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Foto 1. Hilda Salomão em seu ateliê com materiais. Foto 2. Hilda com detalhe de um painel. Foto 3. Hilda ensinando a arte da cerâmica a uma aluna. |
O barro está presente na vida do
homem desde os tempos imemoriais e está registrado no livro Gênesis 2:7 que
"o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o
fôlego da Vida". Ainda no Gênesis 3:0 "Com o suor do seu rosto você
comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado: porque você
é pó e ao pó voltará". Também em todas as escavações arqueológicas de
antigas civilizações são encontrados restos de objetos utilitários feitos de
barro, inclusive no Egito antigo os faraós eram sepultados em sarcófagos de
barro e grandes potes serviam para guardar as partes moles após a mumificação
de seus corpos. Foi neste universo de possibilidades que fui ao encontro de uma
artista que vive com suas mãos habilidosas manuseando o barro para criar belas
esculturas e painéis dando-lhes a nobreza de uma obra de arte. Seu nome tem
origem bíblica Hilda Salomão, porque Salomão significa pacífico, foi o segundo
filho do Rei David de Israel, e escolhido aos quinze anos de idade para
substituir seu pai. Fiz estas referências históricas e biblícas para mostrar que
existe uma ligação muito antiga e profunda entre o homem e o barro. E a
profissão de ceramista requer uma intimidade com este material encontrado na
natureza e que é utilizado de várias formas. Aqui vamos tratar da transformação
do barro ou da argila em obra de arte.
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Foto 1. Uma bela pintura de rosas de Hilda Salomão. Foto 2. Escultura em cerâmica com vários elementos. |
A artista Hilda Salomão vem de
uma linhagem de ceramistas porque sua avó materna e sua mãe exerceram esta
profissão, e ela desde criança foi envolvida neste ambiente mexendo
com a argila e elaborando pequenas peças que lhe serviram de brinquedo.
Portanto, quando em 1974 já adulta resolveu fazer o vestibular para a Escola de
Belas Artes, da Universidade Federal da Bahia sabia que buscava ampliar seus
conhecimentos e focar na cerâmica. Nesta época ainda existia um forte
preconceito com relação à profissão de ceramista porque muita gente a
classificava como uma atividade artesanal de simples fabricação de objetos
utilitários. Porém, a cerâmica foi se desenvolvendo com a introdução do
trabalho escultórico e surgimento de outras possibilidades, e hoje é
reconhecida como uma forma de linguagem artística tal como acontece com a
pintura, a gravura e a escultura. Surgiram grandes nomes da arte universal como
Pablo Picasso, Joan Miró e outros que criaram muitas obras de cerâmica, que
hoje têm alto valor no mercado de arte. Aqui no Brasil se notabilizaram o
pernambucano Francisco Brennand (1927-2019), e na Bahia o mestre Horst Erich
Udo Knoff, (1912-1994) o russo que migrou para o Brasil e fixou residência em
Salvador, no bairro de Brotas, onde tinha o seu ateliê e uma pequena indústria
de azulejos artísticos. Ele foi um dos professores de Hilda Salomão.
TRAJETÓRIA
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Foto 1. Capa do livro do mestre Djalma De Vicenzi. Foto 2. A avó e pioneira Autinha Boaventura Leite. Foto 3. Hilda jovem trabalhando com sua mãe Ângela. |
“Comecei criança brincando com a
cerâmica e em seguida passei a ajudar fazendo pequenas intervenções nas peças
que elas produziam. Depois fiz o primário no Colégio das Mercês, na Avenida
Sete de Setembro, em Salvador e posteriormente cursei o secundário do Colégio Dois de Julho,
no bairro da Fazenda Garcia, também em Salvador. Fiz o vestibular para a
Escola de Belas Artes, da Universidade Federal da Bahia, em 1974, onde tive a
oportunidade de ser aluna de grandes mestres entre eles Juarez Paraíso, que
além de professor da disciplina Desenho abria nossas cabeças com informações
sobre o que acontecia ao nosso redor, o professor Ailton Lima que me ensinou a
trabalhar com pastel, Emidio Magalhães grande mestre da pintura. Me interessei
durante minha permanência na EBA de entrar em contato com a Filosofia e
Psicologia graças as aulas do professor Romano Galleffi. Aí quando formei fui
me dedicar aos cursos de cerâmica que minha mãe dava porque ela queria se
dedicar às suas pesquisas. Portanto, já saí da EBA para ensinar e fui obrigada
a estudar muito,"disse Hilda Salomão. Também durante o curso houve uma integração entre as escolas
de Teatro, Música, Dança e Arquitetura. Isto possibilitou a troca de informações,
de conhecimento, inclusive tinha uma disciplina chamada Integração Artística. Lembra sempre da importante recomendação do professor Juarez Paraíso ao dizer que o artista aprende no
exercício do fazer. E tem seguido isto e principalmente com a sua imersão no ateliê. Diariamente está trabalhando no ateliê procurando criar e observar
tudo ao seu redor.
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Foto mostra como eram concorridas as Oficinas de Arte. |
Foi ensinar nas Oficinas de Expressão Plástica do Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM-Ba ao lado dos professores Juarez
Paraíso, Chico Liberato, Zu Campos, dentre
outros. Disse Hilda Salomão que permaneceu no MAM-Ba durante quase trinta anos
até se aposentar e foi uma experiência rica porque o professor tem sempre que
estar estudando, especialmente nestes tempos de redes sociais onde as
informações fluem com mais rapidez e intensidade. Paralelamente as aulas que
ministrava continuava produzindo. Sua casa num condomínio do bairro de Stela
Maris, em Salvador, Bahia, é um verdadeiro museu de cerâmica onde as paredes, móveis e prateleiras
exibem esculturas e objetos feitos em argila numa variedade impressionante. É o registro vivo de uma vida inteira dedicada a arte da cerâmica. É uma
artista da terceira geração de uma família de ceramistas e assim ela vai
deixando suas pegadas para que possamos olhar e admirar a capacidade criativa
que tem.
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A artista Hilda Salomão em seu ateliê de trabalho. |
Aos 68 anos de idade Hilda
Salomão mostra uma disposição que muitos jovens não têm, acostumados a se
encastelarem nos sofás de seus apartamentos ou casas. Ela cedo já está se
movimentando cuidando de suas plantas e já tem em mente que vai ao seu ateliê
mexer com a argila. Durante às terças-feiras ministra aulas porque sente a
necessidade de transmitir a sua experiência para outras pessoas. Considera uma
benção dominar esta técnica que lhe permite mexer com a argila, o fogo e o
tempo , de descobrir cores e maneiras de pintar e a respeitar o tempo. Sim, porque a
cerâmica exige obediência ao tempo de secar, ao tempo de queima e ao tempo de
abrir o forno que chega a mais de mil graus centígrados. Aí pode ser
surpreendida por uma bela obra bem queimada ou por cacos de uma cerâmica que
durante a queimada se espatifou. Vemos que é um trabalho visceral que exige
manejar a argila com as mãos sentindo sua elasticidade e viscosidade, passa para a fase da criação das peças e em seguida para esmalte e
queima.
Hilda Salomão disse que seu
ateliê é um verdadeiro parque de diversão e o ceramista vive momentos de
êxtase, de aceitação e até mesmo de desapego quando acontece perder uma peça
que fez com tanto gosto e esmero e aconteceu que se esfacelou durante a
queimada. São momentos diferenciados e inclusive de pessoa a pessoa. “Quando
estou fazendo uma escultura de argila por exemplo a peça não deixa a gente
esquecer dela, porque se passar do ponto já não dá para trabalhar. É uma
relação muito íntima do ceramista com a obra que está criando. É hora do
recomeço e acho o ceramista um verdadeiro operário”.
QUEM É
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Hilda Salomão ao lado de uma das paredes do seu ateliê. |
Seu nome completo é Hilda Maria
Leite Salomão, nasceu em 7 de março de 1955, em Salvador, Bahia. Filha de
Ângela Boaventura Leite Salomão e seu pai Geraldo dos Reis Salomão, era
contador. A infância foi no bairro do Canela onde morava no Edifício Padre
Feijó, e avó Autinha Boaventura Leite, na Rua Claudio Manoel da Costa, 16,
vizinha do prédio onde ela residia. Passou boa parte da infância com sua avó
que tinha seu ateliê na casa onde residia e sua mãe sempre estava ao lado
trabalhando com ela. Conta que
sua avó Autinha Leite trabalhava fazendo chapéus, bordados e flores, e era
casada com o português Matheus Villa Chã Leite. Mas, ficou viúva muito cedo com
três crianças, e suas cunhadas mandavam da Europa revistas com figurinos para
ela variar seus produtos. Um dia ao ler uma dessas revistas deparou com uma
reportagem sobre cerâmica. Ficou imediatamente atraída e resolveu procurar
saber se tinha alguém que dava curso em Salvador. Não conseguiu nenhuma
informação e foi então que apelou para um irmão que morava no Rio de Janeiro
que lhe informou que lá havia um professor chamado Djalma de Vicenzi. Decidiu
tomar um avião e ir para Rio de Janeiro, isto entre os finais dos anos quarenta, e lá
comprou um forno, as ferramentas de ceramista e todos os materiais necessários
para iniciar sua produção. De volta começou a fazer suas peças, e
quando o forno chegou instalou e fez sua primeira formada. Aí nascia uma
família que já vai na terceira geração de ceramistas. “Veja que é algo que
estava no destino”, diz Hilda Salomão. O professor carioca trabalhava na
verdade com porcelana e deu a sua avó o conhecimento da cerâmica porque ele
também dominava esta arte. Sua avó conheceu aqui o professor Udo Knoff e
esta amizade permaneceu até o seu falecimento, trocando informações e
experiências sobre a arte da cerâmica que o professor dominava e tinha uma
pequena indústria no bairro de Brotas.
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Painel de cerâmica sobre madeira O Homem e a Pipa. |
Acompanhou a evolução da arte da
cerâmica nos últimos cinquenta anos e lembra que a literatura existente sobre a
cerâmica era em inglês ou alemão, e isto dificultava porque quem se
interessasse tinha que saber uma dessas línguas. Até os meados do século
passado a cerâmica era vista apenas como objetos utilitários as
panelas, potes, porrões, moringas, fruteiras, pratos e vários outros. Também alguns
artesãos faziam bonecas, bois, cavalos, e vieram as esculturas de cangaceiros e santos dos ceramistas
pernambucanos tendo à frente o mestre Vitalino Pereira dos Santos, e outros
objetos representando coisas da zona rural. Mas, aos poucos a linguagem da
cerâmica se desenvolveu e passou a ser considerada uma obra de arte a escultura
feita de argila. Atualmente com seu reconhecimento consolidado a cerâmica está
presente na arquitetura não apenas como um elemento de arte para decorar, mas
sendo parte integrante do projeto arquitetônico. A Hilda Salomão por
exemplo cria uns painéis onde utiliza a madeira de suporte e ali trabalha com
pasta de cerâmica, argila, gesso e verniz. Finalmente, surge um belo painel que
pode ser colocado na parede igual a um quadro de tela pintado com acrílica.
Também pode ser criado um mural artístico de cerâmica dividindo ambientes. As
possibilidades são muitas, estou aqui apenas exemplificando que hoje é grande a
utilidade e funcionalidade da arte da cerâmica.
Falando de sua experiência nas
Oficinas de Expressão Plástica do MAM-BA iniciada a partir de 1989 lembra que era uma coisa
sensacional porque os cursos eram livres e se inscreviam gente de todas as
classes sociais e de diferentes níveis educacionais e até analfabetos. Foi aí
que observou que na hora da criação o nível educacional nem sempre servia para
impulsionar o aprendizado porque algumas pessoas sem muita instrução facilmente
aprendiam e tinham mais habilidade em moldar a argila. O aluno de mais
conhecimento tem uma compreensão melhor das referências, porém na hora do fazer
valia o que naturalmente tem mais capacidade de criar.
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Foto 1. Escultura de Hilda Salomão A Noiva. Foto 2. Escultura em cerâmica Andarilho. Foto 3. Escultura O Bailarino. |
A arte da cerâmica mudou tanto
que hoje a argila já é fornecida pela indústria que colhe o produto na natureza
e faz todo o processamento, e chamam de massa de cerâmica e a sua composição é
formada por argilas, quartzo e feldspato. Esta matéria-prima usada para formar o biscoito têm características
químicas, mineralógicas e comportamento de queima bem diferentes daqueles
usadas na construção civil. Antigamente na Bahia a argila
vinha do Recôncavo principalmente da região de Maragogipinho. Esta argila bruta
extraída diretamente da natureza precisava ser moída, peneirada para tirar as
impurezas e depois secar, novamente hidratada para testar sua elasticidade e
viscosidade . A partir daí é que pode ser modelada e depois o ceramista
deixa de dez a quinze dias secando. Em seguida pode ser colocada no forno onde
permanecerá por umas dez horas até alcançar um mil graus. Ao desligar o forno
tem que esperar dois dias para esfriar. Está pronto o que chamam de
biscoito, e agora é preciso dar o acabamento com pintura ou verniz e volta para
o forno. Quando sai do forno temos uma escultura de cerâmica.
EXPOSIÇÕES
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Foto da exposição na Caixa Cultural, em Brasília, 2006. |
A artista Hilda Salomão já participou de dezenas de exposições coletivas e indviduais. Vejamos: 1978 -
Coletiva- Galeria Cañizares
SSA-Ba ; 1980- Coletiva xilogravura- MAM Museu de Arte Moderna- SSA-Ba; 1980-
Mostra Nacional de Arte Sacra – Cerâmica- T.C.A SSA-Ba; 1981 a 84- Mostra
Nacional de Arte Cerâmica- SP-SP; 1982- Coautoria e execução do projeto de
decoração da cidade do Salvador – Carnaval 82 ; 1986- I Salão de Arte
Metanor-Copenor- Museu de Arte da Bahia SSA- Ba; 1987- Exposição REGISTRO-
Tereza Galeria de Arte – SSA-Ba; 1987- 50 anos do SPHAN- Galeria do SPHAN-
Cachoeira-Ba; 1988- Exposição coletiva A criança na visão do adulto- TCA-
Salvador-Ba ;1988- Pintura e escultura- Galeria Fazarte- SSA-Ba; 1989-
Exposição Pintura- Escultura e Instalação – Shopping Barra- SSA-Ba; 1989-
Pintura painel- Espaço X- Biblioteca Central- SSA-Ba; 1990- Coletiva Colagens-
Galeria ICBa SSA-Ba; 1992 a 95- Exposição cerâmica- Oficinas de arte- MAM
SSA-Ba; 1994-Exposição PLURAIS- Museu de Arte Moderna-MAM-
SSA-Ba; 1999- Exposição individual- Cerâmica e Pintura- Galeria Atrivm
–SSA-Ba; 2000- Exposição individual Painéis de Cerâmica- Bahia Design
Center-SSA-Ba; 2001-Exposição na Artefacto - Objetos e Painéis
; 2002-Exposição no 12º Festival Latino Americano de Arte e Cultura –Itália; 2003-Exposição
Cerâmica Painéis e Esculturas - Hotel Fiesta- SSA-Ba; 2004-Exposição Terra
Cotas da Terra - Conjunto Cultural da Caixa- SSA-Ba; 2005-Exposição
Transformação - Cerâmicas- Galeria EBEC- SSA-Ba ; 2005-Exposição VI
Mercado Cultural- SSA-Ba; 2006-Exposição Individual –Atávico- Caixa Cultural-
Brasília- Brasil ; 2006- Exposição Revelações – Teatro Castro Alves ; 2006
- Circuito Cultural Banco do Brasil; 2007
- Exposição Mulheres em Movimento- Galeria Cañizares- SSA-Ba ; 2008 -Exposição
individual - Transmutação- Galeria
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Triptíco de cerâmica sobre madeira Trindade. |
EBEC - SSA-Ba; 2008 - Participação no
2º Salão Nacional de Cerâmica - Museu Alfredo Andersen - Curitiba - Paraná
; 2009-Exposição Cerâmica da Bahia - Galeria Cañizares - SSA-Ba
; 2009-Exposição Coletiva do IV Centenário do TJ-Bahia; 2010 - Exposição
De Iemanjá às Sereias- Balcão de Artes e Ofícios- SSA-BA; 2010- Exposição Coletiva
- Sant’Ana – Museu de Arte da Bahia ; 2011- Coordenadora e Curadora das
Oficinas de Expressão Plástica- MAM-Ba; 2012- Curadoria da Mostra
Orquestra de Barro - do Curso de Cerâmica - MAM-Ba ; 2013- Recebe Prêmio
em Artes Plásticas - Prêmio Barra Mulher; 2014 – Participou da III Bienal
da Bahia– de 29 de maio a 7 de Setembro - integrando participação do
ateliê no roteiro da programação oficial da III Bienal com a realização e produção
do Mural Aberto – Oficina Itinerante aberta ao público que permitiu a
participação da comunidade em geral, que permanecerá como Obra Cultural.
Parabéns pelo texto, belo e verdadeiro, sobre a querida artista Hilda Salmão. Ela é tudo isso mesmo, e digo mais: a humildade com que fala do seu trabalho e conduz sua arte, faz com que ela seja maior ainda!! Hilda é Poesia e faz do barro seu poema predileto. Parabéns!!
ResponderExcluirCarmen Carvalho
ResponderExcluirFiz cerâmica como curso livre com professor Udo Knoff na EBA , por pouco tempo . Parabéns pra Hilda Salomão e Parabéns pra você Reynivaldo BRITO pela excelente matéria
Marlice Almeida
ResponderExcluirParabéns Hilda muito justo está homenagem!
Ivo Neto
ResponderExcluirParabéns Reynivaldo Brito pelo seu trabalho
Alice Campos
ResponderExcluirParabéns Sr Reynivaldo!!! 👍👏👏🌹🌿
Severina Ferreira Severina Ferreira
ResponderExcluirParabéns Reynivaldo Brito o seu trabalho é muito gratificante para os artistas.
Você é o cara .
Marcia Magno
ResponderExcluirHilda Salomão! Parsbens pela sua arte!
atelier.maria.adair
ResponderExcluir·
FANTÁSTICO ... acabando de ler a HISTÓRIA de HILFA SALMÃO ..
parabens ARTISTA ...
Maria Das Graças Santana
ResponderExcluirParabéns pelo belo comentário da Escritura Sagrada e pelo trabalho lindo da Hilda.
Maria Adelaide Dantas Costa Cruz
ResponderExcluirParabéns Rey!!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Iara Brito
ResponderExcluirParabens ❤️ meu irmão! LINDA HOMENAGEM A ESTA GRANDE ARTISTA
Edna Silva
ResponderExcluirPeças lindas em cerâmica.
Erickson Britto
ResponderExcluirQue maravilha!
Nerivaldo Almeida
ResponderExcluirMaravilha querida Hilda. Parabéns
Carla Barata
ResponderExcluirParabéns Minha professora Querida. Bom conhecer um pouco mais da sua linda história. Saudades.
Angela Maria Dantas Vianna
ResponderExcluirParabéns Hilda pela matéria e pelo seu talento.
Edicarlos Santana
ResponderExcluirParabéns seu Reynivaldo
Flavia Pircher
ResponderExcluirMerecida homenagem🧡 uma historia linda dessa grande artista cujo maravilhoso trabalho é de imensa contribuição ao mundo da cerâmica.
Andréa Pinto Martins
ResponderExcluirParabéns Hilda! Sua arte é inspiradora demais! Vc merece todas as homenagens como artista e como ser humano maravilhoso que é! ❤️
Teresinha Nogueira
ResponderExcluirEssa Hilda é demais , com seus trabalhos maravilhosos , merece muitos parabéns .
Celeste Guerra
ResponderExcluirParabéns Reynivaldo, pelo reconhecimento do trabalho dessa grande Professora e Ceramista que se Chama Hilda Salomão.
Berenice Carvalho
ResponderExcluirLindo! Felicidades no seu trabalho.
Hilda Maria
ResponderExcluirMaravilha 👏👏👏👏👏
Floro Freire
ResponderExcluirMassa
Zélia Alves
ResponderExcluirSuper!!!
Angela Lisboa Dabush
ResponderExcluirBravo!
Domingos Dantas Brito
ResponderExcluirMais uma história bonita divulgada pelo maior incentivador da cultura do nosso estado.
Hilda Nogueira
ResponderExcluirParabéns
Ana Alice Rebello de Aguiar
ResponderExcluirMuito bem amigo ,sempre trazendo conhecimento pra todos .Parabéns !
Terezinha Cezar Viana
ResponderExcluirParabéns para este artista e a você por ser uma pessoa que se preocupa com os outros
Darcy Brito
ResponderExcluirMuito bom. E assim os artistas plásticos vão sendo divulgados através desse seu trabalho.
Parabéns pela matéria, gostei muito de conhecer o trabalho da artista Hilda Salomão, cerâmica é algo muito admirável.
ResponderExcluirTexto muito bom sobre Hilda Salomão. Parabéns Reynivaldo! Jornalismo é isto: informar sobre pessoas, acontecimentos e ideias. Fiquei até com vontade de fazer um curso de cerâmica...
ResponderExcluirHilda Oliveira
ResponderExcluirTexto excelente, como todos que você escreve. Hilda expôs do seu jeito simples dela, seu dia a dia com a arte de modelar. Parabéns para os dois:criador e criatura.
Jaime Paulo
ResponderExcluirGostei muito do texto sobre Hilda Salomão.