Translate

quarta-feira, 13 de junho de 2018

QUATRO ARTISTAS EXPÕEM EM PEQUENOS FORMATOS

Os artistas Juraci Dórea e Leonel Mattos, que
encontrei na exposição Pequenos Formatos
A História da Arte Universal registra importantes artistas pintando em pequenos formatos, e isto pode ser conferido nos principais museus espalhados nos quatro cantos do Planeta. Agora, quatro artistas baianos, os feirenses Juraci Dórea e César Romero, o soteropolitano Bel Borba e o coaraciense 
Obra com colorido e formas geométricas variadas
de autoria de Bel Borba
( filho de Coaraci) Leonel Mattos estão expondo na galeria, que o último mantem no Salvador Shopping. Esta ideia vem de encontro ao que hoje acontece nas habitações localizadas nas grandes cidades , a exemplo de Salvador, onde os apartamentos são cada vez menores e mesmo as casas são construídas com grandes áreas envidraçadas. Assim, a metragem de paredes de alvenaria tende a diminuir dificultando a colocação de obras de arte de grandes dimensões.

Obra de Juraci Dórea e a forte influência da
literatura de cordel.
Foi pensando nisto que o curador e expositor César Romero reuniu com os colegas para realizar esta mostra, que também se torna acessível pelos preços que estão sendo praticados, para que o amante da arte de classe média possa adquirir uma obra de qualidade de um desses artistas, consagrados aqui e até em outros estados brasileiros.

Sabemos que os  pequenos formatos são uma tendência atual no mercado de arte internacional.Esta mostra com obras em séries de formato de 25 X 20 cm desses baianos de talentos individuais reconhecidos nos brindam. Leonel Mattos pinta desde 1971  gosta de intervenções urbanas, e é um animador cultural. Sempre disposto a observar novas ideias de seus colegas mais jovens e tem um potencial extraordinário para pintar seus símbolos que ora ele os coloca na coletividade ou mesmo na solidão. Já o Bel Borba que ficou conhecido por espalhar seus mosaicos e azulejos nos quatro cantos de Salvador também  desde 86 produz esculturas reciclando vários materiais. Agora ele apresenta obras cheias de cores e detalhes incríveis. Esta sua série foi feita em pedaços de telas colados no eucatex.
O César Romero é psiquiatra de formação e começou a pintar profissionalmente em 1967. É reconhecido por suas Faixas Emblemáticas com movimentos e cores que encantam.
Juraci Dórea é arquiteto e sua obra é calcada na literatura de cordel, e agora ele apresenta obras com um colorido que enche os olhos do observador. 
A fita emblemática de César Romero
 sua identidade pictórica
Falando da mostra Juraci Dórea disse que " este formato torna acessível a obra de arte ao colecionador ou mesmo aos que gostam de arte. Além do formato o preço também é mais um estímulo a adquirir uma obra de qualidade". Completa Juraci que " a satisfação do artista é ver sua obra circular e nestes tempos de uma economia em crise , temos que procurar maneiras de colocar as nossas obras circulando para que possamos continuar produzindo".

Sobre suas obras disse que é uma série chamada de Outras Cenas Brasileiras, e que está expondo apenas 10 obras feitas sobre placas de eucatex pintadas com tinta acrílica. Se você observar de perto vê o cuidado e a qualidade dos desenhos, os traços perfeitos, e límpidos tudo feito a pincel. Alguns inclusive trazem versos do Grupo Era, de Feira de Santana, dentre os quais integram o poeta e pintor Antônio Brasileiro.
Obra de Leonel Mattos mostrando seus simbolos
Leonel Mattos com sua série também de 10 obras apresenta os símbolos que ele simplificou e diversificou nas várias formas e cores. Ele informa que eles expressam em determinadas obras a coletividade , a multidão, e o solitário , quando usa uma única figura.
O artista é um dos mais criativos e profícuos de sua geração e hoje além de manter uma galeria no shopping Salvador, onde sempre ocupa um espaço que esteja vazio, ele promove exposições, atos ao ar livre no bairro de Santo Antônio Além do Carmo, onde está o seu atelier.

Já o Bel Borba colocou uma série de 10 obras como recortes de formatos geométricos onde sobressaem as cores e os movimentos. São obras quem têm um bom efeito decorativo e apropriadas para os espaços clean.

Nenhum comentário:

Postar um comentário