LEONEL BRAYNER EXPÕE 18 OBRAS
Depois de nove anos sem ter notícias do artista Leonel Brayner ( Foto ao lado) ele agora está expondo 18 obras na Galeria Mansarda, no Palacete das Artes Rodin Bahia, que fica na Avenida Euclides da Cunha , no bairro da Graça. Sua mostra Realidade Possível , o traz de volta. A lembrança da última vez que estive com ele foi quando fiquei conhecendo vários objetos que produzia. Disse o artista recentemente que devido a compromissos profissionais andou afastado de Salvador e, que agora está disposto a abrir seu coração com esta nova exposição .
Sabemos que é alagoano a aqui reside há algumas décadas, embora ande por São Paulo, Paraná, Goiás e Rio de janeiro, onde também já realizou algumas exposições. Aqui aportou por volta dos anos 70 , em plena ditadura militar. Pessoa afável e comunicativa se aproximou com facilidade dos artistas mais atuantes, galeristas e marchands. Produziu telas e objetos, natureza mortas e já realizou algumas exposições em Salvador.
É um artista que sempre apresenta uma obra, limpa, racional, rigorosa, bem elaborada. No ano passado lançou um livro, o qual ainda não conheço, sobre a paisagem carioca intitulado Rio:Pena e Pincel, com textos de Ruy Castro e Heloísa Seixas.
Ele relembra que seu avô era engenheiro agrônomo e seu pai ambientalista, mas que foi sua avó materna quem a introduziu no mundo das tintas. Sempre o conheci trabalhando com natureza- morta, compondo ambientes em perfeito equilíbrio e rigor na forma. Seus trabalhos são sempre pensados, idealizados, como que saem de um laboratório fictício e criativo. Sempre estão com ele elementos ovais, geométricos , pincéis e frutas retratadas em cores mais ou menos vibrantes ou colados em estruturas de madeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário