|
Iza em foto atual e em três momentos. |
Os
santos e orixás ganham mais nobreza nas pequenas esculturas em prata e latão da artista
Iza Guimarães. Há décadas vem criando e repassando seus ensinamentos na arte
escultórica que exerce com muita habilidade e criatividade. Também cria joias
como anéis, gargantilhas, brincos, pulseiras, medalhões, tiaras com
incrustações de pedras preciosas, semipreciosas e esmaltadas, além de troféus.
Domina com maestria a arte da joalheria e a sua aparente fragilidade física não
impediu de trabalhar com laminadoras, martelos, bigornas e cinzeis para moldar
os metais e outros minerais utilizando ainda o fogo do maçarico para conseguir
as belas formas de suas esculturas e joias. Muitos de seus trabalhos
estão espalhados pelo país e no exterior porque dirigentes de empresas e
autoridades costumam adquirir para presenteá-los aos clientes, e aos visitantes ilustres. Temos uma tradição na Bahia de grandes ourives no
período colonial como Alberto Sampaio, Lourenço Marques, Manoel Eustáquio
Figueiredo, cujas peças estão expostas no Museu Carlos Costa Pinto, e no Museu
de Arte do Estado, no Corredor da Vitória, em Salvador e nas sacristias de
nossas igrejas. O curioso é que duas mulheres oriundas da Escola de Belas Artes
da Universidade Federal da Bahia a Iza Guimarães e Liane Katsuki romperam mais
esta barreira masculina criando aqui as suas esculturas e joias com um requinte
dos novos tempos. Conhecemos as
extraordinárias obras escultóricas e joias feitas pelos antigos habitantes do
México, Peru, Colômbia e outros países americanos as quais estão enriquecendo
os acervos dos museus desses e de outros países. No Egito antigo os artesãos deixaram importante legado. São testemunhas de que o homem
desde os tempos imemoriais tinha uma ligação forte com esta arte e o fogo foi
um elemento determinante para que conseguissem moldar suas esculturas e joias.
Antes usadas para homenagear seus deuses e líderes com o passar dos tempos
passaram também a serem utilizadas como ornatos tanto masculino quanto
feminino. É exatamente dentro do universo desta arte nobre que a baiana Iza
Guimarães transita captando com sua sensibilidade as possibilidades que os
metais, pedras preciosas e semipreciosas podem oferecer para a feitura de suas
pequenas esculturas de santos, orixás e joias.
|
Quatro belas jóias feitas por Iza Guimarães. |
Segundo Mercedes Rosa no
seu trabalho Ourivesaria Baiana Colonial: Os Ourives e Suas Obras foi
"No começo do século XVII, entre vários ourives de naturalidade
portuguesa, como: Joaquim Soares da Fonseca, de Lisboa; Francisco de Sousa
Salgado, de Braga; João Pereira da Silva, de Vila de Caminha e Domingos e Antônio
Francisco, de Lisboa, destacaram-se alguns baianos, como Pedro Guerreiro de
Aguirre, João de Almeida Pacheco, Manoel de Almeida Pacheco, Antônio dos
Santos, Jacinto Ferreira dos Santos, Manoel Pereira de Sousa e outros.
Entretanto, Francisco Vieira, o “Fanho”, de origem portuguesa, é a grande
figura da ourivesaria baiana no século XVII. A estes ourives coube a
continuidade da arte, aprendida dos mestres portugueses."
A Mercedes Rosa fala ainda
que existem poucas peças destes mestres ourives do período colonial porque era
prática comum desmanchá-las para a confecção de outras em estilos de cada
época. Quem já não levou uma corrente, um crucifixo ou bracelete para o ourives
fundir e fazer uma nova joia como uma aliança, um anel? Atualmente está difícil
a qualquer cidadão andar com uma joia porque o nosso país está infestado de
ladrões. Eu mesmo vinha andando na Rua Carlos Gomes, no Centro de Salvador,
em companhia de um amigo por volta de umas dez horas da manhã quando fui
atacado por um ladrão que tentou arrancar uma corrente de ouro que costumo
trazer no pescoço. A violência foi tamanha que fiquei umas duas semanas com um
hematoma no pescoço e com a voz afetada.
QUEM
É
|
Iza mostrando um dos Orixás de sua autoria. |
A Iza Assumpção Guimarães
nasceu em 28 de julho de 1943 filha de Júlia Freitas
Assumpção e Francisco
Claudino Assumpção no bairro de Nazaré curiosamente na Ladeira do Prata,
próximo ao Convento do Desterro. Estudou o primário e ginásio no Colégio Nossa
Senhora Auxiliadora, na Avenida Joana Angélica, no bairro de Nazaré, em Salvador,
da famosa professora e educadora d. Afrísia Santiago que foi responsável pela
formação de muitas gerações da sociedade baiana. Era conhecida pela disciplina que empreendia em seu
colégio onde só estudavam meninas. Iza Guimarães estudou lá durante sete anos e
em seguida foi fazer o curso Pedagógico no Instituto Isaias Alves. Fez concursos para Supervisora de Educação, do Estado da Bahia onde atuou de 1967 a 1985 e na Secretaria Municipal de Educação de Salvador de 1969 a 1980. Nesta época já fazia seus desenhos e
pinturas e mostrava aos pais o desejo de cursar a Escola de Belas Artes, da
Universidade Federal da Bahia. Porém, graças a uma informação exagerada, mas talvez compreensiva para alguns, do
pintor Oscar Caetano a seus pais dizendo que a Eba era "um centro de
perdição". Teve assim por um tempo seu desejo impedido de ser realizado.
Foi aí que ficou vinte e cinco anos como Supervisora de Educação, profissão que
não gostava muito. O interesse pela arte não saía de sua cabeça. Certo dia nos idos
de 1973 soube que a artista Liane Katsuki iria dar um curso de escultura e ourivesaria
em seu ateliê na Boca do Rio. Procurou se informar e passou a frequentar o
curso durante quatro meses.
|
Foto 1, Oxóssi de 24 cm. Foto 2.Omolu com 25 cm.Foto 3.Nanã Buruku 24 cm. Foto 4. Iemanjá com 24.cm, todos em prata e latão.
|
Em 1976 fez vestibular e
foi aprovada para a Escola de Belas Artes,da Universidade Federal da Bahia, e teve que sair da Prefeitura. Uma
curiosidade que alguns gostam de atribuir ao destino me contou Iza Guimarães.
Ainda estudante de Belas Artes tinha aulas na Faculdade de Arquitetura, da UFBA
com a professora Nilza Soeiro , apelidada pelos alunos Nilzão, por ser uma pessoa acima do peso, o que
hoje em tempos de politicamente correto seria cancelado quem se arriscasse a
chamá-la desta forma. Ela ensinava Geometria Descritiva e Iza Guimarães comprou o livro
para acompanhar as aulas porque além de competente a professora Nilza conhecida por ser exigente. Iza era colega de uma moça chamada Clotilde Santos
que era de origem humilde e não pode comprar o livro naquela ocasião. Quando
foi marcada a prova ela ficou muito apavorada e então Iza resolveu emprestar o
seu livro. Doou o livro e não sabe como quando chegou em casa estava
com o tal livro debaixo do braço. Foi aí que resolveu procurar a colega
Clotilde que morava no bairro de Cosme de Farias e ela em Brotas. Mas, nas
conversas que tinham a colega disse mais ou menos onde morava. Iza Guimarães
pegou o seu carro e rumou para Cosme de Farias. Encontrou a casa da colega e lá
conheceu seu pai o Gervásio Santos que era ourives e estava trabalhando no seu ofício.
Interessada em aprender aquele ofício Iza começou a conversar com ele e ficou
acertado que ela podia vir a sua pequena oficina que ele lhe ensinaria a
técnica da ourivesaria. Acertaram o preço do curso e assim ela começou a fazer
suas primeiras peças. O sr. Gervásio já estava aposentado e para não ficar
parado fazia baianinhas de uma resina preta que eram vendidas aos barraqueiros
do Mercado Modelo.
|
Pinturas de Iza G|uimarães quando jovem. |
Durante três anos estagiou
no ateliê de Mário Cravo que foi um aprendizado importante para Iza Guimarães
trabalhando com peças de
metal de grandes formatos juntamente com a filha do artista a Cade, a qual
depois abandonou a carreira. "Me formei e um dia a artista Yeda Maria
Correia de Oliveira, de nome artístico Yêdamaria, já falecida, que também frequentava o
ateliê de Mário Cravo me disse que ia ter concurso público para professor da
Escola de Belas Artes. Decidi me inscrever e fui aprovada e passei a ensinar no
Departamento de Desenho e Escultura da EBA." Casou tem uma filha, três netos e cinco bisnetos. A filha, o genro e os três netos são todos veterinários e tocam uma clínica especializada em Salvador.
ATUALIZADA
|
Quatro pinturas feitas com esmalte sobre tela. |
Sempre atenta tomou
conhecimento pela internet de um curso de esmaltação que seria realizado em São
Paulo. Resolveu se inscrever e com os ensinamentos que
lhes foram passados passou também a usar esta técnica em suas peças dando-lhes
o colorido que os esmaltes permitem. Também experimentou usar resinas em tela
em suas pinturas e inclusive excursionou pela arte digital utilizando um programa especial. Relatou que aconteceu um acidente sem maiores consequências quando estava usando o programa
fazendo uma pintura no computador. Chovia muito e houve um estrondo forte e seu computador queimou perdendo todos os arquivos, inclusive o programa.
De lá para cá nunca mais fez sua arte digital, mas pretende retomar.
Recentemente foi vítima de
outro acidente este com gravidade. Ao chegar na porta de sua casa no bairro do
Itaigara pisou na caixa da Embasa que fica no chão e caiu e bateu com a cabeça
sofrendo um grave traumatismo craniano. Ficou na UTI desenganada, porém
felizmente se recuperou, e está aí firme trabalhando e tocando sua vida. É
verdade que vem trabalhando menos com solda, deixou de fazer joias e apenas
continua com suas esculturas que são feitas em prata ou latão e são
confeccionadas em três tamanhos de 15, 20 e 25 cm com o pedestal. Ela
levou anos fazendo esculturas e troféus para as empresas do Polo Petroquímico
como a Braskem, Dow Química, e para a Federação das Indústrias, Odebrecht , além de
atender os governos municipal, estadual e federal que adquirem suas peças para presentear visitantes ilustres.
Tem esculturas nos murais da Biblioteca Central e no Instituto de Letras , ambas da Universidade Federal da Bahia . Criou inúmeros troféus entre eles o Catavento de Prata, do jornal Gazeta do Turismo; Troféu Desempenho para a Secretaria da Fazenda da Bahia; Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho; Prêmio Desempenho do IMIC, da Fundação Miguel Calmon; Prêmio Cabral 2001; Prêmio FIEB por Desempenho Ambiental e Prêmio Desempenho DETEN Química S.A. Chaves da Cidade e Orixás para várias premiações de empresas e órgãos governamentais.
EXPOSIÇÕES E LEILÕES
|
Pinturas digitais feitas em computador por Iza. |
Fez sua estreia em exposição em
1976 participando do 1º Salão Universitário Baiano de Artes
Visuais , no Teatro Castro Alves, em Salvador; 1978 – Expo Feira,
em Feira de Santana, Bahia; 1978 – 3º Salão Nacional Universitário de Artes ,
em Vitória do Espírito Santo; 1978 - Exposição de Inauguração da Galeria
Eucatexpo, em Salvador; 1979 – Exposição A Mulher na Arte da Bahia, em
Salvador; 1979 - Coletiva no Tropicus Café Concerto, Salvador; 1979 - Exposição
Artes Plásticas Universitária Hoje, no Teatro Castro Alves , Salvador; 1979 -
Exposição Cadastro, no Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador; 1979 -
Exposição Coletiva na Galeria Eucatexpo, Salvador; 1980 - Exposição Proposta,
em Salvador; 1980 - Salão de Arte e Expressão Espontânea, Salvador; 1980 - 1º
Salão de Arte Plásticas, em Feira de Santana, Bahia; 1980 - Exposição na Tereza
Galeria de Arte, Salvador;;Exposição Coletiva na Eucatexpo. Salvador 1982
- Expo-Bahia Verão 82, em Salvador; 1983 - Exposição de Quadros e Objetos de
Arte em Prol das Obras Assistenciais de Irmã Dulce, no Museu de Arte da Bahia,
em Salvador ; 1983 - Expo-Bahia 83, Salvador; 1983 - Leilão de Arte no Museu de
Arte da Bahia, Salvador; 1984- Exposição A Mulher nas Artes, Salvador; 1984 -
2º Salão de Artes Plásticas, no Museu Regional de Feira de Santana,Bahia;1985 -
Exposição Coletiva de Agosto, na Panorama Galeria de Arte, em Salvador ;
1986 - Mostra Baiana de Artes Plásticas, Coletiva da Associação dos
Artistas Plásticos da Bahia, Salvador ; 1986 - Exposição de Mudança, Salvador;
Exposição na Panorama Galeria de Arte, Salvador; Exposição Itinerante dos
Artistas da Escola de Belas Artes da UFBA em galerias e museus americanos -
International Exibit of Contemporary Artists from Bahia and Americas; 1987
- Exposição Individual na Época Galeria de Arte, Salvador; 1987 - Exposição
na Galeria Arte Viva , em Salvador; 1987 - Leilão de Artes das Galerias ABT,
Galeria Aracaju e Época Galeria de Arte, em Aracaju, Sergipe; 1987 - Leilão de
Arte no |
Iza em seu ateliê no Itaigara. |
Salvador Praia Hotel, Salvador; 1987 - Exposição Quinzena do Papel, na
Galeria Arte Viva, em Salvador; 1988 - Exposição Individual no Museu
Carlos Costa Pinto, em Salvador; 1989 - Exposição em Homenagem ao Centenário da
da Revolução Francesa, na Galeria Cañizares, em Salvador; Exposição na Panorama
Galeria de Arte; 1989 - Exposição Arte Mostra no Shopping Barra, Salvador,
Bahia; 1989 - Exposição na Época Galeria de Arte, Salvador; 1990 - Exposição
Individual na Ada Galeria de Arte, Salvador; 1990 - Exposição Artistas
Contemporâneos da EBA/UFBA, Salvador; 1991 - Exposição Coletiva de Artistas
Plásticos da Bahia; 1991- Leilão da Ada Galeria de Arte, Salvador; 1991 -
Leilão de Arte na Escola de Belas Artes da Ufba; 1993 - Exposição Individual no
Museu Carlos Costa Pinto, Salvador; 1993 - Exposição Panorama Galeria de Arte,
Dia Internacional da Mulher, Salvador, Bahia ; 1993 - Leilão de Arte ,no Hotel
Meridien, Salvador; 1993 - Art SOS Fraternal no Palácio da Aclamação, Salvador;
1994 - 1º Salão de Artes Plásticas do Litoral Norte, em Vilas do Atlântico,
Lauro de Freitas, Bahia; 1994 - Exposição Semana da Padroeira da Bahia, Barra
da Estiva, Bahia; 1995 - Exposição Arte na Barra, Fundação Gregório de Matos,
Salvador; 1996 - Leilão de Arte da Galeria Atrivm, Salvador; 1999 - Exposição
de Arte Digital , na ACBEU, Salvador; 2000 - Exposição o Salvador Menino -, no
Museu Náutico, Salvador; 2000 - Wokshop Design de Joias, na Federação da Indústria
do Estado da Bahia – Fieb ; 2002 - Coletiva do Acervo de A Galeria, São Paulo;
2002 - Exposição no Espaço Dulce Cardoso, Salvador; 2002 - Exposição Coletiva
dos Professores da Escola de Belas Artes, Salvador; 2003 - Exposição
Individual na A Galeria, em São Paulo; 2006 - Exposição de Esculturas no Hotel Sofitel Salvador, integrante do projeto cultural ArteSofitel.
Carmen Carvalho
ResponderExcluirIsa, amiga, amo muito as suas esculturas, joias e pinturas, são de pura beleza ! Parabéns por sua obra e ao excelente jornalista Reynivaldo Brito , que como sempre vem enriquecendo as artes com suas matérias . A Bahia sempre lhe devendo Reynivaldo !
Leonel Rocha Mattos
ResponderExcluirGrande artista!
Liane Katsuki
ResponderExcluirIza eh e será uma grande artista!!
Severina Ferreira Severina Ferreira
ResponderExcluirCom toda certeza!
Malba Vellame
ResponderExcluirIza é uma grande artista e além disso é uma excelente pessoa. Merece aplausos pelo seu trabalho.
Domingos Dantas Brito
ResponderExcluirBravo!
Zélia Alves
ResponderExcluirBravo!
Graça Gama
ResponderExcluirPalmas!
Hilda Nogueira
ResponderExcluirParabéns
Selma Costa
ResponderExcluirAs obras de Iza Guimarães revelam criatividade, leveza nas formas, muita beleza.
Parabéns a Reynivaldo pelo resgate que tem feito dos nossos valores atuais,bom jornalismo.
Edicarlos Santana
ResponderExcluirParabéns seu Reynivaldo
Maria Das Graças Santana
ResponderExcluirParabéns a grande artista ! Interessante este carinho dela na arte de ourives é dono de Deus...
Luiza Fontes
ResponderExcluirGrande artista, parabéns.
Iara Brito
ResponderExcluirParabéns
Graça Gama
ResponderExcluirParabéns para essa grande artista .Parabéns Reynivaldo por nos mostrar a beleza desse trabalho
Berenice Carvalho
ResponderExcluirParabéns Iza! Bonito trabalho!
Benjamin Brito Gama Junior
ResponderExcluir👏👏👏👏👏👏
Félix Sampaio
ResponderExcluirPalmas
Hilda Maria
ResponderExcluirA arte de Isa é emocionante 👏👏👏👏
Moema Garcia
ResponderExcluirExcelente informação. Grande artista!
Anna Gerogina
ResponderExcluirIza foi aluna de meu pai
Edison da Luz
ResponderExcluirLi sua critica a respeito de Iza, e vi que você faz tudo pra levantar o astral da artista, procurando trazer elemento para facilitar o conhecimento sobre as coisas da artista. Que apesar de frequentar a academia o seu dom e interesse maior era o artesanato. Mas você conseguiu dar um significado de artista propriamente dito. É isso ai guerreiro do bem.
Fernando Freitas Pinto
ResponderExcluirIza é merecedora... Muito bem escrito. Parabéns.
Teresinha Nogueira
ResponderExcluirLindo seu trabalho