Fractal,obra de Celuque em acrílica sobre tela |
Este blog se propõe a divulgar o movimento de artes visuais na Bahia, no país, e o que acontecer de significativo no exterior.Também resgatará matérias e críticas que escrevi durante mais de três décadas. Espero contar com a participação de artistas, galeristas e promotores de eventos de artes visuais informando de exposições e outros eventos. Contato britoreynivaldo@gmail.com Se você quiser trocar sua foto por uma colorida é só enviar por e-mail.
Translate
quinta-feira, 25 de abril de 2013
CELUQUE NOS TRANSPORTA A0S MISTÉRIOS DO COSMO - 18 DE SETEMBRO DE 1989
BALANÇO 76 - 08 DE JANEIRO DE 1977
Por outro lado, a artista Rosa Cabral, hoje estudando fotografia na Alemanha, realizou um trabalho criativo junto aos alunos do Instituto de Letras da Universidade federal da Bahia quando apresentou uma pesquisa utilizando um sincretismo de linguagem com a integração do corpo humano, o som, a luz e a fala como forma superior de comunicação.
Visitantes examinam os móveis de Zanini |
SETEMBRO
CANDOCA- Em setembro os artistas Raymundo Aguiar e Candoca encantaram os baianos com seus casarios e paisagens bucólicas baianas. Raymundo com mais de oitenta anos continua produzindo uma arte de alto nível. Português de nascimento e desde rapazola radicado em Salvador é um dos expoentes da arte acadêmica. Toda sua formação artística aconteceu na Bahia, Estado que adotou como sua terra. Ensinou na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia e sua exposição aconteceu no Museu de Arte Sacra e foi organizada pelo professor Valentin Calderon. São famosas suas charges políticas publicadas em vários jornais baianos, inclusive em A Tarde.
Outra prova de que idade não quer dizer quietude ou aposentadoria de braços cruzados foi a mostra de Candoca que o professor Ivo Velame organizou na Galeria Canizares. Suas telas falam na Bahia antiga com a presença de conhecidos tipos populares. A ternura e o misticismo de nossas igrejas e casarões que hoje estão ameaçados pelo progresso foram mostrados com maestria. Alegre e acima de tudo com uma imensa vontade de criar, Candoca é uma das páginas de nossa História da Arte.
Mas vieram também os alemães que mostraram toda uma técnica rebuscada da serigrafia.Trabalhos de alto nível técnico onde predominou a preocupação com os problemas da Ecologia. Vivendo num país altamente industrializado os artistas alemães mostraram também uma preocupação em conhecer e discutir a arte que está sendo feita na Bahia. Foram expostos cerca de 50 trabalhos. Eles integram o Gruppo Kwarz.
OUTUBRO
RESCALA E SUAS EX-ALUNAS - Tivemos ainda a oportunidade de visitar uma das principais exposições ocorridas em 1976.Eram telas do mestre Rescala que lotaram a Galeria Canizares com muita gente querendo adquirir suas últimas criações. Na sua calma Rescala vai criando todo uma atmosfera baiana que ele conseguiu compreender e sentir desde o primeiro dia que aqui chegou como visitante. Sem dúvida o trabalho do mestre Rescala é extensivo,bastando lembrar quantas obras de arte ele conseguiu salvar através de um processo cuidadoso e técnica da arte de restauração. Participante de alguns movimentos modernistas é considerado por alguns como acadêmico. O mestre declarou ao colunista que "não sou acadêmico.Tenho um estilo próprio e os que me consideram acadêmicos são maldosos".
Ainda na Galeria Canizares visitamos os trabalhos da sete ex-alunas do mestre Rescala. Pensávamos que a presença de sete mulheres numa mostra tinha alguma conotação de um movimento feminista. Na realidade Zélia Maria, Graça Ramos, Carmem Carvalho, Hilda Oliveira,Rosa Alice, Denise Pitágoras e Terezinha Dumet estavam interessadas em mostras as suas obras.
A reunião de sete mulheres foi uma coincidência ou obra de uma amizade surgida nos bancos da academia. Mostrei que embora estuudassem na Escola de Belas Artes estas jovens artistas tinham toda uma liberdade de criação e utilização de técnicas diferenciadas.
NOVEMBRO
Sem Legenda, obra de Carlos Vergara |
O CONTROVERTIDO CENTRO DE CULTURA - 19 DE FEVEREIRO DE 1977
O Centro de Cultural e Artes Georges Pompidou é talvez o maior, o mais custoso e controvertido complexo de museus do mundo.O museu foi inaugurado recentemente pelo presidente francês Giscard D’Estaing em companhia da viúva do ex-Presidente George Pompidou. Mais de 5 mil pessoas compareceram á solenidade. O museu tem uma moderníssima estrutura lembrando uma refinaria de petróleo com sua escada rolante do lado de fora. O prédio é pintado em cores brilhantes e está localizado numa área com construções predominantemente do século 17. O Centro abriga o Museu de Arte Moderna de Paris, a Biblioteca de Paris, salas de cinema, estúdios culturais, infantis, galerias experimentais e tradicionais, uma enorme biblioteca de arte, com documentos sobre a vida e a obra dos maiores artistas do mundo DESDE 1905 e um Instituto para Pesquisa da Música. A obra custou ao tesouro da França 983 milhões de francos o que corresponde a cerca de 2 bilhões e 516 milhões de cruzeiros, além de uma verba de 130 milhões de francos anualmente para submanutenção.
RESPOSTA A UM MANIFESTO -12 DE FEVEREIRO DE 1979.
Alguns dos recusados explicam objetivo do Salão. |
Este cartaz faz alusão àqueles que não concordaram com o Salão dos Recusados. |
Esta obra de Graça Olivieri foi recusada. |
Contestar é fácil, bonito e estar na moda. Contesta-se tudo. É bom esta contestação porque no final alguma coisa de positiva tem que aparecer. Continuando no exame do Manifesto que reflete o pensamento da maioria dos recusados digo ainda que existe uma grande contradição nele inserido. Diz o Manifesto. Somos contra, não ao fato de haver seleção pois situar-se só é possível quando se toma partido, o que somos contra é o tipo de seleção não objetiva, determinada por critérios política pessoal, burocrática. Ataca o próprio salão alternativo que surgiu em decorrência desses fatos reproduz os mesmos defeitos do salão oficial em relação á produção artística. Ora os manifestantes são contra tudo. Contra o próprio Salão que participam na qualidade de recusados e contra a seleção de modo geral. Sim, porque toda seleção por mais objetiva que os juízes queiram, estará presente uma grande parcela de subjetividade. Todo julgamento tem subjetividade. É a questão da neutralidade axiológica, quase impossível até no laboratório, porque no momento que você elege um tema ou escolhe um tipo de doença para estudar e realizar pesquisas está presente a subjetividade. Portanto, o manifesto de Andrade e Cajazeiras carece de um estudo mais profundo e levanta a possibilidade de uma discussão mais apurada.
Esta obra também foi recusada. |
Os recusados tiraram esta foto de costas. Por que? |
Estive pessoalmente visitando com toda a boa vontade a abertura possível, o I Salão dos Recusados de Verão o constatei a presença de alguns trabalhos que deveriam estar figurando no I Salão de Verão, o oficial Aliás isto eu já tinha dito duas vezes e minha coluna. Citei nomes de alguns artistas que não deveriam estar figurando na relação dos premiados e critiquei a falta de atenção e cuidado profissional de artistas já conhecidos que enviaram trabalhos medíocres, além de bons trabalhos recusados.
Di Paula, Luiz Torres, Álvaro Guimarães Pinheiro, Maso, Sumaya Mendes, Menandro Ramos, Antônio Otávio de Araujo, Flanklin Wriz, Lau Ping Luen, Ling Kam Cheng Lau, Belisário C. Nunes Manoel Duran, Lila Bouzas, Siloeh, Geraldo Guimarães, Aloísio Cerqueira Campos, Carlos Bessa Magalhães, Aldo de Aquino, Henrique Passos, Graça Costa Olivieri, Celeste Coelho, Vieira Neto, Edson Cezário, Elinaldo Costa, Luisa Torres, Edson Batista Ramos, José F. de Souza, Ananias Reis, Ângela Salomão e Eusvaldo Souza.
A AGRESSÃO DOS ESPIGÕES - 19 DE MARÇO DE 1977
"Quando o homem das cavernas sentiu necessidade, muito antes de mim de transformar sua casa em algo mais do que um abrigo, e pintou nas paredes as coisas de que gostava, ele trouxe a arte do mundo. O impulso de dar ao seu lugar uma identidade pessoal não é apenas uma motivação para a auto-expressão individual e coletiva. Identidade não é só aquilo que o homem quer dar ao seu habitat. Ela é também o que seu habitat oferece ao homem. Wolf Von Eckardt em seu livro A Crise das Cidades."
RICHARD WAGNER- A Galeria O Cavalete vai abrir suas portas no dia 25 de março para a exposição de Richard Wagner. O artista já realizou mostras em Washington, Califórnia, Montevideo, Bruxelas e São Paulo.
ADA BRITO- A Casa da Bahia, no Rio de Janeiro, está apresentando uma exposição retrospectiva da artista baiana Ada Brito.
PORTAS DO CARMO- A Galeria Portas do Carmo está expondo trabalhos de Rosário com apresentação de Floriano Teixeira. Afirma Floriano que o expositor é figurativista ingênuo, aborda temas populares.
KRAJCBERG - Munido de farta documentação chegou Frans Krajcerg com seu advogado Marcio Donici. Vão brigar com o marchand Giuseppe Baccaro a quem Krajcerb credita a autoria das telas expostas numa galeria do Rio de Janeiro e falsamente atribuídas a ele.
VINTE E CINCO- A oficina infantil do MAM-Rio está completando 25 aos de funcionamento.
PICASSO E MONET- Duas obras de Pablo Picasso e uma do impressionista francês Claude Monet foram doadas ao Museu de Belas Artes de Boston. O quadro de Monet retrata sua mulher e se intitula Camille Monet ET Un Enfant au Jardin. (Foto) Com esta, o Museu de Boston, soma 36 obras de Monet, a maior coleção do autor nos Estados Unidos. Quanto as obras picassianas são uma estátua de bronze Cabeça de Mulher, de 1909, e um quadro a óleo. Retrato de Mulher, de 1910. As duas obras são exemplos do período cubista de Picasso.
CABEÇA DE BISPO- A cabeça de um bispo sendo pintada por um artesão de uma empresa londrina de artesanato de vidro.
ASSOCIAÇÃO DE ARTISTAS- Existe a Associação dos Artistas Plásticos do Distrito Federal que foi fundada em 9 de setembro de 1973 e tem como presidente Roberto Amaro de Lucena. Segundo seus estatutos para o artista se admitido como sócio pagará uma jóia de Cr$ 120 cruzeiros e mensalidades de CR$ 10,00.
O DOCUMENTO DE ADELSON DO PRADO - 05 DE FEVEREIRO DE 1977
O pintor Adelson do Prado trabalhando numa de suas telas |
Oleiro mostra sua arte medieval em Ruthin |
St. Peter's Square na cidade de Ruthin |
PRÉ-COLOMBIANA- Lá também as obras de arte estão sendo transferidas para outros países. Agora uma rara taça de prata pré-colombiana foi leiloada