UM BALANÇO DO ANO QUE FINDA
A Guernica de Sante Scaldaferri foi muito apreciada. |
Estamos terminando o ano de 1982.
Resolvi então fazer um ligeiro balanço dos principais acontecimentos ocorridos
no setor. É uma retrospectiva, tão comum nas páginas de jornais neste período!
Mas, não posso deixar de registrar num só bloco os acontecimentos no setor das
Artes Visuais. Direi de imediato que foi um ano positivo.
Um ano em que foram realizadas algumas exposições de qualidade. Um ano em que entrou com toda a força o Museu de Arte da Bahia, realizando exposições e outros eventos de importância. Porém, mais uma vez a participação dos nossos artistas em eventos fora do estado foi desastrosa. Apenas o Sante Scaldaferri teve um certo destaque, com sua presença na exposição Guernica em homenagem a Picasso, e a Menção Honrosa no Salão Nacional.
A coluna não saiu em janeiro
porque estava de férias, o que voltará a se repetir em 1983.
1- Em fevereiro, no período que
antecede os festejos carnavalescos, escrevi o artigo “Julgamento e Execução”
(dia 15.02.82). “Critiquei com insistência a maneira como a administração de
Mário Kertész tinha escolhido a temática e os artistas para decorar Salvador
durante o Carnaval de 1981.
Fui o primeiro a levantar o
problema, tendo inclusive pago um preço alto por esta firme posição Aplaudi,
este ano, quando a Prefeitura abriu a concorrência pública para escolha da
decoração, e fiquei desapontado porque apenas três projetos concorreram.
Convidando a integrar a Comissão Julgadora, através do presidente da Associação
Baiana de Imprensa, Afonso Maciel Neto, tive o cuidado de examinar
detalhadamente os projetos concorrentes. Escolhi aquele que achei que melhor
estava identificado com o espírito baiano, “Esperando a Copa e juntamente com
meus colegas de júri fizemos algumas recomendações que deveriam ter sido
obedecidas pelas pessoas envolvidas na execução do projeto. Estou surpreso. Não
levaram nada em consideração e ainda por cima mutilaram o projeto aprovado. Ou
seja, não estão nem cumprindo o que se propuseram”.
2- O Memorial e
a Verdade (1.º/03/82. “Conforme prometi na semana anterior ao Carnaval, que
voltaria ao assunto decoração, aqui estou para complementar as minhas
observações. Quero agradecer a Carlos Prata pela sua observação no ‘Programe’
em relação às críticas que fiz. Também agradeço a gentileza dos membros da
equipe que ganhou a concorrência pública em procurar-me para dar algumas
explicações, porém, fui rever o memorial Descritivo no qual a Comissão
Julgadora se baseou para a escolha do projeto de decoração e foi lá,
exatamente, que encontrei provas para novos argumentos e observações.
3-Concursos de
Cartaz e Projetos movimentam artistas baianos (05.03.82).
“Este mês será
realmente movimentado para as pessoas que acompanham ou estão envolvidas com a
produção artística em nosso estado. É que o Museu de Arte Moderna está
promovendo três importantes eventos: 1) um Curso que será ministrado de 29 a 8 de abril, pelo crítico
Frederico Morais, no horário das 18 às 20 horas, onde ele abordará o tema Artes
Plásticas na América Latina: do Transe ao Transitório, Frederico fará
diferentes enfoques sobre a arte latino-americana com relação a seus conceitos,
resistência, libertação, muralismo e outras tendências.
Ele projetará
18 audiovisuais, especialmente sobre a arte brasileira. (2) Concurso de Cartaz
comemorativo do aniversário de Salvador, visando o seu lançamento quando das
festividades dos 432 anos de nossa cidade. (“Ao vencedor, será atribuído um
prêmio de CR$ 200 mil; 3) o concurso público para realização de Trabalhos de
Artes Plásticas, quando serão empregados CR$2 milhões e 400 mil”.
4-Exposição de
Ângelo Roberto (22.3.82)- “Depois de três anos sem mostrar os seus desenhos,
Ângelo Roberto inaugurou a Galeria Raimundo Oliveira, com uma exposição
individual. A nova sala, iniciativa do Instituto Mauá, está localizada no Porto
da Barra, no prédio daquela entidade e acrescenta à cidade mais um local para
os artistas plásticos, ampliando, assim o espaço cultural de suas atividades,
até então restrito à comercialização do artesanato baiano”.Uma caricatura de Ângelo Roberto do escritor baiano João Ubaldo Ribeiro.
5- Centenário
de Biquiba (29.3.82)- “Será comemorado a 2 de abril o centenário do escultor
Francisco Biquiba Dy Lafuente Guarany, autor de muitas das carrancas esculpidas
neste século para as barcas do Médio São Francisco, que, segundo o Prof.
Clarival Valladares, do Conselho Federal de Cultura, constituem “assunto de
extrema importância na história da cultura brasileira, pois fazem o nível mais
elevado da criatividade do arcaico, no Brasil”.
6-Uma notícia triste.
Morre José de Dome, o pintor da alma brasileira (19.4.82)- “Morreu o pintor
sergipano José de Dome. O pintor descalço e que soube colorir a alma
brasileira. Filho de trabalhadores rurais, José de Dome nunca se deixou levar
pela fama. Nasceu humilde, viveu humilde e assim morreu. Muitos não entendiam
por que andava com os pés descalços pelas ruas de Cabo Frio, cidade do litoral
carioca que elegeu como seu próprio paraíso. E, aos que indagavam por que não
usava sapatos, respondia:” Na infância não os tive e por isso fui proibido de
entrar numa exposição de pintura”.
7- Duas
ceramistas mineiras no MAMB (10.5.82)- “As mineiras Lucimar Bello e Mary Di
lório estão expondo no Museu de Arte da Bahia, até o próximo dia14, trabalhos
de pintura e cerâmica. São duas artistas conscientes de seu papel de mulher na
sociedade atual, mas que preferem ficar afastadas da militância dos movimentos
feministas por discordarem de radicalizações tão comuns em alguns
posicionamentos”.
8- Novos
projetos escolhidos (24.5.82)- “Nove artistas foram escolhidos no concurso
público de projetos, em artes plásticas promovido pela Fundação Cultural do
Estado da Bahia, através o Museu de Arte Moderna. Pela segunda vez, integrei o
júri que selecionou os candidatos e posso dar meu testemunho da importância
desta promoção que visa colocar o artista à vontade dentro do processo
criativo, sem a preocupação de produzir para vender. O artista é financiado
pelo MAMB para exercer a sua criação com total liberdade.
É preciso,
portanto que aqueles agora escolhidos atentem para o fato de que estão
trabalhando com dinheiro do povo e por isto não podem cometer as falhas que
ocorreram no concurso passado. Já se vão dois anos e até afora dois artistas
não cumpriram o estabelecido, cabendo até uma ação judicial por parte da
fundação.
Como já é de
conhecimento público, foram selecionados: Zito, com o projeto ‘Personagens’;
Almandrade, com ‘Escolas de Carpetes; Nildão, com o projeto ‘Popularização do
Desenho de Humor ; Eckenberger, com ‘Morro num País Tropical Acolchoado por
Deus; Márcia Magno, com Arraias; Juarez Paraíso, com Fotodesign; Juraci Dórea,
com terra; Rino Marconi, com Tresporquatro e Vauluizio Bezerra, com um projeto
sem título.
9- Sante faz
boa exposição (12.7.82)- Eles podem ser encontrados nas encruzilhadas, nas
cruzes abandonadas à beira da estrada ou mesmo nas igrejinhas de povoados,
aonde a civilização ainda não chegou com sua febre de modernidade. São
esculpidos por gente sem cultura, mas sensível por acreditar no mundo após a
morte e temerem a Deus.
São os
ex-votos, encomendados por familiares, de pessoas que acreditam ter alcançado
uma graça ou mesmo beneficiado por um milagre. E, assim como os homens em sua
grande maioria temem a morte e o que poderá acontecer após a sua chegada,
enquanto vivem, cultuam os espíritos e um ex-voto é uma prova desta postura.
10- Israel
Pedrosa e seu sonho e a realidade da cor inexistente (18.7.82) – “A exposição
de Israel Pedrosa é composta de quarenta e dois trabalhos, sendo 13 serigrafias
e 29 originais e fica aberto ao público no Museu de Arte Moderna até o próximo
dia oito de agosto.
Lá você tem uma
idéia perfeita da importância dos estudos teóricos deste artista que vive
mergulhado nas variações da cor. Pude ver de perto, de lado e guardando uma
distância significativa o que ele chama de a cor inexistente e que para alguns
pode parecer apenas uma ilusão ótica.
11- Exposição
dos 80 anos de Teruz (23.08.82)- Aos oitenta anos de idade, completados no
último dia 18, o carioca Orlando Teruz é uma das marcas registradas da arte
brasileira. Sua arte, que brotou de uma visita que fez, justamente com seu pai,
ao Museu do Cairo, é cheia de vitalidade e riqueza de nossas tradições
populares.
Uma temática
rica e de belas formas e clima da gente brasileira. Tem uma produção invejável
em torno de 11 mil quadros já pintados, embora faça questão de afirmar que
nunca fiz uma estatística, mas levantando a minha produção, ano por ano,
cheguei à conclusão de que estou atingindo aquela marca.
São telas
espalhadas por todo este Brasil, e muitas no exterior. Agora, ele expõe, a
partir do dia 25, no Bahia Othon Palace Hotel, graças ao trabalho do marchand
Luís Caetano S. Queiroz que deseja prestar-lhe uma homenagem, e para nós
baianos é gratificante esta exposição do mestre Teruz. O que ele não gosta é de
retrospectiva porque ainda está vivo e pintando muito. Acha que somente, quando
morrer é que esta palavra terá sentido quando se referir a sua arte.
12- Denunciei o
desrespeito dos burocratas (06.09.82) –“O pintor baiano Esperidião Mattos tem
sido uma vítima constante de alguns órgãos públicos. Basta dizer que já foi
obrigado a mudar de residência duas vezes e, atualmente, está novamente sendo
importunado por uma obra da Telebahia que inclusive não lhe permite trabalhar
com tranqüilidade.
Agora, chegou à
vez da Prefeitura Municipal, importuná-lo, aliás, de desrespeitar seu próprio
trabalho artístico. Esperidião Mattos é um autor de vários murais que existem
na parte alta do Elevador Lacerda onde retrata pontos pitorescos da cidade.
Recentemente
ele teve o cuidado de restaurar todos os murais para que os turistas que nos
visitam tenham uma visão, mesmo que rápida, de nossa Salvador. Porém, os
burocratas da Prefeitura, que certamente não gostam de arte, mandaram afixar
alguns painéis eletrônicos com propagandas de gosto duvidoso, basta dizer que
nunca delas anuncia uma empresa que limpa fossas.
13- Exposição
de Renina Katz, no Solar do Unhão 13.09.82) – “A poesia e o desenho unidos na
obra Romanceiro da Inconfidência representam não apenas a presença de Cecília
Meirelles e da artista Renina Katz, mas, acima de tudo, um momento histórico
reservado para literatura e as artes plásticas brasileiras.
Revela ainda a
força dessas duas mulheres e que a partir do próximo dia 17 até o dia 30 do
corrente mês estará em exposição no Solar do Unhão.
14- O mestre
Rescala expõe – 27/9/82 – “O mestre Rescala, fundador do Núcleo Bernadelli e
professor de várias gerações na Escola de Belas Artes da Universidade Federal
da Bahia, está de volta com uma importante exposição em sua homenagem que será
aberta hoje, às 21 horas, no Bahia Pálace Hotel. São 72 anos de idade e
cinqüenta e dois anos dedicados à arte. Uma existência pacífica e rica em criatividade. Ninguém
pode escrever a História da Arte no Brasil sem mencionar sua presença ativa no
Núcleo Bernadelli, sem esquecer também que durante anos a fio trabalhou na
restauração de importantes obras como funcionário do antigo Patrimônio
Artístico e Histórico Nacional.
15-Congresso
dos Arquitetos 11/10/82 – O Congresso dos Arquitetos que, se realizará em
Salvador de 19 a
24 do corrente mês tem como tema central A Gestão Democrática da Cidade. Um
tema oportuno e que certamente resolveria em parte o nosso problema urbano,
caso estivéssemos num país ou mais especificamente numa cidade democrática. O
que estamos assistindo é uma inversão de valores, uma constante mutilação e
desfiguração da nossa cidade, onde suas ruas já estreitas estão sendo cada vez
mais estreitadas com alto e desnecessários calçadões. Não interessa saber quem
os projeto ou, se foi um arquiteto ou um engenheiro. O que estamos presenciando
é algo de anormal, e diria melhor de brutal”.
16- Museu de
Arte da Bahia 1º/11/82 – estará em novo endereço nesta sexta-feira, dia 5,
ocupando os amplos salões do Palácio da Vitória, construção nobre já
incorporada ao patrimônio cultural da cidade. Novas instalações que
possibilitam transformá-lo num espaço cultural de múltiplas atividades.
Encerrando o ano o Museu de Arte da Bahia apresenta " 400 Anos do Mosteiro de São Bento".(foto Google)
Encerrando o ano o Museu de Arte da Bahia apresenta " 400 Anos do Mosteiro de São Bento".(foto Google)
17-O retorno de
Leonardo Alencar – 15/11/82. Estava envolvido em meu árduo trabalho de
estruturar a cobertura das eleições quando Cosme colocou sobre a mesa alguns
envelopes com a minha correspondência diária. Como estava muito atarefado,
resolvi deixar tudo de lado, para um momento mais oportuno. Não imaginava que
estava perdendo alguns minutos de alegria e felicidade, sim, porque num
daqueles envelopes estava uma correspondência de grande revelação “Irmão Reynivaldo: Esta vitória também é sua.
Um abraço de Leonardo”.
18-Exposição de
Poty no Desenbanco – 29/11/82 – O Núcleo de Arte do Desenbanco inaugura hoje a
sua Sala de Exposições Temporárias com a mostra de um dos artistas mais
importantes do cenário nacional que é o curitibano Napoléon Potyguara
Lazzarotto mais conhecido por Poty.
19-A
desinformação sulista – 13/12/82 – Aqui na Bahia assistimos de braços cruzados
a hegemonia do sul com relação a política cultural. O Salão Nacional de Artes
Plásticas é um exemplo grosseiro da presença sulista e da visão de alguns
intelectuais feitos à beira de uma mesa de bar nos calçadões cariocas ou nos
inferninhos lacrimejantes da paulicéia desvairada, que vomitam suas idéias para
o resto do país. Uma visão deturpada e importada, é bom salientar. Muitos
cultuam uma arte que não tem característica de qualquer lugar. São simples
cópias mal feitas de produções americanas e européias. E, infelizmente, é
dentro desta visão do tempo das Capitanias Hereditárias que é encaminhada a
política cultural neste país. De vez em quando surge um lampejo como Aloísio
Magalhães que era nordestino, mas infelizmente já faleceu.
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