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Foto 1.Graça mostrando que desenha até de olhos fechados. Foto 2 Ela jovem. Foto 3. Graça e o filho.
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A artista Maria das
Graças Moreira Ramos ou simplesmente Graça Ramos não para de desenhar enquanto
conversamos sobre a vida e sua arte cheia de vitalidade criatividade que se revela através de cores alegres em grandes telas devidamente arrumadas em seu
amplo e organizado ateliê. Se diz hiperativa e assim vai construindo seu mundo
acadêmico e artístico com firmeza e diversificado. Utiliza em suas obras
materiais diversos como pó de mármore, tecidos e crochés e outros elementos que incorpora e
integra na tela e às vezes decide rasgá-la, dobrá-la ou costurá-la para
expressar seus sentimentos mais profundos e sua criatividade. Mesmo antes de
viajar para a Espanha onde fez seu doutorado na Universidade de Sevilla ela já
fazia estas interferências nas telas e lá conheceu obras e influências de
importantes artistas chamados de Informalistas que também já faziam este
trabalho nas décadas de 1950 a 1960 e são reconhecidos internacionalmente entre
eles Manolo Millares , (nasceu em 17-1-1926 em Las Palmas e morreu em
14-8-1972,em Madrid, Espanha); Antòni Tàpies (nasceu no dia 13 de dezembro
de 1923 e morreu em 6 de fevereiro de 2012, aos 88 anos, em Barcelona, na
Espanha) , e António Saura (22-9-1930 e faleceu em 22-7-1998).
Também o Lucio Fontana que foi um pintor e escultor argentino-italiano.
Foi um dos integrantes do movimento da arte Povera que se exprimia através da
criatividade, da efemeridade, materialidade e espontaneidade. Criticava a
comercialização de objetos artísticos e o consumismo do capitalismo. Nasceu em
19-2-1899 em Rosário, na Argentina, e faleceu em 7-9-1968 |
Obra Porto Seguro, com técnica mista ,de 2016. |
em Comabbio, na Itália. Já a artista Graça Ramos nasceu em Feira de Santana em 8 de abril de 1948,
filha da professora Maura Moreira Ramos e de Alfredo Moreira Ramos. Foi
alfabetizada pela própria mãe e fez o primário no Grupo Escolar Municipal onde
tinha colegas com várias idades. Estudou ainda no Colégio Santanópolis do
educador Áureo Filho e em seguida no Ginásio Municipal de Feira de Santana. Ao
concluir o ginasial veio estudar no Colégio da Bahia ou Colégio Central, na
Avenida Joana Angélica, em Salvador, onde concluiu o científico. Desde
criança que sua mãe a estimulava a pintar e desenhar e ao concluir o segundo
grau fez vestibular para a Escola de Arquitetura sendo reprovada em Física, e
em seguida foi aprovada nos primeiros lugares na Escola de Belas Artes, da
Universidade Federal da Bahia, em 1968. Foi graduada em Artes Plásticas em 1971
e em Licenciatura de Desenho em 1974. Lembra que foi um importante aprendizado
porque na Escola de Belas Artes, da Universidade Federal da Bahia, onde teve
excelentes professores como o alemão Hansen Bahia, Mercedes Rosa, Zélia Maria
Povoas, Riolan Coutinho, Jacyra Oswald, dentre muitos outros que lhes abriram
os olhos para o que estava acontecendo no mundo das artes e da vida.
MAIS ESTUDOS
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Obra técnica mista em tecido feita durante a pandemia. |
Faz cursos de Pós-Graduação
de Desenho e Geometrias de Representações, Criatividade na Educação,
Metodologia no Ensino Superior, portanto dividia seu tempo entre os estudos e a
produção de sua obra artística . Lecionou em alguns colégios
públicos e particulares e participa de exposições coletivas e individuais. Em
1975 faz concurso público e ingressa como professora no Departamento I de
Pintura e História da Arte na Eba-UFBA onde lecionou a disciplina Teoria e
Técnicas da Pintura, Pintura I, II,III e IV, Composição Decorativa I e II até
se aposentar. Também ministra aulas em cursos livres para crianças e
adultos. Em 1979 foi selecionada para bolsa de estudos nos Estados Unidos onde
cursou inglês durante seis meses na The Toledo, University, em Ohio. Casou e tem um filho veterinário, que hoje dedica-se às finanças através da internet, e do seu segundo casamento, desta vez na Espanha tem uma filha de 27 anos. Seu segundo marido faleceu e pretende voltar à Espanha para rever a filha, pois está com saudades.
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"O Vendedor de Redes, 2006. |
Fez o mestrado na State
University School of Visual Arts, na Pennsylvania, nos Estados Unidos, em 1980.
Em dezembro retorna ao Brasil e continuou fazendo cursos de litografia, gravura
em metal, estamparia em tecidos e aquarela. Em seguida fez Doutorado em Belas
Artes pela Universidade de Sevilla, na Espanha, em 1997, quando defendeu a sua
tese. Ao retornar e retomar a cátedra de Titular na Escola de Belas
Artes no Departamento I e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais atuou
como orientadora de mestrandos e doutorandos incluindo de alunos de Belas
Artes, Música e Teatro. No trabalho intitulado Intestino da Cidade que fez com
alguns alunos onde prioriza a paisagem urbana, especialmente as favelas, ela e
seus alunos propõem uma reflexão sobre "o contexto que envolve o homem e a
Cidade com enfoque no espaço geográfico ocupado pelas favelas sob o ponto de
vista da arte, do conhecimento de construir e do reconstruir. A proposta é
instigante e aborda um diagnóstico sobre aspectos como costumes, escassez,
degradação e sofrimento que transita pelas ruas, vielas e becos. "
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Obra da Exposição Ciudad Invadida. |
Em sua carreira de
pesquisadora gosta de enfocar a Arte Híbrida quando agrega materiais e objetos
diferentes à tela, procurando alcançar o tridimensional e até mesmo visando dar
função como aconteceu nas caixas de luz que produziu. Diz ter sido pioneira
nesta técnica de colocar a luz elétrica na tela desde o doutorado e demonstrou em sua
tese de Doutorado na Espanha. Gosta de fazer poesias e já participou de
algumas coletâneas como a Poetas da Bahia III onde na página 51 tem um poema
datado de 2012 de sua autoria intitulado Autorretrato
número 10 onde diz: Quem é esta?/Quem é esta que procura em um ventre
um abrigo,/nos braços um abraço, nas mãos um afago?/ Quem é esta de rosto afável,
que ainda de olhos cerrados/ busca a morada desconhecida para encontrar-se?/
Quem é esta se não aquela de outrora/ que nascera na Princesa do Sertão,/ que
hoje percorrendo estradas/ procura identidade em pátria distante? /Quem é esta
se não aquela, /que vagueando nas margens de oceanos/ vive apalpando um barco
para navegar?....
ESTUDIOSA
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Graça Ramos em seu ateliê . |
Uma
das características de Graça Ramos é que dedicou parte de sua vida aos estudos
fazendo Mestrado e Doutorado e vários cursos de pós-graduação. Falando sobre
sua tese de doutorado que fez parte em Madri e apresentou em Sevilla, na
Espanha, lhe pedi para fazer um pequeno resumo para que possamos entender
melhor este seu lado acadêmico. A tese chama-se "Desmitificación Del
Suporte Pictórico (El Lienzo). Veja o pequeno resumo que fez da tese:'Minha
investigação deu início desde 1984, ainda em Salvador, quando comecei a
costurar as sobras dos panos de algodão cru, que preparava minhas telas de
pinturas tradicionais. As emendas dos retalhos primeiros foram costuradas à máquina,
dando volumes que passaram ser utilitários. Dando função à obra de arte.
Durante sete anos trabalhei intensamente experimentado todo tipo de tecidos
descartáveis com diferentes texturas e espessuras. Em 1992 fui contemplada
através de concurso a nível nacional, com uma bolsa do CNPQ, para cursar o
doutorado na Universidade Complutense de Madrid. Ao chegar lá imediatamente fui
impactada com a obra Informalistas do artista espanhol Manolo Millares, então
pude perceber que minha investigação estava no rumo certo e fui estudando
enfaticamente outros artistas do Informalismo espanhol, como Antony Tàpies,
Rafael Canogar, Antonio Saura, Carlos Franco, dentre tantos outros, não somente
da Espanha, mas da França, Itália... Através de visitas e entrevistas em seus
ateliês, pude recolher um rico material de primeira fonte, então, minha
investigação foi se consolidando. Em 1997 conclui com louvor minha tese que
defendeu a ideia da obra de arte como objeto utilitário, onde o espectador além
de contemplar a pintura matérica, pode ser coparticipantes da obra. Manuseando
a tela tridimensional, trocando de lâmpadas, porque em muitos desses trabalhos,
a *luz* entra como pintura efêmera, causado efeitos surpreendentes ao fruidor,
escolhendo a cor e modificando sua aparência. Além de colocar ou retirar
objetos, do cotidiano comprovando sua utilidade e enfatizando a
tridimensionalidade. São obras como bem definiu o artista do modernismo
americano Robert Rauschenberg com caráter híbrido de pinto/esculturas.
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Graça com sua obra onde incorporou chinelo ,cordéis, pó de mármore,etc. em busca do tridimensional. |
A maior preocupação foi desmistificar a tela como suporte artístico,
imprimir um novo espírito, no sentido de "reciclar" para conseguir
resultados ou efeitos plásticos inusitados, pelo menos para mim. O
importante não foi realizar um quadro, sem o chassi ou sem a moldura, já que
não houve obsessão em executar uma pintura trabalhada de forma tradicional. E
sim, especular, descobrir o mundo visual. Não se trata de destruir., negar ou
desconhecer tudo que foi feito anteriormente, pelo contrário, se pretendeu
observar outras possibilidades, desenvolver outro capítulo sobre a história do
quadro, a TELA, proporcionando a este suporte, outra função da estética, onde o
espectador pudesse se sentir estimulado a manipular o trabalho, interagir com
ele. Ser cúmplice da obra artística..."
Ela foi
também diretora da Escola de Belas Artes, da Universidade Federal da
Bahia. Quando diretora da EBA lembra que precisou preparar
a escola para o novo ano letivo e mandou retirar materiais e obras deixadas por
alguns alunos de uma sala que teria que ser utilizada e uma das alunas não
gostou. Estava na cantina fazendo um lanche quando a aluna transtornada
avançou contra ela com um caco de vidro nas mãos ameaçando-a. Felizmente o ato
não se concretizou. Noutra ocasião lembra Graça Ramos uma outra aluna estava
falando muito mal da EBA e ela começou a rebater quando também foi destratada
por esta aluna. Isto demonstra como é difícil administrar e se relacionar com
as pessoas, principalmente quando a gente discorda. Esta intolerância hoje está
disseminada em nosso país.
EXPOSIÇÕES
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Catálogo da Exposição Migration. |
Fez sua primeira exposição em
1968 na Feira de Ciências e Artes, do Colégio Estadual da Bahia, e ainda no ano
que se submeteu ao vestibular participou da Coletiva de inauguração da Escada
Galeria de Arte. Conclui o curso em 1971 e funda com um grupo de sete pessoas o
Atelier Comunicart e faz sua primeira exposição individual na Biblioteca
Central da Bahia. Continuou estudando Licenciatura de Desenho na Escola de Belas
Artes, da Universidade Federal da Bahia concluindo em 1973. De
1975 a 1979 teve uma fase experimental onde pesquisa diversos materiais e
suportes diferentes e participa de murais em escolas públicas, bares,
bibliotecas de Salvador num trabalho conjunto com alunos e artistas. Coordena a
Semana de Arte Experimental na EBA/UFBA envolvendo também a Escola de Teatro.Em
2018 - Exposición Conjunta de Pintura- Brunete, Espanha; 2016- Arte Brasileira na |Contemporaneidade, em São Paulo; 2012- Exposição Água,
Reflexos na Arte da Bahia; 2010 - Exposição Entre Corpo & Cosmo, no
Pouso da Palavra em Cachoeira, Bahia; 2007 - Exposição Comemorações dos 80 anos
de Matilde Matos, no EBEC; 2007 - Exposição Folklore Du Brésil na Galerie
Artitude, em Paris, França; 2005 - Exposição Corpus Solus, na Ebec; 1998 -
Exposição e Prêmio Ecoterra e |
"El Hombre y la Ciudad",técnica mista - 2010 da exposição em Lisboa, Poemas Cromáticos, 2013. |
Lançamento do Livro A Criança que Virou Árvore,
de Graça Ramos, Galeria Bahia Art, Praça do Cruzeiro do São Francisco, 5 ,
Salvador;1988-Exposição no Dia Internacional da Mulher, na inauguração da
Galeria na Câmara Municipal de Salvador; Mostra de Artes Plásticas e Literatura
; Coletiva de Julho na Art Nata Galeria, Salvador; Exposição Uma Visão
Particular da Mulher, no Shopping Barra, Salvador; Painel do Egos Bar; Painel
do Espaço XIS, Fundação Cultural da Bahia, Salvador; 1987 - Exposição Arte
Bahia, no Gabinete Português em Homenagem ao Presidente de Portugal em visita a
Salvador, Bahia; Inauguração da Casa de Cultura o Espaço Cultural Galeria
Detalhes, Salvador; Exposição na Malhoa Galeria de Arte, Salvador; I Mostra de
Artes Plásticas e inauguração da Casa da Cultura Galeno D'Avelicio, Cruz das
Almas, Bahia; Exposição Oito Mulheres na Galeria Raimundo Oliveira, em Feira de
Santana, Bahia; 1986 - Realização de outdoor do 1º Salão Metanor/Copenor de
Artes Visuais da Bahia; V Salão de Arte do Pará- Salão Art Liberal, Pará;
Mostra Baiana de Artes Plásticas no foyer do Teatro Castro Alves, em Salvador;
1985 - Coletiva na Itaigara Galeria de Arte, Salvador; 1984 - Mostra de
Artistas Baianos na visita do embaixador Diego Assunção à Bahia, Salvador;
Vernissage no Beco das Artes, Salvador; 1983 - Exposição Circuito das Artes
Plásticas do Nordeste, Mostra Estadual no Museu de Arte Moderna Bahia ; 1981
-Participação no Painel da Biblioteca Central da Universidade Federal da Bahia;
1982 - Exposição Forma, Cor e Vida na Galeria ACBEU, Salvador; 1980 - Feira dos
Estudantes Internacionais na State College PA-USA: Exposição Coletiva na Zooler
Gallery dos Estudantes de Pós Graduação do State College, PA-USA; 1977
-Exposição em homenagem ao Centenário da EBA/UFBA; Participação no I Salão de
Verão da Bahia; 1976 - III Salão Nacional de Artes Plásticas da Caixa Econômica
Federal, Goiás; Obra na Última Bienal Latino-Americana, São Paulo; 1975- IV
Salão de Artes de São Cristóvão, Sergipe; 1972 - Participação na Feira dos
Campeões ,Goiânia, Goiás; 1971- I Salão dos Novos Artistas do Nordeste,
Salvador.
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Los Amantes,técnica mista em acrílica, pva, pastel seco sobre cartão, 2019. |
INDIVIDUAIS : 1971 - Exposição
Gente que a Gente Gosta, óleo sobre telas no foyer da Biblioteca Central da
Bahia; 1972 - Exposição Retratos no foyer do Teatro Villa Velha, Salvador;
1973- Exposição de Desenhos e Aquarelas na Galeria Cañizares da Escola de Belas
Artes da UFBA, Salvador; 1976 - Desenhos e Pinturas em óleo sobre tela ,Galeria
Cañizares , da EBA, Salvador; 1976 - Desenhos e Pinturas em óleo sobre tela no
Museu Regional de Feira de Santana, Bahia; 1978 - Pinturas a óleo sobre tela no
Museu da Cidade do Salvador, Bahia; 1980 - Exposição de Desenhos e Gravuras na
Penn State University, State College, Estados Unidos; 1982 - Exposição de
Pinturas a óleo sobre telas ,Salvador; 1983 - Exposição Encanto de Gente
Simples - Carnaval e Circo - pinturas no Museu de Arte da Bahia, Salvador; 1987
- Exposição Caras e Cavalos- Desenhos com técnicas mistas e Aquarelas na
Galeria de Eventos Bon Vivant, Salvador; Exposição 20 Anos de Graça Ramos-
Pinturas em acrílica As Mulheres e 18 do Pasqual na Galeria Arte Salvador;1990
- Exposição Navegar é Preciso, Salvador, na Galeria O Cavalete.
REFERÊNCIAS
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Obra "Prostituta da Zona Franca", acrílica sobre tela, de 1988. |
Dois professores falam sobre a obra e a personalidade de Graça Ramos
quando ela completou vinte anos de pintura em 1988. Vejamos: "Uma personalidade feminina
invulgar composta de valores notáveis e os mais diversos: do tipo mignon sem fragilidade, vigorosa de
temperamento e ao mesmo tempo delicada, irradiando na voz, na alegria do riso
constante e nos gestos uma intensa e vibrante energia. Tudo isto está refletido
na sua pintura numa fase importante da sua atualidade de novos propósitos,
conceitos e resultados plásticos alcançados com muita segurança. Graça Ramos trabalha a sua
temática constante, a mulher, não apenas como a figura humana mais cultivada
pelos artistas de todos os tempos e épocas da história da arte, mas também
envolvida pelo grande papel que exerce a nossa irmã Eva como criadora da vida e
a sua função social desde os primeiros grupos humanos até os nossos dias... Na
pintura de Graça Ramos o que importa é o conjunto, os objetivos alcançados, a
expressão nos seus espaços próprios, nas composições corretas, no emprego da
cor com toda a força de que é capaz essa mulher plena de
Graça". Carlos Eduardo da Rocha.
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"Entre Corpo e Cosmo I", técnica mista sobre tela , 2010. |
Já Romano Galeffi escreveu: “O
tema que Graça Ramos aborda nesta exposição com que comemora vinte anos de
atividade criadora é o da mulher na sociedade de hoje, tema este em que se
condensa mais de um século de história da emancipação da mulher para a
conquista de seus direitos na labuta da vida, ao lado de seu companheiro de
sexo oposto, pois, do ponto de vista de conquista de sua dignidade espiritual,
a história remonta muito mais atrás, como too o mundo sabe. .... Há em cada
quadro um jogo de diferentes tensões que dialeticamente alternam tons
cromáticos quentes e frios, linhas de desenho externo em função dinâmica ou
equilibrante,sabiamente combinadas com cheios e vazios, mediante pinceladas
soltas e transparentes, mesmo se matericamente corposas em sua textura, que o
observador esteticamente maduto e distanciado de perturbações e preconceitos,
não poderá confundir com borrações desnecessárias ou sentimentalmente injustificáveis.",....
A própria Graça Ramos na
exposição que participou e apresentou chamada de Entre Corpo & Cosmo - O voo
do poeta Damário Cruz, na cidade de Cachoeira, Bahia escreveu: "Para
muitos o tempo simplesmente passa seguindo curso natural. Para outros, ela vai
bordando de ideias, histórias e poesias a vida. Quando me lembro de Damário, o
vejo alegre, brincalhão, anedótico no trato com os amigos íntimos, sua
constante gargalhada reverbera no ar contagiando-nos. Irrequieto, autêntico, sensível,
poeta por constituição, sua voz ecoa versos, que viram poemas na calada da
noite cachoeirana. " E para terminar deixo aqui este poema Certo Voo, do
Damário Cruz, com quem também tive uma boa e saudosa convivência: Cada
/pássaro/ sabe/a rota / do retorno. / Cada / pássaro / sabe/ a rota / de si. /
Cada pássaro, / na rota, / sabe-se/ pássaro.
Carmen Carvalho
ResponderExcluirGrande artista ! Grande mulher !
Liane Katsuki
ResponderExcluirGraca Ramos eh uma grande e talentosa Artista !!
Marcia Magno
ResponderExcluirGrande artista, exemplo de dedicação e amor!
Domingos Dantas Brito
ResponderExcluirLindos trabalhos dela, parabéns.
Ivo Neto
ResponderExcluirMinha professora da EBA UFBA Graça Ramos🎨👏👏👏
Graça Gama
ResponderExcluirIvo Neto Olá Ivo.Tenho um quarto seu lindo (interior da Igreja São Francisco ganhei de presente) lindo.
Hilda Maria
ResponderExcluirGrande artista! Muito carinho por essa pessoa cheia de alegria
Graça Gama
ResponderExcluirNos apresentando mais uma grande artista Graça Ramos
PARABÉNS
Edvaldo F. Esquivel
ResponderExcluirArtista plástica feirante! Lembro-me de suas exposições...
Edicarlos Santana
ResponderExcluirParabéns Lindo trabalho seu reynivaldo
Janete Maria Dos Reis
ResponderExcluirTalentosa
Elizabete Lopes
ResponderExcluirMaravilhosa!! Parabéns!!
Iara Brito
ResponderExcluirBoa reportagem. PARABENS
Maria Das Graças Santana
ResponderExcluirExcelente reportagem da Graça Ramos... Parabéns e sucesso.
Therezianha Carvalho
ResponderExcluirAchei seu texto muito bom, perfeito e como sempre dando o seu melhor na arte de escrever como bom jornalista que é. Falou sobre fatos da vida da artista plástica e suas obras, cursos feitos por ela fora do Brasil, exposições e sua trajetória no mundo das artes plásticas.
Acho que é um privilégio para qualquer um destes artistas ou mesmo pessoas comuns que você presenteia com a publicação de textos tão bem escritos. Este trabalho que você faz com tanto zelo e responsabilidade, só enaltece a vida de cada um destes artistas plásticos, tornando todos mais conhecidos ainda.
Eu particularmente estou conhecendo muitos deles com suas obras, através das suas publicações.
Compartilho com meus grupos para que também possam ter conhecimento de que a Bahia tem bons artistas que exportam suas artes tornando a Bahia ainda mais conhecida mundo a fora.
Roberto Morais
ResponderExcluirLegal.Muito obrigado.
Graça Ramos
ResponderExcluirOlá Reynivaldo, gostei muito da reportagem, bem completa. Parabéns pelo extensivo trabalho com dedicação e profissinalismo! Muitissimo obrigada, meu eterno apreço! Forte abraço! E vamos ajudar a colorir o Planeta!.
Maazo Heck
ResponderExcluirGrande artista e tenho ótimas lembranças de nossa convivência na Eba - BONS TEMPOS
Berenice Carvalho
ResponderExcluirParabéns Graça e felicidades!
Parabéns também para Reynivaldo que faz esse excelente trabalho!