Translate

sábado, 15 de agosto de 2015

ESCULTOR URUGUAIO VAI EXPOR EM SALVADOR


Escultura  em mármore com um
movimento suave.
Dezoito esculturas do uruguaio Pablo Atchugarry estarão expostas em Salvador a partir do próximo dia 17 acompanhadas de um belo catálogo com apresentação do professor da Fauusp Agnaldo Farias. É um artista experiente e conhecido no mercado internacional e para esta mostra ela trouxe obras onde utilizou materiais diferenciados dai seus apreciadores entenderem que ele em uma originalidade especial não nas formas que cria , mas principalmente na sua labuta com os materiais que escolhe para trabalhar.

Ele nunca expôs aqui no Brasil e esta é a sua primeira exposição  portanto, uma boa oportunidade para conhecermos melhor os seus processos de trabalho, as ferramentas e instrumentos que usa na sua criação.
Propositadamente surgem os veios, a porosidade do material, as texturas onde podemos ver e sentir a presença da natureza.
Escultura em bronze do uruguaio.
Para o crítico Agnaldo Faria o artista apresenta  “a importância de sua lição sobre a arte como um exercício capaz de demonstrar a inesgotabilidade de qualquer meio, qualquer que seja ele, mesmo a pedra, sobretudo a pedra, sobretudo o mármore, de eleição ancestral: fertilidade profunda e enigmática, a provar a fertilidade igualmente profunda e enigmática da mente e gesto humanos. "

Examinando o catálogo de sua mostra sentimos um pouco que ele cria esculturas  hieráticas, simétricas e totêmicas . Vale a pena conferir no próximo dia 17 a partir das 20 horas na Darzé Galeria de Arte, numa rua transversal ao Corredor da Vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário