Translate

domingo, 15 de outubro de 2017

MORRE O ARTISTA JOÃOZITO

O artista Joãozito trabalhando em seu atelier
Faleceu hoje, dia 15, o artista Joãozito Pereira, casado com a artista Lanussi Pascoali. Era conhecido simplesmente por Joãozito, e sua morte ocorre aos 51 anos de idade, vítima de um câncer. Conheci o artista em novembro de 1990, conforme registro abaixo em minha Coluna Artes Visuais, quando divulguei a sua exposição.
Ele me procurou na redação do jornal e lá conversamos um pouco sobre os trabalhos que ia expor. Estudou na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia .
De lá para cá tive pouco contato com o artista , mas acompanhei de longe seu caminho construindo sua trajetória artística, e infelizmente agora recebo a notícia do seu falecimento.
Tenho conhecimento de que
Obra da série Cabeças do artista Joãozito
participara de uma bienal que era realizada ai no Recôncavo.Fez um trabalho de ocupação artística em casarões que ficam atrás da igreja da Misericórdia. Foi um dos idealizadores da Feira Pedra Papel e Tesouro, e também da exposição Cabeças .
Joãozito fez várias ilustrações para eventos e também gostava de tocar guitarra. Um de seus amigos o  definiu como  um "rebelde,visionário e alegre".
Fez muitos trabalhos de cenografia e realizou sua primeira mostra em 1988 sob o título "encontros com Da Vinci".
Pesquisando hoje, dia 16, sobre a obra de Joãozito fiquei sabendo que pautava sua produção por pintar pessoas marginalizadas e figuras insólitas. Sempre buscando pautar sua produção artística por sair do estereótipos.
Sua obra vai ficar ai eternizada e as boias lembranças que o artista deixa como legado para seus familiares e amigos.
( Fotos Google )





























Nenhum comentário:

Postar um comentário