico Pereira, onde hoje se localiza o Teatro Castro Alves, tendo várias denominações até chegar a atual. O Solar Góes Calmon foi comprado em 43, com um pequeno acervo em seu interior, ao qual foi anexado os anteriores. Foi em 70, no governo de Luís Viana, que o solar foi reformado e o museu reinaugurado com o nome de “Museu de Arte da Bahia”.

                                                            EXPOSIÇÕES

Ainda este ano, diversos eventos serão realizados no MAB, conforme anunciou Emanoel Araújo. Está programada uma exposição sobre “A Obra Crítica Iconográfica de Clarival do Prado  Valladares” que reúne, além dos seus trabalhos críticos, cem painéis fotográficos das diversas exposições iconográficas organizadas por ele ao longo dos anos. Dentre outras atividades, acontecerão ainda as seguintes exposições. “ Os 80 anos de Pedro Calmon”, com a edição do livro “A Casa da Torre”, “Os 400 anos de São Bento”, “Pintura” baiana dos séculos XVIII e XIX”, “O negro na formação e cultura brasileira”, “A Arte Cemiterial Brasileira” e “Análise Iconográfica da Pintura Monumental de Portinari nos Estados Unidos”.
Uma outra atividade que vai dinamizar o MAB após a sua transferência para as novas instalações será a Feira de Arte e Antiguidade, que ocorrerá mensalmente, sempre aos sábados (de Ana Maria).

             CALÇADÃO DA SÉ INTERESSA AOS ARTISTAS

Serão encerradas hoje as inscrições ao concurso público que escolherá desenho, em pedra portuguesa, para o calçadão da Praça da Sé. Trinta e três artistas plásticos já receberam a planta da área na sede do Órgão Central do Planejamento da Prefeitura, para desenvolver seus projetos que devem ser inscritos no próprio Oceplan. Amanhã, a comissão julgadora do concurso reúne-se pela primeira vez para apreciar os trabalhos. A comissão é formada por representantes do Oceplan, da Secretária Extraordinária de Informações e Divulgação da Prefeitura, da Companhia de Renovação Urbana de Salvador (Renurb), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Associação dos Artistas Plásticos de Salvador.

                                                        ANONIMATO

A forma de apresentação fica a critério de cada concorrente, podendo ser utilizado qualquer tipo de papel, cores, texturas, escala etc. Cada prancha apresentada deverá conter um letreiro no canto interior direito, com a seguinte legenda: “Prefeitura Municipal de Salvador” e, logo abaixo, “Concurso Público Desenho do Calçadão  da Praça da Sé”.Os anteprojetos não deverão conter quaisquer elementos, como marcas, nomes etc, que identifiquem sua autoria.
Na entrega dos trabalhos, estes receberão um número de identificação para assegurar o anonimato do autor ou autores.
No ato de inscrição, os concorrentes deverão anexar em envelope separado a ficha de identificação com os respectivos documentos exigidos identidade civil, atestado de residência (recibo de luz, telefone ou água), CPF ou CGC. Somente participarão do concurso artistas plásticos brasileiros residentes na Bahia, exceto aqueles que tenham vínculos empregatícios com as entidades envolvidas na comissão de seleção. A responsabilidade pelo anteprojeto poderá ser assumida individualmente ou em equipe. Sendo em equipe, esta será representada por uma pessoa.

                                                               SELEÇÃO

Caberá à comissão julgadora selecionar um anteprojeto entre os inscritos que será considerado o vencedor, recebendo um prêmio no valor de 100 mil cruzeiros. A comissão indicará também outros dois anteprojetos para menções honrosas. O resultado da seleção será conhecido e divulgado dias após a data de encerramento das inscrições.
Os concorrentes assinarão um termo de compromisso para executar os desenhos complementares e detalhes necessários, assim como acompanhar a execução do projeto, no caso de sua  premiação. Os trabalhos não classificados deverão ser retirados pelos interessados dentro do prazo de 15 dias, a partir da divulgação do resultado do concurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário