Translate

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

83 SERÁ B0M PARA CRIAR - 3 DE JANEIRO DE 1983.


JORNAL A TARDE, SALVADOR, TERÇA-FEIRA 03 DE JANEIRO DE 1983
   

















          83 SERÁ BOM PARA CRIAR

Esta é a última coluna, antes de minhas férias. E por isto não poderia deixar de desejar aos leitores um Feliz 83.Embora muitos prefiram as previsões pessimistas tenho por opção o otimismo. Não aquele otimismo que tanto vem prejudicando este país, porque sempre foi exagerado. Mas aquele otimismo, numa dose própria para garantir uma sobrevivência com dignidade.
Termina o ano e num balanço geral acho que muita coisa boa foi feita no campo das artes, inclusive já as enumerei numa outra oportunidade. E, para dosar um pouco as coisas, aí estão seis cartuns de Serra o qual perdeu algumas horas bolando uma maneira de interpretar a passagem de 82 e 83. Passado mais um ano vejo que a idade vai avançando e que estou mais tolerante, inclusive com muitos dos que não merecem tolerância por tudo de mal que fazem na profissão e, também, no relacionamento. Vejo aliás que existem muito mais coisas positivas que negativas.
As ruins ficam de lado ou são jogadas fora no carrossel da vida. Espero que em 83 as artes visuais tenham um crescimento mais significativo porque é nas horas de crise que a cabeça e a criatividade funcionam com mais intensidade.
Voltarei em breve para continuar no meu objetivo de incentivar a criatividade através da divulgação das atividades deste setor que tanto enobrece a nossa cultura. Até lá.

VISITE OS MUSEUS QUE EXISTEM MUITAS OPÇÕES PARA ESTE MÊS

Uma boa opção para este mês de janeiro é visitar os museus da cidade. É curioso que muita gente que residem em Salvador conhece museus de outras capitais e esquece de visitar os museus que estão perto de sua própria moradia. Veja esta programação elaborada pela Fundação Cultural que você terá boas razões para visitá-los: exposição permanente de arte decorativa com trabalhos dos séculos XVII, XVIII e XIX, pinacoteca de artistas como José Teófilo de Jesus, José Joaquim da Rocha, Presciliano Silva, Alberto Valença e Manoel Lopes Rodrigues. No Museu de Arte da Bahia de 1º a 31 deste mês.
PRODUÇÃO

Exposição de acervo do museu de Arte moderna da Bahia, no Solar do unhão, de 1º a 30. A mostra visa apresentar ao público as aquisições feitas de obras para o acervo AP partir de 1979, refletindo toda a produção baiana desta época até a atualidade.
Oficinas de Arte em Série mostra apresentando os trabalhos dos alunos dos cursos de serigrafia, gravura em metal, xilogravura e litogravura. No museu de Arte Moderna da Bahia de 1º a 30. Quatrocentos Anos do Mosteiro de São Bento alfaias de prata, esculturas e pinturas dos séculos XVII, XVIII e XIX pertencentes ao Mosteiro de São Bento podem ser apreciadas no Museu de Arte da Bahia, de 1º a 15, numa mostra comemorativa aos 400 anos do Mosteiro, a primeira fundação beneditina de toda a América.
Clarival- Escola Baiana de Cultura-exposição de 11 a31, no Museu de Arte da Bahia. Obra seleta de Clarival Valladares, de 18 a 31, no Museu de Arte da Bahia. Neuza Castro faz exposição individual mostrando sua coleção de óleos que retrata o cotidiano do povo brasileiro. No Museu de Arte de 21 a 31.
Exposição de Nelly Gutmacher apresentando trabalhos em modelagem e perfomance, no Museu de Arte moderna, de 25 a 31. Exposição de um grupo de artistas do Parque Lage, Rio de janeiro, mostrando experiência com materiais diversos em planos tridimensionais. De 25 a 31, no Museu de Arte Moderna. Trabalho do programa Ajuda ao Produtor Cultural em exposição no Museu de Arte Moderna 25 a 31 Obras de Raimundo de Oliveira no MAB, de 28 a 31.

Nenhum comentário:

Postar um comentário