Translate

sábado, 28 de setembro de 2024

MAURÍCIO CALABRICH E SUA ARTE FOCADA NA GENTE SIMPLES

O artista Maurício Calabrich pintando em  
seu ateliê, em Nova Soure , Bahia.
 O artista Mauricio Calabrich é uma dessas pessoas obstinadas que mesmo diante de muitos problemas que teve e tem que enfrentar no seu dia a dia não esquece da sua arte. Sempre acha um jeito de rabiscar um desenho num guardanapo, num pedacinho de papel e agora com seu celular vai registrando os momentos vividos nas ruas, nas feiras livres ou mesmo na roça. Quase tudo lhe desperta curiosidade e começa a pensar como aquele desenho, aquela foto podem ser transportados para uma tela e assim iniciar uma nova obra. Quando converso com ele ao telefone sempre tem alguma explicação de um obstáculo que está encontrando para pintar essa ou aquela tela, mas detalha o que está pensando em fazer para concluir o trabalho.

Destaco a expressividade desta senhora  
captada por Maurício Calabrich
.
Formado em Artes Plásticas pela Universidade Católica de Salvador – UCSAL onde cursou de 1982 a 1988. Nas Oficinas do Museu de Arte Moderna da Bahia  cursou  litografia e cerâmica. Concluiu ainda o Curso de Desenho Animado Cartoon - Desenhos Animados na Felix Follonier no período e outubro de 1984 a  fevereiro de 1985. Atualmente reside no município de Nova Soure, na Bahia,  onde vem tentando ao lado da pintura exercer o trabalho de agricultor. De lá tem enviado com certa frequência algumas obras que vem elaborando e agora com novas experiências. Se diz admirador da obra do pintor americano LeRoy Neiman (1921-2012) que se notabilizou por suas obras pictóricas de cores brilhantes e segundo outros registros  por sua pintura abstrata e serigrafias de esportistas. O artista americano gostava de pintar ao vivo em programas de televisão e se destacou por retratar muitos jogadores de futebol americano e também por suas ilustrações para a revista Playboy. Ele é autor da capa do cd de Frank Sinatra chamado Duets. Lembro que vendi muito este cd quando tinha as quatro lojas de  discos chamadas Wine & Music funcionanodo em Salvador.

                                                         QUEM É

Barcos ancorados mostram harmonia das
formas e das cores, em acrílica sobre tela.
O artista Maurício Calabrich não foi muito cuidadoso durante sua trajetória no que diz respeito de registrar no seu currículo e  guardar como deve todo artista catálogos e outros eventos que participou. Se o artista não tiver um pouco de organização quando for fazer uma retrospectiva ou um levantamento da sua trajetória vai sentir um vazio que é impreenchível porque a memória sempre vai apagando as informações que não são acessadas com mais  frequência. Muitas vezes alguns membros da família costumam querer jogar fora o que julgam imprestável e com isto alguns registros importantes na vida do artista são descartados. Fica aí o alerta que é preciso cuidar e guardar catálogos, fotos, recortes de jornais e revistas  e outros registros que dizem respeito a sua arte.

O nosso personagem nasceu em Salvador na maternidade do Hospital Espanhol e foi registrado com o nome de Maurício Peleteiro Calabrich no dia 8 de fevereiro de 1961. É filho de Francisco José Calabrich e d. Glória Peleteiro Calabrich, e é o mais velho dos quatro filhos do casal. Até os dez anos de idade a família residia no município em São Francisco do Conde onde fica a Refinaria Mataripe que pertencia a Petrobras e lá seu pai trabalhava como engenheiro. Porém, depois deste período foram morar na Rua Alberto Torres, no bairro do Matatu, em Salvador, Bahia, juntamente com seus avós paternos que tinham uma ampla casa. Esta moradia

Veja o controle no uso de várias tonalidades 
de azul que o artista consegue.
foi transitória até seu pai construir a própria casa. Fez seu curso primário da Escola Pedro Calmon e depois no Ginásio Senhor Bom Jesus dos Milagres, que funciona ao lado da paróquia dos Paranhos, no bairro do Matatu. Ao terminar o ginásio foi estudar no Colégio Dois de Julho, no bairro do Garcia, em Salvador, e finalmente fez o terceiro ano colegial no Colégio Ipiranga que tinha na época  um convênio com o curso de vestibular UCBA e assim se preparou para entrar na universidade. Tinha cerca de 22 anos de idade quando foi trabalhar no Bradesco, porém sua permanência como bancário foi de pouco mais de um ano. Ai a arte sempre lhe atraindo resolveu inicialmente em busca de  independência econômica a desenhar para peças publicitárias de lançamentos de empreendimentos imobiliários para  construtoras. Nos anos 70 e 80  havia um boom no segmento da construção civil com muitos lançamentos imobiliários e assim não lhe faltava trabalho. Já teve três relacionamentos duradouros, mas atualmente está sozinho cuidando da sua arte. Morou em algumas cidades do interior do Estado.

Uma cena de feira livre com meninos e
os  seus carrinhos de mão para levar as
 compras das pessoas em casa.
Em Entre Rios montou uma pequena molduraria e um minimercado e ainda dava aulas de Educação Artística em Alagoinhas. De lá foi morar em Cruz das Almas e durante dez anos trabalhou com um irmão que se dedicava à exportação de limão para a Europa e outros continentes. Quando o irmão resolveu acabar com a exportação e foi morar em Dubai, onde se encontra até hoje, ele decidiu tentar a sorte no semiárido baiano exatamente no município de Nova Soure, que dista 241 km de Salvador pela BR-110. Lá arrendou uma propriedade e começou a plantar inhame, tubérculo que tem uma boa aeitação no mercado por suas qualidades nutritivas . O empreendimento não deu certo. Paralelamente a essas atividades em busca da sobrevivência Mauricio Calabrich continuava com sua arte, não com a intensidade desejada, mas nunca a abandonou. Atualmente morando ainda em Nova Soure está pintando uma série de quadros com uma temática inspirada nas pessoas do sertão baiano, e suas paisagens. São cenas do dia a dia que ele vai pinçando e assim criando seu universo pictórico. Noto nas suas pinturas que  consegue transportar para a tela muita expressividade das figuras humanas. Ele começa muitas vezes através uma fotografia que faz depois amplia e leva para seu ateliê onde desenha com detalhes precisos e assim vai preenchendo os espaços com as cores que escolhe. Tem

Velha Kombi usada por feirantes para
transportar  mercadorias de uma cidade
à outra e expor  nas feiras livres.
usado preferencialmente muitos azuis e amarelos e envolvendo as figuras e paisagens em manchas que lhes dão uma personalidade únicaInicialmente pintava abstrato com uns elementos geométricos. Inclusive já se apresentou em Alagoinhas num dos Salões Regionais, os quais foram muito importantes para o incentivo e a descoberta de novos valores no interior do Estado, que eram comandados por Justino Marinho. Logo depois passou a pintar no estilo realista e hoje está criando uma série de obras com uma pegada   neorealista envolvendo as figuras humanas, objetos e paisagens em manchas  formando belas composições.


EXPOSIÇÕES1983 - Semana de Artes da UCSAL, Campos Universitário da Federação; Exposição de Artes Plásticas de Projetos de Desenvolvimento Artístico Cultural Ceteba ; 1984 - Dia do Pintor na Galeria 13 ; Exposição Croma I Shopping Itaigara; 1986 - 1° Salão Metanor/Copenor de Artes Visuais da Bahia ;  1987-Entrelinhas Galeria Art Nata ;Museu de Arte da Bahia;1990 -  Gravuras e Pinturas Shopping Barra 2011 – Salão Regional de Artes Visuais em Alagoinhas-Bahia ; 2024 - Fará ainda este ano uma exposição na  Casa da Guia R. Rodyner Gallery, Cascais, Portugal . Maurício Calabrich participou de outras exposições , porém não guardou o registro delas.


sábado, 21 de setembro de 2024

LIANE KATSUKI ENTRE JÓIAS, ESCULTURAS E PINTURAS

Liane Katsuki ao lado do
assistente discutem detalhes
de uma nova escultura.

 A artista baiana Liane Katsuki é pintora, escultora e reconhecida design de joias. Já realizou mais de trezentas exposições entre individuais e coletivas aqui e em vários países principalmente europeus, onde atualmente reside na cidade de Emmen, na Holanda mostrando suas obras principalmente as esculturas e joias. Começou pintando na Escola de Belas Artes, da Universidade Federal da Bahia, e complementou seus estudos nas escolas de Belas Artes de Paris e Toulouse, na França. Já teve seu trabalho reconhecido através de duas premiações importantes como o De Beers Diamond e o Tahitian Pearl Trophees, e trabalhou para importantes personalidades da moda a exemplo de Pierre Cardin. Tem esculturas de sua autoria espalhadas por alguns países da Europa como França, Holanda e Espanha e também no Brasil. Já morou na França, Japão, Espanha e Holanda. Em 2022 expôs suas joias na Art Fair, em Amsterdam, que é um centro importante de comercialização de joias e diamantes na Europa.

Performance O Nó positivo.O Nó é Negativo,
 que foi apresentada no Museu do Carmo.
O meu primeiro contato com a artista Liane Katsuki foi em outubro de 1978 quando ela, Bethânia Guaranis e um grupo de bailarinos criaram o projeto “O nó é positivo. O Nó é negativo”, que era um trabalho integrado com conteúdo político. Ao dançar os bailarinos mostravam e insinuavam prisões, grilhões e nós que o homem moderno vinha enfrentando em várias partes do mundo conturbado, inclusive no Brasil naquela época, e continua até hoje.  Este projeto de arte integrado tinha uma ambientação cênica com esculturas, joias e a dinâmica corporal criada por Bethânia Guaranis e sua equipe que  agradou muito na época. Liane mostrou também cintos de castidade, tudo ligado a repressão e preconceitos da sociedade de então. O  projeto ganhou o 1º Prêmio do 1º Salão De Artes Plásticas da Bahia. E na época escrevi: "Que os cintos de castidade e outros símbolos repressivos caiam e deixem a Liane Katsuki desatar os nós que infestam a cabeça de muita gente."

Liane Katsuki ao lado de sua
escultura Painel Espacial,
que foi destruída.
Em 1979 Liane Katsuki e sua equipe  apresentaram dois projetos durante uma concorrência no governo de Roberto Santos para uma escultura em frente ao Centro de Convenções que acabara de ser construído. Saiu vencedor o projeto da escultura chamado de Painel Espacial formado por dez torres conjugadas numa composição harmoniosa em tubos de ferro galvanizado e tinha grande beleza estética, principalmente quando o vento movimentava as peças feitas em fibra de vidro inspiradas nas bandeirolas coloridas das festas populares.Infelizmentepor falta de 
manutenção deixaram o Centro de Convenções desabar, e a escultura desapareceu nesses anos de abandono a que foi relegado o nosso Estado e especialmente a cultura.

Suas joias apresentam características especiais com sua linguagem única e sempre fiel à qualidade dos materiais que utiliza como também explora todas as possibilidades que esses materiais oferecem. Ela tem um conceito que transita entre a ortodoxia do novo classicismo e a modernidade. Suas joias são proporcionais, harmônicas, modulares e totalmente integradas com a natureza. Elas têm a característica de se relacionarem e se complementarem. Tudo isto é resultado de muito estudo, muitas horas dedicadas às suas joias que lhe permitem hoje o domínio dos materiais combinando elementos diferentes, criando volumes leves dando uma visão tridimensional. Depois de residir seis anos em Salvador ela retornou com mais experiência e escreveu num dos catálogos de suas exposições umas palavras poéticas ao dizer: “A joia primeira é a Terra, tirada do Ventre do Criador, posta no infinito Universo. Cada ser vivo é a pedra preciosa na sua harmoniosa composição. Não destruam a Grande Obra de Arte...”

Pintura de Liane Katsuki quando
morava em Salvador.
Em 1981 ela e seus colegas Manoel Neto, Alain Pigot e Sérgio Sampaio  criaram o ateliê Claroescuro na Rua Euclides da Cunha, no bairro da Graça, em Salvador, Bahia,onde funcionou durante alguns anos. Depois em dezembro de 1986 foi transferido para a Rua São Luís, número 5, no bairro do Jardim Brasil e já com mais quatro componentes a Célia Alves, Sônia Márcia, Yolanda Silva e Vera Franco. No dia da reinauguração a Liane Katsuki apresentou a sua primeira coleção de joias feitas em ouro, prata e pedras semipreciosas, escultura em bronze e pintura. Os demais artistas também expuseram suas obras, a exemplo de Sérgio Sampaio que apresentou esculturas em ferro. Na época eles fizeram questão de dizer que o espaço não era uma galeria de arte e sim um ateliê aberto onde os artistas iam trabalhar e deixar suas obras ali expostas à disposição dos interessados, e que estavam dispostos a receber outros artistas que desejassem trabalhar e aprender com eles. O imóvel tinha várias salas que eram utilizadas como salas de aulas e os artistas ministravam cursos de pintura, escultura, joalheria, dentre outros.

 Em 1987 voltei a falar da Liane Katsuki que foi residir na Holanda quando demonstrou saudades de seu país. Estava apresentando uma performance de suas joias no Teatro Semeday, na New Jonker Street com bailarinos exibindo as suas joias, ela fez inclusive todo o cenário. Também apresentou em Amsterdam na Galeria Vila Baranka suas joias juntamente com outras vinte e duas artistas mulheres sul-americanas. Posteriormente, mostrou na Galeria Mediation Art Today, e colocou na cidade de Emmen, na Holanda, suas esculturas monumentais espalhadas pelas ruas.

Esculturas feitas em aço cortem e madeira 
expostas em praça de Emmen,na Holanda.
Antes de retornar a Salvador ela me escreveu e publiquei que estava trabalhando para uma exposição na Alemanha com mais sete artistas brasileiros. Era um projeto integrado com música, dança e artes plásticas. Paralelamente estava com outra exposição em Amsterdam de desenhos a pastel com cores fortes, e  trabalhou  criando  sete vitrais de janelas e portas para uma pequena igreja católica que  transformou em oficinas de arte e um café-concerto. O nome da igreja é De Bronque, que significa fonte. Em seguida participou de uma mostra intitulada Espelho, numa fábrica de vidros chamada Vidros Zicco, no show room que é dedicado ao uso de artistas, arquitetos e decoradores com vistas a atrair o pessoal da construção civil. No mesmo ano participou de uma coletiva com vinte e nove artistas do IV Salão Et Matieres, no Castelo de Maison Laffitte, em Paris, onde mostrou joias e esculturas. E já em dezembro daquele ano fez outra mostra em Haia, na Holanda.

Mural de azulejos com as caravelas da
chegadade Tomé de Souza à Bahia no
Grande Hotel da Barra, em Salvador.
No ano 200o fez três mostras importantes  e estava residindo na Espanha quando foi expor  em Luxemburgo quarenta e uma esculturas de bronze, pedra e madeira e trinta e seis joias em ouro e prata. As esculturas variaram de tamanho e algumas tinham mais de dois metros de altura. Outra na Bélgica de joas e desenhos, e uma terceira no Ayuntamiento de Alcorcón, na Espanha. Foi presidente da Associação Espanhola de Joias do Autor – AJA de 2002 até 2017 e hoje é Presidente de Honra.

                                                                     QUEM É

Liane Katsuki com algumas esculturas .
A  Liane Maria de Almeida Rabello nasceu na cidade de Entre Rios no interior  da Bahia em nove de setembro de 1944 numa família de seis irmãos, sendo três homens, já falecidos, e três mulheres. Seu pai Moacir Rabello era dono de uma farmácia na cidade de Alagoinhas e sua mãe Maria José Carvalho de Almeida dona de casa. Com o negócio da farmácia a família teve que mudar para Alagoinhas, e lá Liane Katsuki foi estudar no colégio de freiras Santíssimo Sacramento desde o primário até se formar professora primária. Depois veio para Salvador, quando fez o vestibular para a Escola de Belas Artes, da Universidade Federal da Bahia, e logo depois passou a trabalhar. Casou-se com o arquiteto Yoshiakira Katsuki, que faleceu no final de outubro de 2018, aos 81 anos de idade, deixando como legado as estações rodoviárias de Feira de Santana, Itabuna e Jequié e a bela capela do Menino Jesus, em Itapetinga, todos projetos na Bahia. Além disso participou da elaboração do Plano Diretor do Centro Industrial de Aratu e como coordenador do Planejamento Físico do Plano Diretor do Complexo Petroquímico de Camaçari. Eles se separaram e o arquiteto permitiu que ela continuasse com o sobrenome Katsuki. Antes de viajar ensinou Desenho de joias, espelho e vitrais no Ateliê Claroescuro e História da Arte na Escola de Arte e Decoração – EBADE.  Se transferiu inicialmente para o Rio de Janeiro onde Liane Katsuki participou do Grupo Nós, depois retornou para Salvador ficando aqui seis anos. Em seguida morou alguns anos na Espanha e finalmente se estabeleceu em Emmen, na Holanda, após seu segundo relacionamento. Na Espanha participou do grupo Pro Arte e Cultura, que reúne pintores e escultores, e do Grupo Mulheres nas Artes Visuais -MAV. Hoje Liane mora na cidade de Emmen, na Holanda, de onde a entrevistei através o telefone , e é casada há mais de trinta anos com o holandês Roelof Van Braam, hoje aposentado, que era representante de uma importante indústria de fibras sintéticas.

Pintura Tormenta, em acrílica sobre papel 
de autoria de Liane Katsuki
.
 Após terminar o curso na Escola de Belas Artes continuou seus estudos nas Escolas de Belas Artes de Paris e Toulouse, ambas na França onde estudou História Geral da Arte, na Escola de Louvre, em Paris, e ampliou seus conhecimentos de joalheria em Toulouse com Rick Skatula e em Emmem, na Holanda, com Hans Keen. Também aperfeiçoou suas técnicas da escultura no ateliê de Noud de Wolfe, e de vitrais com Lico Glasatelier e Broeder Aquino.  Já fez vários murais, entre eles: mural de azulejos no Grande Hotel da Barra, mural no Banco Nacional do Brasil e no Hotel Pituba Plaza, todos em Salvador, além de vitrais no Restaurante Pégasus, Escultura Móvel no Centro de Convenções (destruída) e escultura no Hospital Roberto Santos.

                                                                EXPOSIÇÕES 

Escultura corporal e anel de
prata
.
INDIVIDUAIS - 2016  Diálogo entre a Joia e a Escultura – Torreón de Los Guzmanes, em Ávila, Espanha; 2013 -Exposição de Joias em mansão particular no Horto Florestal, em Salvador; 2011 – Exposição de Joias no Club Empresarial Club 567, em Madri, na Espanha; 2009 – Exposição de joias na  Galeria Velarte , em Santander, na Espanha; 2005- Exposição de Esculturas na Galeria Pau d’Arara , Sitges-Barcelona, na Espanha; Exposição de Esculturas  na Galeria Pau d’Arara , em Segovia, Espanha; 2003 – Exposição na    Galeria Intemporelle, Paris, França; Galeria Artint’l Castellana, em Madri, na Espanha; 2002 -Exposição de Esculturas e Joias , na Galeria Adolfo Sanchez, em Salamanca, Cidade Cultural; 2000 – Exposição Joias de Arte, Galeria Samedi Montford, Paris, França; Exposição de Esculturas e Joias , na  Casa Municipal das Artes Alcorcón, Espanha; Exposição Esculturas e Joias, na  Galeria Déclic ,Luxemburgo; 1999 – Exposição Liane Katsuki  de Esculturas, Casa de la Entrevista, Alcalá de Henares, Espanha; 1995 -Exposição de  Joias e Objetos, Galeria Frazão  Salvador        ; 1993 – Exposição 4 Anos em Madrid, Centro Cultural Galileo, Madri, Espanha ; 1992- Mostra na    Galeria Anagma, Valencia, Espanha; 1991- Exposição no Caddy Club , La Moraleja, Madri, Espanha; Show at Antoinette Bernard Mansion , Madri, Espanha; 1989 -    Exposição na Casa de Madri ‑ Casa de Cultura , Alcalá de Henares, na Espanha; Exposição Um artista em Evidência" ‑ foyer UFBA ;1988 - Show at Ida Boelen Mansion , Amsterdam, Holanda; 1987- Exposição na Galeria Múltiplus, Salvador-Ba; Exposição na Galeria de Joias ACE, Amsterdam, Holanda;  Exposição na Galeria de Joias Van Ess, Emmen ,Holanda; Exposição Galeria Gerard Lageman, Amsterdam, Holanda; 1985- Galeria Maya Wildevuur, Hooghalen, Holanda; Exposição Galeria L'Atelier, Bruxelas, Bélgica ; Exposição Galeria Wiek XX     Groningen, Holanda; Exposição Galeria Jean Dinh Van Joillier ,Bruxelas, 
Gravura a cores da baiana Liane Katsuki.
Bélgica; Exposição  Galeria De ZilverenLeeuw, Giethoorn,
Holanda; Exposição Galeria Anneliese Karolin ,  Worpswede, Alemanha; 1984-Exposição Galeria De Lange, Emmen, Holanda; 1978- Exposição Galeria Espaço Dança, Rio de Janeiro, Brasil; 1975- Exposição Galeria Grupo No, Rio de Janeiro, Brasil; 1973 -Exposição Museu de Arte do Estado de Bahía, Salvador, Bahia, Brasil; 1972 – Exposição na  Galeria Studius , Rio de Janeiro, Brasil.

 COLETIVAS – Fez mais de trezentas exposições coletivas aqui e em inúmeros países. Vejamos: 2018 – Exposição de Escultura , Grupo PAC, Palácio do Infantado , Salão Lineage Guadalajara, Espanha; Exposição de Escultura Galeria Kosmima, Madri, Espanha; Exposição de Joalharia , Galeria Kosmima Madri, Espanha; 2017 – Exposição de Joalheria , Desfile da Passarela Espanhola, Matadero de Madri,  Espanha; Exposição de Esculturas Cambiodeísmo, Centro Cultural Galileo, Madri, Espanha; Exposição de Esculturas, Reinauguração do Museu Mayte Spinola, Marmolejo , Espanha; Exposição de Joias, MadridJoya, Setembro 2017 , Associação de Joias de Assinatura , Ifema , Madri, Espanha; Exposição de Joias, Desfile no Hotel Urban ,Sparkling under the Sky, Madrid, Espanha; Exposição de Joias Dia das Mães, Fundação AESLEME/Fundação Pons, Madri, Espanha; Exposição de Esculturas, Existência,

Liane com o escultor espanhol
Agustin Ibarrola, 2009.
Solidão e Amor, Exposição Homenagem a Camilo José Cela, no Primeiro Centenário do seu Nascimento 1916-2016 ,Tamkang, Taiwan; Exposição de Esculturas, Constituição e Liberdade,  Torreón de los Guzmanes, Ávila, Espanha; 2016 - Exposição de Esculturas Constituição e Liberdade, Museu Adolfo Suarez e a Transição,  Cebreros , Espanha; Exposição de Joias, Ommagio a Conchita Sánchez,  Pirovilla, Lugano , Suíça; Exposição de Esculturas , Semana Cela, Primeiro Centenário do CJC, Círculo de Bellas Artes, Madri, Espanha; Exposição de Joias, IberJoya Forever , Associação de Joalheria Assinada , Palacio de Cristal, Madri, Espanha; Exposição de Joias,  MadridJoya Setembro 2016 , Associação de Joias de Assinatura , Ifema, Madri, Espanha; Exposição de Esculturas Castelo H.R.H. , André Salvador de Habsburgo, Lorena Gmünd, Áustria; 2015 -Exposição de Joias , MadridJoya Set.2015 , Associação de Joalharia de Autor , Ifema, Madri, Espanha; Exposição de Joias , 10 Anos de Joalharia de Assinatura no Atlântico, El Corte Inglês,  Vigo,  Espanha; Exposição Joias , 10 anos de joias exclusivas no Atlântico, Museu Provincial de Pontevedra, Vigo , Espanha; Exposição de Esculturas, Diálogo com a Natureza , Torreón de los Guzmanes , Ávila, Espanha; Exposição de Joias , 20 Anos de Alegria do Autor na Espanha, Museu Nacional de Artes Decorativas Madri, Espanha; Exposição de Pinturas, Museu da Fundação Schloss Merode , Príncipes de Merode-Langerwehe, Merode, Alemanha; 2014 – Exposição de Esculturas Seu Trabalho é de Profissão” , ETSI de Minas e Energias, Madri, Espanha; Exposição MadridJoya set.2014,  Associação de Joalharia de Autor , Ifema, Madri, Espanha ; Exposição de Joias  e Esculturas, Galeria Lanzarote 15 ,  San Sebastian de los Reyes, Espanha; Exposição de Joias  12 Paradas, Exposição Itinerante Cancún e outros, México; 2013 – Exposição de Joias  Galeria Laura Márquez, Madri, Espanha; Exposição de Joias no  Instituto Gemológico Espanhol -IGE, Madri, Espanha; Exposição Exponho no Reino com o MAV
Esculturas em bronze de Liane Katsuki.
, Museu Rainha Sofia, Madri, Espanha; Exposição de Esculturas 1ª Exposição Coletiva , Clube Empresarial Club567, Madri, Espanha; Exposição de Esculturas , Espaço 51 , Madri, Espanha; Exposição de Esculturas na Galeria Patrícia Acal , Colectiva 365, Madri, Espanha;  Exposição de Esculturas no  79º Salão de Outono, Associação Espanhola de Pintores e Escultores , Obra Selecionada , Casa de Vacas , Madri, Espanha ; 2012 – Exposição de Pinturas , Lycée Molière , Bruxelas,  Bélgica ; Exposição de Esculturas ,  Galeria Mada Primavesi , Coletivo Primavera, Madri, Espanha; Exposição Esculturas , Galeria O’ Gato Con Joyas,  Vigo,  Espanha; 2011- Exposição de Joias  na Galeria Bisel del Arte,  Coletivo de Natal,  Cartagena , Espanha; Exposição de Esculturas Galeria Mada Primavesi , Coletivo de Natal , Madri, Espanha; Exposição Inbox, 25 anos Galeria BAT Alberto Cornejo,  Madri, Espanha ; Exposição de Joias, A Joia da Solidariedade ,  Galeria de Arte Petit Palace,  Madri, Espanha; Exposição de Joias na Galeria La Nave;  Exposição  de Broches , Salamanca , Espanha ; Exposição de  Joias na  Galeria Mª Antonieta Alcalá la Real, Jaén, Espanha; 2010 – Exposição de Esculturas , Galeria Mada Primavesi , Coletivo de Natal,  Madri, Espanha; Exposição de Esculturas na Casa da Entrevista , Uma Certa Figuração 2, Alcalá de Henares, Espanha; Exposição de Esculturas na Casa do Brasil , Ritmo e Cores do Brasil, Madri, Espanha; Exposição de Joias na  Galeria Noelia Peña, Sanxenxo, Espanha; Exposição de Esculturas na Galeria Mada Primavesi , Coletivo de Verão, Madri, Espanha; 2009 – Exposição na Fundação Irene Megías , Caja Navarra , Grupo Pro Arte y Cultura, Madri, Espanha ; Exposição de Joias na Galeria Velarte, Santander, Espanha ; Exposição de Esculturas na  Casa do Brasil , Looks de Mulher, Madri, Espanha; Exposição de Esculturas na Galeria Mada Primavesi, Coletivo de Natal, Madri, Espanha; Exposição de  Esculturas na Biblioteca Miguel Hernández Collado, Villalba/Madri, Espanha; Exposição de Esculturas na Casa da Cultura , Grupo Pro Arte y
Cinto de Castidade e Peitoral
de prata de autoria da artista.
Cultura, Navacerrada/Madri, Espanha; Exposição de Esculturas na  Galeria Paz Feliz , Grupo Pro Arte y Cultura, na  Galeria Paz Feliz , Grupo Pro Arte y Cultura,  na  Galeria Mada Primavesi , Coletivo de Verão e  no Centro Cultural Collado Villalba ,Olhares de Mulher,  todas em Madri, Espanha; 2008 – Exposição de Joias na Galeria Velarte, Santander, Espanha; Exposição de Joias na  Galeria Patrícia Suárez ,Gijón, Espanha e na Galeria Red03,  Barcelona, Espanha; Exposição de Esculturas , Grupo de Arte e Cultura , Exposição Ilha Valdecañas,  Extremadura ,Espanha ; Exposição de Joias Prêmio Antônio Negueruela , Iberjoya, Madri, Espanha ;Exposição de Esculturas  ,Pró-Arte e Cultura em Madrid,  Centro Cultural Galileo ;Exposição de Esculturas na Galeria Mada Primavesi, Madri, Espanha; Exposição de Esculturas Looks Tropicais , 7 artistas brasileiros de Madri; Reunião Paralela à ARCO , Fundación Alianza Hispânica,  Madri, Espanha; 2007 – Exposição de Joias , Mercat Vell , Sitges Sitges, Barcelona, Espanha; Exposição de Escultura Mulheres em Movimento,  Galeria Cañizares, Salvador , Bahia, Brasil; Exposição de Joias Três Artes, Um Espaço, Luís Mendez , Salamanca, Espanha ;Exposição Joias na Galeria Loes Koster, Midwolda, Holanda; Exposição Prêmios Antônio Negueruela , Iberjoya, Madri, Espanha; Exposição de Joias Vencedores do Prêmio Pérolas do Taiti, Iberjoya, Madri, Espanha ; 2006 - Instalação Objetos/Afetos: Afetos Roubados, Galeria Capibaribe, Recife , Pernambuco , Brasil;  VIII Concurso de Escultura , Escultura selecionada Oropesa del Mar, Espanha; Exposição de  Escultura na Galeria Mada Primavesi, Madri, Espanha; Exposição de  Joias , Prêmios Antônio Negueruela, Iberjoya, Madri, Espanha ; Exposição de Joias,  Vencedores do Prêmio Pérolas do Taiti, Iberjoya, Madri, Espanha; Exposição de Joias na Galeria Maya Wildevuur, Midwolda, Holanda ; XXXIV Concurso Nacional de Arte , Casa de Guadalajara, Escultura selecionada, Espanha; Casa Decor, CAD’06, Escultura, D’Erre Decorações,  Madri, Espanha; 2005  - Exposição de Joias na Galeria Arela ,  Joalharia La Guardia, Pontevedra, Espanha; Exposição Iberjoya Setembro ,Associação de Joalharia de Autor , Ifema, Madri, Espanha ; Exposição de Joias em Homenagem a Daniel Verges, Iberjoya, Madri, Espanha; 66ª Exposição Internacional de Artes Plásticas, Escultura, Valdepeñas , Espanha; Exposição de Escultura Comemorativa Prémios IV
Litografia e xilografia ambas 
de autoria da artista baiana.
Centenário de Dom Quixote,  Leganés , Madri, Espanha; Exposição de Pintura e Escultura Festival Étnico Arte do Mundo , Chiclana, Cádiz,  Espanha ; 2004 – Exposição De Arte 2004, Associação Aesleme , Centro de Congressos de Madri, Espanha ; Exposição Art on Paper,  Print Europe Gallery, Londres, Reino Unido ; VI Concurso de Escultura Monumental, Escultura selecionada , Oropesa del Mar, Espanha; I Concurso Nacional de Pintura , Pintura selecionada ,Torrejón de Ardoz, Espanha ; Concurso de Joias para uma Princesa , mostra e exposição de joias, Madri, Espanha; Exposição de Joias  na  BAT Galeria Cornejo, Madri, Espanha; Exposição de Joias na Galeria Peda ; Exposição Iberjoya set.2004 ,  Associação de Joias do Autor, Ifema, Madri, Espanha, Iberjoya set.2004 , Selecionada para Show Tendencias, Madrid,Espanha ; 2003 – Exposição Sobre Arte e Natureza, Câmara Municipal Casa de Cultura, Torrejón de Ardoz, Espanha; Coletivo de Verão , Galeria Detursa Madri, Espanha; Teatro Moderno da Casa de Cultura, Chiclana, Espanha; Galeria de Diálogo, Paris,  França; Exposição de Joias  Galeria Peda, Klaipeda, Lituânia; Iberjoya Set.2003 , Associação de Joalheria de Autor , Ifema, Madri, Espanha; Mostra Tendencias , Iberjoya Set., Ifema, Madri, Espanha; Salon International de la Estampage, Paris, França; Feira de Colecionáveis , Olympia, Londres , Reino Unido ; 38ª Edição da Joalheria e Watch Fair , grupo Eva,  Valência, Espanha; Pintura Espanhola Contemporânea, Galeria Nacional de Arte Estrangeira, Sofia, Bulgária; I Exposição de Arte Solidária, Aesleme, Casa Palacio del Pez Madri, Espanha; Exposição de Joias no Hotel Premier Chiclana , Cádiz , Espanha; Exposição de Joias na Isabel Sánchez Galeria Toledo, Espanha ;Iberjoya Jan 2003 , Associação de Joalharia de Autor , Ifema , Madri, Espanha; Iberjoya Jan 2003 – Exposição ,Tonet, E.V.A., Ifema , Madri, Espanha; 2002  - VI Feira Internacional de Arte Contemporânea de Castela e Leão, Arcale, Espanha;  Galeria DKS ,Vitoria, Salamanca, Espanha; Festival Espanhol ,Hotel Intercontinental Europa; Exposição Joyas Bruxelas ,Bélgica ; Galeria Antígona  Joias, Toledo , Espanha ; Exposição Joyas Lio, Burgocentro Las Rozas , Madri, Espanha;  Escuela Atlântico , Joias de autor,  Vigo , Espanha; Museu Municipal , Exposição Joias de Assinatura , Benicarló  Espanha Iberjoya ; Exposição na Associação de Joalharia de Autor , Ifema Madri, Espanha;  Iberjoya 2002 , Vanguardia ,E.V.A.),  Ifema, Madri, Espanha; Exposição de Joias na Galeria 37ºC , Barcelona, Espanha; Exposição 2ª Pele, Grupo EVA, Barcelona, Espanha; Feira Galeria Artesanal, 3ª edição , Atocha Madri, Espanha; Exposição 2ª Pele , Feira de Valência , Grupo EVA, Valência, Espanha; Iberjoya 2002 – Associação de Joias de Assinatura , Ifema ,Madri,  Espanha; 2001  - I Itinerário Escultórico por Álava , Casa del Cordón expôs duas  esculturas,  Vitória, Espanha ; Iberjoya 2001 , Signature Jewelry Association , Ifema;  Madri, Espanha;  Iberjoya 2001 , 
Pintura da artista Liane Katsuki.
Contemporânea 2001 , Ifema, Madri, Espanha; Galeria Viviana Gryi , Bruxelas,  Bélgica;  Exposição de Joias na Galeria Laura Márquez , Madri, Espanha; 
2000 – Exposição Ovos de Avis Struthio,  Galeria Detursa, Madri, Espanha; Obra selecionada da Coleção do Colegio del Rey , Alcalá de Henares , Fundação Espanha;  Obra Desenhada, Colegio del Rey Alcalá de Henares Fundação Espanha; Exposição de  Esculturas e Pintura na  Sofa & Cose, Alcalá de Henares Espanha ; Exposição Abstrações  10 anos , Galeria Detursa,  Madri, Espanha; Salon International de Peinture et Sculpture, Saint-Loubès , França; 1999 - Nove Artistas , Nove Expressões; Prêmios Estoril, Portugal;  Exposição Villa de Madri , Mariano Benlliure, Escultura selecionada , Madri, Espanha; VI Mostra Union Fenosa, Escultura selecionada , La Coruña, Espanha; Exposição Mulheres na Arte,  Galeria Raquel Ponce, Madri, Espanha; 8 Artistas Latino-Americanos, Galeria Dialogue, Paris, França; Exposição Joias Exclusivas ,  Galeria Metalart,  Madri, Espanha; Exposição Escultura , Galeria Raquel Ponce , Madri, Espanha; Exposição de  Gravura , Galeria Raquel Ponce, Madri, Espanha; Feira Interart'99 , Galeria Xeito, Valência, Espanha ; Exposição Páginas 3, Livres d'Artiste, Galeria Diálogo, Paris, França; Coletivo de Escultura, Galeria Raquel Ponce, Madri, Espanha;  Exposição 66 Salão de Outono,  Associação de Pintores e Escultores, Madri, Espanha;  III Prêmios Nacionais de Escultura Cidade de Leganés, Leganés, Espanha ; Feira Arte Sevilla, Galeria Xeito, Sevilha, Espanha; 1998 - V Prêmios Nacionais de Escultura Cidade de Punta Umbría, Huelva, Espanha ; LIX Exposição Nacional de Artes Plásticas, Valdepeñas , Espanha; Feira Interart'98, Galeria Xeito, Valência, Espanha ; Exposição Flor de Estio, Galeria Detursa, Madri, Espanha ; 1997 – Exposição Maio Mais Galeria, Madri, Espanha ;  Exposição na Bat Gallery, Madri, Espanha; IV Prêmios Nacionais de Escultura Cidade de Punta Umbría, Huelva ,  Espanha; Exposição de Escultura e Joias , Galeria Rina Bouwen, Madri, Espanha; Exposição de  Esculturas , Galeria Raquel Ponce , La Vega Madrid , Alcobendas, Espanha.

                                    PRÊMIOS E DISTINÇÕES

Mural na agência do Banco Nacional
do Brasil , feito em latão, bronze
e cimento pintado, em Salvador.
Salão de Artes Plásticas – 1º Prêmio – Salvador da Bahia – Brasil;De Beers Joias com Diamantes Rio de Janeiro – Brasil; Cartaz Catequese Cartaz – Bahia – Brasil;  Escultura, Escultura Pública – Bahia – Brasil; Escultura Escultura "Inconfidentes" Minas Gerais – Brasil; Salão de Artes Plásticas "Fumcisa" Projeto “Os Nós/Nós” – 1º Prêmio – Bahia – Brasil; Exposição Cadastro – Bahia – Brasil; Troféu Goya "Maratona Cultural Alcalá de Henares92" Espanha; 1º Prêmio Accésit XVII de Escultura Caja Madrid Espanha; Troféu "X Maratona Cultural Alcalá de Henares93" Espanha; Menção Honrosa XIX Prémios de Escultura 1995 - Caja Madrid – Espanha; Troféu "XIII Maratona Cultural Alcalá de Henares96" Espanha ; 1º Segundo Prémio Escultura – Prémios Anuais de Artes Plásticas 2003 – Majadahonda – Espanha; Brincos 2º Prémio – “Troféu Pérola do Taiti” – III Edição – 2003 – Espanha; 66ª Exposição Internacional de Artes Plásticas Valdepeñas ; 2005 – Espanha – Seleção e Aquisição; 1º Prêmio Categoria Conjunto ,Troféu Pérola do Taiti , IV Edição,  Espanha; Menção Honrosa Prêmio Escultura Comemorativa IV Centenário de Dom Quixote,  Leganés , Madri , Espanha; 1º Segundo Prémio Escultura; 2006-  Prémios Anuais de Artes Plásticas, Majadahonda , Espanha;2007 -  2º Prêmio Categoria Conjunto , Troféu Pérola do Taiti, V Edição, Espanha.