Translate

segunda-feira, 21 de julho de 2025

EXPOSIÇÃO ODE AO MODERNISMO HOMANEGEIA RIOLAN COUTINHO

Cartaz da mostra e desenho de Riolan
Coutinho de autoria de Paulo Rufino,
e duas  fotos do homenageado
.
A Exposição Ode ao Modernismo será aberta amanhã, dia 22, às 19  horas, no Centro Cultural da Caixa Econômica ,localizado na Rua Carlos Gomes, em Salvador, numa homenagem ao mestre Riolan Coutinho e conta com as participações dos artistas Else Coutinho e Elizabeth Roters, irmã e esposa do homenageado, respectivamente, além de Bel Borba e Murilo Ribeiro. A exposição constará da apresentação das obras de pinturas, desenhos e esculturas desses quatro artistas modernistas, e de um espaço especial dedicado ao mestre Riolan Coutinho com suas obras e história, que se inicia com coquetel e se mantem ao longo dos meses de julho e agosto 2025.

A mostra tem a curadoria de Andrea Coutinho, celebra os 103 anos de Riolan que pertence à segunda geração dos modernistas baianos. Na exposição você ficará sabendo detalhes de sua atuação como artista e também como professor que contribuiu para a mudança curricular e de postura da Escola de Belas Artes, que deixou o ensino acadêmico por uma abertura para o modernismo. Ele trouxe essas ideias modernizadoras a sua estadia como bolsista em Madrid e Paris onde teve contato com as últimas novidades na arte feita naquela época.

Este rompimento foi fundamental para dar maior liberdade de expressão aos artistas, deixando de lado a representação realista para abraçar novas linguagens e estilos. Também trouxe novas técnicas e materiais a exemplo de tinta acrílica que ainda era pouco conhecida por aqui.  O mestre Riolan Coutinho apresentou  vários desenhos e pinturas feitos durante seus estudos em Madrid e Paris e aqui passou a orientar seus alunos com essas novas técnicas, materiais e experiências vividas na Espanha e França. Os quatro artistas expositores foram seus alunos na Escola de Belas Artes, da Universidade Federal da Bahia, e são profissionais que já realizaram várias exposições, conhecidos no mercado de arte baiano e até e fora do país.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário