Translate

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

MUSEUS BAIANOS RELEGADOS PELO GOVERNO

Veja o perigo deste barracão de materiais velhos dentro
da área do Conjunto do Solar do Unhão.
Estive visitando o conjunto arquitetônico do Solar do Unhão, equipamento belíssimo onde está instalado o Museu de Arte Moderna  da Bahia. Ai já encontrei um contraste gritante de um museu que se propõe a expor a arte moderna e contemporânea localizado num conjunto arquitetônico colonial à beira da Baía de Todos os Santos. Suas obras, por mais que estejam guardadas numa sala especial e climatizada, vão sofrer com o salitre  que é prejudicial e vai diminuir a vida útil das obras.
O pior é que o conjunto necessita de obras urgentes como a implantação de central elétrica e outros equipamentos para que o museu possa minimamente funcionar. O MAM-Ba precisa de uma sede moderna e de fácil acesso para os visitantes.
A situação de penúria do MAM-Ba é tamanha que não existe dinheiro para tocar as suas oficinas , tão importantes para movimentar o museu e incrementar a arte entre a sociedade. O esforço que os diretores do MAM-Ba, do Museu Palacete das Artes, Museu Costa Pinto  e do Museu de Arte da Bahia , dentre outros desprendem  é imensurável, mas frustante porque por mais disposição e ideias que tenham seus diretores não dispõem de  recursos para tocarem suas gestões. Os eventos são singelos porque sem dinheiro quase nada se faz. Estão tirando leite de pedra, como se diz no popular.
Estive há mais de um ano atrás e reclamei que o pier do MAM-Ba havia desabado. Hoje acrescento   que dois barracões horrorosos de obras paralisadas estão interferindo na visão daquele conjunto arquitetônico, inclusive colocando em perigo devido a presença de tábuas velhas e outros materiais de fácil combustão.
Colocaram na Secretaria de Cultura, um professor que nunca foi gestor de nada, e que não tem a expertise de dirigir coisa nenhuma. Hoje, saiu uma noticia de que teria pedido demissão. Tomara que seja verdade , porque também vem demonstrando total falta de prestígio para conseguir recursos para sua pasta. 
Não se pode dirigir uma Secretaria de Cultura como fosse uma sala de aula , focado apenas em editais para privilegiar cantores de pagode e axé em detrimento de manifestações de outros segmentos. 
Tudo que diz respeito a turismo e cultura na Bahia estão praticamente abandonados, porque este governo que ai está certamente não entende nada desses assuntos e acha irrelevantes. A Bahia deu muitos passos atrás no cenário local e nacional no que diz respeito a sua imagem de uma terra que recebe muitos turistas e que tem uma cultura rica e forte.Até estas qualidades conseguiram estragar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário