JORNAL A TARDE,SALVADOR, SÁBADO, 26 DE JULHO DE 1975
Obra de Dudu que ficará exposta no Unhão |
Recria a existência através das cores que vão surgindo
espontaneamente em tons claros e fortes. É um mundo de sonho, um mundo do
subconsciente onde as formas são concebidas e vistas como objetos fantásticos.
Traços fortes e ritmados vão surgindo e compondo formas que
mostram uma obra onde a improvisação não existe. Tudo é pensado e feito com
consciência, sem truques ou soluções fáceis, como disse Quirino da Silva, em
1963.
Já fez varias exposições individuais na Galeria Atrium ,de
seu pai; na Galeria Azulão, Clube dos Artistas e Amigos da Arte, Casa do
Artista Plástico, dentre outras.
HANSEN VOLTA À BAHIA
O gravador Hansen-Bahia, depois de inaugurar sua exposição
no Museu do Estado, partiu de Salvador, via Madri para Frankfurt, Bonn,
Hamburgo, Offenbach e de lá para a Itália. Voltou a Hamburgo, onde embarcou
no navio Cap San Marco com destino a Santos e daí seguindo para Salvador de
automóvel. O objetivo desta viagem foi a realização de algumas exposições
comemorativas dos seus 60 anos de idade. A primeira foi a do Museu do Estado,
no último 19 de abril, intitulada Novo Mundo e a segunda no Museu de Arte
Brasileira, da Fundação Armando Álvares Penteado, em São Paulo cuja
vernissage foi realizada no dia 16 de junho passado que contou com a presença,
durante a mostra, de mais de 8 mil visitantes.
Entre estas duas datas, Hansen-Bahia realizou exposições em
Bonn, Offenbach, Frankfurt e em Roma em homenagem à passagem do Ano Santo. O
Diretor do Museu de Arte Gráfica, um dos mais importantes da Alemanha, o
Klingsor, em Frankfurt, Dr. Halbey, declarou: o ponto mais brilhante de sua
exposição é a Via Crucis, que foi elaborada em 3 anos de trabalho incansável na
Bahia. Esta obra é tão significante e tão importante para nossa época inquieta
que deve ser proposto, lançar, além da edição com os originais das gravuras, uma
edição pública barata para todos os jovens. Esta edição pública deveria ser
impressa em vários idiomas e deveria fazer parte de todas as bibliotecas de
acampamentos, asilos e de todas as espécies.
A Via Crucis de Hansen Bahia foi exposta em Roma e em São Paulo onde o jornal
da igreja O São Paulo publicou: Hansen Bahia acaba de expor uma Via Sacra
inteiramente nova, porque expressa os sofrimentos de Cristo na sua ligação com
o Mundo moderno.
Esta Via Sacra transcende assim aos seus limites
estritamente litúrgicos e passa a ser um manifesto em favor da solidariedade
humana, da caridade e da misericórdia.
Seus trabalhos serão ainda mostrados em mais de 14 cidades
alemãs sema sua presença porque, segundo declarou a este colunista, gosto de
ficar é na Bahia trabalhando, porque é muito mais produtivo que me apresentar
nas exposições com um copo de Whisky na mão.
As velhas igrejas e o casario baiano de modo geral exerceram uma grande influência no artista peruano Cholo. Conheço os trabalhos de
Cholo o que me chamou a atenção foram as
cores fortes e a segurança com que trabalha com a espátula.
Vários monumentos históricos de Salvador e mesmo do
Recôncavo baiano já foram pintados por este peruano Cuzco. Sua exposição estará
aberta até o próximo dia 10 de agosto, no salão superior do Gabinete Português
de Leitura, reunindo cerca de 50 quadros.
Cholo é autodidata e o espatular seguro foi conseguido
através de anos a fio de pesquisa e trabalho contínuo. Sua técnica e seu estilo
são reconhecidos de imediato, tal a originalidade do seu trabalho, onde surgem
espatuladas macias e outras ásperas, a depender da necessidade da composição.
CONCURSO DE CARTAZES
Estão abertas as inscrições para o Concurso Nacional de
Cartazes promovido pela Cebec S.A Engenharia e Indústria- Prêmio Cebec sobre o
tema Preservação, do Meio-Ambiente.
Eis o Regulamento:
Art.1º - O trabalho deverá ser apresentado em forma de cartaz, sendo que a imagem, ideia, conteúdo, bem como a utilização ou não de fotografia, desenho, gravura, etc, ficam a critério do autor.O mesmo se dá com a legendagem, também optativa. No caso da utilização de foto é necessário o envio dos negativos.
Art. 2º-O formato do cartaz será de 90 x 60 cm, em cores em branco e preto, com arte final do autor em papel Schoeller.Se for necessário para a ilustração é permitido deixar margem nos contornos.
Art 3º -Não há limite quanto ao número de obras apresentadas. Os artistas poderão ser amadores ou profissionais, participando individualmente ouem
equipe.
Art. 4º - Para inscrição, é preciso que cada trabalho
tenha como assinatura somente um pseudônimo no verso da peça. Deverá acompanhar
o trabalho um envelope lacrado contendo os seguintes dizeres: Prêmio Cartaz
Preservação do Meio Ambiente e pseudônimo. Dentro do envelope, uma ficha com o
pseudônimo, nome e endereço completos, profissão, idade, nacionalidade, n. do
documento de identificação e assinaturas. Se o candidato apresentar mais de um
trabalho será suficiente a remessa de um só envelope de identificação, desde
que todas as peças concorram sob o mesmo pseudônimo.
Art.1º - O trabalho deverá ser apresentado em forma de cartaz, sendo que a imagem, ideia, conteúdo, bem como a utilização ou não de fotografia, desenho, gravura, etc, ficam a critério do autor.O mesmo se dá com a legendagem, também optativa. No caso da utilização de foto é necessário o envio dos negativos.
Art. 2º-O formato do cartaz será de 90 x 60 cm, em cores em branco e preto, com arte final do autor em papel Schoeller.Se for necessário para a ilustração é permitido deixar margem nos contornos.
Art 3º -Não há limite quanto ao número de obras apresentadas. Os artistas poderão ser amadores ou profissionais, participando individualmente ou
Art. 5º- Os trabalhos, juntamente com o envelope de identificação,
deverão ser avaliados ao seguinte endereço: Rua Avanhandava 620, São Paulo,
Capital.
Art. 6º - O prazo para a entrega dos trabalhos vai de 12 de
junho a 31 de outubro de 1975. No caso de remessa postal vale a data do carimbo
do correio.
Art. 7º - Aos ganhadores serão oferecidos os seguintes
prêmios: 1º colocado uma viagem a Paris e 10 mil cruzeiros em dinheiro; 2º
colocado uma viagem a Manaus e 5 mil cruzeiros em dinheiro e o 3º colocado, 5
mil cruzeiros em dinheiro.
Art 8º- Quanto a impressão, os trabalhos colocados em 1º e 2º
lugares serão editados ao mesmo tempo, ou em datas diferentes, a critério
do patrocinador, que se reserva o direito de editar ou não o trabalho colocado
em 2º. Lugar. As peças impressas serão distribuídas de acordo com o programa de
livre escolha do patrocinador.
Art.9º - As obras não premiadas, mas selecionadas pelo Júri
do Concurso, serão expostas em uma galeria de arte, na forma deste regulamento.
Art.10º - O prazo de devolução dos trabalhos será de 10 dias,
após a proclamação dos resultados, para os trabalhos não selecionados para
exposição, e de 90 dias para as peças a serem expostas, não se
responsabilizando o patrocinador por perdas, danos ou furto dos originais
remetidos.
Art.11º - Dentro desse prazo, os trabalhos deverão ser
procurados, mediante identificação, no mesmo endereço. As obras cujos autores
residam fora da capital de São Paulo serão desenvolvidas pelo correio,
devidamente registradas, sendo que as remetidas por autores residentes na
Capital deverão ser retiradas no prazo de 90 dias, após o que serão
inutilizadas.
Art.12º- Todos os direitos autorais das peças premiadas como
impressão, distribuição, exposição, reprodução de qualquer tipo e por qualquer
processo, exceto a autoria propriamente dita, serão transferidos
automaticamente ao patrocinador, valendo como instrumento de acesso a ficha de
identificação. As demais peças selecionadas ficarão cedidas a título de
empréstimo ao patrocinador, pelo prazo e condições já editadas neste
regulamento.
Art.13º- Oportunamente, serão divulgadas a composição do
Júri e a data da proclamação dos resultados.
Art.14º. Nos casos omissos, a decisão do júri será final e
irrecorrível.
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