Translate

domingo, 3 de setembro de 2017

EDMUNDO SIMAS É SEPULTADO

Foto recente de Edmundo Simas
no espaço de Leonel Mattos
Uma notícia triste. Foi sepultado  hoje pela manhã no cemitério de Brotas o artista Edmundo Simas, conhecido por Super Boy, que sempre estava circulando pelo centro histórico mantendo contatos com seus colegas de profissão daquela área. Era um artista talentoso e tinha uma facilidade enorme em desenhar , especialmente os heróis de Histórias em Quadrinhos. Com seu jeito extrovertido o Super Boy provocava alegria com suas tiradas desconcertantes e certeiras.
Seu nome completo era Edmundo Luiz da Silva Simas,nasceu Ubaitaba vindo depois pra Salvador no ano 1941,também chegou a morar em São Paulo.
Obra que atesta o talento
do Edmundo Simas
Conheci o artista  nos anos 70, na Galeria Rag, que ficava no bairro da Boca do Rio e  reunia muitos desses artistas que não tinham muitas oportunidades e até guarida em outras galerias. Esta galeria pertencia a uma figura inesquecível que chegou a Salvador vindo da cidade de Valença, e aqui se entusiasmou pelas artes plásticas, acumulando um imenso acervo. Gostaria de saber qual o destino que foi dado a tantas obras que ele guardava em sua galeria. 
Foi ali que Simas realizou uma exposição em 1976. Consta que antes  fez duas exposições na Biblioteca Pública  em 1969 e 1971.Participou de outras mostras coletivas e até de salões.Seu forte era desenhar figuras populares, orixás  e heróis em quadrinhos, inclusive chegou até a publicar o seu livro Espadachim. Seus heróis traziam a marca da tradição.Era amigos do pessoal do Grupo Novos Baianos e  participou  do filme.
Segundo seu colega e agitador cultural  Leonel Mattos - um artista compulsivo que desenhava onde estivesse.Não usava o azul em suas pinturas,dizia que vermelho era vida, o preto  sombra e o amarelo  a luz." Recentemente Edmundo , de camisa amarela,  e seu amigo Kahan, que aparecem na foto de mãos dadas ,  pintaram duas  portas de um velho casarão no Pelourinho  fechadas com  tijolos pelas autoridades encarregadas do patrimônio histórico.
Edmundo Simas vinha enfrentando um câncer muito agressivo, o qual terminou tirando sua vida na quinta-feira passada.Mesmo doente ainda continuava fazendo seus desenhos com certa dificuldade até que faleceu.


5 comentários:

  1. tenho dois belos quadros de Edmundo Simas, uma natureza, media, em um casal de lavradores, grande. Caso você souber de alguém que tenha interesse em adquiri-los favor entrar em contato, sou Marcela Pires de Rio Claro SP, 19 . 9.9844.7679

    ResponderExcluir
  2. Estive no seu sepultameto, meu grande amigo e colega e lá estava a Sônia sua companheira

    ResponderExcluir
  3. Conheci o pintor de rua Edmundo por suas andanças por toda Salvador. Im dos nossos Artistas Populares de nossa Bahia.

    ResponderExcluir
  4. Conheci "Simas" em 1967 no Rio de Janeiro, morava em Santa Teresa, fazia cartazes anunciando filmes para a porta de cinemas.

    ResponderExcluir
  5. Conheci o Simas quando trabalhava em Campos do Jordão com o leiloeiro Aguinaldo Camorim, nessa epoca o artista morava em Campos do Jordão, varias obras suas foram arrematadas nos leilões que eram realizados no Clube de Tenis. Tenho no meu acerto duas telas do Simas, o Cristo Cósmico e A Feira da Bahia.

    ResponderExcluir