Foto recente de Edmundo Simas no espaço de Leonel Mattos |
Seu nome completo era Edmundo Luiz da Silva Simas,nasceu Ubaitaba vindo depois pra Salvador no ano 1941,também chegou a morar em São Paulo.
Obra que atesta o talento do Edmundo Simas |
Foi ali que Simas realizou uma exposição em 1976. Consta que antes fez duas exposições na Biblioteca Pública em 1969 e 1971.Participou de outras mostras coletivas e até de salões.Seu forte era desenhar figuras populares, orixás e heróis em quadrinhos, inclusive chegou até a publicar o seu livro Espadachim. Seus heróis traziam a marca da tradição.Era amigos do pessoal do Grupo Novos Baianos e participou do filme.
Segundo seu colega e agitador cultural Leonel Mattos - um artista compulsivo que desenhava onde estivesse.Não usava o azul em suas pinturas,dizia que vermelho era vida, o preto sombra e o amarelo a luz." Recentemente Edmundo , de camisa amarela, e seu amigo Kahan, que aparecem na foto de mãos dadas , pintaram duas portas de um velho casarão no Pelourinho fechadas com tijolos pelas autoridades encarregadas do patrimônio histórico.
Edmundo Simas vinha enfrentando um câncer muito agressivo, o qual terminou tirando sua vida na quinta-feira passada.Mesmo doente ainda continuava fazendo seus desenhos com certa dificuldade até que faleceu.
tenho dois belos quadros de Edmundo Simas, uma natureza, media, em um casal de lavradores, grande. Caso você souber de alguém que tenha interesse em adquiri-los favor entrar em contato, sou Marcela Pires de Rio Claro SP, 19 . 9.9844.7679
ResponderExcluirEstive no seu sepultameto, meu grande amigo e colega e lá estava a Sônia sua companheira
ResponderExcluirConheci o pintor de rua Edmundo por suas andanças por toda Salvador. Im dos nossos Artistas Populares de nossa Bahia.
ResponderExcluirConheci "Simas" em 1967 no Rio de Janeiro, morava em Santa Teresa, fazia cartazes anunciando filmes para a porta de cinemas.
ResponderExcluirConheci o Simas quando trabalhava em Campos do Jordão com o leiloeiro Aguinaldo Camorim, nessa epoca o artista morava em Campos do Jordão, varias obras suas foram arrematadas nos leilões que eram realizados no Clube de Tenis. Tenho no meu acerto duas telas do Simas, o Cristo Cósmico e A Feira da Bahia.
ResponderExcluir