A pintora Nide está expondo suas mulatas no shopping Paralela. A pintura de Nide tem a marca da Bahia com suas belas baianas negras e mulatas, às vezes com os seios abastados, outras vezes ela nos apresenta suas personagens com os seios pequenos e eriçados. As vestes me chamam a atenção, especialmente pela delicadeza com que Nide pinta lembrando os bordados e rendas.
Seu tema é quase este, embora, inesperadamente surgem algumas figuras de santos, mas de santos sempre ligados às crenças baianas. Diria que Nide é uma artista que transborda o sentimento baiano em suas telas cheias de singeleza no seu traços firmes.
Neste momento em que reina a tecnologia, as mensagens ultra rápidas e imagens que se desfazem num piscar de olho, Nide contribui com sua obra para perpetuar a mãe de leite, a baiana do acarajé; as rodas de samba , com baianas e suas belas saias brancas e rodadas. Enfim, são elementos presentes na cultura baiana que teimam em resistir, apesar dos ataques de toda ordem.
Mesmo sem a preocupação com este lado documental Nide nos remete a esses tempos de alegria, de sentimentos mais humanos, quando uma mulher negra dava o seu peito para amamentar uma criança, que não era sua fosse ela uma criança negra ou branca.
Vá visitar esta exposição que é uma oportunidade única de você ver
de perto as obras de Nide, com seu colorido que chama a atenção
Nenhum comentário:
Postar um comentário